GPS navegação e orientação Offroad

Não sei se o detalhe é o pretendido, comparativamente a uma carta militar.
Podes comprar também cartas militares em papel.
Acho que hoje em dia não se justifica.
Keep it simple
Seja como for é sempre porreiro estar a ir à descoberta
sta passeata à Serra que fiz à uns anos , passei uma semana meter pontos no GPS [:D]
https://espiritott.blogspot.com/2020/03/raid-neve-2007-este-passeio-foi-levado.html
Ainda há malta deste tempo aqui no forum agora [:p]
Olha a Hilux!!! Ainda bomba nas horas essa menina, que já é viatura clássica [:D]
Foi uma grande passeata, mesmo muito agradável a todos os níveis! apr:)[;)]
Era menino para ir lá outra vez [:p]

Eu para me orientar em trilhos desconhecidos faço o seguinte:

- Faço preparação antes do passeio. Vou ao Google Earth, faço print screen da zona a percorrer e anoto com uma linha o percurso e gravo num jpg. Depois passo para o telemóvel.
- Depois na viagem uso o telemovel e vou-me guiando pela imagem desse mapa.

Ao mesmo tempo uso o wikiloc, faço uma gravação e consigo ter uma localição exacta do local onde me encontro e para onde devo ir através das imagens de satélite da aplicação.

Tenho também o GPS do Jimny incluído no "infotainment" mas praticamente só o uso para me ajudar a chegar ao local de início do trilho tt.

E quanto ao wikilock uso apenas a versão grátis.

Ora eu uso o Wikiloc e o Google Maps em versão satélite para ir vendo se lá aparece continuação do trilho.

De resto... é ir indo até onde posso e onde não posso volto atrás [:D]

Malta, já li o tópico todo mas não me consigo esclarecer.

Tenho wikiloc premium instalado no telemóvel mas ainda não atinei com a forma de seguir os percursos, sejam eles meus ou de outros users. Qual é a forma mais fácil de pôr o trilho "a correr" e a dar me indicações? Uma segunda app que corre o ficheiro? Preciso de ajuda [8b]
Aproveitando, vou passar o fim de semana a Peniche, alguém tem trilhos guardados ou conhece caminhos para dar um passeiozito engraçado?

Eu uso o wikilock para sacar os trilhos em GPX e depois passo para o GPS Garmin. Não uso diretamente.
Em caso de dúvida dentro do trilho ligo por momento o google maps.

Malta, já li o tópico todo mas não me consigo esclarecer.

Tenho wikiloc premium instalado no telemóvel mas ainda não atinei com a forma de seguir os percursos, sejam eles meus ou de outros users. Qual é a forma mais fácil de pôr o trilho "a correr" e a dar me indicações? Uma segunda app que corre o ficheiro? Preciso de ajuda [8b]
Aproveitando, vou passar o fim de semana a Peniche, alguém tem trilhos guardados ou conhece caminhos para dar um passeiozito engraçado?

Vou dar o feedback da minha experiência.

uso o wikiloc free para sacar os tracks no pc, que depois carrego no locus map (que até oferece o mapa de PT com vários pavimentos marcados...suponho que seja baseado no OSM/openandromaps).

no locus coloco apenas o track visível e vou seguindo pela minha setinha. Não sou capaz de usar turn-by-turn no monte. é certinho que dá asneira devido aos delays de satélite e/ou proximidade de vectores.

Eu uso o wikilock para sacar os trilhos em GPX e depois passo para o GPS Garmin. Não uso diretamente.
Em caso de dúvida dentro do trilho ligo por momento o google maps.

É possível fazer esse processo mas para um GPS TomTom? Dos da primeira geração creio eu.

Vou dar o feedback da minha experiência.

uso o wikiloc free para sacar os tracks no pc, que depois carrego no locus map (que até oferece o mapa de PT com vários pavimentos marcados...suponho que seja baseado no OSM/openandromaps).

no locus coloco apenas o track visível e vou seguindo pela minha setinha. Não sou capaz de usar turn-by-turn no monte. é certinho que dá asneira devido aos delays de satélite e/ou proximidade de vectores.

Se percebi bem, fazes download do track, carregas o track no locus map e depois usas o locus map como se usa o waze ou o maps na estrada normal?

É possível fazer esse processo mas para um GPS TomTom? Dos da primeira geração creio eu.

