Boas.
Obrigado a todos os que disponibilizaram informação sobre a compra e legalização de carros importados.
O meu carro também vem a caminho.
Já agora relato também a minha experiencia até ao momento. Tal como vocês, procurei na net (mobile.de) várias viaturas que me interessavam e, como tenho um amigo em Munique, pedi-lhe para ver algumas delas lá na zona.
Depois de escolhida a viatura (carrinha Audi A4), e para que tivesse mais ou menos a certeza que estava tudo bem (também não havia grandes razões para não estar, pois tem 2 anos e 90 mil km) o meu amigo levou a carrinha a uma inspecção da Dekra antes de concluir o negócio (
http://www.dekra.de/dekra/show.php3?id=1507&nodeid=1507&_language=en).
A inspecção custou 72 euros, e detectou alguns pequenos pormenores, normais num carro usado, como algumas picadelas de pedras na parte da frente, mas nada que impedisse o negócio.
Depois da compra, passei para a fase do transporte da viatura. Tinha duas hipóteses: ou ia lá buscá-la (duas pessoas, pois a viagem era longa) ou contratava os serviços de uma transportadora. Quanto a ir lá buscá-la, os preços das viagens de avião para os dias mais próximos já estavam muito caros e além disse implicava alguns dias perdidos.
Optei por contratar os serviços de uma transportadora, pensando não ser complicado, mas verifiquei que a tarefa não ia ser assim tão fácil.
Primeiro contactei uma empresa (RG Transportes) que já tinha feito uns transportes (2) para pessoas conhecidas, e que por isso era a que tinha mais confiança, mas depois descobri que têm o centro logistico na Alemanha em Dortmund, pelo que teria de pagar mais um transp. Munique-Dortmund (600 km) e ficava muito mais caro do que o previsto.
Depois contactei várias outras empresas, mas umas tinham preços bastante superiores ao previsto e outras tinham prazos de entrega muito longos.
O problema era afinal Munique.
Depois, o amigo AR arranjou-me mais uns contactos e lá consegui o transporte numa empresa que me pareceu de confiança e com o preço justo. Mas não me livrei de ter de ir entregar o carro a outra cidade próxima.
Quando receber o carro, conto mais pormenores da legalização.
Para antecipar a legalização vou aproveitar que amanha tenho algum tempo livre e vou à Alfandega comprar o impresso do DAV, para o preencher e assinar em casa e depois outra pessoa entrega-o.
Cumps.