Home Cinema

Já agora faço umas perguntas , pois existe aqui pessoal que é entendido.

O que é uma coluna com crossover?
Numa coluna de chão e subwoofer quais os parametros técnicos que definem as boas das menos boas?
O superfast falou em frequências das mesmas, então pergunto, que intervalo de frequência deve ter a mesma para ter uma qualidade , digamos razoável?

o crossover ("xover", em jargão) faz a separação das frequências de som em gamas graves, média e agudas, desejavelmente afinadas para obter o melhor desempenho das colunas. É o que determinada aquilo que deve soar pelo componente dos baixos ou pelo dos agudos, numa coluna. Ou ainda, aquilo que é remetido para o subwoofer.

Não há melhores nem piores, nem se deve decidir as colunas por parâmetros técnicos porque não revelam a sua natureza ao nosso ouvido. E depois, depende da fonte, do amplificador, dos cabos, do espaço de audição... tudo elementos que tornam relativos os desempnehos numéricos, se bem que há gente que se entende por aí.

Só para finalizar, o ouvido humano percepciona frequências dos 20Hz aos 20KHz, graves e agudos respectivamente, pelo que as melhores colunas tentam posicionar-se o mais próximo possível nesta amplitude... mas com qualidade, claro, porque ruído é o que por aí mais há!!!

Nestas coisas JOL, o melhor conselho que dou a quem não é entendido tem 2 opçoes:

Ou lÊ (aprende sozinho como eu lol...auto-didacta) ou confia em marcas com provas dadas.

Um crossover é tipo 1 filtro. Porquê a necessidade de 1 filtro? Porque nao existe nenhum altifaltante que reproduza tudo bem (os tais 20 (grave tremor de terra) até 20 000 hz (agudo agudissimo).

Por isso chama-se tweeter ao altifalante que reproduz agudos, médio ao da gama média e woofer aos graves.

Subwoofer é mm aqueles graves do fundo.

Nestas coisas se 1 pessoa nao perceber é melhor nao ir pelas especificacoes tecnicas (sao muito confusas e facil de enganar).

O melhor e apostar em conjuntos de boas marcas:

Colunas: Tannoy, b&w, kef, monitor audio.

E nao estou a falar de preços para alguns. Falo de conjuntos de 500 euros ou menos.

Agora claro para se ter qualidade (a qualidade normalmente é mais para audio, ja que o cinema nao exige muito.....opiniao minha).

Um bom sistema de cinema basta ter boa velocidade de resposta ou seja passar de 1 conversa para 1 explosao de forma natural.

Aqui conta mais o amplificador do que as colunas

Amplificadores: Onkyo, Yamaha, Denon ficas bem servido.

Cabos: Escolher a melhor ligacao e nao preocupar muito mas gastar algum...tb nao ser forreta.

Muito obrigado ao cobola e ao superfast.

Mais uma pergunta, a um sistema home cinema 5.1, liga-se um receiver, se sim que parametros minimos deve ter?
E o receiver deve ser independente do leitor de DVD, para poder debitar mais qualidade?
Um sistema 2.1, deve-se ligar a um amplificador?

Receiver = Amplificador + sintonizador (vulgo rádio).

Só isso. Amplificador estrito é so para sistemas mais ambiciosos e hoje em dia nem isso. O rádio sendo emissor e receptor de ondas electromagneticas pode interferir com a amplificacao (isto a nivel teorico,,,para mim e mais paranoia).

Tudo tem a ver com a qualidade que se quer atingir. A amplificação é o maestro como tenho dito.

E isto é como os carros. Ter muita potencia pode ser so para andar a 120 mas se quiseres fazer 0-120 e melhor 500 cavalos que 50.

Um sistema é igual. Tu para teres 1 cena completo silencio e na cena seguinte um brutal terramoto...amigo so com potencia e para isso e preciso transformadores brutais.

Daí um receiver (portanto um amplificador) independente.

Quanto ao sistema 2.1 vs 5.1. O melhor e comprar um receiver 5.1 e ligar 2 colunas.

Porque se comprares um amplificador stereo nunca na vida podes ter 5.1.

