Grandes Portugueses - a poll

Pacheco Pereira continua o massacre: foi um big brother... típico de um país como nós.... nós não temos crítica literária séria, temos uma sociedade criadora de Salazar e reprodutora da sua mentalidade, uma tristeza...

O programa valeu apenas pelo que valeu e ponto final, não valia a pena empolar o assunto e dar azo a 34 pág. de dissertação sobre o tema.

Já havia referido, aliás, que em termos de audiência o programa A Bela e o Monstro foi o mais visto em prime e mesmo o Gato Fedorento ultrapassou a final do concurso proposto pela RTP.

Tirem-se ilações daí, as mais variadas até, podendo mesmo chegarmos à conclusão e cito um resquício de minoria de direita fez jus à sua fantasia e conseguiu um resultado positivo, e pergunto eu, de quê!? 65000 votos nem sequer é representativo, com bastantes mais votos foram expulsos da Mansão de Azeitão o casal BM Liliana Mendes/Daniel Nogueira.

Mas enfim o morto teima em ser enterrado, fruto de sucessivas reanimações saudosistas.

Salazar foi um personagem que escreveu uma página da história recente do país, uma página coberta de tudo o que de mau existe nas ditaduras, perseguição, censura, opressão etc.

Haviam crimes urbanos sangrentos, havia pedofilia envolvendo figuras de estado (ballet rose), havia muita corrupção e ao mais alto nível e as pessoas não sabiam porque eram enganadas a censura manipulava os media com notícias enganadoras, nós por cá todos bem (e orgulhosamente sós).

Economicamente falando, éramos viáveis? Talvez sim, fruto de uma colonização exploradora e empedernida que durou séc.'s e para a qual nunca houve abertura suficiente de forma a cedermos aos poucos conforme outros países da europa o foram fazendo.

Ah que bem se viviam naqueles tempos...[s)]

Oh tempo volta p'ra trás,
Traz-me tudo o qu'eu perdi
Tem pena e da-me a vida
A vida que eu já vivi...

Quem quiser se "culturizar historicamente", saber um pouco mais o que foi Portugal na sua "globalidade", sobretudo conhecer mais dos territorios Ultramarinos, como se vivia (o bem que se vivia), etc, etc, leiam Fernando Dacosta entre outros investigadores serios. Quem se estiver a burrifar para o assunto mantenham-se na ignorância que vão bem...

Quem quiser se "culturizar historicamente", saber um pouco mais o que foi Portugal na sua "globalidade", sobretudo conhecer mais dos territorios Ultramarinos, como se vivia (o bem que se vivia), etc, etc, leiam Fernando Dacosta entre outros investigadores serios. Quem se estiver a burrifar para o assunto mantenham-se na ignorância que vão bem...
Em Angola em 1974, havia cerca de 5 milhões de almas.

Estás-te a referir a estes quando dizes que se vivia bem ?

Já o disse e repito...areia para os olhos, dispenso...

Que bem que os negros de Angola viviam...........:sh)
Agora não estão melhor, mas dizer que nesse tempo viviam bem...

Quem é que mudou as regras a meio?

As regras eram simples, tinham algumas personalidades no início como exemplo e as pessoas eram livres de sugerir outras sem qualquer restrição.

Portanto das duas uma, estás revoltado contra uma regra que só existe na tua cabeça ou estás a mentir deliberadamente... E não sei qual das duas é pior...

Desconhecia isso. Sempre pensei que havia uma lista extensa inicial e tinha que se escolher dessa lista. Então não percebo a polémica sobre o salazar logo nos primeiros dias do programa.

De qualquer forma, visto que eu não gosto do salazar porque para mim ele fez muito mal a todos os niveis ao país e ao portugueses, acho tudo isto uma vergonha.
De resto, acho que não vale a pena continuar a bater na mesma tecla. A minha opinião está bem expressa nos posts anteriores.

Permance algo de indelével em Salazar: o crime.

De que âmbito Zen[;)] ?, Social, Cultural, Político, Religioso, Económico ou outros.

Mas como já sei que a resposta é Todos, apenas acrescento que esta situação se passa em Todos os Regimes Ditatoriais quer tenham Ideologia de Esquerda ou Direita.

carlos l. , estás mais que correcto, um dos grandes legado de salazar foi mesmo esse a mediocridade,a juntar a uma total e asfixiante dependencia do estado por parte do povo que predura até hoje.

O Salazar ganhou...só mostra o descontentamento do povo portugues face á politica actual e a forma atrasada como os portugueses veem a politica..

