Grandes Portugueses - a poll

Caso ainda não tenhas percebido o mundo tem evoluido e se fores comparar esses valores em qualquer pais da europa há 50 anos atras com os de hoje veres que o crescimento economico e taxa de analfabetismo evoluiram de forma positiva, por isso fazer esse tipo de comentarios é pura demagogia, sim.

O que eu sei é que a 50 anos atras tinhamos uma das mais fortes e respeitadas economias a nivel europeu e hoje é o que sabe.

Eu troco a forte e respeitada economia por mais liberdade.

Além de que hoje em média as pessoas vivem incomparavelmente melhor

Pergunto novamente: Á custa de quê e de quem é que esse crescimento foi alcançado???

PS: e não me venham com a do "ah e tal o povo passou fome porque era preciso fazer sacrifícios..."

Como tudo na vida ou um gajo acerta no euromilhões ou tem que fazer alguns sacrificios, a fome acabou com a 2ª guerra nos anos 60 e 70 em Portugal vivia-se muito melhor que na Espanha por ex..

Pergunto novamente: Á custa de quê e de quem é que esse crescimento foi alcançado???

PS: e não me venham com a do "ah e tal o povo passou fome porque era preciso fazer sacrifícios..."

Como tudo na vida ou um gajo acerta no euromilhões ou tem que fazer alguns sacrificios, a fome acabou com a 2ª guerra nos anos 60 e 70 em Portugal vivia-se muito melhor que na Espanha por ex..
A fome em Portugal não tinha nada a ver com razões economicas mas sim como facto da Europa estar em guerra.

essa de terem sido so os salazaristas a votarem no Salazar é so para rir..vejam se percebem uma coisa..isto foi um VOTO DE PROTESTO contra a xulada que invadiu a democracia..nao foram so os salazaristas a votar nele..quem ouviu o comentario do Fernando Dacosta percebe que foi isto que aconteceu e percebe no que este país se tornou..um verdadeiro país a SAQUE..aquele exemplo da familia lisboeta que trocou o gas pelo fogareiro é flagrante..o que ta a acontecer é que tamos a regredir e as pessoas tao a deixar ate de ter dinheiro para pagar contas e outros pequenos luxos em casa..ou seja alem de nao estarmos a evoluir estamos a regredir..façam o favor de sair do vosso país cor de rosa e ir para o país real e verificar o que ta a acontecer..porque ratos de gabinete ja nos temos mts..quanto aos politicos actuais deviam era meter a cabeça debaixo da areia e pensar no que fizeram nestes 30 e tal anos..

A fome em Portugal não tinha nada a ver com razões economicas mas sim como facto da Europa estar em guerra.

:eek:

Não discuto a influência da guerra na fome em Portugal, mas dizer que não havia fome única e exclusivamente por causa da guerra na Europa...:sh)

Ó Manuel...TODA a GENTE sabe que o Ultramar deixou-nos de rastos economica e socialmente!!!!! Por favor!!

essa de terem sido so os salazaristas a votarem no Salazar é so para rir..vejam se percebem uma coisa..isto foi um VOTO DE PROTESTO contra a xulada que invadiu a democracia..nao foram so os salazaristas a votar nele..quem ouviu o comentario do Fernando Dacosta percebe que foi isto que aconteceu e percebe no que este país se tornou..um verdadeiro país a SAQUE..aquele exemplo da familia lisboeta que trocou o gas pelo fogareiro é flagrante..o que ta a acontecer é que tamos a regredir e as pessoas tao a deixar ate de ter dinheiro para pagar contas e outros pequenos luxos em casa..ou seja alem de nao estarmos a evoluir estamos a regredir..façam o favor de sair do vosso país cor de rosa e ir para o país real e verificar o que ta a acontecer..porque ratos de gabinete ja nos temos mts..quanto aos politicos actuais deviam era meter a cabeça debaixo da areia e pensar no que fizeram nestes 30 e tal anos..

Concordo também com esta opinião.
Até porque se houvesse muitos salazaristas, o PNR tinha representação na assembleia da república...felizmente não tem...uff...

Lavrar o campo de sol a sol para ganhar o suficiente para comprar meia carcaça???
Isso é falso!! Nada disso se passava! Calúnias...
Dividir um carapau por 7 pessoas porque não havia dinheiro para mais????? FALSOOO! É mentira!

Quantas pessoas de 50 e 60 anos conhecem com canudo???? E quantas conhecem com essa idade com a 2ª 3ª ou 4ª classe????
Porquê?? Porque não queriam estudar pois claro...cambada de calões...

:sh)

Nada disso é falso mas mais uma vez a Europa estava em Guerra, qual era o pais da Europa que não tenha fome? E além da fome tinham aviões por cima a mandar bombas.

Conheço algumas pessoas com um "canudo" dos anos 50 e 60 e uma coisa eu tenho certeza absoluta nenhuma delas ficou no desemprego depois de acabar o curso, o que leva a pensar de que serve o tal canudo actualmente toda a gente teem um começa a ser mais rentavel ser trolha do que ter um curso, ou seja, as tantas o Salazar até tinha razão quando achava que o caminho de Portugal era apostar nas artes tradicionais.

:eek:

Não discuto a influência da guerra na fome em Portugal, mas dizer que não havia fome única e exclusivamente por causa da guerra na Europa...:sh)

Ó Manuel...TODA a GENTE sabe que o Ultramar deixou-nos de rastos economica e socialmente!!!!! Por favor!!

Socialmente estou de acordo a guerra de colonial abalou muito Portugal agora a nivel economico já não acho que seja tanto assim.

Eu troco a forte e respeitada economia por mais liberdade.