Não e necessario comprar as colunas todas de 1 vez. Ajuda como disse antes quem for leigo a ter 1 sistema homogeneo comprar 1 sistema 5.1.

Agora tudo depende da necessidade. Eu por exemplo tenho adiado a compra do meu pq ja ouvi sistemas tudo em 1 de 700 euros, etc e nao gosto.

Prefiro nao ter e indo juntar e o meu sistema nao vai ser assim tao oneroso

Jamo S606 HCS3 (5 colunas sem sub) : 570 euros.

Onkyo (Receiver) : 500 euros

O dvd ja tenho...depois vem a cablagem e um plasma de 42 polegadas (este no natal 2008/pascoa 2009).

Vou devagar mas quando tiver e p desfrutar mesmo lol

todos os sistemas (2.1/5.1/7.1) requerem um AVR - Audio/Video Receiver, que é um amplificador com gestão de entradas e saídas, tanto para áudio como para vídeo.

Não sei se é a isto que te referes com os "parâmetros"... A qualidade de um AVR mede-se pelos critérios da generalidade dos aparelhos: qualidade sonora, potência, sensibilidade, distorção, variedade de input/output, software de gestão do aparelho (controlo manual ou automático, equalização, ...), codecs incorporados (DTS, Dolby, ...), aspecto, robustez, etc, e a marca, claro está, que atesta tudo isto. E o preço, obviamente.

As unidades compradas de forma independente permitem uma escolha mais flexível dos modelos, mais numa lógica de mercado do que por qq outra questão. Existem sistemas incorporados, que podem ser mais económicos, mas terão outras desvantagens... depende da utilidade.

Os leitores de dvd, por norma, têm saídas para ligação a um amplificador, ou ao televisor, se este estiver preparado. As ligações podem ser de vários tipos, globalmente: digital - por cabo coaxial ou óptico - ou analógica - um cabo para cada ligação (esq./dir./frontal/traseira E; e D; subw)

Eu estou como o "superfast":

1. gasta o que puderes em duas boas colunas frontais e no AVR - tens logo bom som (hifi e video), e até te esqueces do surround (que nos filmes só activa de vez em quando) - [nem perguntes por conselhos sobre que modelos porque é conversa para dar e vender...]

se ainda sobrar guito...

2. vem o subwoofer - [idem aspas]

se ainda sobrar guito...

3. vem a Coluna frontal - preferencialmente da mesma linha das frontais

se ainda sobrar guito...

4. vem o que falta para trás, sem ser necessário grandes montantes, a não ser que queiras ouvir dvd's musicais, aí, já é outra conversa... e mais guito.

Com isto terás prazer no som, e não aquelas ruídos e reverbações saídas de caixinhas de plástico.

Ok, é mais caro e etc e tal, mas a isto chama-se qualidade de vida, dificilmente, à posteriori, mudarás de sistema sonoro...

Aliás, é fácil de constatar... basta ouvi-los e comparar

Última edição:
Não nos podemos esquecer de 1 coisa e isto será assim até estabilizar.

A qualidade de qualquer sistema depende da fonte. E quando digo a fonte é mesmo o padrao de som ou video.

Os dvds foram definidos em 1994 (tecnologia com 13 anos e falamos de electronica de consumo onde o poder de processamento é muito inferior ao dos pcs).

Os cds foram definidos em 1981 e a actual qualidade atingiu-se em 89/90.

Daí que a qualidade referida seja sempre relativa.

Quando a alta definiçao entrar em força (e falo em força mm...3 ou 4 anos) terás video progressivo de 1920 * 1080 (ate ja falam em 2500 * 1600) com 5 canais de alta definicao (o dolby true HD).

Ai será muito importante um sistema ser coeso.

De um cd e nao obstante o que eu disse pode retirar-se muita informacao.

Mas quem ja teve a felicidade de ouvir um SACD (super audio CD) acha o CD fraco. E isto deve-se a maior fidelidade do processo de gravacao.

É como os dvds. O cobola falou que as colunas traseiras so se manifestam de vez em quando (falamos de 1 sistema com 13 anos (dolby digital) que usa compressao com perdas). Depois temos a fase de passar o som que esta num master (estudio) para dvd em que se perde muito.

