Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

Aqui vai o meu relato... Já há uns anos que eu andava com projectos de ir à Alemanha buscar um 911. E assim fiz, regressei na quarta feira à noite com um 997 Carrera cinza, de Outubro de 2004. Aqui vão as fotos já em PT.

95922944sl5.jpg

42294671qw8.jpg

28997582bx7.jpg

O processo de procura e compra foi o normal. Procurei uns tempos no motor de busca da Porsche carros dentro dos parâmetros que me interessavam, na Alemanha, e ia contactando por mail os vendedores, fazendo perguntas, se o carro estava disponivel, etc..de referir que todos os que contactava por mail, passados alguns minutos/horas tinha a resposta e todos manifestavam disponibilidade para qualquer dúvida que tivesse.

Acabei por me decidir por um carro que estava numa localidade no sul, entre munique e estugarda. Pedi para o reservar, ao que me foi dito para dar um sinal de 5000 eur. Claro que ninguém gosta de pagar por uma coisa que ainda não viu, ainda para mais quando não conhecia sequer as pessoas em causa. Mas o facto de ser um stand oficial Porsche, e se não fosse o caso nunca o faria, levou-me a confiar.

Informei o vendedor do dia em que contava chegar, marquei viagem de aviao pela net - germanwings, reservei carro na net com GPS (obrigatório ter GPS) com a opção de o levantar no aeroporto e entregar na cidade onde se encontrava o stand - AVIS, e marquei hotel para uma noite também pela net.
Fiz também no banco a transferencia bancaria para pagar o resto do carro. Os diálogos foram sempre sendo feitos em inglês.

O facto de ter feito isto tudo com pouca antecedência ( 1 semana) levou a que as tarifas de avião não fossem uma pechincha, mas ainda assim bem mais barato do que se marcasse numa TAP ou Lufthansa (mais de 600 EUR por Lisboa-Munique, one-way ???, enfim...)

Cheguei ao stand, dirigi-me ao vendedor que por acaso estava cá fora, pois eles no dia seguinte iam ter um evento qualquer e estavam a por a artilharia pesada à vista - 911 turbo, GT2, GT3, enfim... Entrámos no stand, estavam a lavar o meu carro. Estivémos um pouco à conversa, ele a explicar-me o básico sobre o carro, onde fica o quê, mexer no computador de bordo, etc.. Deu-me os manuais em ingles, que lhe tinha pedido (não havia em Portugues), e falamos sobre garantias, revisoes, pneus, etc..

Nisto perguntei-lhe se era possível meter nas rodas o escudo porsche (que o carro não tinha) ao que ele disse claro que sim e pediu-me licença para levar o carro para atestar o deposito e que no regresso me colocava os escudos nas rodas. Ele regressa passado uns minutos, e entretanto chegam as matriculas temporarias ao stand. Como ele sabia o dia em que chegava mandou entregar nesse dia as matriculas no stand - foi la um homem entrega-as...

Entao ele diz-me o seguinte: os escudos nas rodas tenho todo o gosto em oferece-los, que têm um valor de 200 Eur (ou coisa parecida), e posso por essa despesa nas contas do stand.. mas as matriculas paguei-as do meu bolso e portanto terei de lhe pedir esse dinheiro, bla bla... Bom, aqui provavelmente foi conversa fiada, pois se nao tivesse pedido os tais escudos nas rodas ele teria pago tb as matriculas, mas deve ter ficado ela por ela..

Devo referir aqui a extrema simpatia e competencia de toda a gente que contactei neste processo. Tudo o que diziam, quer pessoalmente, sites, etc, correspondia à realidade..

