Importação de carro Alemanha
Importação de carro Alemanha
Boa tarde,
Fui um espectador atento durante 3 meses destes foruns, ouvindo opiniões e conselhos, que achei muito útil. Depois da minha viagem a Alemanha, penso que estou em condições de dar a minha modesta experiência. Desloquei-me a Alemanha com o carro escolhido: MB C220 Avantgard 2003 Full Extras, pele, xenon, GPS, preta, etc. E levei 4 opções caso corresse mal a primeira. Devo dizer que nada como ir lá para ver as coisas "in loco". Não acreditem em tudo por favor (ex. do sal na estrada, isso nao se usa a mais de 20 anos na Alemanha, foi proibido, precisamente pelos carros e pelos cães e animais que ficavam com as patas em feridas).
Então é aasim: o Sul da Alemanha é dominado pelos "Handlers" árabes: turcos, Libaneses, Jordanos, etc. Mas são pessoas que até já nasceram na Alemanha. O Norte é dominado pelos "tugas" e espanhóis.
O negócio dos Handlers assenta na compra e venta rápida, compram carros a privados, batidos ou não e vendem logo a seguir, principalmente a Romenos, outros paises de leste e portugueses, que depois os vão vender.
O stand onde fui ver a carrinha era deprimente, para mim era um armazem no meio do mato, estradas com prostitutas e relotes a servirem de quarto. Logo à entrada vi uns 10 carros batidos de frente, todos topos de gama MB, BMW, Audis, etc. E do outro lado num armazem fechado estava o que eu tinha mandado reservar, a troco de uma caução. O primeiro pensamento que tive foi o que estao a pensar: arranjam carros e vendem a sucata aos tugas e romenos. Mas dei o beneficio da duvida e fui ver. O carro estava impecavel, irrepreensivel. Inspeccionei ao pormenor e convencia-me. Depois abri o capot e vi uns parafusos meio aldrabados. Fui a Mercedez de lá (paga-se 60€ mas nao paguei) e o fulano alemao meteu-a no banco, levantou-a e disse-me que nao via nada de especial, depois perguntei-lhe sobre os parafusos e ele esboçou uma cara do tipo: que quere que lhe diga?? sim já foram apertados. Bom, nisto ja tinha pedido copia do Brief (livrete) e dei o nº de chassis a um amigo, que conseguiu atraves na MB em espanha saber o historial do carro: tinha batido de facto de frente, levou um braço de suspensão novo, a caixa ja tinha levado peças novas, enfim....isto depois de ter andado com ela e achei espectacular. Nas marcas ninguem diz nada, existe uma especia de "pacto de silêncio", so em Portugal ou Espanha se consegue saber com o nº de chassis. Nos fazemos um favor a eles em comprar a sucata, e assim o mercado deles fica mais aberto. A propria MB em Portugal nos dá as boas vindas: mais um cliente para peças.
Depois fui ver as outras opções mas não me convenceram nada, autentica sucata.
Bom, o que vos kero transmitir é o seguinte: se querem um bom carro para vocês consumirem comprem nas marcas, é mais caro sim é verdade, mas compensa, é outra conversa. Eu fui ver e estes carros começam em 20 mil euros. Ou então comprem a privados (
www.faircar.de) directamente e vão ao TUV e pagam (60€) uma inspecção mas ficam garantidos (TUV é tipo centro de inspecções), e eles vêm tudo ao pormenor, inclusive se foi roubado. Se querem um carro para andarem uns tempos e depois enfiá-lo a um despistado comprem nos Handlers, sejam qual forem. Mais baratos e boa qualidade (mas Km viciados e podem ser batidos). Sim é verdade, viciar Km na Alemanha da pena de prisao até 5 anos, mas a droga tambem é crime e não é por isso que deixam de traficar. A conversa dos Handlers é sempre essa. Aí sim, visitem o mobile.de, ou o Autoscout, motores24, etc.
Sem querer dizer nome, existem alguns Senhores lá no Norte da Alemanha que exportam muito para o Norte de Portugal: é tudo viciado os Kilometros. Compram com 300/400 mil e vendem com 120 mil, para nao dar bandeira. Isto foi-me dito por alguém muito proximos deles.
Bom, quanto a mim, adiei a minha estreia nesta aventura, se for outra vez vou comprar na Marca.
Espero ter ajudado a algumas pessoas com duvidas e tambem espero não ter afastado potencias clientes.
Comprimentos e bons negocios.