Eu tenho esperança (nao e q seja verdade) em que os novos sistemas que usam alta definicao em 5 canais e muito boa qualidade de video transforme completamente a experiencia de cinema em casa.

Eu nao tenho duvidas que por muito bom que o sistema seja, os dvds actuais sao as limitacoes.

Basta ouvirem um dvd com Dolby digital e DTS. O DTS por ter menos compressao em alguns filmes e espectacular.

Actualmente é o que existe no mercado mas nao tenho duvidas que daqui a 3..6 anos isto vai dar 1 salto fantastico para o bem de nos todos

Superfast, já não vou tanto por aí...

em som vale a pena investir (podendo, é claro, pois há outras prioridades) porque acho que o campo está estável (ao contrário da televisão, em que tudo mudou), isto é, as boas colunas que temos aí darão sempre bom som, e esse não muda, é aquele que te entra nos ouvidos e é transmitido pelo ar. Terás é que ir mudando a fonte (leitor) para acompanhar a tecnologia de compressão vigente, mas o resto mantêm-se: boas colunas e os teus ouvidos.

Um bom sistema stereo já te enche a casa toda, tem é que ser bom, e dá bom som quer seja de cd, dvd, ou qq. outra coisa. Aliás, há MUITO BONS sistemas de som que usam tecnologias "ultrapassadas", como diz o "superfast", que são os amplificadores a válvulas (há todo um mercado sobre isto).

O surround tocar de vez em quando não tem a ver com a tecnologia, ela já permite teres produção sonora constantemente (como nos dvd's musicais, por exemplo,por isso achar que só aqui é importante investir um pouco mais), só que nos filmes isso não tem ocorrido porque se torna pesado para o espectador, não é a via principal do som (ela vem de onde olhamos, de frente), serve apenas para criar envolvência.... o carro que se afasta, o susurrar das árvores, o espraiar das ondas, etc

O 7.1 não traz nada de novo, é uma parvoíce consumista para ganhar novos mercados (a não ser que tenhas uma sala muito longa e com muita gente a ver)

Isto agora já é discussão filosofica mas acho que nao se perde nada em debater.

A tecnologia permite democratizar o acesso as coisas.

O que eu queria dizer era que tens de investir muito num sistema para espremer o maximo de 1 cd ou de 1 dvd.

Por definicao, qualquer sistema que consiga reproduzir algo de alta definicao vai ter que ser no minimo bom.

E não há duvidas quem o Dolby True HD vai democratizar muito o acesso ao bom cinema que por definicao implica os estudios mudarem as camaras de filmagem, o processo de amostragem e digitalizacao.

Ou seja melhorando o processo há garantias da qualidade do produto final.

O dvd foi o primeiro formato digital. Agora claro que actualmente ja temos qualidade mais que suficiente para a maioria das pessoas (ha quem o mp3 e divx sejam fantasticos).

Pelo contrário, a discussão é bem terrena: experimenta tocares o Dolby True HD numas colunas de secretária. Achas que vai dar bom som democrático? Impossível. E o mesmo se passará numas colunas de sala fracas - há uma impossibilidade física. Ou seja, ao contrário do que referes, melhorando o processo não é garantida a melhoria final. Por isso, ambos concordámos que mais vale comprar duas boas colunas frontais do que o resto numa assentada, mas mais fraco.

Aliás, até acaba por ser pouco democrático: tal como acontece nos actuais LCD's/Plasmas, esse som de alta qualidade de reprodução (na fonte, atenção) vai obrigar a rombos maiores no orçamento familiar para os conseguires recepcionar com a qualidade que o sistema merece.

São coisas diferentes, as colunas de som não dependem nada do resto. De tudo, até é o mais estável, como disse anteriormente.

Última edição:
Ja agora tenho uma duvida e aproveito este topico para nao abrir outro.
Se alguem souber agradecia[:blush:]

O leitor do meu home cinema pifou e como o arranjo é muito caro e aquilo ja tem uns aninhos logo nem divx lê nao vale a pena mandar arranja-lo.