Resumindo, com o carro atestado e com as matricula´s postas, tinha chegado ao stand e passado uma hora estava pronto para seguir viagem. So faltava entregar o carro alugado e partir rumo a PT

Quanto ao carro, tem 3 anos e 11000 km.. pois, é muito pouco para 3 anos, mas tenho tudo para acreditar nesse valor.. agora que ja o tenho, o carro esta impecavel, sem o minimo risco (apenas 1 ou 2 pequenas picadas na cava das rodas) , o mesmo por dentro...tinha perguntado ao vendedor pq um carro com 3 anos ter tao poucos km e ele disse-me que era de um senhor de 70 anos que por motivos de saude, falta de visao, deixou de o poder guiar. depois da experiencia que tive, onde pude atestar a competencia e organizacao dos alemaes, nada me leva a duvidar da palavra deles. Agora com a viagem somei-lhe mais uns 2400 km.

O carro, sendo usado, nao tem todo o equipamento que gostaria, e assim nao tem Navigation.. tenho aqui em PT um TomTom com a Iberia e isso devera ser suficiente no futuro, mas tinha dado jeito no regresso..imprimi na net o itenerario ViaMichelin e fiz-me a estrada. Ja tinha feito no passado uma vez a viagem Geneve-PT seguida (1800 km), so parando para meter gota e pensava eu que consegui fazer esta tambem seguida, mesmo sendo mais longe (2400 km)... qual quê!! em frança, zona de tolouse, já estava muito cansado e resolvi dormir num hotel..fiz portanto 2 jornadas de mais ou menos 10 horas a guiar, sempre a ritmos moderados, 130-150 kph.. apanhei grande parte do trajecto em auto-estrada, tabto em espanha como em frança em obras, o que compense com alguns troços, e durante pouco tempo, a 200 kph (o max que dei foi instantaneamente, e pq o transito de camioes é uma constante, 220)

Entretanto cheguei, e hj de manha ja fui a inspecção.. amanha é ir a alfandega e tratar do resto das coisas. Tenho estado a seguir, e vou continuar, os 15 passos que anda numas paginas ai atras.. para relembrar

LEGALIZAÇÃO DE CARROS IMPORTADOS

Passo 1: - Imprimir da Net (site da DGV) o Mod. 1402, duas impressões, ou caso não tenha net ir à DGV e comprar lá o impresso Mod.1402.

Passo 2: - Ir a uma oficina e tirar as forras de plástico que protegem o motor, por cima e por baixo. Isto é obrigatório porque na inspecção querem ver o motor e estas forras não deixam. Depois da inspecção mete-las novamente.

Passo 3: - Ir com o carro à inspecção. Aqui é necessário:

- Mod.1402 – duas cópias (eles ajudam a preencher);
- Ficha técnica (C.O.C);
Pagar cerca de 65 €

Da inspecção traz-se de volta as duas cópias do Mod. 1402, a ficha técnica (C.O.C) e o certificado de aprovação da inspecção.

Passo 4: - Tirar cópias do seguinte:

- Livrete – 2 + 1 (para futura recordação) cópias;
- Livrete internacional – 2 + 1 (para futura recordação) cópias;
- Registo propriedade – 2 + 1 (para futura recordação) cópias;
- Factura da compra – 2 + 1 (para futura recordação) cópias;
- Ficha técnica (COC) – 2 + 1 (para futura recordação) cópias;
- BI + Nº Contribuinte – 2 cópias;

Passo 5: - Ir á alfandega.
Compra-se lá a DAV, preenche-se de grosso modo e entrega-se juntamente com os originais dos documentos + 2 cópias de cada original + 1 BI + Nº Contribuinte.

Traz-se de lá duas cópias de cada documento, autenticadas por eles. Os originais ficam lá.

Perguntar aqui até que horas se pode pagar o IA.

Passo 6: - Ir á DGV.
Aqui mostra-se o Mod. 1402 que trouxemos de volta da inspecção, a Ficha técnica (COC) e o certificado de aprovação da inspecção.
Eles fazem a aprovação e metem o nº de homologação no Mod. 1402.
Aqui traz-se tudo de volta.

