GPS navegação e orientação Offroad

Depois de ter ouvido falar no Locusmap no último post do tópico do ML, fui pesquisar sobre a aplicação, e parece ser interessante.
Queria saber se pode ser muito útil numa utilização 4x4 se o focus da aplicação é mais para caminhada. Ou se é preciso alguma configuração para melhorar essa vertente.

Depois de ter ouvido falar no Locusmap no último post do tópico do ML, fui pesquisar sobre a aplicação, e parece ser interessante.
Queria saber se pode ser muito útil numa utilização 4x4 se o focus da aplicação é mais para caminhada. Ou se é preciso alguma configuração para melhorar essa vertente.

Tens que configurar os mapas para funcionar offline.

Farto de usar o smartphone como GPS para seguir percursos, e com um fim de semana em que ia precisar de navegação em condições decidi finalmente evoluir o setup. Tinha pensado inicialmente num rádio Android com ecrã de 8 polegadas, mas o elevado preço, a falta de suporte do Android neste tipo de equipamentos, e o facto de ficar sempre preso no jipe fizeram-me abandonar essa solução. Aproveitando uma promoção, optei então por comprar um tablet Samsung de 8,7" (Galaxy Tab A7 Lite) a 129€ onde posso usar o Locus Map e o Wikiloc. Como precisava do setup pronto para o fim de semana e só tinha um dia disponivel fiz um suporte à pressa aproveitando um dos suportes (imitação chinesa de RAM Mount).

Após 3 dias de uso, estou mais que satisfeito com o setup, tenho agora que arranjar uma solução mais robusta e mais práctica.

A tropa manda desenrascar... [:D]

Mas acho que não tinha coragem para aparafusar no tablier do meu. :sh)
Eu uso um iPad Mini com Wikiloc mas ainda não encontrei uma solução para o colocar no GR (no Discovery tinha o tablier furado de "origem" não me importei de aparafusar nele o suporte RAM)

Por acaso também ando há muito a pensar numa solução de suporte para colocar no local da seta, na imagem abaixo.

Mas todos os suportes que encontro são de ventosa o que óbviamente não dá para ali.

A tropa manda desenrascar... [:D]

Mas acho que não tinha coragem para aparafusar no tablier do meu. :sh)
Eu uso um iPad Mini com Wikiloc mas ainda não encontrei uma solução para o colocar no GR (no Discovery tinha o tablier furado de "origem" não me importei de aparafusar nele o suporte RAM)

Só custa o primeiro... [;)] Estudei bem onde queria as coisas, não me custa furar é necessário é que fique depois no sitio dos furos.

Tem uns suportes tipo pescoço que são fixos no banco, mas o preço... Outra alternativa é com ventosa ao vidro, mas não gosto de ter coisas na linha de vista.

https://www.rammount.com/part/RAM-B-316-1-UN8B

Por acaso também ando há muito a pensar numa solução de suporte para colocar no local da seta, na imagem abaixo.

Mas todos os suportes que encontro são de ventosa o que óbviamente não dá para ali.

Existem uns de ventosa que trazem uma base com autocolante para que seja possível usá-los em superfícies rugosas. Pode ser uma solução.

Lokinhas, o que ficaste a ganhar utilizando o tablet da Samsung?
Vejo que ocupa uma posição considerável no espaço do habitaculo, sem traduzir-se em um aumento de informação no ecrã (a resolução é baixa).

Uma dica a quem procura soluções de navegação para uso a médio prazo, procurem equipamentos com suporte além de A-GPS (por exemplo Galileu e Glonass).

Mas todos os suportes que encontro são de ventosa o que obviamente não dá para ali.

Para aí tens uma almofada deste género
P4190452.jpg

Sobre o Freelas, lanço-te o desafio de procurares quantas vezes aparece o nome Land Rover escrito na tua viatura.

1x1.png

1x1.png

Lokinhas, o que ficaste a ganhar utilizando o tablet da Samsung?
Vejo que ocupa uma posição considerável no espaço do habitaculo, sem traduzir-se em um aumento de informação no ecrã (a resolução é baixa).

Uma dica a quem procura soluções de navegação para uso a médio prazo, procurem equipamentos com suporte além de A-GPS (por exemplo Galileu e Glonass).

Área de ecrã, tanto para leitura como seleccionar coisas. Este em concreto tem dois "defeitos", baixa resolução e pouca memória, que não me incomodam, é mesmo só para mapas. Suporta GPS, Glonass, Beidou, Galileo. Sendo também possível correr duas aplicações lado a lado (de momento não necessito).

Não é uma questão de mais informação no ecrã, passei de um ecrã de 5,2" para 8,7", que me permite ver com detalhe o ponto onde estou, e o percurso para a frente, bem como num cruzamento decidir qual a estrada a tomar sem ter que fazer zoom-in zoom-out. Com o smartphone tinha que parar fazer zoom e então decidir, agora já não. Mais área também permite que carregue em andamento com muito mais facilidade nas opções das aplicações.

Em relação à posição, foi temporária e ainda não decidir onde o montar depois definitivamente.

Last edited:
GPS navegação e orientação Offroad

Não estou a ver acontecer isso que dizes sem aumentares a resolução, é tecnicamente impossível ver mais a frente ou mais terreno, no mesmo racio de escala se a resolução do mesmo não aumenta face ao telemóvel.
Basicamente tens mais espaçamento entre pixeis.

Não estou a ver acontecer isso que dizes sem aumentares a resolução, é tecnicamente impossível ver mais a frente ou mais terreno, no mesmo racio de escala se a resolução do mesmo não aumenta face ao telemóvel.
Basicamente tens mais espaçamento entre pixeis.

Esquece a resolução e a densidade do ecrã. Em qual achas que é mais fácil navegar?

O da direita.

Como são opiniões vou dizer porque.
Vejo mais informação, ocupa menos espaço no campo de visão e faz menos estragos aos ocupantes em caso de acidente. Sais do carro e utilizas o mesmo equipamento para trekking.

Preferível um smartphone ou tablet até 7” (como é o overlander)

Mas isso sou eu!

Back