Não. o Tom Tom é um Navegador que usa a tecnologia GPS para se orientar.
O verdadeiro aparelho GPS consegue criar rotas através de pontos sem ter qualquer mapa na sua base. Não precisa de estradas.
Quando sacas um file do wikilock o que fazes a introduzir um ficheiro GPX num GPS é "carregares a estrada/trilho" conseguindo depois o aparelho orientar-te turn by turn em TT como se fosses em estrada.
Um Navegador tipo Tipo TOM TOM não tem esse software que permita lidar com esse detalhe. São 2 coisas distintas.
Um GPS e conforme seja o modelo pode ser usado em terra, água e ar e alguns permitem ligações externas a sondas de diverso tipo.

Não. o Tom Tom é um Navegador que usa a tecnologia GPS para se orientar.
O verdadeiro aparelho GPS consegue criar rotas através de pontos sem ter qualquer mapa na sua base. Não precisa de estradas.
Quando sacas um file do wikilock o que fazes a introduzir um ficheiro GPX num GPS é "carregares a estrada/trilho" conseguindo depois o aparelho orientar-te turn by turn em TT como se fosses em estrada.
Um Navegador tipo Tipo TOM TOM não tem esse software que permita lidar com esse detalhe. São 2 coisas distintas.
Um GPS e conforme seja o modelo pode ser usado em terra, água e ar e alguns permitem ligações externas a sondas de diverso tipo.

Percebi ligeiramente.
Um dia se for a Marrocos é certinho que se me agarrar á tecnologia para navegar, fico perdido no meio de uma duna qualquer para todo o sempre [:D][:D][:D]

Se percebi bem, fazes download do track, carregas o track no locus map e depois usas o locus map como se usa o waze ou o maps na estrada normal?

sacas o track em .gpx (um ficheiro com vários pontos georreferenciados que unidos constituem o que se chama um track), e depois carregas este ficheiro no locus (ou outro qualquer, eu gosto do locus pela simplicidade e integração com o google drive por exemplo) e o que o locus vai fazer é desenhar este track no mapa através de uma linha.

como eu navego é literalmente seguir essa linha, ou seja, o locus não me dá instruções de vira aquilo, ou acolá. Tem um período de adaptação mas depois é brutal porque muitas vezes os tracks passam em locais onde não há vias desenhadas no mapa, e aí o turn-by-turn, ou seja, seguir as instruções seja do maps, do waze, do tomtom, whatever, fica confuso.

no entanto, o locus permite-te navegar turn-by-turn, mesmo sobre um track apenas. nunca experimentei pois não gosto, fica confuso. se pensares, já é dificil muitas vezes seguir isso em cidade, imagina no terreno onde as referências visuais mudam imenso ao longo do tempo.

de qualquer forma, existe um grupo brutal no facebook acerca disto onde encontras todos os tutoriais que precisas: https://www.facebook.com/groups/186390332570700
e uma comunidade sempre disposta a ajudar. é mais fácil lá, pois o mentor da coisa até tutoriais em vídeo tem.
e não, não sou eu :)
não conheço a pessoa pessoalmente sequer, mas tem sido inigualável.

Sem complicar,
Se o homem até tem o Wikiloc versão paga, é só colocar os trilhos que deseja nos seus favoritos/listas do wikiloc.
Depois na aplicação, no telemóvel, é só ir a "Perfil", clicar no trilho desejado e fazer "Siga esta trilha".

Percebi ligeiramente.
Um dia se for a Marrocos é certinho que se me agarrar á tecnologia para navegar, fico perdido no meio de uma duna qualquer para todo o sempre [:D][:D][:D]

Isso é navegação e precisas de um aparelho GPS obrigatoriamente.
Depois seja qual for o método é estares muito familiarizado com o detalhe e funcionamento da APP ou equipamento.
Pois quando chegas aqui e tens de fazer 100 kms não existe nada que te safe. Em caso de dúvida levar sempre cartas topográficas e uma bússola [;)]
CHJwHg3.jpg

ps7ohlS.jpg

Foi das experiencias que mais gostei depois de conduzir nas dunas foi navegar com GPS e mapas em Marrocos.
Aqui temos sempre muitos pontos de referência agora no meio do nada a conversa é outra e o feeling também, por isso é treinar bem.
Foi interessante ver pessoal equipado até aos dentes com chartplotters da Lowrance que mandam cenários 3D e o diabo a sete, mas que depois na altura pura e simplesmente não sabem tirar proveito da tecnologia.

Last edited:
Navegar pelas estrelas! E não refiro irem a seguir uma fiada de mercedes G. [:D]

Estrelas e bússola sei, foi o que me ensinaram nos escuteiros e nunca me fiquei mal [:cool:]
Ainda fui largado umas quantas vezes no meio de nenhures a pé e agora desenrasquem-se...

Back