Greve na Função Pública

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Pé Leve, não achas que é altura de modernizar os nossos conceitos?

Eu não sou contra a greve. Acredito apenas que ela deveria ser usada em último recurso, e aí toda a gente arcar com as consequências.

Parece-me abusivo este uso recorrente do direito de greve por tudo e por nada.

E como não vejo na TV ou nos jornais que as partes estejam em longas negociações sobre o tema do desacordo, parece-me que é uma atitude inconsciente e abusiva de alguns que pensam do mesmo modo como de há 30 anos a esta parte.

Mas repito-me. Em que mundo é que tu vives para vir aqui advogar o pagamento do tempo de trabalho a uma pessoa que faz greve. Francamente, parece-me que os princípios das pessoas se diluiem quando há dinheiro em jogo. O que é pena. [xx(] [xx(]

Quando alguém tem convicções, tem que lutar por elas. E não fazer apenas um discurso de ocasião.

Dou-te um caso como exemplo. A minha mãe é FP e já entrou em algumas greves na sua classe, contra o seu patrão, o Estado.
Mas sabes como é que ela fazia? Ia trabalhar, mas informava o kontrolleiro político do Hospital de que estava em greve, que lhe marcassem falta e o número dela constasse nas estatísticas, mas que ela estava ali para tratar dos seus doentes e que o faria mesmo debaixo de água.
Mas, afinal, estamos de acordo e, deixa que te diga, tiro o chapéu à senhora tua mãe![^][^][^][^][^]

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

deixa que te diga, tiro o chapéu à senhora tua mãe![^][^][^][^][^]
É uma pessoa muito especial.
s9.gif

Acabem com os privilégios!!!!!!!!!

FIM às Scuts.

Quem lá passe que pague!
R: Isso não é privilégio, é uma medida estruturante para o desenvolvimento!

Não li nada das 3 paginas, e por isso nãosei se já falaram disto, mas vou só fazer uma pergunta.

Afinal a greve é porque?

É que eu vi na TV um gajo a falar e a dizer que faziam greve porque queriam que o governo fizesse as reformas com os trabalhadores e não contra os trabalhadores..

E a unica coisa que pensei foi: Isto é a desculpa mais ridicula que já ouvi.. Mas desde quando se faz greves pela forma como o Governo decide fazer uma reforma? Greves contra medidas concretas, como aconteceu em França com o CPE, compreende-se.. MAs regras porque querem que o Governo faça as reformas com os trabalhadores e não contra os trabalhadores..

Mas afinal que é isso?

Se alguém me conseguir explicar eu agradeço.. Se não conseguirem, vou ser apenas mais um dos 99% que não é FP nem tem nenhum na familia e que simplesmente pensa que esta greve foi apenas mais uma bela maneira de fazer um fim de semana prolongado.

citação:Originalmente colocada por mundano

Afinal a greve é porque?
Eu conhecia um site que quando se introduzia uma serie de palavras ele (um algoritmo, um bot, um script, whatever) formava aleatoriamente uma frase consistente.
Já não me lembro bem do endereço mas era qualquer coisa como www.cgtp.pt/qqcoisa...

Contra a mobilidade na função pública.

No site da CGTP diz que a greve é: "em defesa dos seus direitos, nomeadamente o emprego e de uma Administração Pública moderna, que cumpra as obrigações resultantes das funções sociais que estão atribuídas ao Estado, como a da prestação de serviços de qualidade à população"...

Ou seja... Esta greve não é por nada em concreto.. É apenas mais uma..

No site da CGTP diz que a greve é: "em defesa dos seus direitos, nomeadamente o emprego e de uma Administração Pública moderna, que cumpra as obrigações resultantes das funções sociais que estão atribuídas ao Estado, como a da prestação de serviços de qualidade à população"...

Ou seja... Esta greve não é por nada em concreto.. É apenas mais uma..
Olha que eu até juraria que isso tinha sito escrito pelo zerorpm...

Andará a CGTP a fazer plágio? :) [8D] :D

...
Tendo em conta a importância e o interesse geral dos serviços públicos e do papel da Administração Pública na prestação destes, a CGTP-IN apela a todos os trabalhadores para que prossigam na sua mobilização e desenvolvam todas as lutas necessárias para a defesa de uma Administração Pública moderna</u>, da garantia dos direitos sociais dos cidadãos e, também, para a defesa dos seus interesses sociais e laborais.

