GT vs TT

Eu só estou a falar dos 80-120 em 3ª, mudando para 4ª aos 110, antes de entrar na red line. Se for para levá-lo até às 5000 é capaz de fazer os 120, mas eu não tenho esse hábito.

Falo desta porque é uma recuperação que eu costumo/gosto de fazer, por isso conheço-a bem.

Quanto ao que a Alfa diz, a mim o que me disseram foi para o conduzir como se fosse um gasolinas. [:D]

Eu só estou a falar dos 80-120 em 3ª, mudando para 4ª aos 110, antes de entrar na red line. Se for para levá-lo até às 5000 é capaz de fazer os 120, mas eu não tenho esse hábito.

Falo desta porque é uma recuperação que eu costumo/gosto de fazer, por isso conheço-a bem.

Quanto ao que a Alfa diz, a mim o que me disseram foi para o conduzir como se fosse um gasolinas. [:D]
Curioso!
A mim também! apr:) apr:)

eu entendo a questão, mas ainda me assombra uma dúvida. isto pode parecer estupido, porque se por um lado percebo que a velocidade máxima não depende do peso, por outro está-me a custar a entrar que a mesma velocidade máxima pode ser atiginda independentemente da força que o puxa/empurra.
só para me calar então ([:D][8b]) senão é melhor fazer como o 1alfista disse.
a velocidade máxima que um carro/objecto atinge está ou não limitada pela força que o empurra/puxa?

Over and out. [:cool:]

Está, claro que sim, dependente de outro factor muitíssimo importante, a relação de caixa.
Mas, e porque é que a velocidade está dependente destas duas coisas?
Primeiro porque a força do motor a grande velocidade vai ter que vencer uma grande força de atrito, a resistência do ar, agravando ainda mais se o automóvel tiver um cx alto.
E segundo pela relação de caixa, mas isso já sabes porquê, porque não adianta de nada termos um motor potente se a caixa tem uma relação de transmissões "close ratio".[;)]
Penso estar a explicar tudo bem...

Está, claro que sim, dependente de outro factor muitíssimo importante, a relação de caixa.
Mas, e porque é que a velocidade está dependente destas duas coisas?
Primeiro porque a força do motor a grande velocidade vai ter que vencer uma grande força de atrito, a resistência do ar, agravando ainda mais se o automóvel tiver um cx alto.
E segundo pela relação de caixa, mas isso já sabes porquê, porque não adianta de nada termos um motor potente se a caixa tem uma relação de transmissões "close ratio".[;)]
Penso estar a explicar tudo bem...

eu pelo menos entendi. [;)]
claro, a relação de caixa também é muito importante.

pronto, então em certa medida pode-se dizer que o peso influencia a velocidade máxima?

pronto, então em certa medida pode-se dizer que o peso influencia a velocidade máxima?

Sim, de certa forma mas, será muito insignificante.
A única medida em que influenciaria seria no facto de ajudar a "embalar" o automóvel em grandes velocidades.[;)]

belo diesel!

vai ate perto das 7000, tem forca suficiente desde o ralenti e esta "no ponto" acima das 4000 ate perto das tais 7000....

tao bom tao bom que nem a Alfa ou a Audi o conhecem[:D]

vendedor que me diga "conduza como um gasolina" em relacao a um diesel perde de imediato um cliente. so lido com gente seria. ate pode ser o melhor diesel do mercado! continua a TER QUE ser conduzido como um diesel para andar alguma coisa.
muito gosta esta malta da conversa de vendedor, do big brother, do jornal 24h, etc. agora quando se fala "a serio" sobre qqr coisa, fica logo tudo mal disposto [:D]

belo diesel!

vai ate perto das 7000, tem forca suficiente desde o ralenti e esta "no ponto" acima das 4000 ate perto das tais 7000....

tao bom tao bom que nem a Alfa ou a Audi o conhecem[:D]

vendedor que me diga "conduza como um gasolina" em relacao a um diesel perde de imediato um cliente. so lido com gente seria. ate pode ser o melhor diesel do mercado! continua a TER QUE ser conduzido como um diesel para andar alguma coisa.
muito gosta esta malta da conversa de vendedor, do big brother, do jornal 24h, etc. agora quando se fala "a serio" sobre qqr coisa, fica logo tudo mal disposto [:D]

Esse é o mal da iliteracia...

Eu entendi o que o vendedor quis dizer e dou-lhe toda a razão, dentro das possibilidades do motor em questão.

Ele não me disse que o motor fazia 7000rpm, que tinha força suficiente desde o ralentin e que está no ponto acima das 4000 até perto das 7000.

Aliás, nem todos os motores a gasolina têm essas caracteristicas, quer para mais quer para menos. Conduzes todos os motores a gasolina segundo essas premissas? Quantos motores já partiste?

