Hoje, o meu carro de aluguer é...

Hoje, o meu carro de aluguer é...

Hoje entrega do Jeep em Charles de Gaulle… caricato, greves em França LOL, não consegui atestar. A Europcar não cobrou o combustível

Btw entregar um carro em Charles de Gaulle T2f é uma experiência que não recomendo…. assustador

Última edição:
Bilbau! Merecia uma subida até aí de carro, dentro dos "limites", claro!
Quem sabe em família, um dia destes.

Entretanto Corolla entregue. Fui visitar um cliente à zona de Laredo e aproveitei para fazer o regresso a Bilbau por estradas secundárias.

Quanto ao carro, cumpre e a caixa até se torna cómoda naquelas estradas secundárias. Há um Prius na família, portanto já estou familiarizado com a condução.

Para breve vai desenhar-se uma viagem com visita a cliente na zona de Tarragona, dia seguinte visita a cliente em Santander e 2 dias depois na Corunha. Dava jeito fazer isto quase tudo de avião, com um carro apenas entre Barcelona e Tarragona.

Máquina de hoje, que entretanto já foi entregue.

Só sei que é a gasolina, o andamento não deslumbra, mas cumpre.

Acho que nunca tinha andado num León, e este surpreendeu pela positiva.

Pena a quantidade de comandos que estão pendurados no infotainment, o ângulo que o encosto de cabeça faz e precisava de mais tempo para aprender a desligar alguns sistemas irritantes da moda (aviso de saída de faixa e cruise control adaptativo).

Estive duas semanas na Florida e o meu carro de aluguer foi um Toyota RAV4, 2.5 a gasolina (motor "normal", não o híbrido).

Engraçado como este carro parece grande em Portugal, mas nos EUA passa perfeitamente despercebido. Vejam o mesmo RAV4 ao lado de um Chevrolet Suburban. E mesmo sem ir para os pesados ou para os Hummer, há ainda maiores que o Suburban a circular, especialmente no mundo das pick-ups.

----

Fiz praticamente 1000 milhas com o carro (cerca de 1600km). Muito confortável (andei eu e a família) e o motor tem bom pulmão e é um desperdício quando se anda em autoestradas cujo limite máximo é 70mph (~110km/h) num estado praticamente todo plano. EDIT: média global de 7,8l/100km, o que é impressionante, mas também bastante ajudado por se andar em autoestrada a velocidades de americano.

RAV4 Hybrid é atualmente o modelo mais comum a servir de taxi em NY. Mas reparei também que o cliente particular raramente compra estes híbridos, que são bem mais caros que os não híbridos. Depois há os furgões Nissan NV200 e Ford Transit Connect, um Ford igual ao Kuga (mas que acredito que possa ter outro nome), um ou outro Camry e só vi um dos saudosos Ford Crown Victoria mas já muito mal tratado.

Já a Uber X usa muito o Chevy Suburban, como o da tua foto e o equivalente premium Cadillac Escalade com os seus 5.7 e 6.2L V8 que, sinceramente, me parecem um desperdício para andar nas filas de Manhattan, onde muito raramente ultrapassam os 30km/h. Mas certamente muito confortáveis.

RAV4 Hybrid é atualmente o modelo mais comum a servir de taxi em NY. Mas reparei também que o cliente particular raramente compra estes híbridos, que são bem mais caros que os não híbridos. Depois há os furgões Nissan NV200 e Ford Transit Connect, um Ford igual ao Kuga (mas que acredito que possa ter outro nome), um ou outro Camry e só vi um dos saudosos Ford Crown Victoria mas já muito mal tratado.

Já a Uber X usa muito o Chevy Suburban, como o da tua foto e o equivalente premium Cadillac Escalade com os seus 5.7 e 6.2L V8 que, sinceramente, me parecem um desperdício para andar nas filas de Manhattan, onde muito raramente ultrapassam os 30km/h. Mas certamente muito confortáveis.

Quanto aos Uber, os Que referes creio que são black XL

E fechei a semana com a laranja mecânica.

Fez umas voltinhas em Santander, depois Santander - Corunha, e por fim mais umas voltas na Corunha.

Aquele i-cockpit e a vibração do 1.5 HDI não estão com nada. O dci ao pé daquilo parece um motor a gasolina... A existência de apenas 2 modos de condução (Eco e Normal) também não tornam a vida fácil ao motor e ao condutor.

O infotainment pareceu-me mais fácil de operar que o do León. Mas tudo lá pendurado faz com que fiquemos sem GPS se quisermos alterar a ventilação. Isto faz 0 sentido para mim.

Gostei do sistema de ajuda ao estacionamento, e o acesso à bagageira é melhor que no Clio.

Resumindo, esperava mais... Senti suavidade e conforto quando peguei novamente no Clio.

PS: Esteticamente o carro está muito bem conseguido. Seja nas linhas ou na cor desta unidade.

Última edição:
Esta semana não era suposto, mas o Clio V foi para reparação dos danos de um sinistro, e calhou-me um Seat Ateca 1.0 TSI 110 CV, presumo.

Não desgostei, embora o tacto da caixa esteja longe do que considero ideal. Faz-me lembrar o meu Iseki (mini tractor agrícola). O motor, não esconde que é manco, mas tem um andamento mais que capaz para o Ateca.