A questao é que inves de comprar outro comprei um gravador de dvd que faz muito jeito mas como nao vi a venda nenhum que viesse com colunas e gostava de ter um bom som nos filmes alguem sabe se é possivel comprar colunas que de para ligar ao gravador e ficar tipo home cinema gravador + colunas ou é impossivel e a unica soluçao é comprar um dvd com colunas?

Ja agora tenho uma duvida e aproveito este topico para nao abrir outro.
Se alguem souber agradecia[:blush:]

O leitor do meu home cinema pifou e como o arranjo é muito caro e aquilo ja tem uns aninhos logo nem divx lê nao vale a pena mandar arranja-lo.

A questao é que inves de comprar outro comprei um gravador de dvd que faz muito jeito mas como nao vi a venda nenhum que viesse com colunas e gostava de ter um bom som nos filmes alguem sabe se é possivel comprar colunas que de para ligar ao gravador e ficar tipo home cinema gravador + colunas ou é impossivel e a unica soluçao é comprar um dvd com colunas?

Qual DVD com colunas. Aproveita para fazer as coisas como deve ser. Adquire um receiver em condições (já tens vários exemplos) e umas colunas à medida do que pretendes. Mesmo que actualizes o leitor, ou adquiras um leitor HD-DVD/BluRay, não necessitas actualizar o sistema de som.[;)]

Qual DVD com colunas. Aproveita para fazer as coisas como deve ser. Adquire um receiver em condições (já tens vários exemplos) e umas colunas à medida do que pretendes. Mesmo que actualizes o leitor, ou adquiras um leitor HD-DVD/BluRay, não necessitas actualizar o sistema de som.[;)]

Pelo que estive a ver na worten esses receivers sao muito caros.Nao me apetece gastar 500 euros nisso.
Estava a pensar + em ligar uma destas por exemplo ao gravador que comprei.Sera possivel?
http://www.worten.pt/ProductList.aspx?oid=6|18|110|297|&c=1320651&l=1

Não é possível, sem amplificador/receiver/avr.

Ok.Obrigado.
Infelizmente por um preço razoavel pois visto as coisas estarem sempre a evoluir nao estou para gastar muito,nas lojas ou escolhemos um gravador de dvd ou um dvd + colunas pelo mesmo preço.O ideal era mesmo ver a venda um gravador de dvd com colunas com preços a rondar os 400/500€ mas é dificil:(

Ok.Obrigado.
Infelizmente por um preço razoavel pois visto as coisas estarem sempre a evoluir nao estou para gastar muito,nas lojas ou escolhemos um gravador de dvd ou um dvd + colunas pelo mesmo preço.O ideal era mesmo ver a venda um gravador de dvd com colunas com preços a rondar os 400/500€ mas é dificil:(

Tens algumas possibilidades:
Se nao queres gastar dinheiro, cada um sabe de si.

Primeiro o gravador tem descodificador integrado (Qual o modelo).

Descodificador significa que consegue descodificar Dolby Digital/DTS.

Se sim so precisas de colunas amplificadas. Tens um conjunto THX da Creative por 300 e picos euros. Tens sem ser THX por 100 a 150 euros.

Só tu podes ouvir numa loja e dizeres se achas bom ou nao.

Se nao tiver descodificador a Creative tb tem. 100 euros acho

Já agora faço umas perguntas , pois existe aqui pessoal que é entendido.

O que é uma coluna com crossover?
Numa coluna de chão e subwoofer quais os parametros técnicos que definem as boas das menos boas?
O superfast falou em frequências das mesmas, então pergunto, que intervalo de frequência deve ter a mesma para ter uma qualidade , digamos razoável?

O crossover faz a divisão de frequências, dividindo e enviando para cada altifalante mediante uma série de características.

Por exemplo:um tweeter só responde a agudos. Se ele receber graves, não só não vai conseguir reproduzir esses graves, como queimará com uma potência ridícula.
No extremo oposto, um woofer não consegue reproduzir agudos, porque é demasiado grande para vibrar a 15.000 ciclos por segundo (por exemplo).

No que diz respeito a características, existem algumas, mas em 90% do caso não servem para grande coisa:

Sensibilidade: Diz-te quantos decibeís a coluna produz com uma mesma quantidade de potência aplicada. É habitualmente medida em dB, medido a 1 metro de distância com a aplicação de 1 watt de potência.
No entanto pode ser mal interpretado / anunciado, já que 1 watt a 4ohm não é o mesmo que 1 watt a 8 ohm.

