Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

não querias mais nada! [:p]
pelo que é do meu conhecimento, pagas os impostos de lá, depois cá pagas o IA e o IVA.
Duvido que alguma empresa séria te vende o carro sem IVA, porque para isso é necessário ser empresa, e ter uma declaração do fisco para apresentar lá na Alemanha, para o stand te vender o carro sem IVA.
Depois se fosses uma empresa, e quisesses vender o carro em PT, terias de pagar os 21% ao estado sobre o preço de compra.
A expressão "Tax Free" é para outra coisa, é quando alguém de fora da UE compra alguma coisa na UE, não paga IVA.
Quanto ao carro, é de 1995 cm3, uma bomba!!! na estrada e para o ISV também !!!!
Pela minha experiencia concreta, adquiri um veiculo NOVO na Alemanha e o vendedor emitiu uma factura p/ o meu nº contribuinte singular PTxxx.xxx.xxx com o valor Netto s/VAT (é a denominação correcta, de facto não se chama Tax Free numa transação intracomunitária)
Em Portugal procedi ao pagamento do IA (na altura, hoje ISV) e ao pagamento do IVA sobre factura+IA

Isto, porque escolhi efectuar o pagamento do IVA no país destinatário, senão teria que pagar IVA na origem, depois pagar IVA no destino, e só depois solicitar a devolução do IVA pago anteriormente na origem

Boas,

venho aqui colocar uma questão a quem me possa esclarecer.
Pretendo adquirir uma viatura nova (espaço UE) e importar directamente para Portugal, optando por pagar os impostos da mesma em território nacional.

A questão prende-se com o valor dos impostos, estes vão incidir no valor base do carro no país de origem ou é aplicado o IA e IVA pelo preço base do carro em Portugal?

Obrigado.

Cumps
Já houve aqui pessoal a dar-te respostas erradas!

Lê o RITI (regime do IVA nas transações intracomunitárias) http://www.dgci.min-financas.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/RITI/index_riti.htm
que já ficas a saber.

O mminter é que tem razão: há 2 opcções, sendo a melhor a que ele utilizou, ou seja, não pagar IVA na origem.

Quando o carro já pagou IVA na origem e for considerado novo (Art. 6º do RITI), pode-se sempre pedir o reembolso desse IVA. Claro que depois terá que se pagar o IVA cá do burgo.

Conclusão: só se paga IVA uma vez, e não 2 como erradamente já alguém aqui informou.

Legalização

Legalização

Boas. Tenho uma duvida, nao sei se é o local mais apropriado mas ca vai. Se comprar um Bora 1.9 TDi (130 CV)de 2003 em frança, o que é que tenho que pagar para o legalizar. E ha alguma maneira de ser mais barato sendo a legalizaçao feita pela pessoa que o vende lá fora?

Obrigado

IVA 2 vezes

IVA 2 vezes

Já houve aqui pessoal a dar-te respostas erradas!

Conclusão: só se paga IVA uma vez, e não 2 como erradamente já alguém aqui informou.

Talvez tenhas razão em termos teóricos, mas em termos práticos para particular a coisa para mim não funcionou.

Tentei comprar um carro novo, e o stand quer seja em França, quer seja em Alemanha, recusou-se a vender o carro a menos que fosse uma empresa e com uma declaração das Finanças.

Bora 1.9 TDi (130 CV)de 2003 em frança, o que é que tenho que pagar para o legalizar. E ha alguma maneira de ser mais barato sendo a legalizaçao feita pela pessoa que o vende lá fora?

1-Vais a http://www.autoweb-france.com/fiches-techniques/Volkswagen/fiche_254_Volkswagen_Bora_TDI_130.php

e temos 1896 cm3 e 140 g CO2

2-depois vais aqui: http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp

e temos 3477,29€, se o carro for de Agosto 2003 por exemplo

> A legalização é feita em PT, acho que é obvio não !?

Cumps,

Última edição:
um pequeno aparte,,
não sei se já se aperceberam,,,

todos os veiculos "matriculados" em portugal desde julho de 2007, regem-se por esta tabela para pagar o imposto unico de circulação..

http://impostosobreveiculos.info/ta...culacao/tabela-imposto-unico-circulacao-2008/

(façam as vossas contas)

Não se se tb reparas-te, que nessa mesma tabela tb estas a pagar muito menos de ISV do que antes de Julho de 2007

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaa branquinhaaaaaaaaaaaaaaa

Olá pessoal,

Eu já tenho cá o meu! :D

Já iniciei o processo de legalização mas estou à espera ainda do COC para o qual tive de pagar 100€ para o emitirem. Enviei hoje o cheque por correio e os respectivos dados necessários.

