Se os jews americanos lhes fecharem a torneira, não duram nem 6 meses!
É sempre especulação...
Acho que alteraria a relação de forças mas provavelmente o UK e alguns países da EU passariam a dar mais suporte, especialmente para demoverem os árabes de entrarem.
Há muitos políticos europeus entalados com os tomates na espionagem Israelita. Fichas completas. O político que traiu a mulher, aquele que que fugiu aos impostas, aquele que andou nas potas ou o simples gay que ainda não saiu do armário. Empresas então nem se fala... Eles não brincam em serviço.
A terra foi prometida por Deus mas os meios para lá chegar têm muito pouco de divino. Coação e chantagem no estrangeiro e massacre de civis localmente. É o método usado.
O árabes que mandam ( governantes e elites) não têm muito interesse em arranjar problemas com EU. Eles gostam é de mordomias, passear pela Europa, comprar casas para férias e mandar para cá nos filhos. Guerras à porta são uma chatice tremenda. Penso que a postura deles seria próxima da actual.
O problema maior, em meu entender, seria o Irão. A Europa não tem poder de influência no Irão.
Israel seria obrigada a envolver uma Rússia ou China na mediação com irão.
Não digo que seria o fim de Israel mas haveria talvez um recuo no processo colonial e um abrandamento do discurso. Mudança de governo, julgamentos "para inglês ver", e afastamento dos radicais sionistas durante algum tempo.
Pelo que vi na ONU esta semana, talvez a entrada de um país asiático enquanto mediador de primeira linha: uma China ou Indonésia algo inédito com todo o significado que isso tem tem termos históricos.