Impedância: É a resistência da coluna. O mais habitual é 8 ohm, havendo também 6 e 4 ohm em colunas domésticas.
Aqui só é importante que a impedância da coluna não seja inferior à mínima suportada pelo amplificador, sob pena de o amplificador aquecer demais e queimar os transístores de saída.

Potência: Medida em Watt, alguns fabricantes anunciam a potência (ou intervalo de potências) recomendadas de amplificador, enquanto outras indicam a potência que a coluna pode suportar.

Para além da publicidade enganosa na maior parte dos casos (e formas diversas de medições), convém saber que uma coluna pode aguentar 100 watt a 50 Hz sem problemas e queimar com 10 Watt a 15.000 hz.
Aqui convém ter este valor como meramente indicativo ao comprar um amplificador.

Frequência de resposta: Aqui existe dos maiores enganos relativamente a colunas.
Em teoria, o ouvido humano consegue ouvir dos 20 aos 20.000 hz. Digo em teoria, porque ninguém com 30 anos consegue ouvir 20.000 hz. Será credível pensar em 18.000 hz já com dificuldade.
No extremo oposto, a maioria das salas portuguesas nem tem dimensões para reproduzir uma onda de 20 hz, porque pura e simplesmente não cabe na sala (fisicamente).

Voltando à ideia que os 20-20000 hz é o ideal,

A maioria dos fabricantes anuncia uma frequência de resposta sem dizer mais nada, o que é o mesmo que não dizer nada !

Alguns anunciam uma frequência de resposta tipo 30-20.000 +-10dB, o que significa que pode existir uma diferença de +-10dB na resposta da coluna ao longo desse espectro de frequências.
Só que se a 1khz estiver no ponto central (0 dB) e a 10.000 hz estiver a -8dB, significa que pura e simplesmente não ouves 10.000 hz ! (em termos de música).
Por isso alguns fabricantes anunciam especificações fantásticas e outras nem tanto, sem que tal se reflicta na qualidade final.
Depende muito da forma como é medido / apresentado.

Quando a maioria das pessoas compra um subwoofer que diz que vai aos 20 hz, não têm a mínima noção do tamanho de altifalante (e consequentemente) caixa que era necessário. Seria mesmo gigantesca.

Por isto que expliquei e ainda por muito mais factores, o ideal quando se compra umas colunas é agarrar num disco que se conheça bem e ouvir em diversas colunas, de preferência de marcas reconhecidas em audio.
Bater com o nó dos dedos na caixa da coluna não dá uma ideia concreta do seu som, mas dá uma ideia da qualidade de construção - o que costuma ter uma ligação com os componentes utilizados. Quanto mais seco for o som da pancada, melhor.

Ao ouvir duas colunas diferentes, cuidado com as apreciações da primeira impressão. Em comparações A/B, o ouvido humano prefere sempre a que tiver mais graves e agudos. No entanto, ao fim de meia hora, essa coluna mais 'espalhafatosa' torna-se mais cansativa.

Aí ajuda levar um disco com graves algo complexos. Se conseguires entender bem a melodia dos graves e os seus componentes, à partida terás uma coluna equilibrada.

Se tiver muitos graves mas pouco definidos, estás perante uma boom-box de pouca qualidade.

O crossover faz a divisão de frequências, dividindo e enviando para cada altifalante mediante uma série de características.

Por exemplo:um tweeter só responde a agudos. Se ele receber graves, não só não vai conseguir reproduzir esses graves, como queimará com uma potência ridícula.
No extremo oposto, um woofer não consegue reproduzir agudos, porque é demasiado grande para vibrar a 15.000 ciclos por segundo (por exemplo).

No que diz respeito a características, existem algumas, mas em 90% do caso não servem para grande coisa:

Sensibilidade: Diz-te quantos decibeís a coluna produz com uma mesma quantidade de potência aplicada. É habitualmente medida em dB, medido a 1 metro de distância com a aplicação de 1 watt de potência.
No entanto pode ser mal interpretado / anunciado, já que 1 watt a 4ohm não é o mesmo que 1 watt a 8 ohm.

