Se calhar expliquei-me mal.
Os amplificadores debitam sempre potências diferentes a 8 ohm ou a 4ohm. Aliás, na gama profissional costumam dobrar a potência de 8 para 4 ohms (ou seja, mais potência a 4 ohm), o que é muito utilizado para alimentar 2 pares de colunas, que na gama profissional são - regra geral - a 8 ohm.
Se tiveres os mesmos watt mas mudares a impedância, a voltagem também se altera. Não é a mesma coisa em termos dos recursos que estás a usar do amplificador.
Mas eu queria referir-me à questão de especificarem uma sensibilidade com uma determinada impedância diferente daquela em que a coluna trabalha.
Num sistema de som, se considerares as colunas como uma resistência estática (o que não é verdade), o que acontece é que umas colunas com menor impedância e a mesma potência vão exigir mais corrente do amplificador para dissiparem a mesma potência..... como a voltagem do amp não se altera caso mudes de 8 Ohms para 4 Ohms (é uma função do "gain"), o que sucede é simples, necessitas de mais corrente para conseguires alimentar convenientemente as colunas.
Basta pensares em P=I²x R
Num sistema real em que a impedância das colunas varia em função da frequência, por vezes tens picos em que a impedância é muito baixa e, para conseguires fazer alguma coisa das colunas tens que debitar muita corrente.....
Lembro-me de testar uma colunas B&W é que só se mexiam com amps capazes de debitar grandes doses de corrente.
Voltando à sensibilidade, a impedância não tem nada a ver com a sensibilidade.
O teste é simples, emites um sinal com 1W de potência e medes o palco sonoro, leia-se dB's.
Compreendo o que queres dizer, mas se a impedância é critica para o amplificador, isso já não tem nada a ver com a sensibilidade... mas uma coisa é garantida, 90dB com 1W numas colunas de 8 Ohm ou 4 Ohm, o resultado cientifico é o mesmo...... musical já poderá ser outro [

]