highlander
New member
preferia arrancar o jipe à manivela... setenta contos?? e nem sei se a amperagem chega... fiodia-se...
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
citação:Originalmente colocada por CrazzyMax
A unica vez que os meus ponteiros tiveram um comportamento estranho foi quando a bateria e o alternador berraram no Gerês.
Fiquei mesmo![]()
citação:Originalmente colocada por highlander
Na volta do coreio, estive atento aos gremlins eléctricos que andavam a assombrar o bicho. reparei que, com os médios acesos, as lâmpadas mudam de intensidade ao acelerar e mesmo a rotação estabilizada. Cheira-me a alternador... ou melhor, alt€€€€€€rnador...
que vos parece?
citação:Originalmente colocada por B_Palma
Boas...
Podes ainda ver outra coisa. O Alternador deve ter um casquilhos em borracha que não deixa fazer massa, logo deverá ter um cabo que liga do alternador à chapa. Poderá esse cabo não estar a fazer o contacto correcto devido a poeiras ou estar a ficar danificado.
Terrano II : manutenção
Reparei que o copo do líquido da embraiagem do T-II estava a esvaziar-se de forma anormalmente rápida. Após uma consulta ao dr. mecânico, veio a descobrir-se que era a bomba a dar as últimas... ou pelo menos os vedantes internos.
Como a diferença de preço não era significativa ( estimativa de mais ou menos 125€ para a bomba nova; 85€ para os vendantes - a diferença é a mão-de-obra extra...) optei por meter uma bomba nova. Assim, hoje e depois de 1hora de trabalho, já está; posso dizer com propriedade que "já bomba"! o custo não saiu da estimativa:
Bomba + M. O. + óleo DOT 4: 130€
fica a referência para quem precisar no futuro
a pouco e pouco, estou a reconstruir o jipe... a data de material novo que ele tem levado... mas tem que ser!
P.S. para a semana devo chegar à barreira mágica dos 10000km feitos na minha pata: usualmente, mudo óleos aos 7500km, mas como este é sintéctico, optei por aguardar até aos 10000km para ver se os 117000km que ele marcava eram reais ou nãoif you know what I mean
... bem, penso que são: após 10mkm, não gastou PINGA de óleo nem de líquido de refrigeração - como já escrevi aqui atrás, não aquece nada;todos os níveis estão conforme ele me foi entregue em fevereiro deste ano ( à excepção do óleo de travões que foi reposto na sequência da troca do chassis)
Para já, vai bem o moço
a ver se os BF vem este ano ainda...
[8)]
citação:Originalmente colocada por fpniva
Sei k são máquinas completamente diferentes, mas uma vez, um fio que fazia a ligação da luz indicadora da resistencia desligou-se, após isso, o ponteiro do conta-voltinhas tinha dias k se passava completamente[xx(], dava duas ou três guinadas e voltava ao normal[8)]... perguntei ao electrecista se era o conta-voltinhas k tinha berrado e ele disse k ñ, era mesmo só um fio desligado que interferia.
![]()
... o suposto oscilar do conta-rotações apareceu associado a outro sintoma; esse sim, acagaçou-me de veras: ontem andava descansado na cidade e a subir Damião de Góis - a dar uma BROA VALENTE a um incauto Discovery 200 tdi [^][^][^] ( eu sei que não se faz, mas soube tão bem [8)] ), reparei que o ponteiro do líquido de refrigeração estava bem acima do meio da escala, quase a chegar ao vermelho[:0]...
EH LÁ, então que vem a ser isto? Dei a volta para a Constituição ( a descer e de pé no ar a ver se ele arrefecia...) e parei numa transversal: o ponteiro voltou ao "abaixo-do-meio-da-escala" que é o sítio normal de se estar nesses jipes... abri o capot... nada; o viscoso a ligar Ok com a ventoínha... o líquido de ref na marca... NADA de sinais de aquecimento...
continuei marcha e reparei que ao travar, o ponteiro subia... que estranho; havia ali uma cena que me intrigava. à noite e com os nméios acesos, o ponteiro trepava até ao topo da escala, mesmo a descer e a 60km/h... ora a gaita...
Hoje fui ao electricista. relatei o que se passava e ele suspeita que seja o alternador a ir às couves - tal como o Crazzymax possibilitou. Ele recomendou andar mais uns tempos assim e ver se os sintomas de oscilação de corrente se mantem. por segurança, encostou o multímetro ao carro para ver se o alternador estava a carregar em demasia a bateria, mas não: tensão máxima no parâmetro, ou seja, 14.2V, o que é normal ( disse ele; não pesco BOI disto...)
acho que já dei com o gato! e agora, ando mais atento ao ponteiro, vejo que quando há uma quebra de tensão ele sobe, para depois regressar ao normal...
citação:Originalmente colocada por sitefixe
... o suposto oscilar do conta-rotações apareceu associado a outro sintoma; esse sim, acagaçou-me de veras: ontem andava descansado na cidade e a subir Damião de Góis - a dar uma BROA VALENTE a um incauto Discovery 200 tdi [^][^][^] ( eu sei que não se faz, mas soube tão bem [8)] ), reparei que o ponteiro do líquido de refrigeração estava bem acima do meio da escala, quase a chegar ao vermelho[:0]...
EH LÁ, então que vem a ser isto? Dei a volta para a Constituição ( a descer e de pé no ar a ver se ele arrefecia...) e parei numa transversal: o ponteiro voltou ao "abaixo-do-meio-da-escala" que é o sítio normal de se estar nesses jipes... abri o capot... nada; o viscoso a ligar Ok com a ventoínha... o líquido de ref na marca... NADA de sinais de aquecimento...
continuei marcha e reparei que ao travar, o ponteiro subia... que estranho; havia ali uma cena que me intrigava. à noite e com os nméios acesos, o ponteiro trepava até ao topo da escala, mesmo a descer e a 60km/h... ora a gaita...
Hoje fui ao electricista. relatei o que se passava e ele suspeita que seja o alternador a ir às couves - tal como o Crazzymax possibilitou. Ele recomendou andar mais uns tempos assim e ver se os sintomas de oscilação de corrente se mantem. por segurança, encostou o multímetro ao carro para ver se o alternador estava a carregar em demasia a bateria, mas não: tensão máxima no parâmetro, ou seja, 14.2V, o que é normal ( disse ele; não pesco BOI disto...)
acho que já dei com o gato! e agora, ando mais atento ao ponteiro, vejo que quando há uma quebra de tensão ele sobe, para depois regressar ao normal...
Pode tambem ser falta de massa... por vezes origina comportamentos erroneos nos manometros, o meu panda andou assim, foi so passar lixa nos contactos è massa..