Governo introduz portagens em três Scut

Como ficamos então na zona abrangida pela A41/A42 ??
Já se paga hoje dia 15??

Não alterei absolutamente nada no que toca ao meu contrato com a Via Verde, sinceramente nem sei se a cobrança será feita como até agora, ou se tenho que efectuar alguma alteração no meu serviço ou contrato para continuar a usar em simultaneo AE e Scuts...seja como for não estou com muita pachorra de ir para as filas nos postos de atendimento da Brisa.

A A1 até Alverca são de Lisboa lá ai uns 20 kms com 4 boas faixas à borla.

Devemos ser justos e não estar sempre a bater no Norte.
Pagar a A28 do Porto para Espanha é o mesmo que vos cobrassem a IC19.
É assim que têm que ver a coisa.

Não quero estar a armar barraca só porque sim mas vamos a factos:

A A2 é grátis em 9km da sua extensão.

A A5 é grátis ao longo de 10km.

A A1 (a sul) é grátis em 13 e não 20km da sua extensão.

A A1, mas a norte, é grátis ao longo de 14km.

Onde estás a injustiça ?

PS: Dados do Google Maps.

Como ficamos então na zona abrangida pela A41/A42 ??
Já se paga hoje dia 15??

Sim.

Norte já começou a pagar portagem nas SCUT - JN

A partir de hoje, certo é que haverá mais 206 kms portajados, aos quais se acrescentarão, até 15 de Abril 217 kms (A23), 199 kms (A25), 162 kms (A24) e 133 kms (A22). Contas feitas, em meados do próximo ano, Portugal passará a ter mais 917 kms sujeitos a portagem.

E nada parece travar o Governo, mesmo após um tribunal ter aceite a providência cautelar interposta pelos autarcas do Vale de Sousa e Maia, facto facilmente contornado com a invocação do interesse público. Ontem, a Câmara de Aveiro anunciou que também vai avançar com uma providência cautelar contra as portagens.

A A1 até Alverca são de Lisboa lá ai uns 20 kms com 4 boas faixas à borla.

Devemos ser justos e não estar sempre a bater no Norte.
Pagar a A28 do Porto para Espanha é o mesmo que vos cobrassem a IC19.
É assim que têm que ver a coisa.

Sabes por acaso o que é o IC19? [:D]

Comparar a A28 com o IC19 não tem ponta por onde se lhe pegue, o IC19 é o único eixo viário de uma zona onde vivem mais de 600 mil habitantes (Sintra e Amadora) e é provavelmente a via com maior tráfego médio diário de Portugal. Para além disso o IC19 é uma estrada relativamente curta, tem apenas 16Km, ou seja, se pusessem os 600 mil habitantes no IC19, tinhas 37 habitantes em cada metro de estrada. [:)]

Sim.

Norte já começou a pagar portagem nas SCUT - JN

A partir de hoje, certo é que haverá mais 206 kms portajados, aos quais se acrescentarão, até 15 de Abril 217 kms (A23), 199 kms (A25), 162 kms (A24) e 133 kms (A22). Contas feitas, em meados do próximo ano, Portugal passará a ter mais 917 kms sujeitos a portagem.

E nada parece travar o Governo, mesmo após um tribunal ter aceite a providência cautelar interposta pelos autarcas do Vale de Sousa e Maia, facto facilmente contornado com a invocação do interesse público. Ontem, a Câmara de Aveiro anunciou que também vai avançar com uma providência cautelar contra as portagens.

Câmara de Aveiro não quer portagens, deve ser por haver poucas estradas novas na zona, existem mais vias novas em Aveiro que pessoas, o lobbie de Aveiro tem funcionado bem melhor que o do Porto, funciona com PS e PSD, aliás a cidade de Aveiro está descaracterizada à conta de tanta via e tanto anel de acesso, ao ponto de considerarem que o Estadio de Futebol está longe porque existe ali um AE ao lado que provoca ter de dar mais umas voltinhas.

Sabes por acaso o que é o IC19? [:D]

Comparar a A28 com o IC19 não tem ponta por onde se lhe pegue, o IC19 é o único eixo viário de uma zona onde vivem mais de 600 mil habitantes (Sintra e Amadora) e é provavelmente a via com maior tráfego médio diário de Portugal. Para além disso o IC19 é uma estrada relativamente curta, tem apenas 16Km, ou seja, se pusessem os 600 mil habitantes no IC19, tinhas 37 habitantes em cada metro de estrada. [:)]

Sei bem o que é.
Não sou da Capital mas para além de conhecer não sou nenhum "saloio". [:D]
Já tu sobre A28... giz.

Tendo o Porto 4 entradas mais importantes:
A1, A3, A4 e A28, só uma era grátis, a A28.

Lisboa tem 6 entradas mais importantes:
A1, A8, IC19, A5, Ponte Salazar, Ponte Vasco da Gama:
Só uma é grátis: IC19

Percebido?