Passo 7: - Tratar da forma de pagar o IA.
O IA pode ser pago de 3 modos:

- Cheque visado – Demora 10 min. no Banco. Preenche-se um cheque à ordem Direcção Geral do Tesouro, com a quantia do IA ( se não se souber o valor exacto mete-se aproximado e depois paga-se o resto com dinheiro). Eles visam o cheque no momento e traz-se logo de volta.
- Dinheiro vivo;
- Multibanco – Atenção que só se pode pagar até determinado montante (Montepio 2500 €) depois dá-se o restante em dinheiro.

Passo 8: - Tirar cópias de:
– 1 cópia - Mod. 1402 já com o nº de homologação e carimbo branco da DGV;
– 1 cópia do Certificado de aprovação da inspecção;

Passo 9: - Ir á alfandega pagar o IA.
Entregam-se as cópias tiradas e traz-se uma cópia do recibo do pagamento.

O documento da matrícula só é emitido durante a noite, por isso tem de se voltar lá no dia seguinte. Caso não se queira voltar lá, levar um envelope selado, que depois eles enviam por correio.

Passo 10: - Ir á alfandega buscar o documento da matrícula ( se receber por correio não é necessário).
Recebe-se dois documentos iguais em papel selado, onde consta a matricula.

Passo 11: - Tirar 2 fotocópias de cada folha selada da matrícula.

Passo 12: - Ir á DGV tratar do Documento único.
Entregar lá:
- 1 fotocópia de cada folha selada da matrícula;
- 1 fotocópia BI + Nº Contribuinte;
- Cópias autenticadas recebidas da alfandega na 1ª visita;
- Pagar 30 e tal €
Traz-se o documento para apresentar na conservatória e o recibo do pagamento.

Passo 13: - Ir à conservatória do registo automóvel.
Entregar lá:
- 1 fotocópia de cada folha selada da matrícula;
- Documento da DGV;
- Pagar 50 e tal €

Passo 14: - Ir a uma loja de matriculas e com os originais da Alfandega mandar fazer as matrículas.
Demora cerca de 10 minutos. Leva-las e po-las no carro.

Passo 15: - Tratar do seguro e imposto de selo.

Bom, como diria o outro, é mais uma sucata nas nossas estradas...

Boas noites.
Antes de mais parabéns pela máquina, parece-me muito bem. Também eu regressei à poucos dias com a minha sucata de sonho e concordo na generalidade com as opiniões que aqui deixaste acerca da honestidade nos stands oficiais.
Desejo-te sorte com o carro e viagens um pouco mais lentas por essas auto-estradas portuguesas (120-140 digamos....). Já agora, trouxeste matrículas de 7 dias certo? É que as placas do carro assim à 1a vista até pareciam já as portuguesas... (data em amarelo).

Deixo só a sugestão: para quem (como eu) mora longe da alfândega o melhor será fazer Inspecção -> DGV -> Alfândega -> DGV. Sempre poupa uma viagem, pois já leva o modelo 1042 autenticado pela DGV quando for à Alfandega. Alguém que me corrija se estiver errado. Já fui à Inspecção e tirei cópias [;)], segue-se o passo DGV...

Cumprimentos

Vipedro lamento mas o teu link não funciona pois está a apontar para um resultado de uma página dinâmica de pesquisa. Se o carro for de 2006 ou mais recente encontras aqui a informação que precisas: http://www.vcacarfueldata.org.uk

Boas noites.
Já agora, trouxeste matrículas de 7 dias certo? É que as placas do carro assim à 1a vista até pareciam já as portuguesas... (data em amarelo).

Deixo só a sugestão: para quem (como eu) mora longe da alfândega o melhor será fazer Inspecção -> DGV -> Alfândega -> DGV. Sempre poupa uma viagem, pois já leva o modelo 1042 autenticado pela DGV quando for à Alfandega. Alguém que me corrija se estiver errado. Já fui à Inspecção e tirei cópias [;)], segue-se o passo DGV...

Cumprimentos

Sim, as matrículas sâo de 7 dias. Já que é moda tapar as matriculas, assim o fiz, e de facto parecem portuguesas..

