Greve na Função Pública

Lá vem a wikipédia mais as suas imprecisões e com números mais antigos do que outros já aqui colocados mas não comentados...[:p]

Sendo que o resto é idêntico ao sector privado vou apenas comentar a errada afirmação "falta de Meritocracia. As promoções são feitas automaticamente por tempo de serviço e poucas são as promoções de mérito."!

Eu explico, mais uma vez... Na função pública não há promoções automáticas! Será difícil de entender isto?

Quanto às promoções por mérito a esmagadora maioria são atribuídas aos ranhosos, aos lambe botas e aos delactores (desculpem a rudeza dos termos), sendo que é isso que o actual executivo vai, na prática, conseguir generalizar com a alteração do regime de classificações...[8]

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Sendo que o resto é idêntico ao sector privado vou apenas comentar a errada afirmação "falta de Meritocracia. As promoções são feitas automaticamente por tempo de serviço e poucas são as promoções de mérito."!

Eu explico, mais uma vez... Na função pública não há promoções automáticas! Será difícil de entender isto?

Quanto às promoções por mérito a esmagadora maioria são atribuídas aos ranhosos, aos lambe botas e aos delactores (desculpem a rudeza dos termos), sendo que é isso que o actual executivo vai, na prática, conseguir generalizar com a alteração do regime de classificações...[8]

A minha mulher é FP e, sensivelmente de três em três anos, se não estou em erro, vai subindo de escalão.....
Isto é automático ou não ? [:0]:([:0]

PS: Aliás, no segundo ano sobe logo de escalão [}:)]
( é o que está estipulado pela lei )[:p]

citação:Lá vem a wikipédia mais as suas imprecisões e com números mais antigos do que outros já aqui colocados mas não comentados...[:p]
Basta pensares que de 2002 até 2006 o número de FP's aumentou, ou melhor, subiu em relação a 2004 (onde o gasto era 14%) [}:)][:p]

Lá vem a wikipédia mais as suas imprecisões e com números mais antigos do que outros já aqui colocados mas não comentados...[:p]

Caro Pé Leve, dentro da FP, há várias Funções publicas....
Não será assim em todo o lado ......
Aliás acho que neste aspecto as coisas têm melhorado bastante....
Mas, claro só podemos falar daquilo que a nossa experiência nos vais transmitindo, e a minha experiência/vivência talvez seja neste caso diferente da tua......
Mas, no público ou no privado .... há bruxas ... ninguém as vê, mas que as há, há ......

Mas quanto às progressões automáticas, já sou FP à 11 anos e .... ainda não vi nada ....
Se as há, não é na minha área de trabalho.

Por acaso acho esta situação curiosa.....

<center>Artigo 47.º

Clínicos gerais
</center>

1 - Os clínicos gerais não habilitados com o grau de assistente mantêm o grau e categoria de clínico geral, a extinguir quando vagar, e serão integrados na categoria de assistente a partir da data em que obtiverem o grau de assistente nos termos do número seguinte.

2 - Os clínicos gerais referidos no número anterior obtêm o grau de assistente com a aprovação final no processo de formação específica em exercício ou com oito anos de efectivo serviço sem terem tido oportunidade de acederem àquela formação e informação favorável de uma comissão de avaliação curricular, composta por três elementos da carreira com os graus de assistente ou consultor e antiguidade igual ou superior à dos candidatos a designar pelo coordenador do internato complementar de clínica geral da respectiva zona.

<center>Artigo 12.º

Promoção e progressão
</center>

1 - A mudança de escalão depende da permanência de três anos no escalão imediatamente anterior.

2 - A promoção a categoria superior faz-se para o 1.º escalão da estrutura remuneratória dessa categoria ou para o escalão a que corresponda índice superior mais aproximado, se o médico já vier auferindo remuneração igual ou superior à daquele escalão.

3 - Na promoção dos clínicos a que se referem o n.º 2 do artigo 17.º e o artigo 47.º deste diploma, sempre que do disposto no número anterior resultar um impulso salarial inferior a 10 pontos, contados do índice correspondente ao último escalão da categoria, a integração na categoria de assistente faz-se no escalão seguinte da estrutura desta categoria, salvo nos casos em que a transição desses médicos para a nova escala salarial tenha sido feita com base no regime de trabalho de tempo completo prolongado e até que, pelas regras transitários de descongelamento ou de progressão, os clínicos gerais transitados em regime de tempo completo adquiram direito ao escalão 4.

Afinal elas existem [}:)][}:)][}:)][:p]

citação:Originalmente colocada por Nthor

Ao filhotes dos papás não há mal que-lhes chegue, se a empresa não tem lucro pq tem de haver uns bm's para as "nites", despede-se uns mil e duzentos "preguiçosos" e tá resolvido.