Depois que tem muito transito já sabemos.
E sim, Sintra e Amadora têm 600.000 pessoas, mas nem todas vão sair de lá, e muitas que o fazem não vão sempre para Lisboa.
As que vão não vão todas de carro e pela IC19.
Não queiras fazer parecer que andam 600.000 pessoas na IC19.

Já agora, são 600.000 em Sintra e Amadora, mas a A28 serve pelo menos a metade litoral dos Distritos do Porto, Braga e Viana, que deves saber são bem mais de 600.000 pessoas, cerca de 3 Milhões nos 3 distritos, sendo que na parte mais litoral como calculas estão mais de 2 Milhões de pessoas, que usavam potencialmente a A28.
Para além disso era a entrada dos Espanhóis em Portugal pela Galiza e são menos um potencial de 3 Milhões de Galegos a desmotivarem-se.

Então?

Quem já pagou aquilo que nos afiançaram ser gratuito?

É bom?

Não paguei, mas amanhã já pago.

Em vez dos habituais 18 minutos que demorava, demorei 1 hora no pára-arranca. Sinceramente não compensa por 90 cêntimos, todo este tempo e chatice logo pela manhã.

É com tristeza que digo isto, mas, mais uma vez, o Governo levou a melhor.

Por amor da santa IC 19 VS A28???? Mas está tudo louco ou quê?[:D]
Tem tudo a ver.

BTW: "ponte de Salasar": priceless[:)]

A28 é uma autoestrada que atravessa áreas rurais e urbanas eqt que o IC 19 é uma estrada totalmente urbana igual aquela estrada que passa pela Fábrica da Superbock entre Maia e Porto. Isso sim para mim é o IC 19 do Porto.[;)]

Por amor da santa IC 19 VS A28???? Mas está tudo louco ou quê?[:D]
Tem tudo a ver.

BTW: "ponte de Salasar": priceless[:)]

A28 é uma autoestrada que atravessa áreas rurais e urbanas eqt que o IC 19 é uma estrada totalmente urbana igual aquela estrada que passa pela Fábrica da Superbock entre Maia e Porto. Isso sim para mim é o IC 19 do Porto.[;)]
Estou aqui a ver uma conversa de surdos.

Mas já agora, quantos kms tem o IC19?

É que a Via Norte tem menos de 6kms!
Via Norte/N14 to Via Norte - Google Maps

Eu tenho via verde, mas tirei a caixinha do vidro porque não sei se afinal a providência cautelar já produziu efeito ou não, ou a partir de que horas tem efeito.
E mesmo que tenha que pagar, é mais um processamento manual que têm que fazer, só para ver se entupo aquilo mais um bocadinho.
Se as contas me começarem a chegar com multa a casa, aí lá vou ter que pôr a Via Verde...
Só espero que não me cheguem com meses de atraso...

Estou aqui a ver uma conversa de surdos.

Mas já agora, quantos kms tem o IC19?

É que a Via Norte tem menos de 6kms!
Via Norte/N14 to Via Norte - Google Maps
Já agora, gostava que me dissessem qual é a alternativa a este caminho...

A3 to Unknown road - Google Maps

Venho da A3 e quero ir para Ermesinde.
Ali no ponto B tenho um pórtico e não tenho forma de me desviar dele.

Opções já verificadas: Venho de A3 Norte, logo saía na trofa... ou seja, algumas dezenas de kms antes e fazia cerca de 10kms mais e todo esse tempo em EN.

Viro para a Maia (Nesses 4 kms de AE não existem pórticos, mas em menos de 2; quem vira para Ermesinde; tem e paga-se 20cents) e vou à volta e em vez de cerca de 4kms, passa para cerca de 11

A3 to Unknown road - Google Maps

Alguém me explique qual foi a alternativa usada pelo Governo para validar aquele portico, porque basicamente mais valia terem aumentado a portagem da A3.

Para mim, a grande injustiça nisto das SCUTS, não é o facto de serem pagas. A grande injustiça é que nem todos pagam o mesmo, ou melhor, todos pagam o mesmo, independentemente do número de km que realmente percorrem na AE.

Numa AE normal, quem percorre determinada distância paga sempre o mesmo. Quem anda mais tempo em AE, paga mais. Simples.

Nas SCUTs, não. Há pessoas que fazem 10-15km (Vila do Conde - Porto) e pagam 0,95 cents. E há outras que fazem meia dúzia de km (Lavra-Porto, p.e.) e pagam os mesmo 0,95 cents.

Há casos mais rídiculos, de quem entra, passa num pórtico, sai 100 metros à frente e paga o mesmo de quem já vinha na AE há uma data de km...

Isto sim, é que me chateia...

Última edição:
Verdade, mas acho que há outro problema, e em particular o caso da A28 ou da AE para Espinho.

Há partes da Estrada Nacional que deixaram de existir e és obrigado a usar as Ex-scuts. Claro que nessas zonas não pagas, mas efectivamente andar a entrar e sair de AE's não fica mais barato do que ir sempre pela SCUT! e aí passas a usar a scut porque efectivamente a alternativa não existe e quando existe fica mais cara!

Voltar
Superior