Lisboa, 06 de Julho de 2005

DIF/CGTP-IN

Adoro esta palavra: MODERNA.

É tão... prá frentex.
Positivex.

Vou esperar que um dos colegas da FP nos explique que afinal a greve tem um motivo de ser e é uma forma de luta contra um problema grave que os afecta e que todas as formas de dialogo já foram esgotadas.

Aé lá vou-me abster de mais criticas, porque eu sinceramente ainda não percebi porque é a greve...

citação:Originalmente colocada por J.R.

...
Tendo em conta a importância e o interesse geral dos serviços públicos e do papel da Administração Pública na prestação destes, a CGTP-IN apela a todos os trabalhadores para que prossigam na sua mobilização e desenvolvam todas as lutas necessárias para a defesa de uma Administração Pública moderna</u>, da garantia dos direitos sociais dos cidadãos e, também, para a defesa dos seus interesses sociais e laborais.

DIF/CGTP-IN

É tão... prá frentex.
Positivex.

Adorava que eles explicassem esse conceito de FP moderna [}:)]
Não me admirava nada que alguém da CGTP dissesse que moderno é trabalhar ainda menos, progredir na carreira com maior facilidade, aumentos salariais para os calaceiros e admissão de mais pessoal para aumentar a capacidade da FP[}:)]
Com jeito ainda vêm pedir mais umas regalias hehehehe

Vou esperar que um dos colegas da FP nos explique que afinal a greve tem um motivo de ser e é uma forma de luta contra um problema grave que os afecta e que todas as formas de dialogo já foram esgotadas.

Aé lá vou-me abster de mais criticas, porque eu sinceramente ainda não percebi porque é a greve...
Para muitos isso pouco interessa, é mais um dia de férias..... :D
Se perguntarem a vários FP's, aposto que todos vão dizer que é para lutar contra o governo.
Depois, perguntas tu: -"mas lutar contra o quê, concretamente ?"
Eles respondem: -"governo...."
tu: -"mas porquê?"
eles -"porque aquelas coisas não se fazem...."
Tu: -"mais quais coisas?"
eles: -"aquelas.... cambada de xulos!"
Até que finalmente tu desistes, porque eles também não sabem porque razão estão de greve [}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por 3com

...

DIF/CGTP-IN

É tão... prá frentex.
Positivex.

Adorava que eles explicassem esse conceito de FP moderna [}:)]

Eu cá adorava que me explicassem o conceito de moderno que está tão na moda [}:)]

Ficava triste se fosse assim....

Porque a ser essa a realidade a unica coisa que me ocorre é que os que aderiram a esta greve não passam de uma cambada de mandriões. Que não só estão a abusar e a desvirtuar o direito à greve, como estão a lesar gravemente a sociedade como um todo e especialmente quem precisa dos serviços publicos que eles recebem para prestar, só porque hoje é 6ª feira e não lhes apetece trabalhar...

Mas, não quero acreditar que assim seja.. Não acredito que estes caros colegas que têm discursos tão bonitos e floreados de defesa da sociedade e dos valores, fossem capazes de embarcar em acções que prejudicam gravemente todo o pais, sem uma causa muito forte.

Por isso, vou continuar à espera que me expliquem o porque da greve.. Qual é afinal a medida ou diploma que contestam, e espero que me expliquem que as oportunidade de dialogo e negociação já foram esgotadas e não lhes resta mais nada senão a greve..

3com
U miss the point
s183.gif

O cerne da questão está na admissão</u> há FP[:0].

As provas a que são sujeitos.... a dificuldade... o DRAMA... o HORROR... Um caracol[:0] (esquece, empolguei-me:))
Ao pé disto, qq tropa especial Comandos, Boinas Verdes, Legião Estranjeira ou os Cavaleiros de Jedi são....... brincadeiras de criança....

E depois, obviamente e como consequência, são constituidos em ESTIRPE SUPERIOR MODERNOS com os inerentes Direitos Básicos.

Nós, MEROS MORTAIS, jamais entenderemos tal pois achamos, erroneamente, que são privilégios absurdos[:I].