Normalmente os ditadores e os absolutistas servem para qdo o povo não tem ideias ,,, e pelos vistos há mta gente sem ideias.... é triste mto triste[8b]

Se os portugueses fossem um povo desenvolvido (mas como se ainda hoje reina a mentalidade salazarista?!...) já tinham escolhido um modelo razoável de político para exigir aos que pretendem ser seus governantes...

Mas não, o que lhes ocorre é a atitude do «Fado», é o «quanto pior melhor», é a fuga para a prisão da regressão saudosista: Salazar...

O que eu acho incrível neste tópico, é alguns, não verem nada de positivo na figura ou estilo de Salazar e, além disso, terem a certeza que o nosso País está como está devido a ele. E claro, do alto do seu pedestal, criticam quem em Salazar votou, afirmando até que, realmente é o que o povo Português merece, por não ver mais além. E como não podia deixar chegam ao cúmulo de insultar a inteligência de Salazar, assim como a sua pessoa com todos os nomes e adjectivos. Qualidades? Nenhuma, é claro. O que eu não dava para essas pessoas estarem no Portugal dos anos 20...

Fico contente. Ainda bem que vivo num País tão bom. Em que se explica tudo com esse mauzão que era Salazar. Quanto aos políticos de hoje, são uns porreiraços. Deixam-nos fazer tudo, que mais se há-de querer? E quando alguém até cria um lei mais restritiva, cai o Carmo e a Trindade, porque o tempo da ditadura já lá foi! É claro que estes nossos excelentes políticos também criam umas leis porreiraças para eles e pos amigos, de maneira a que depois seja legal (esqueçam a moralidade, isso é do tempo da outra senhora) aquilo que fazem. Chove dinheiro da UE, aplica-se em estádios, OTAS, TGVs e afins, meia dúzia viram novos ricos e o resto do povinho continua com as suas dividas e a ser despedido das multinacionais que abandonam o "barco".

E pergunto eu agora (mais uma vez): Mas será que muita gente não terá votado Salazar como protesto contra a situação actual e contra aqueles que comandaram o País nos últimos 30 anos?

Pelos vistos isso é opinião de meia dúzia aqui no fórum, porque os outros parecem felizes com o País que têm (e que só não é melhor porque tivemos um murcon que nos atrasou 50 anos, porque antes dele "é que era" [;)]).

Qualquer qualidade excepcional de que Salazar pudesse ser detentor é anulada pela dimensão da calamidade a que ele conduziu Portugal, de onde ressalta a longa guerra colonial de beco sem saída, o formidável atraso do país cultivado meticulosamente durante décadas, a cultura ditatorial e totalitária instilada, como entorse, na formatação do desenvolvimento da matriz portuguesa, o desenvolvimento da mesquinhez portuguesa através do medo, da censura, da ignorância, o grotesco elogio da mediocridade, da tacanhez e do provincianismo ultramontano que resulta ímplicito da sua governaçãozinha, etc...

Última edição:
O que eu acho incrível neste tópico, é alguns, não verem nada de positivo na figura ou estilo de Salazar e, além disso, terem a certeza que o nosso País está como está devido a ele. E claro, do alto do seu pedestal, criticam quem em Salazar votou, afirmando até que, realmente é o que o povo Português merece, por não ver mais além. E como não podia deixar chegam ao cúmulo de insultar a inteligência de Salazar, assim como a sua pessoa com todos os nomes e adjectivos. Qualidades? Nenhuma, é claro. O que eu não dava para essas pessoas estarem no Portugal dos anos 20...

Fico contente. Ainda bem que vivo num País tão bom. Em que se explica tudo com esse mauzão que era Salazar. Quanto aos políticos de hoje, são uns porreiraços. Deixam-nos fazer tudo, que mais se há-de querer? E quando alguém até cria um lei mais restritiva, cai o Carmo e a Trindade, porque o tempo da ditadura já lá foi! É claro que estes nossos excelentes políticos também criam umas leis porreiraças para eles e pos amigos, de maneira a que depois seja legal (esqueçam a moralidade, isso é do tempo da outra senhora) aquilo que fazem. Chove dinheiro da UE, aplica-se em estádios, OTAS, TGVs e afins, meia dúzia viram novos ricos e o resto do povinho continua com as suas dividas e a ser despedido das multinacionais que abandonam o "barco".

E pergunto eu agora (mais uma vez): Mas será que muita gente não terá votado Salazar como protesto contra a situação actual e contra aqueles que comandaram o País nos últimos 30 anos?

Pelos vistos isso é opinião de meia dúzia aqui no fórum, porque os outros parecem felizes com o País que têm (e que só não é melhor porque tivemos um murcon que nos atrasou 50 anos, porque antes dele "é que era" [;)]).

Enumera lá o que achas que o Salazar tinha de positivo, s.f.f. é que eu sou dos que não estou a ver grande coisa.