Em relação a fazer Inspecção -> DGV -> Alfândega -> DGV, pensei exactamente no mesmo.. e acho que é possivel..

Emissões de CO2

Emissões de CO2

Vipedro lamento mas o teu link não funciona pois está a apontar para um resultado de uma página dinâmica de pesquisa. Se o carro for de 2006 ou mais recente encontras aqui a informação que precisas: http://www.vcacarfueldata.org.uk

Boas, agradeço imenso a tua ajuda. Ao ler o site q. indicaste descobri um link para obter as emissões de CO2 de veículos anteriores a 2006. Para alguém que precise aqui fica:

http://www.smmtco2.co.uk/co2search2.asp

Mais uma vez obrigado.[kiss]

Última edição:
Boas.
Só para melhorar a informação, do amigo tomix:
Passo 6 não dão logo o modelo 1402 com o numero de homologação, no meu caso tive de o ir buscar no dia seguinte.
Passo 10 Logo que levantam a Dav com as matriculas do carro podem logo se quiserem ir fazer o seguro, pagar o imposto de selo e mandar fazer as matriculas, este documento tem validade de 60 dias e assim caso não tenham matriculas de transito já podem ir á Dgv tratar do DU na máquina com matriculas tugas.
Passo 13 na Dgv pelo menos a mim só me entregaram um recibo do pagamento do DU, para ir á conservatória do registo automóvel só passados +-30 dias tempo necessário para actualizarem os registos.

Ps. Parabéns pelo maquinão, já agora quanto é que te levaram pelas matriculas de transito para 7 dias?

Cumprimentos

Paulo Marques

Boas.
Só para melhorar a informação, do amigo tomix:
Passo 6 não dão logo o modelo 1402 com o numero de homologação, no meu caso tive de o ir buscar no dia seguinte.
Passo 10 Logo que levantam a Dav com as matriculas do carro podem logo se quiserem ir fazer o seguro, pagar o imposto de selo e mandar fazer as matriculas, este documento tem validade de 60 dias e assim caso não tenham matriculas de transito já podem ir á Dgv tratar do DU na máquina com matriculas tugas.
Passo 13 na Dgv pelo menos a mim só me entregaram um recibo do pagamento do DU, para ir á conservatória do registo automóvel só passados +-30 dias tempo necessário para actualizarem os registos.

Ps. Parabéns pelo maquinão, já agora quanto é que te levaram pelas matriculas de transito para 7 dias?

Cumprimentos

Paulo Marques

Boas

Confirmo que os passos a dar não serão exactamente por aquela ordem. Eu pelo menos fui à alfândega antes de ir à DGV e voltei para trás porque ainda não tinha o número de homologação no mod 1402. Assim, resumidamente, a ordem será:
1 - inspecção
2 - dgv (onde é posto no mod 1402 trazido da inspecção o número de homologação; deram-mo logo)
3 - alfândega (preencher DAV e pagar ISV; levar envelope selado para eles enviarem para casa a matrícula)
4 - DGV
5 - conservatória do registo automóvel

Quanto às matrículas de 1 semana, paguei 100 e tal EUR...acho que se fossemos tratar disso presencialmente lá na Alemanha seria mais barato, pois os que paguei devia incluir o frete do gajo que foi buscá-las e entregar no stand...

Cumprimentos

Obrigado pelo update tomix.

Aproveito para dizer que as matrículas de 30 dias custam 160 euros certos, fui com a vendedora à ADAC faze-las e foi quanto ela pagou, e também é o valor que vem no recibo com que fiquei. A seguradora é a ARISA Insurances - Luxembourg, não sei se é sempre a mesma.

Cumprimentos!

Obrigado pelo update tomix.

Aproveito para dizer que as matrículas de 30 dias custam 160 euros certos, fui com a vendedora à ADAC faze-las e foi quanto ela pagou, e também é o valor que vem no recibo com que fiquei. A seguradora é a ARISA Insurances - Luxembourg, não sei se é sempre a mesma.