Mais uma vez se vê que os trabalhadores do privado ficam sentados á espera que a fp lhe garanta os direitos que eles proprios deviam lutar para conquistar.
"Mais uma vez se vê que os trabalhadores do privado ficam sentados á espera que a fp lhe garanta os direitos que eles proprios deviam lutar para conquistar."

Meu caro... a função publica olha é para o umbigo dela! Que eu saiba as lutas deles nem de longe deixam migalhas para o privado. Se os privados estivessem á espera das lutas deles (função publica) bem podiam secar.
Ainda estou para ver greves ou manifestações para equiparar o privado ao regime publico, quer em segurança social ou aposentação.
Todos os que neste pais vivem tem o direito de ser tratados por igual...

Eu explico, mais uma vez... Na função pública não há promoções automáticas! Será difícil de entender isto? (falso... dê uma olhada ao quadro de pessoal civil das forças armadas e se quiser falar do militar esteja á vontade)

citação:Originalmente colocada por Nthor

Deve ser por isso que cada vez mais se privatiza serviços publicos, que passam a só</u> ficar disponiveis para quem pode pagar bastante.

Claro... deve ser por isso mesmo que nos cartórios privatizados se paga praticamente o mesmo que nos públicos e se obtém o que se quer em uma hora, o que nos públicos demoraria cinco dias uteis.

citação:Originalmente colocada por 3com
...E então, ficas a perder dinheiro ?
Não é isso, é que o pessoal só repara e critica quando é a função pública a fazer greve...[:p][:p][:p]

Mas... onde está a duvida? Uma greve deles atrapalha a vida a umas largas centenas de milhar, se for a empresa da esquina de baixo quem fica atrapalhado? A papelaria de frente que não vende uma caixa de agrafos?

citação:Originalmente colocada por FGO

"Mais uma vez se vê que os trabalhadores do privado ficam sentados á espera que a fp lhe garanta os direitos que eles proprios deviam lutar para conquistar."

Meu caro... a função publica olha é para o umbigo dela! Que eu saiba as lutas deles nem de longe deixam migalhas para o privado. Se os privados estivessem á espera das lutas deles (função publica) bem podiam secar.
Pois, falar sem saber muito bem dá nisto (cruzes já pareço o eixo do mal) Codigo do trabalho?

Ainda estou para ver greves ou manifestações para equiparar o privado ao regime publico, quer em segurança social ou aposentação.
Todos os que neste pais vivem tem o direito de ser tratados por igual...
Quanto a mim as greves são mal utilizadas tanto em timing como em estrategia, mas, das ultimas vezes que os sindicatos tem convocado greves tanto para o sector publico como para o privado, a maioria dos privados chamam tudo aos seus colegas do sector publico menos pai.

Quando da união se faz a força e do comodismo não se faz nada é mesmo conveniente fazer esse tipo de comentarios.

A velha maxima do dividir para reinar tem raizes profundas na nossa historia, mas lamentavelmente somos um corpo a mercê destes novos senhores, sem defesas, habituados que estamos a que outros defendam os nossos direitos e bem estar.

Quem esquece a história está condenado a repeti-la.

"Não, não vivo noutro mundo, vivo neste onde a exploração desenfreada de quem trabalha galopa para níveis preocupantes, cada vez mais sem pudor e sem respeito pela esfera pessoal de cada um..."

Isto é uma referencia ao pessoal do privado certo?

A minha mulher é FP e, sensivelmente de três em três anos, se não estou em erro, vai subindo de escalão.....
Isto é automático ou não ? [:0]:([:0]

PS: Aliás, no segundo ano sobe logo de escalão [}:)]
( é o que está estipulado pela lei )[:p]
...
Eu explico de novo...

Progressão não é a mesma coisa de promoção! O que a tua tem de três em três anos é uma progressão e não uma promoção, sendo que para esta última terão de haver vagas, concursos abertos, provas, resultados e escalonamento e, de acordo com o número de vagas, o provimento, se não houver um curso de formação antes!... Certo?

...E então, ficas a perder dinheiro ?
Não é isso, é que o pessoal só repara e critica quando é a função pública a fazer greve...[:p][:p][:p]

Mas... onde está a duvida? Uma greve deles atrapalha a vida a umas largas centenas de milhar, se for a empresa da esquina de baixo quem fica atrapalhado? A papelaria de frente que não vende uma caixa de agrafos?
Claro que atrapalha, mas, se for lido o que eu escrevi antes (...), é por isso que eu estou contra as greves...

Estiva há pouco a ver as notícias na TVI e constatei que por uma questão comezinha (*) a SOFLUSA viu os seus trabalhadores entrarem, mais uma vez, em greve sempre às horas de ponta, prejudicando apenas os cerca de 31000 utentes diariamente, que não têm culpa nenhuma e já lhes pagaram os salários com a compra dos passes, e sem prejudicarem minimamente a empresa que tem o monopólio do transporte fluvial entre o Barreiro e Lisboa!