Aqui fica uma foto do que fui buscar:

http://allyoucanupload.webshots.com/v/2000388135597062590

Se quiserem saber da história eu talvez mais tarde conte tudo o que se passou, por agora não tenho mesmo tempo.

Cumprimentos,
Pedro Lima

Oh pessoal, disseram-me que eu ia estar à espera umas 3 semanas SÓ para receber o CoC. Será possível?

Já agora, eles pediam uma cópia do Livrete e do Título Registo de Propriedade ou Documento Único Automovel.

Os Alemães naqueles dois papeis (o que é do tamanho do nosso DU e o que parece uma folha A4) consideram isso um DU também? É que se para além disso eu tiver que ter algo mais, não tenho! :S

Tenho o TUV e a factura mas não tenho mais nada (a não ser o que mencionei acima também).

Ou seja, se não estou em erro, preciso apenas de:

- Documentos do veiculo;
- TUV;
- CoC;
- Factura de venda.

Certo? Isto trazido de Alemanha, visto que eu não trouxe o CoC e tive de o pedir.

Já agora, na AutoInforma, eles chamam ao CoC de Certificado CE de Conformidade, mas eu perguntei diversas vezes ao telefone (para ter mesmo a certeza) se aquilo era o CoC e eles disseram que sim. Portanto está certo, não é?

Outra questão, eu mesmo sem o CoC sou obrigado a ir dar entrada do carro em Portugal?

Se sim, visto que sou de Lisboa, onde tenho de ir?

É que quando liguei para a Alfandega devem-me ter percebido mal, porque eu perguntei quando é que era obrigado a ir à Alfandega e eles disseram-me que só podia ir à Alfandega quando tivesse a Inspecção feita e o CoC (também preciso do CoC para fazer a Inspecção).

E pronto, desculpem lá esta grande confusão, mas se me poderem ajudar nesta enorme confusão de burocracias ficava muito agradecido.

Cumprimentos,
Pedro Lima

Se o tivesses pedido la, a esta hora ja o ca tinhas, para alem de la te teria custado na casa dos 23 Euris......

Como nao o pediste, tens de esperar.[8b] [8b] [8b]

Amigos, não é só ir la. Falar em Ingles para eles. Trazer o que eles dão. É necessario saber o que se está a fazer, sob pena de se ter estes pequenos dissabores.

Ter o carro na garagem e não poder andar com ele,é f*******

Desculpem este pequeno desabafo, mas isto tinha que ser dito.

1 Abraço da Serra da Esterla branquinhaaaaaaaaaaaaaaaaa

P.S. Até à presente data ainda não recusei nenhum contacto no M S N. Ele ta sempre disponivel para quem necessitar de ajuda.......

Última edição:
Processos

Processos

Oh pessoal, disseram-me que eu ia estar à espera umas 3 semanas SÓ para receber o CoC. Será possível?

Já agora, eles pediam uma cópia do Livrete e do Título Registo de Propriedade ou Documento Único Automovel.

Já agora, na AutoInforma, eles chamam ao CoC de Certificado CE de Conformidade, mas eu perguntei diversas vezes ao telefone (para ter mesmo a certeza) se aquilo era o CoC e eles disseram que sim. Portanto está certo, não é? SIM

Outra questão, eu mesmo sem o CoC sou obrigado a ir dar entrada do carro em Portugal? podes esperar 30 dias

Se sim, visto que sou de Lisboa, onde tenho de ir? não podes dar entrada sem entrar com a papelada toda

É que quando liguei para a Alfandega devem-me ter percebido mal, porque eu perguntei quando é que era obrigado a ir à Alfandega e eles disseram-me que só podia ir à Alfandega quando tivesse a Inspecção feita e o CoC (também preciso do CoC para fazer a Inspecção).

Cumprimentos,
Pedro Lima

Pedro,

1- A folha A4 verde é o documento do carro. Precisas de apresentar também a parte II.
2-TUV, não precisas para nada em Portugal, aqui não vale nada.
3-com COC, esperas 3 semanas [:D] [:D]
sem coc, vais a representação em Portugal da mrca, qual é? e pedes o COC (150€ [:D] ) ou dão te a ficha técnica do carro, e na inspecção com este documento tiram-te a medida de Co2. estás feito se for mais.

Conselhos:
Dia x-esperas pelo COC
Dia 1, vais a INSPEAUTO de Alfragide, tipo B, é rápido.
Dia 2, tiras 2 cópias, vais a DGV - Entrecampos, pedir homologação, não é preciso tirar senhas, desde que entregues
Dia 3, levantas, sem senha - 1 dia
Dia 3, alfandega $$$
Dia 4,alfandega - 1 dia
Dia 4, fazer chapas, seguro

Voltar
Superior