Cumprimentos!

As Matriculas de Exportação, custam o que o vendedor pedir. Se te pedir 250 Euris, que remedio tens tu em os pagar[8b] [8b] [8b] [8b] .
A companhia de Seguros varia de sitio para sitio........

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Matriculas

Matriculas

As minhas Matriculas custaram-me 65€ para 30 dias com seguro incluido perto de Munich em Outubro 2007. As chapas custaram-me mais ou menos 30€.

Estranhei (pela positiva), pois o ano passado tinha pago 120€ para 10 dias.
Depende muito do stand....

Eu só mencionei isso, porque na altura que fui buscar a minha carrinha, paguei 148 euris pelas matriculas de 30 dias, e o outro carro que veio pagou 250 Euris pelo mesmo serviço.

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Boas

Eu sou novato, nesta ideia de importação, sempre fui defensor de comprar novo, mas como ando à procura de algo que não ha muito em Portugal, virei-me para outros mercados. Então começaram as dúvidas.

- As compras que varios users fazem na Alemanha e afins é a stands de usados que vos passam factura? Ou compram támbèm a particular?
Se a compra for a particular como consigo provar em Portugal que paguei o IVA no pais de origem?

- O que é o COC que vcs tanto falam ? Eles disponibilizam nos stands de usados ?

Obrigado desde já e pode ser que venha mais uma sucata .....

Boas,

Estou a tentar legalizar o carro que fui buscar à Alemanha.
Fui hoje à DGV (Porto) e disseram-me que dariam o nº de Homologalação passados 4 a 5 dias.
Ainda não entreguei os papeis.
Onde se consegue o nº na hora?

Homologação

Homologação

Boas,
Depende muito do quanto burocrático é a DGV seleccionada.

A DGV de Entrecampos - Lisboa, demorou-me 1 dia. O ano passado, a mesma demorou-me 3-4 dias.

Não ficam como eu, a espera da vez. Estavam 120 pessoas/senhas a minha frente. Basta entregar o COC, 2 modelos do 1402 carimbados pela inspecção e entregar nos balcões 15 a 18, da DGV de Entrecampos - Lisboa. Para levantar, após 1 dia, basta falar com o guarda.

Já agora uma pergunta:

Como saber quando já se pode ir a Conservatória depois de entregar a papelada na DGV? Eles dizem 6-7 semanas, mas eu queria despachar o carro antes.

Cumps,

Coc

Coc

- As compras que varios users fazem na Alemanha e afins é a stands de usados que vos passam factura?

SIM

Ou compram támbèm a particular?
Se a compra for a particular como consigo provar em Portugal que paguei o IVA no pais de origem?

Não é preciso desde que tenha mais de 1 ano ou 6 meses (regra para 2008)

- O que é o COC que vcs tanto falam ?
Certificado de Conformidade Europeia

Eles disponibilizam nos stands de usados ?
Depende, se for da marca sim. Se vier com o carro também.

Parabéns Luciano pelo tópico.

Andei cerca de dois meses a ler os post's. Fiquei bastante esclarecido e incentivado a comprar um carro na Alemanha.

Queria uma monovolume 7 lug + de 2500kg = 50% de ISV [;)].
Queria por uma Sharan, Alhambra ou Galaxy.
Já tinha umas férias programadas para 9 de Novembro e marquei com cerca de uma mês de antecedência a viagem na Ryanair, para a familia (esposa + filhote 7 anos), destino a Frankfurt. Pesquisei na net várias opções. Inicialmente cheguei a telefonar para amigos em Londres e na Austria para averiguarem aqules negócios de 5000-7000€ de carros que na realidade se vêm a verificar que não existem (contos do vigário).
Cerca de três semanas antes do ir, encontrei uma Galaxy de 2003, 130cv, full extras, 89000Km, bom preço. O Stand (auto-mayer) fica depois de Hamburg, 650km de Frankfurt. Aluguei um Golf na Sixt para um dia, pela net. Aluguei um quarto a 200mt do Stand. Fiz alguns telefonemas (auto-mayer) para algumas informações.
Não há desconto, mas o preço é com tudo incluido para exportação (disse o vendedor). Fiz TB de 1000€ para reservar o carro pois não o reservavam com tal antecedência, sem um sinal. Enviaram por fax contrato de compra-e-venda o qual assinei e reenviei.

