mminter
New member
Pela minha experiencia concreta, adquiri um veiculo NOVO na Alemanha e o vendedor emitiu uma factura p/ o meu nº contribuinte singular PTxxx.xxx.xxx com o valor Netto s/VAT (é a denominação correcta, de facto não se chama Tax Free numa transação intracomunitária)não querias mais nada! []
pelo que é do meu conhecimento, pagas os impostos de lá, depois cá pagas o IA e o IVA.
Duvido que alguma empresa séria te vende o carro sem IVA, porque para isso é necessário ser empresa, e ter uma declaração do fisco para apresentar lá na Alemanha, para o stand te vender o carro sem IVA.
Depois se fosses uma empresa, e quisesses vender o carro em PT, terias de pagar os 21% ao estado sobre o preço de compra.
A expressão "Tax Free" é para outra coisa, é quando alguém de fora da UE compra alguma coisa na UE, não paga IVA.
Quanto ao carro, é de 1995 cm3, uma bomba!!! na estrada e para o ISV também !!!!
Em Portugal procedi ao pagamento do IA (na altura, hoje ISV) e ao pagamento do IVA sobre factura+IA
Isto, porque escolhi efectuar o pagamento do IVA no país destinatário, senão teria que pagar IVA na origem, depois pagar IVA no destino, e só depois solicitar a devolução do IVA pago anteriormente na origem