A nível de consumos foi poupadinho?
Não prestei atenção à média final, mas no 1o dia, saído da linha de Sintra e já passado o Tejo, vinha com uns 5,9 no CB relativamente a essa viagem. Ainda levou uns esticões aos 150, e nota-se que depois disso o motor custa muito a desenvolver.

Andei há uns tempos com um Leon da geração anterior que tinha também o 1.0 TSI, mas com 115cv.

Com carro cheio, AC sempre ligado e percurso praticamente apenas de AE entre os 140-150km/h e uma ou duas passagens pelos 170km/h, ficou com média de 6.8l/100km.

Dadas as condições da viagem, não me pareceu um mau consumo.

Esta semana não era suposto, mas o Clio V foi para reparação dos danos de um sinistro, e calhou-me um Seat Ateca 1.0 TSI 110 CV, presumo.

Não desgostei, embora o tacto da caixa esteja longe do que considero ideal. Faz-me lembrar o meu Iseki (mini tractor agrícola). O motor, não esconde que é manco, mas tem um andamento mais que capaz para o Ateca.

Olha que isso é um Arona!

Também andei com um Arona igual a esse, cor e tudo.
Andava bastante bem... Gastava pouco e tinha esse motor.
Nos ultimos tempos andei com bastantes de aluger.
C3 1.2 82 / 2008 1.2 130 (anda bem mas é só problemas no interior, a começar na falta de comandos e a acabar na posição de condução), o arona, gostei bastante.
3 capturs diferentes, 1.6 140 (acho) hibrido, odiei, 1.0 95, odiei e um qualquer plugin, não sei que diga. Conforto, consumos, andamento, qualidade interior tudo muito fraco.

Corsa F 1.0t, presumo...

Fez uns 240 km em 3 dias, em AE e estrada de serra, alegadamente bebendo um 16 litros. Digo alegadamente, porque o anterior utilizador pode não ter enchido mesmo até acima.

Boa evolução face ao Corsa E, com o carro a melhor globalmente. Esta unidade, com 43 mil km, tinha um ruído parasita no tablier. De resto, nada a apontar. Anda bem, curva bem, trava bem e os bancos são razoáveis.

Corsa F 1.0t, presumo...

Fez uns 240 km em 3 dias, em AE e estrada de serra, alegadamente bebendo um 16 litros. Digo alegadamente, porque o anterior utilizador pode não ter enchido mesmo até acima.

Boa evolução face ao Corsa E, com o carro a melhor globalmente. Esta unidade, com 43 mil km, tinha um ruído parasita no tablier. De resto, nada a apontar. Anda bem, curva bem, trava bem e os bancos são razoáveis.

Olha que já entreguei carros com uns 50~80km depois de atestar. Há carros em que o ponteiro não se mexe nos primeiros 2~3l, então assim vai.

Olha que já entreguei carros com uns 50~80km depois de atestar. Há carros em que o ponteiro não se mexe nos primeiros 2~3l, então assim vai.
Eu sei o que a "casa gasta", às vezes saía das rent a car e 10 km depois começava a baixar. 🤣

Para evitar isso é que uma das companhias em que aluguei há tempos exigia talão de abastecimento, se a distância percorrida fosse inferior a 120 km. OK Mobility, julgo...

Durante uns dias foi este:

IMG-20230129-114832.jpg

Puma 1.0 155cv, versão ST-Line X

Pontos positivos:

Força não lhe falta. O carro é bem insonorizado e não se nota muito o barulho do motor ou grandes barulhos aerodinâmicos, mesmo a ritmos acima dos legais (> 160km/h).

Num andamento sem quaisquer preocupações, com alguma cidade mas a maior parte dos percursos em AE e nacionais, a média ficou pelos 6.3l/100. Estava à espera de mais.

Boa ergonomia dos principais comandos, está tudo à mão.

Pontos negativos:

A maior reclamação veio da falta de espaço atrás. Mesmo com os bancos da frente regulados para alguém com 1.75m, o espaço para as pernas atrás não era muito.
Talvez seja o normal para um B-SUV, não tenho termo de comparação com outros modelos do segmento..

A posição do encosto de braço da consola central, que não é regulável e fica muito para trás.

Bancos traseiros não tinham disponível tomadas USB para carregamento, algo que já começa a ser comum.

A chave permitia ligar o carro com botão start/stop, mas para abrir ou trancar tinha de ser através do comando. Não sei se é extra, mas pela versão estaria à espera que fizesse parte do equipamento.

Com 14 mil kms, tinha um pequeno ruído parasita no tablier e um na chapeleira, este último penso que se devia a estar mal encaixada.

Retrovisor interior vibrava em acelerações mais fortes (mesmo sem o pedal a fundo).

Conclusões:

Nota-se que é um modelo que chama à atenção quando passa, a cor ajuda bastante.

Até gostei do bicho, mas pela falta de espaço não estaria no meu radar numa futura aquisição.

Andei com esta uma semana.

Houvesse dinheiro e teria uma destas ou parecida na garagem.

Apesar do stress de ter 2 crianças muito activas lá dentro e eu com medo que partissem alguma coisa, gostei da experiência.

O facto de ser inverno e estar muito frio também não permitiu tirar partido a 100% mas....

via-me a viver (e trabalhar remotamente) num bichinho destes 😁

Consumos de 12,5l aos 100.

95a3d5a0f76bd3d22b8ed1a983c92672.jpg

Voltar
Superior