Dia 11, 6.30h lá estava a familia no aeroporto de partida para Frankfurt.
Chegada 12.05h fomos à Sixt, pediram cartão de crédito para uma caução de 750€ (já estava preparado pois há um post com essa indicação), deram-nos a chave do carro e uma cadeira para criança, já préviamente alugada (8,90€/dia). Atenção não foi ninguém verificar o estado do carro. Faltava uma tampa da jante, tive que regressar ao balcão para dar essa indicação. Ao que parece, já estava referênciado na ficha do carro. Tudo correu bem até Neumünster, o quarto estava à nossa espera.

Dia 12 às 9h estavamos no Stand, o vendedor disponibilizou o carro para que o podessemos vêr ao pormenor e experimenta-lo. Realmente eu e a minha esposa achamos que correspondia às informações recolhidas.
Decidimos concluir o negócio.
Afinal tivemos que pagar tudo. Seguro+matriculas, preparação do carro, bateria nova e até o COC que me parece ser oferecido pela marca. Cerca de 400€ por tudo.
Ainda assim o negócio é bom. Se fosse em Portugal tinhamos dito ao vendedor para ir dar uma volta e que ficasse com o carro para ele. De refereir que o vendedor era genuíno Alemão de Hamburg, mas com um discurso já muito conhecido por cá. O carro tem livros de revisões na marca, a última aos 70 000km, com a dos 90 000km por fazer. Ou seja o carro foi entregue conforme foi recebido, ainda bem que foi bem tratado, só uma mão.
É bom dizer que fechamos o negócio às 10h e ás 12h já tinhamos o carro nas mãos, pronto para seguirmos viagem.
A viagem foi óptima, visitamos Bruxelas, Paris, EuroDisney, enfim uma semana bem passada [;)] .

Segunda-feira, inicio da legalização.
Levei o carro à inspecção. A documentação estava bem, só me pediram um modelo 1402 e não 2 como têm referido. Estava quase concluida, quando foi necessário verificar o nº do motor. Não foi possivel, tive que ir a um mecânico para fastar alguns tubos e depois regressar ao local. Bom ainda não se conseguia vêr o nº. Fui lavar o motor e regressei, continuamos à procura. Decidi ir à Ford, o nº está escondido na parte lateral, é necessário desmontar algumas peças, o que não seria possivel no momento, é necessário fazer uma marcação.
Foi um dia perdido. Marcada revisão dos 90 000km+verificação do nº do motor para sexta-feira. Devo levar uma declaração da marca com o nº. para apresentar na inspecção.

Terça-feira, pensei adiantar-me ao pedir o nº de homologação nacional. Dirigi-me à DGV, não é possivel dar o nº sem o mod 1402 carimbado pela inspecção e que seria tb necessário entregar o mod 1406. Aqui ainda não li referência este modelo. Será mesmo necessário? A entrega do nº demora 4 a 5 dias.
Bom, neste processo vou demorar pelo menos 15 dias, se entretanto não aparecer outro contratempo.[8b]
Estou a vêr que tb é preciso ter sorte, pois há relatos de conseguirem a legalização em 3-4 dias.

Continuo a perguntar onde se consegue o nº na hora, pois posso ir a Braga, Espinho, Aveiro etc, para não esperar mais 5 dias.
Já agora, penso pagar cerca de 2575€ na alfândega. Ano 2003, com 1896cc, 170 de Co2, 2510Kg e 7 lug. Confirmam?

Voltar
Superior