Estamos ERRADOS[}:)][}:)].

Mas qual admissão à FP ?
São concursos publicos com vencedores pré-estabelecidos:D

Um familiar meu chegou a ser juri de vários concursos para uma autarquia.
Em nenhum desses concursos, repito nenhum, entrou o melhor qualificado[v]
A prova de cultura geral tinha resultados surpreendentes hehehehehe pessoas que supostamente tinham o 12º, além de não saberem escrever, nem conheciam o concelho :D
Hoje, nessa autarquia, há familias que trabalham lá.... é o pai, a mãe, o filho e agora a esposa do filho :D
Sempre que há eleições é um espectaculo, são mais uns quantos que entram[xx(]

3 com
Tás OUT[:p][:p]
citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Nem vale a pena explicar a esse jovem senhor, que redigiu o artigo, que, provavelmente, não tendo tido de fazer provas públicas para ocupar o cargo que hoje ocupa </u>(apesar de "recear perdê-lo"...) poder-se-á dar ao luxo de não ter de perceber o percurso de um único funcionário público que, com o que disse, de forma prosaica e alegadamente intelectualizada (...), provavelmente não entenderia!...</u>

Desde o simples continuo, ou tarefeiro, à chefia superior, todos os funcionários públicos que entraram legitimamente passaram por processos de selecção que esse senhor desconhece, nunca viveu e sobre os quais, também por isso mesmo, não sabe falar, como bem se viu no artigo...</u>

O que ele diz pode, quanto muito, qualificar os "artistas" que entraram pela porta do cavalo na função pública e, aí sim, desde o contínuo/tarefeiro até ao director geral, a todos serve a "pele" de uma crítica dessas.

Todos esses, sobretudo os que não passaram por processos de reconhecida, complexa e inegável qualidade de selecção para desempenharem as funções de que são investidos </u>poderão ver-se retratados nessa bacoca "ilustração de opinião", sobretudo proferida por quem, talvez até por isso, não receará nada nem ninguém se, quiçá, a má sorte do desemprego um dia o atingisse na parte mais longuínqua do seu património!...

Há diferenciações? Claro que há!

EU SENTI A FORÇA
s177.gif

Eu tenho um amigo que é licenciado em Gestão pela FEP, tem uma pós graduação em gestão autarquica também na FEP, é TOC, faz parte da ordem dos economistas e pelo menos uns 2 ou 3 anos de experiencia de trabalho..

E com esse curriculo concorreu a uma vaga que abriu para um economista numa instituição do estado que não vale a pena referir o nome, e a candidatura dele foi recusada porque segundo eles: "não possui formação na area de economia."

Nem sequer foi chamado para uma entrevista ou algo do genero, onde pudesse explicar aos estupidos que o que não lhe falta é formação na area de economia. Ficou à espera e soube que a candidatura dele tinha sido recusada no dia em que saiu o vencedor do concurso de admissão..

É claro que a causa real era o curriculo dele ser muito melhor do que o gajo que foi escolhido.

Enfim.. E agora que ao fim de 16 anos de uma cor, a Camara lá da zona mudou de donos, tem-se assistido a uma interessante dança dos tachistas, mesmo em sitios onde eu nunca suspeitei que pudesse haver dessas situações.. Saltam uns da cadeira para se sentarem outros..

Qualquer um percebe quais são os rigorosos metodos de avaliação.. Basta observar..

...interessante dança dos tachistas, mesmo em sitios onde eu nunca suspeitei</u> que pudesse haver dessas situações...

Sem ironia agora;).
E solução????
MENOS, MUITO MENOS ESTADO.
Pouco, exiguo.... para ser simples, transparente e verificável.

E então, o que é que isso tem a ver com o que escrevi no meu primeiro quote ao teu texto da CGTP?

O que eu senti, ou melhor, gostaria de ter sentido, era uma força irónica nessas palavras do Pé Leve [:P]
(prefiro acreditar que sim hehehehehe )

Sem ironia agora;).
E solução????
MENOS, MUITO MENOS ESTADO.
Pouco, exiguo.... para ser simples, transparente e verificável.

Infelizmente a mentalidade portuguesa não dá para ter muitos serviços dependentes directamente do estado, e esperar que eles tenham eficiencia..

Voltar
Superior