Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

Ainda hoje estou para compreender certos tópicos!

Se já foste buscar um carro ao estrangeiro, sabes quais os meandros da viagem/compra/legalização.

Consultas o mobile.de ou qualquer outro site e vês centenas de smarts á venda e respectivos preços.

Fazes a simulação dos impostos + as despesas de viagem/legalização.

Somas tudo e depois é só ver os preços que pedem cá e ver se compensa ou não.

Cumprimentos

Para efeitos de redução de ISV pelo numero de anos de uso, conta a data da baixa de matricula no país de origem. Se o carro é de 09/04, se dermos baixa na origem em 08/07, o carro terá 2 anos para efeitos de redução de ISV.
O melhor será dar baixa da matricula só depois dele fazer o 3º ano, em 09/07.
Não interessa quando iniciamos o processo legalização em Portugal, interessa sim é a data em q o veiculo deixou de circular no país de origem.

Alguém me confirma esta afirmação. É que no nite das finanças, no simulador de ISV, o que nos é pedido é "Indique a data da primeira matrícula no caso de veículo usado"..
Já agora, um carro que esteja num stand na alemanha, e nas fotos aparece sem matrícula, é porque já foi dada baixa da sua matrícula ou isso só é feito quando se pede as matrículas temporárias para exportação?

Obrigado

Importei uma Renault Grand Espace

Importei uma Renault Grand Espace

Boas!

Tenho andado um pouco desaparecido do Fórum!
Aqui aprendi a importar carros... e já fui a Alemanha "buscar" 2 para mim e mais alguns para pessoas que me pedem!!
Tive bastante gozo em trazer Smarts... em Espanha o pessoal fica a olhar para mim e era uma festa quando passava por camionistas portugueses!!apr:)apr:)

No final de Agosto, aproveitei as férias para trazer uma Renault Grand Espace 2.2 dci Privilege. [kiss]
Grande viagem entre procurar o carro e aproveitar para passear foram um total de 8500 km... mas tivemos oportunidade de estar em Bruxelas, Antuerpia, Luxemburgo, Hanover, Compiegne, Paris, passagem ao lado da ponte mais alta do mundo (em Millau- sul de França) e finalmente Barcelona.

Não fosse o vendedor se ter esquecido de pôr nº de contribuinte na factura e tinha sido uma legalização à primeira em 3 dias... assim foi 2 semanas [s)]

Satisfeito com a aquisição, agora "curto" a onda Monovolume![br:)]:)[br:)]:)

Continuação de boas importações a todos os frequentadores deste tópico!

Mais um acrescento

Mais um acrescento

Um particular pode legalizar os carros que quizer, só que a partir do 2º carro no mesmo ano, surge um alerta no computador da Alfandega, avisando que aquele NIF já introduziu no mercado nacional mais do que 2 carros. A partir daí os inspectores da Alfandega podem-se deslocar à residencia no contribuinte e pedir para ver os carros. Se os carros estiverem na posse do contribuinte: tudo bem. Se não estiverem, o contribuinte tem que demonstrar o que lhes fêz. Se os vendeu, a Alfandega pode cobrar imposto sobre as mais valias.

Olá a todos,

Venho acompanhando o forum já a algum tempo =] e deixo aqui os meus 2 centimos..

Mminter,
Hoje liguei pra alfandega do jardim do tabaco a questionar sobre se há algum limite de automoveis que se podem trazer.

Fui informado que não há qualquer limite, e que a alfandega nao cobra imposto sobre mais valias. As mesmas deviam ser declaradas ás financas. (ou seja tenho de pagar as financas)

Conclusão: fiquei a saber menos do que sabia antes de ter ligado. ora a alfandega nao faz parte das financas? Alguem sabe que percentagem se paga por mais valias? Alguem já pagou?

O pessoal que ganha a vida a ir buscar carros, que impressoes tem disto?

Um abraco a todos
C. Barros

Última edição:
Hoje liguei pra alfandega do jardim do tabaco a questionar sobre se há algum limite de automoveis que se podem trazer.
Fui informado que não há qualquer limite, e que a alfandega nao cobra imposto sobre mais valias. As mesmas deviam ser declaradas ás financas
Como eu disse "Um particular pode legalizar os carros que quizer", logo não há limite. Só que são veiculos para ele, pode legalizar 100 veiculos e tê-los na sua garagem.
Quando o particular vende os veiculos, visto que legalizou + de 2 no mesmo ano fiscal, o particular tem de declarar esse rendimento.
Mas o que se passa é que ninguem declara esse rendimento na declaração de IRS, e se passar sem serem inspeccionados, tudo bem! Mais 1 que fugiu ao fisco. Há tantos por aí...

Nem mais Minter,
alem de que tambem ( digam se tiver errado...) o fisco ira ter dificuldade em provar que tiveste mais valias com o carro. na transferencia dos documentos para o novo dono nao há nenhum documento que indique o valor da venda certo?

Na pratica podes ser um tipo que vai buscar carros por desporto, e vende os porque é giro experimentar carros todos os meses.