Há conversa de vendedor e há conversa da treta. Uns gostam mais de uma e outros gostam e praticam mais a outra. [;)]

Esse é o mal da iliteracia...

Eu entendi o que o vendedor quis dizer e dou-lhe toda a razão, dentro das possibilidades do motor em questão.

Ele não me disse que o motor fazia 7000rpm, que tinha força suficiente desde o ralentin e que está no ponto acima das 4000 até perto das 7000.

Aliás, nem todos os motores a gasolina têm essas caracteristicas, quer para mais quer para menos. Conduzes todos os motores a gasolina segundo essas premissas? Quantos motores já partiste?

Há conversa de vendedor e há conversa da treta. Uns gostam mais de uma e outros gostam e praticam mais a outra. [;)]
eu RECUSO-ME a ir por ideais absurdos, ate me PROVAREM que afinal nao sao absurdos.

se isso leva alguns a concluirem que ja parti motores ou que um motor diesel pode ser conduzido como um gasolina, isso ja depende da incapacidade de raciocinio de cada um.

talvez seja altura de alguns darem o braco a torcer e admitirem que quem faz carros ate tem alguma nocao do que faz.

Mas que ideais???? :confused:

Fazes cada extrapolação...

Por sair acido e má disposição desses dedos não quer dizer que saia dos outros.

Mas que ideais???? :confused:

Fazes cada extrapolação...

Por sair acido e má disposição desses dedos não quer dizer que saia dos outros.
acido ou nao, depende do ph de cada um[:D]

a realidade essa e a mesma para todos! ha e quem escolha viver isolado dela...mas dps so diz asneiras, tipo conduzir um diesel como um gasolina...

Tu ainda não conseguiste compreender o que quis dizer com isso, pois não?

É que eu não sei mesmo qual a diferença, porque não tenho um JTDm e um boxer 1.7 nem nada...

E se te desses ao trabalho de ler e interpretar segundo o contexto aquilo que foi dito, em vez de interpretares da forma mais fácil e conveniente à tua postura agressiva e arrogante?

Continua lá na tua que eu já não dou mais para o teu peditório.

por acaso não vejo sentido nenhum em andar a puxar velocidades em motores diesel modernos, sei bem que um 330d faz 5000 rpm, mas temos que aproveitar a disponibilidade destes motores, ganha-se mais um mudar de velocidade já que desde as 2000, 2500 já se tem muita força!
aliás em muitos casos a queda de binário após a rotação de binário máximo é enorme e compensa mudar de velocidade![;)]

por acaso não vejo sentido nenhum em andar a puxar velocidades em motores diesel modernos, sei bem que um 330d faz 5000 rpm, mas temos que aproveitar a disponibilidade destes motores, ganha-se mais um mudar de velocidade já que desde as 2000, 2500 já se tem muita força!
aliás em muitos casos a queda de binário após a rotação de binário máximo é enorme e compensa mudar de velocidade![;)]
Errado.

eu RECUSO-ME a ir por ideais absurdos, ate me PROVAREM que afinal nao sao absurdos.

se isso leva alguns a concluirem que ja parti motores ou que um motor diesel pode ser conduzido como um gasolina, isso ja depende da incapacidade de raciocinio de cada um.

talvez seja altura de alguns darem o braco a torcer e admitirem que quem faz carros ate tem alguma nocao do que faz.
Não é absurdo nenhum. (conduzir um diesel como um otto)
Para retirar o melhor partido, a "formula" é a mesma, utilizar a mudança que permite maior potencia.
E isto é igual para um diesel ou um otto.

Citação:
Originalmente Colocado por Filipe Dias

Errado.

:confused: :confused: :confused:

ok fiquei esclarecido!

O peso não influencia a capacidade de fazer velocidade.
E isto porque o atrito é desprezavel, e partindo do principio que estamos a falar de um plano horizontal, o peso é prependicular ao deslocamenteo, pelo que não influencia o movimento.

Numa situação de velocidade maxima, as unicas forças actuantes, são a força motriz (potencia a roda), e a resistencia do ar.
O peso influencia a rapidez do aumento de velocidade, por causa da inercia.

153cv.JPG

como se pode obeservar o que eu queria dizer, após o ponto de binário máximo, a curva do mesmo desce de forma acentuda, sendo já o seu valor inferior ás 4000 rpm do que com uma velocidade acima, por volta das 2500 rpm!

e embora num 330d o decréscimo da curva seja inferior, o pico de binário máximo tb é superior!

em motores de menor cilindrada esta situação é ainda mais evidente!

Num diesel,para se retirar todo o partido é preciso passar a rpm de pot max.

não sei se será assim tão lienar, por exemplo neste caso penso que o melhor ponto para se mudar de velocidade é no encontro das linhas de poência e binário, por volta das 3500 rpm

Last edited:
Back