Hotspot é perigoso ?

O gás de botija não tem cheiro? Como não? Já usei esse tipo de aquecimento e o cheiro está sempre presente.

Penso que o que queriam dizer é que o butano e propano puros são inodoros. Só sentes o "cheiro a gás" porque são adicionados compostos de enxofre para que o gás "cheire a gás".

Tudo correcto. Podem surgir problemas (e surgem...) quando esses dispositivos são usados durante alguns anos, por idosos e/ou por pessoas mais "distraídas", caso das rotinas procedimentais em que se adquire a sensação de que "sempre funcionou bem..."!

No caso da intoxicação por monóxido ou dióxido de carbono, o perigo é que são inodoros, daí passarem despercebidas as acumulações excessívas! Nestes casos, quando a pessoa cai é provável que seja definitivamente!...

Nos casos do gás, butano ou propano, o problema é semelhante, pois ambos são inodoros e, apesar dos aditivos para minimizar essa "pecha", ainda assim há muitas pessoas que têm dificuldade em sentir a respectiva presença! Nestes casos, há, ainda, a questão das características inflamáveis, típicas dos gases de combustão, bastando um termostato de um simples frigorífico para que possa haver, com a concentração adequada, ignição! De sublinhar o brutal potencial destruidor das explosões por gás...

Pois, dai a necessidade do equipamento ter que ser revisto periodicamente. Até porque as tubagens de borracha têm um prazo de validade tb ( para quem não sabe e tem em casa, verifiquem que o prazo está impresso no tubo)...

Sei que já temos Leis a mais neste país mas uma lei para inspecção periódica deste tipo de equipamento por exemplo por parte das autarquias não seria mal pensado. Ou então campanhas de "rastreio" voluntárias. É verdade que os acidentes são raros em Portugal mas podem acontecer.

Mas como disse, a probabilidade de se morrer por causa de uma lareira ou salamandra é muito superior. É uma causa de morte muito mais comum infelizmente... E mais: ainda se morre com esquentadores sem exaustão em Portugal por incrível que pareça.

Acho que essa do esquentador, é mesmo a causa mais vulgar.
Na casa que comprei já despachei o meu! Estava ligado a saída do exaustor!

Pois, dai a necessidade do equipamento ter que ser revisto periodicamente. Até porque as tubagens de borracha têm um prazo de validade tb ( para quem não sabe e tem em casa, verifiquem que o prazo está impresso no tubo)...

Sei que já temos Leis a mais neste país mas uma lei para inspecção periódica deste tipo de equipamento por exemplo por parte das autarquias não seria mal pensado. Ou então campanhas de "rastreio" voluntárias. É verdade que os acidentes são raros em Portugal mas podem acontecer.

Mas como disse, a probabilidade de se morrer por causa de uma lareira ou salamandra é muito superior. É uma causa de morte muito mais comum infelizmente... E mais: ainda se morre com esquentadores sem exaustão em Portugal por incrível que pareça.

Isso tudo! [;)]

Acho que essa do esquentador, é mesmo a causa mais vulgar.
Na casa que comprei já despachei o meu! Estava ligado a saída do exaustor!

Se o diâmetro de saída da tubagem dos gases resultantes da queima fôr correcto, se a montagem do tubo de exaustão estiver bem feita e se o esquentador fôr ventilado, há uma relativa garantia de que não haja problema, mas...

Última edição:
Já agora que estão nisso: muitas pessoas não ligam o exaustor qd cozinham coisas por poucos minutos ou esquecem-se ou pq faz barulho etc.

Neste caso, estão a respirar o monoxido todo que resulta da queima. Portanto se cozinheiro fica com dor de cabeça ou mal disposto, a probabilidade de ser do monoxido é alta. Até pode desmaiar.

Sempre que se liga o bico do fogão a gaz, deve ligar-se o exaustor também.

Sei que isto parece um pouco infantil mas muitas pessoas ignoram completamente estas coisas.

Já agora que estão nisso: muitas pessoas não ligam o exaustor qd cozinham coisas por poucos minutos ou esquecem-se ou pq faz barulho etc.

Neste caso, estão a respirar o monoxido todo que resulta da queima. Portanto se cozinheiro fica com dor de cabeça ou mal disposto, a probabilidade de ser do monoxido é alta. Até pode desmaiar.

Sempre que se liga o bico do fogão a gaz, deve ligar-se o exaustor também.

Sei que isto parece um pouco infantil mas muitas pessoas ignoram completamente estas coisas.

BEm eu sou o idiota que liga sempre o exaustor para tudo, até para fazer torradas meto a torradeira em cima do fogão e ligo o exaustor [:D]

Vou experimentar esta noite no quarto com os respectivos cuidados , o ideal era primeiro colocar a sogra dornir no quarto com as janelas fechadas jaja mas de certeza não vai querer , mas como não sou um c0n4s de sabão e aquilo foi-me oferecido tenho que dar utilidade, hoje a noite vou experimentar colocando no minimo e abrindo a janela e a porta do quarto , tambem vou abrir a porta da cozinha para ventilar bem , enquanto ouver renovação constante de oxigénio penso que não haverá problemas , no entanto se amanhã não responder alguma coisa aqui , já sabem o que passou , podem escrever no post ( obituarios de gente famosa jaja )

Sobreviveste?

Também não percebi qual era o problema de desligar aquilo quando for dormir, qual é o problema do quarto arrefecer?

Eu já tive 2 do tipo hotspot, nunca mais, cheiro a gás e mesmo numa area enorme ao fim do dia doia-me a cabeça, o que sempre atribui ao empobrecimento da atmosfera.

Por algum milagre consegui vende-los aos "cadilac" desta vida.

Portanto, o hotspot não é perigoso, mas tu és!

Tenho de pedir desculpas mas gostei muito da ideia de ligar o aquecimento e abrir a janela para deixar entrar ar, pareceu uma ideia tao boa como comprar um aspirador robot e ir atirando lixo para o chao, nao vá por vezes o chao ficar demasiado limpo.

Epah, arranja uma aquecimento decente, em Portugal nao faz assim tanto frio que seja necessário ter aquecimento ligado para dormir.

Ridiculam o facto de abrir um pouco a janela mas faz todo o sentido.

No UK é obrigatorio ter trickle vents (https://en.wikipedia.org/wiki/Trickle_vent) que deixam sair uma pequena quantidade de ar principalmente para não reduzir a humidade do ar e assim possivel condensação e bolor.

Nao estás a falar do mesmo, aqui estás a falar de uma frincha pequena no topo das janelas e que na verdade quase nao passa ar nenhum.

Voltar
Superior