Boas.
Já agora, informo que o processo de legalização da minha viatura já terminou, e durou uma semana e um dia.
Passos:
- já tinha acordado com o transportador a entrega da carrinha no final do dia 13 (4ªF). Meti dia 14 para férias e marquei inspecção tipo B para inicio da manha.
- a carrinha foi-me entregue na madrugada (1h) do dia 14, após ligeiro atraso, mas nada de mais.
- dia 14 (9h-10h) tirei as protecções do motor.
- dia 14 (10h30-11h30) fiz a inspecção tipo B (65 euros), com COC trazido da Alemanha.
- dia 14 (14h45-15h50) entreguei os documentos necessários (DAV + restante) na Alfandega. Disseram já qual o montante de IA que tinha a pagar, com base no CO2 presente no doc. COC e da inspecção (montante que já tinha calculado e que era igual, ao cêntimo).
- dia 14 (16h10) fui à DGV Porto, mas já tinha fechado (16h), pelo que já não pude adiantar mais nada nesse dia.
- dia 15 (8h40-8h55) fui ao banco pedir que me visassem o cheque para pagamento do IA (emitido à ordem da Direcção Geral do Tesouro).
- dia 15 (9h-11h) a esposa foi à DGV, pedir o n.º homologação nacional, mas não pôde entregar pois eu tinha de assinar o pedido e além disso não levou as cópias dos livretes alemães.
- dia 18 a esposa entregou na DGV o pedido assinado e com as cópias necessárias. (aqui pensei que entregassem de imediato o n.º homologação, mas não, disseram para levantar apenas no dia 20).
- dia 20 (9h-10h) fui à DGV levantar a papelada, mas azar, ainda não estava pronta (disseram que o engenheiro que assina tinha estado doente e que demora quase sempre 3 dias úteis).
- dia 21 (9h-9h30) fui novamente à DGV e levantei finalmente a papelada do n.º homologação.
- dia 21 (9h40-10h15) entreguei o n.º de homologação na Alfandega e ainda a factura de transporte e o CMR que não tinha entregue na primeira visita. Paguei o IA com cheque visado. Disseram que as matriculas eram atribuídas durante a noite, se não houvessem problemas no sistema informático.
- dia 22 (9h-9h30) levantei na Alfandega os 2 documentos com a matricula.
- dia 22 (9h40-10h30) entreguei na DGV o pedido de emissão do DUC (33 euros) e o registo de propriedade (53 euros). Já estava legalizado. (para poder circular com o carro durante 60 dias, não precisava de tratar já do DUC, pois segundo a Alfandega, bastava o documento da Alfandega, o seguro e o selo).
- dia 22 (14-14h20) pedi a um familiar para comprar as matriculas (13 euros).
- dia 22 (20h-20h30) fui ao mediador de seguros tentar obter o melhor seguro. Durante a semana já tinha pedido várias simulações a amigos (seguro danos próprios).
- dia 23 (9h-9h20) fui comprar o selo (32 euros).
- dia 23 (10h-12h) fiz o seguro.
- dia 23 a partir das 12h já podia andar com o carro.
Resumindo, o processo foi concluído em pouco mais de uma semana.
Já agora, as seguintes dúvidas:
- o pedido de n.º homologação nacional na DGV não podia ser feito antes de ir à Alfandega? assim poupava uma deslocação.
- o que demorou mais foi o pedido de n.º homologação nacional na DGV Porto (3 dias). Existia maneira de obter isto mais rápido? Qual o prazo de entrega noutras DGV?
E informo ainda o seguinte: na Alfandega do Freixieiro, eles tinham lá um aviso que, dado preverem um afluxo anormal de pedidos até ao final deste mês, limitavam o serviço. Por isso quem quiser legalizar o carro ainda este mês é capaz de ter mais dificuldades.
Cumps.