Além de que hoje em média as pessoas vivem incomparavelmente melhor

Falar simplesmente em falta de liberdade não é correcto porque o que acontecia era que não existia liberdade de expressão ou seja não se podia falar contra o regime mas mesmo acerca do regime havia sempre alguma coisas que passavam não eram assim tão rigidos existe é muito flocolore a volta disso, no resto as pessoas levavam uma vida normal faziam tudo que fazem actualmente.
Eu quando quiser liberdade total pego na tenda e vou sozinho para o meio do deserto assim posso fazer o que me der na telha, vai é ser durante pouco tempo porque acabo por morrer a fome e depois quendo estiver moribundo vou sejar ter uma economia forte e respeitada para me poder manter vivo.

Falar simplesmente em falta de liberdade não é correcto porque o que acontecia era que não existia liberdade de expressão ou seja não se podia falar contra o regime mas mesmo acerca do regime havia sempre alguma coisas que passavam não eram assim tão rigidos existe é muito flocolore a volta disso, no resto as pessoas levavam uma vida normal faziam tudo que fazem actualmente.
Eu quando quiser liberdade total pego na tenda e vou sozinho para o meio do deserto assim posso fazer o que me der na telha, vai é ser durante pouco tempo porque acabo por morrer a fome e depois quendo estiver moribundo vou sejar ter uma economia forte e respeitada para me poder manter vivo.

então não era ,era só liberdade, principalmente as mulheres que só podiam sair do pais com autorização do marido ou do pai.
era uma locura.

Infelizmente ainda não tive tempo de ler os posts todos mas digo que no conjunto está aqui um dos melhores artigos que alguém pode ler sobre esta temática...muito bom!!!~
Devia-se juntar os posts todos e fazer uma publicação, pelo menos para os membros mais atentos do fórum!!apr:)
cumpts

Tenho lido muitas opiniões de ambos os lados da barricada...

Concordo com bastantes coisas, mas para mim, qualquer governo terá que se sujeitar à voz do povo!

Por isso, SALAZAR ERA UM COBARDE!

Bem, parece que a RTP se dignificou a a mostrar os resultados..entao aqui vai:

FINAL DE DO PROGRAMA "OS GRANDES PORTUGUESES"
O NOSSO AGRADECIMENTO A TODOS OS QUE PARTICIPARAM
No passado Domingo, dia 25 de Março os telespectadores escolheram entre os 10 finalistas o "Grande Português".

E são os seguintes os resultados finais da votação:

1º António de Oliveira Salazar - 41,0%
2º Álvaro Cunhal - 19,1%
3º Aristides de Sousa Mendes - 13,0%
4º D. Afonso Henriques - 12,4%
5º Luís de Camões - 4,0%
6º D. João II - 3,0%
7º Infante D. Henrique - 2,7%
8º Fernando Pessoa - 2,4%
9º Marquês de Pombal - 1,7%
10º Vasco da Gama - 0,7%

Nº total de votos válidos recebidos: 159.245
Nº total de chamadas recebidas: 214.972

A diferença entre os votos válidos e as chamadas recebidas é resultado, da alteração do sentido de voto e, da aplicação do regulamento do programa, isto é, considerar apenas um voto por cada número de telefone.

Estes valores foram auditados pela empresa PricewaterhouseCoopers.

Tal como fizeram outros orgãos de comunicação social também a RTP encomendou uma sondagem/estudo de opinião efectuado pela Eurosondagem.
Clique para ver o Resultado (PDF)

Eu queria era ver aqueles itens que mostraram no programa:

Bravura, Compaixão, Legado, etc..., n me lembro de todos.

Assim de repente, o Salazar era mau em todos...

Eu queria era ver aqueles itens que mostraram no programa:

Bravura, Compaixão, Legado, etc..., n me lembro de todos.

Assim de repente, o Salazar era mau em todos...

Era? entao tens que rever mesmo..quando a intençao em dizer mal é tanta..digo-te ja uma em que ele era o 2º melhor atras do d.afonso henriques..LIDERANÇA

P – 4 Da lista de 10 finalistas do concurso da RTP «Grandes Portugueses», qual é o maior Português de sempre?
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]D. Afonso Henriques ……….….…….………………………[/FONT]
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]21,0% [/FONT]
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]Álvaro Cunhal……………….............................................. [/FONT]
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]6,3% [/FONT]
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]António Oliveira Salazar……............................................ [/FONT]
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]6,6% [/FONT]
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]Aristides Sousa Mendes ……………………….………….…[/FONT]
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]5,9% [/FONT]
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]Fernando Pessoa …………………….……………….………[/FONT]
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]8,8% [/FONT]
Infante D. Henrique……..……….………….………………
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]11,2% [/FONT]
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]D. João II ………………….………………….………….……[/FONT]
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]10,5% [/FONT]
Luís Vaz de Camões …………………………..………………
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]15,2% [/FONT]
Marquês de Pombal ……….………………….………………
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]7,6% [/FONT]
Vasco da Gama …………….………………….………………
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]2,4% [/FONT]
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]NS/NR........................................................................... [/FONT]
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]4,5% [/FONT]
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]Total ............................................................................. [/FONT]
[FONT=Bookman Old Style,Bookman Old Style]100,0% [/FONT]

http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/grandesportugueses/SondagemGrandesPortugueses.pdf

Falar na emigração portuguesa para retratar a miséria que se vivia no Estado Novo é no mínimo falaccioso, nos últimos 10 anos sairam de Portugal tantos ou mais portugueses como em qualquer outra altura da nossa história do sec XX, excepção á fase do apogeu da Guerra Colonial (64-68) em que me parece que o pessoal emigrava mais para fugir á guerra do que por não ter dinheiro para comer.

Actualmente, estima-se que emigrem 50000 portugueses por ano, deve ser pelo grande país e grandes políticos que temos.

Voltar
Superior