Se percebi bem, fazes download do track, carregas o track no locus map e depois usas o locus map como se usa o waze ou o maps na estrada normal?
sacas o track em .gpx (um ficheiro com vários pontos georreferenciados que unidos constituem o que se chama um track), e depois carregas este ficheiro no locus (ou outro qualquer, eu gosto do locus pela simplicidade e integração com o google drive por exemplo) e o que o locus vai fazer é desenhar este track no mapa através de uma linha.
como eu navego é literalmente seguir essa linha, ou seja, o locus não me dá instruções de vira aquilo, ou acolá. Tem um período de adaptação mas depois é brutal porque muitas vezes os tracks passam em locais onde não há vias desenhadas no mapa, e aí o turn-by-turn, ou seja, seguir as instruções seja do maps, do waze, do tomtom, whatever, fica confuso.
no entanto, o locus permite-te navegar turn-by-turn, mesmo sobre um track apenas. nunca experimentei pois não gosto, fica confuso. se pensares, já é dificil muitas vezes seguir isso em cidade, imagina no terreno onde as referências visuais mudam imenso ao longo do tempo.
de qualquer forma, existe um grupo brutal no facebook acerca disto onde encontras todos os tutoriais que precisas:
https://www.facebook.com/groups/186390332570700
e uma comunidade sempre disposta a ajudar. é mais fácil lá, pois o mentor da coisa até tutoriais em vídeo tem.
e não, não sou eu

não conheço a pessoa pessoalmente sequer, mas tem sido inigualável.