Terminaram a greve às 8h30m...[8]

(* - Os trabalhadores não querem que os mestres tenham um subsídio ligeiramente superior ao dos maquinistas, daí a greve actual...)

Estiva há pouco a ver as notícias na TVI e constatei que por uma questão comezinha (*) a SOFLUSA viu os seus trabalhadores entrarem, mais uma vez, em greve sempre às horas de ponta, prejudicando apenas os cerca de 31000 utentes diariamente, que não têm culpa nenhuma e já lhes pagaram os salários com a compra dos passes, e sem prejudicarem minimamente a empresa que tem o monopólio do transporte fluvial entre o Barreiro e Lisboa!

(* - Os trabalhadores não querem que os mestres tenham um subsídio ligeiramente superior ao dos maquinistas, daí a greve actual...)
E obviamente que deviam receber o ordenado por inteiro. Quer estejam de Greve ou não
s78.gif

...
Mais, em greve todos os trabalhadores, quanto a mim, deveriam receber integralmente o seu dia de trabalho, pois no âmbito da legislação de trabalho o respectivo direito é inequivocamente reconhecido...
Vê-se que estás mesmo a precisar de férias... [}:)] [}:)] [}:)]

citação:Originalmente colocada por J.R.

Mais, em greve todos os trabalhadores, quanto a mim, deveriam receber integralmente o seu dia de trabalho, pois no âmbito da legislação de trabalho o respectivo direito é inequivocamente reconhecido...
[^][^][^][^]
É assim mesmo.

Os dias de Greve ficavam igual aos restantes dias na FP:
RECEBER SEM NADA FAZER[}:)][}:)][}:)][}:)].

Mais alguma coisa?????
Cafézinho de borla????
Bolinhos?????

PéLeve
Vives noutro Mundo... é o que te posso dizer[:I].
Não, não vivo noutro mundo, vivo neste onde a exploração desenfreada de quem trabalha galopa para níveis preocupantes, cada vez mais sem pudor e sem respeito pela esfera pessoal de cada um...[:p][:p][:p]

Mas já dissemos isto antes, tu a tua versão e eu a minha!... Tu vês números, eu vejo pessoas...

Tu vês equações matemáticas, eu vejo que essas equações se escrevem por mãos humanas...

[:0][:0][:0][:0]

Nosso senhor, eu não li isto [}:)][8)][}:)]

citação:Originalmente colocada por J.R.

E obviamente que deviam receber o ordenado por inteiro. Quer estejam de Greve ou não
s78.gif
Tu agarras-te a pormenores insignificantes cá de uma maneira...:D:D:D

E, sim, acho que os trabalhadores deveriam receber o dia de trabalho, mesmo estando de greve, quando ela se justificasse em ultima ratio...

Mas, já que queres desenvolver o "conceito greve" deixa-me que te diga que acho que essa ferramenta de luta está, por um lado, muito mal desenvolvida e é usada de qualquer maneira e, por outro, não garante a manutenção das negociações que pretende garantir, nem é paga por quem deveria ser... pelos sindicatos que a mobilizam!...[:p]

O recurso à greve, direito garantido por lei, deveria ser usado mais como um instituto legal e menos como o é agora! Na verdade parece que apenas quer atingir, e atinge, de facto, quem nada tem a ver com os problemas a que se deve dirigir, precisamente porque é usado "por dá cá aquela palha" e não como deveria!...[:p][:p]

Pé Leve, não achas que é altura de modernizar os nossos conceitos?

Eu não sou contra a greve. Acredito apenas que ela deveria ser usada em último recurso, e aí toda a gente arcar com as consequências.

Parece-me abusivo este uso recorrente do direito de greve por tudo e por nada.

E como não vejo na TV ou nos jornais que as partes estejam em longas negociações sobre o tema do desacordo, parece-me que é uma atitude inconsciente e abusiva de alguns que pensam do mesmo modo como de há 30 anos a esta parte.

Mas repito-me. Em que mundo é que tu vives para vir aqui advogar o pagamento do tempo de trabalho a uma pessoa que faz greve. Francamente, parece-me que os princípios das pessoas se diluiem quando há dinheiro em jogo. O que é pena. [xx(] [xx(]

Quando alguém tem convicções, tem que lutar por elas. E não fazer apenas um discurso de ocasião.

Dou-te um caso como exemplo. A minha mãe é FP e já entrou em algumas greves na sua classe, contra o seu patrão, o Estado.
Mas sabes como é que ela fazia? Ia trabalhar, mas informava o kontrolleiro político do Hospital de que estava em greve, que lhe marcassem falta e o número dela constasse nas estatísticas, mas que ela estava ali para tratar dos seus doentes e que o faria mesmo debaixo de água.

Voltar
Superior