Impedância: É a resistência da coluna. O mais habitual é 8 ohm, havendo também 6 e 4 ohm em colunas domésticas.
Aqui só é importante que a impedância da coluna não seja inferior à mínima suportada pelo amplificador, sob pena de o amplificador aquecer demais e queimar os transístores de saída.

Potência: Medida em Watt, alguns fabricantes anunciam a potência (ou intervalo de potências) recomendadas de amplificador, enquanto outras indicam a potência que a coluna pode suportar.

Para além da publicidade enganosa na maior parte dos casos (e formas diversas de medições), convém saber que uma coluna pode aguentar 100 watt a 50 Hz sem problemas e queimar com 10 Watt a 15.000 hz.
Aqui convém ter este valor como meramente indicativo ao comprar um amplificador.

Frequência de resposta: Aqui existe dos maiores enganos relativamente a colunas.
Em teoria, o ouvido humano consegue ouvir dos 20 aos 20.000 hz. Digo em teoria, porque ninguém com 30 anos consegue ouvir 20.000 hz. Será credível pensar em 18.000 hz já com dificuldade.
No extremo oposto, a maioria das salas portuguesas nem tem dimensões para reproduzir uma onda de 20 hz, porque pura e simplesmente não cabe na sala (fisicamente).

Voltando à ideia que os 20-20000 hz é o ideal,

A maioria dos fabricantes anuncia uma frequência de resposta sem dizer mais nada, o que é o mesmo que não dizer nada !

Alguns anunciam uma frequência de resposta tipo 30-20.000 +-10dB, o que significa que pode existir uma diferença de +-10dB na resposta da coluna ao longo desse espectro de frequências.
Só que se a 1khz estiver no ponto central (0 dB) e a 10.000 hz estiver a -8dB, significa que pura e simplesmente não ouves 10.000 hz ! (em termos de música).
Por isso alguns fabricantes anunciam especificações fantásticas e outras nem tanto, sem que tal se reflicta na qualidade final.
Depende muito da forma como é medido / apresentado.

Quando a maioria das pessoas compra um subwoofer que diz que vai aos 20 hz, não têm a mínima noção do tamanho de altifalante (e consequentemente) caixa que era necessário. Seria mesmo gigantesca.

Por isto que expliquei e ainda por muito mais factores, o ideal quando se compra umas colunas é agarrar num disco que se conheça bem e ouvir em diversas colunas, de preferência de marcas reconhecidas em audio.
Bater com o nó dos dedos na caixa da coluna não dá uma ideia concreta do seu som, mas dá uma ideia da qualidade de construção - o que costuma ter uma ligação com os componentes utilizados. Quanto mais seco for o som da pancada, melhor.

Ao ouvir duas colunas diferentes, cuidado com as apreciações da primeira impressão. Em comparações A/B, o ouvido humano prefere sempre a que tiver mais graves e agudos. No entanto, ao fim de meia hora, essa coluna mais 'espalhafatosa' torna-se mais cansativa.

Aí ajuda levar um disco com graves algo complexos. Se conseguires entender bem a melodia dos graves e os seus componentes, à partida terás uma coluna equilibrada.

Se tiver muitos graves mas pouco definidos, estás perante uma boom-box de pouca qualidade.

RCA33 , muito obrigado pela boa explicação apr:)

Tens algumas possibilidades:
Se nao queres gastar dinheiro, cada um sabe de si.

Primeiro o gravador tem descodificador integrado (Qual o modelo).

Descodificador significa que consegue descodificar Dolby Digital/DTS.

Se sim so precisas de colunas amplificadas. Tens um conjunto THX da Creative por 300 e picos euros. Tens sem ser THX por 100 a 150 euros.

Só tu podes ouvir numa loja e dizeres se achas bom ou nao.

Se nao tiver descodificador a Creative tb tem. 100 euros acho

O modelo é este http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03786505&oid=6|33|148|&c=.
Eu ate perguntava na loja se daria para comprar umas colunas ou o que seria preciso mas ja se sabe que a maioria dos empregados nao percebe nada daquilo.:sh) [:D]

Voltar
Superior