Um abraco,

Boas a todos.
Queria deixar aqui a minha experiencia ( não directamente, porque o carro foi para meu pai ) acerca de importações.
Aquando da procura de novo carro para meu pai, procuramos em todos os stands aqui ( AÇORES, S. MIGUEL ) um Mercedes C 220 D, pois era este o carro que lhe interessava.
Os preços dentro daquilo que ele podia, eram de 13 a 14 Mil € , carros de 93 ou 94, e já com uns Km acrescidos:sh) .
Foi então que entramos em contacto com um sujeito que costuma ir à Alemanha buscar carros.
Este Srº era conhecido de um colega de meu pai, dai depositarmos alguma confiança nele.
Ele garantiu que traria um carro dentro desses preços e em boas condições.
E assim foi, mês e meio depois, sim porque aqui temos tambem de considerar a demora do barco do continente para as ilhas, o carro chegou .
Eu é que o fui buscar ao porto de P. Delgada, e deixem-me dizer que para um carro de 12/93 está impecavel e até cheira a novo, aquele cheiro que parece que saiu de stand novo.
Veio com 159 mil Km.
Ao todo, com legalizações, transportes e uma jantarada com o dito Srº, ficou em 10.500€, assim até cresceu algum para umas jantes para o meu carrito [kiss]

Um abraço dos AÇORES

ISV - Método alternativo

ISV - Método alternativo

Como sabem, há uma alternativa à tradicional fórmula de cálculo de ISV para veículos usados

"Sempre que o proprietário do veículo entenda que o imposto resultante da aplicação da tabela supra referida excede o imposto residual incorporado em veículo idêntico ou similar, introduzido no consumo no ano da primeira matricula do veículo em apreço, pode requerer a sua avaliação ao director da alfândega até ao termo do prazo de pagamento a que se refere o n.º 1 do art.º 27º do CISV, tendo em vista a liquidação definitiva do imposto de acordo com a fórmula prevista no art.º 11º, n.º 3 do CISV, referente ao método de avaliação de veículos"

Alguém tem experiência de utilização deste método, em que o ditrector de alfândega avalia o carro? compensa sempre? quais os carros em poderá ser mais vantajoso?

Como sabem, há uma alternativa à tradicional fórmula de cálculo de ISV para veículos usados

"Sempre que o proprietário do veículo entenda que o imposto resultante da aplicação da tabela supra referida excede o imposto residual incorporado em veículo idêntico ou similar, introduzido no consumo no ano da primeira matricula do veículo em apreço, pode requerer a sua avaliação ao director da alfândega até ao termo do prazo de pagamento a que se refere o n.º 1 do art.º 27º do CISV, tendo em vista a liquidação definitiva do imposto de acordo com a fórmula prevista no art.º 11º, n.º 3 do CISV, referente ao método de avaliação de veículos"

Alguém tem experiência de utilização deste método, em que o ditrector de alfândega avalia o carro? compensa sempre? quais os carros em poderá ser mais vantajoso?

Boas. No meu caso, optei pelo método alternativo e compensou claramente (cerca de 20% a menos, contas de cabeça). Pelo que me informaram na altura, nos Mercedes costuma compensar...

Boas. No meu caso, optei pelo método alternativo e compensou claramente (cerca de 20% a menos, contas de cabeça). Pelo que me informaram na altura, nos Mercedes costuma compensar...

E quais são os passos a adoptar. Apresenta-se a DAV na alfândega, eles calculam o ISV a pagar e aí apresento a carta solicitando a avaliação do veículo pelo director da alfândega?
já agora, se se optar pelo método alternativo e no fim de contas, presumo que possamos escolher a opção que paga menos imposto, certo..?

Última edição:
E quais são os passos a adoptar. Apresenta-se a DAV na alfândega, eles calculam o ISV a pagar e aí apresento a carta solicitando a avaliação do veículo pelo director da alfândega?
já agora, se se optar pelo método alternativo e no fim de contas, presumo que possamos escolher a opção que paga menos imposto, certo..?

Pois os passos a seguir não tenho a certeza. No meu caso, felizmente foi um funcionário da alfândega que me deu a dica e quando dei entrada do processo entreguei logo o requerimento a solicitar o método alternativo, pois já me tinham dito o valor pelo qual era avaliado. O que me disseram é que se optasse pelo método alternativo o prazo de pagamento do imposto era menor (1 semana, penso eu), mas como era para pagar o mais rápido possível, não era problema.

Dúvida mobile.de

Dúvida mobile.de

Pessoal na busca do mobile.de surge-me o Net Price e o VAT 19%.

A minha pergunta é: Este VAT é o IVA certo?Que não é pago por quem quer importa o carro desde que o mesmo tenha mais de 6 meses ou 6000kms...Tou a ver o filme certo ou não?[:D]:sh)

Resumindo: Apenas interessa o Net price e obviamente o IA a pagar em território nacional, será isso?:confused:

Obrigado.

Voltar
Superior