Enumera lá o que achas que o Salazar tinha de positivo, s.f.f. é que eu sou dos que não estou a ver grande coisa.

Já foi discutido por aqui...toda a gente sabe das dificuldades por que ele atravessou. Toda a gente sabe criticar os aspectos negativos do Estado Novo (que teve e muitos).
Mas não entendo, tal como foi dito no documentário, que não se consiga ver mais além e admitir que ele foi um Patriota, que salvou um País da desgraça onda tava mergulhado, que ao contrário do que querem fazer passar, criou escolas, indústria, etc, lidou muito bem com a WWII, conseguido "jogar" com os aliados e o Eixo, conseguiu controlar o murcon do Franco (esse sim, um ditador digno de todos os nomes que por aqui andam), era uma pessoa HONESTA ao contrário dos políticos de hoje.

Pelo menos estas, são coisas que marcam o Estado Novo pelo lado positivo.

Já foi discutido por aqui...toda a gente sabe das dificuldades por que ele atravessou. Toda a gente sabe criticar os aspectos negativos do Estado Novo (que teve e muitos).
Mas não entendo, tal como foi dito no documentário, que não se consiga ver mais além e admitir que ele foi um Patriota, que salvou um País da desgraça onda tava mergulhado, que ao contrário do que querem fazer passar, criou escolas, indústria, etc, lidou muito bem com a WWII, conseguido "jogar" com os aliados e o Eixo, conseguiu controlar o murcon do Franco (esse sim, um ditador digno de todos os nomes que por aqui andam), era uma pessoa HONESTA ao contrário dos políticos de hoje.

Pelo menos estas, são coisas que marcam o Estado Novo pelo lado positivo.
3 aspectos positivos.

Agora chuta os negativos...[;)]

A peste negra arrasou com 2/3 da população europeia.

Dizem que foi bom para o controlo demográfico e depuração da espécie, dado que sobreviveram os mais fortes.

Mas foi realmente bom?

Escolas?

in Visão (22 Março de 2007):

Salazar nunca investiu na escolarização. E Portugal ainda se ressente.

nos. que estão em gráfico na revista:

% de analfabetos e sem a conclusão da 4ª classe

1960 - 63%
1970 - 48%
1981 - 30%
1991 - 19%
2001 - 9%

Indústria ?

Venham de lá esses nos. A informação que tenho é que não.

2ª Guerra Mundial ?

Não teve nada a ver com Salazar o não entrar na Guerra. Bastou a Espanha não ter entrado, para ser inútil desenvolver este tema.

Estás orgulhoso do papel de Portugal? Eu não estou. E perante a besta Nazi, os cidadãos Britânicos ficaram com muita boa opinião de Portugal...

Mas não há por aí um gajo que diz que tem de se morrer pela Pátria?

Tristeza...

Escolas?

in Visão (22 Março de 2007):

Salazar nunca investiu na escolarização. E Portugal ainda se ressente.

nos. que estão em gráfico na revista:

% de analfabetos e sem a conclusão da 4ª classe

1960 - 63%
1970 - 48%
1981 - 30%
1991 - 19%
2001 - 9%

E se mostrasses dados entre 1920 e 1960? Mesmo assim vejo que % baixou 15% de 60 a 70 e depois 18% entre 70 e 81. Depois (já de pois do 25 de Abril) diminui menos [;)]

Indústria ?

Venham de lá esses nos. A informação que tenho é que não.
Já por aqui foi postado.

Dizem aqui muita gente que Salazar não criou industrias. Muito bem, então vejamos!

CUF (Barreiro)-Produtos quimicos para a industria e agricultura

SOREFAME (Amadora)- Construção de material ferroviario

SIDERUGIA NACIONAL (Paio Pires) - Altos fornos para fabrico de aço.

LISNAVE (Almada) - Construção e reparação naval

SETENAVE (Setubal) - Construção e reparação naval

SECIL (Setubal)- Cimenteira

EStes são alguns exemplos da industria pesada que foi construida no tempo de Salazar, e que agora se encontra encerrada (ex: SECIL)

2ª Guerra Mundial ?

Não teve nada a ver com Salazar o não entrar na Guerra. Bastou a Espanha não ter entrado, para ser inútil desenvolver este tema.

Estás orgulhoso do papel de Portugal? Eu não estou. E perante a besta Nazi, os cidadãos Britânicos ficaram com muita boa opinião de Portugal...

Mas não há por aí um gajo que diz que tem de se morrer pela Pátria?

Tristeza...
E achas que a Espanha não entrou graças a quem?

Não estás orgulhoso de Portugal? MAS DEVIAS!

Voltar
Superior