A minha experiência acabou agora e não correu mal. No fim digo o que correu menos bem. Antes de mais deixem-me agradecer a todos os forenses porque foi com base no que li aqui que tive informações bem valiosas e me decidi.
No mobile.de encontrei vários carros num raio de 50 km de Frankfurt (onde aterra a Ryanair). Os anúncios mais tentadores eram todos tanga. As histórias eram mirabolantes como aquela do tipo que tinha o carro em Inglaterra mas tinha que o vender mas lá valia pouco porque o volante não era à direita. Propus-me a ir ver o carro a Londres (pelo preço compensava a viagem e ainda ganhava um fim de semana em Londres) mas ele calou-se. Procurei outro carro tentador mas qual a minha surpresa quando recebi um mail com uma história idêntica. Enfim, quando a esmola é muita o pobre desconfia. Passados poucos dias os anúncios já tinham sido removidos por várias denúncias mas os pulhas estão sempre a meter novos e por isso há que desconfiar.
Limitei a minha procura apenas a carros que podia ver. Desconfiei dos carros que diziam “apenas para exportação” ou “IVA reclamável” pois também me pareceu um pouco obscuro, embora fossem mais baratos. Estes carros eram em geral vendidos por turcos.
Como não falo Alemão, andei sempre com amigos alemães. Mas não é fácil ter alguém que nos acompanhe durante tanto tempo. Tive que os ir rodando e acho que dei alguma seca a alguns. Este Natal tenho que mandar para lá umas garrafinhas de Porto. Ainda gastei umas massas na semana que andei por lá, mas como era com amigos não contabilizei tudo.
Quando escolhi o carro que me interessava num stand da BMW vi que eles vendem carros de particulares nos stands (como já foi dito aqui no forum). O carro que eu tinha visto estava lá mas o preço afixado no carro era cerca de 2000 Euros mais caro. Para mim era ao preço do mobile.de porque a venda era particular. Se pagasse o valor que estava chapado no carro tinha a garantia e a venda era pelo stand.
Quanto ao pagamento, tinha lá uma conta e fiz transferência bancária. Na CGD não cobram custos se a transferência for feita pela internet e for até 2500 Euros. O banco de lá cobrou-me 5 euros por cada transferência. A boa surpresa é que o cacau chegou sempre de um dia para o outro. Estava a contar com três dias úteis mas isto até correu bem. De qualquer forma tinha sido mais prático levar o dinheiro de cá. Lá não aceitam cheque para pagar o carro (pelo menos a estrangeiros) e tive que ir na mesma ao stand com uma pipa de massa no bolso que levantei no banco de lá.
Fui fazendo uma transferência por dia e ao fim de 5 dias já pude comprar o BMW 525 Touring (custou 11250 Euros, ano 2000 com 230.000 km mas revisões todas feitas na marca). As matrículas de exportação, já com seguro e válidas por um mês custaram-me cerca de 120 Euros mais uns 30 euros de papelada e execução da chapa. Fez-se tudo no mesmo dia.
A viagem para cá foi uma delícia, a saborear os 163 cavalos, o excelente som, ar condicionado, cruise control e que motor meu Deus !
Por cá foi o percurso do combatente a andar entre a alfandega, dgv e inspecção mas cerca de 5700 Euros depois (e alguns trocos em impressos) já tenho as matrículas portuguesas. A polícia até já me mandou parar e estava tudo em ordem com as guias que tenho. Estou à espera do documento único que devo ir buscar à conservatória daqui a umas três semanas.
O que correu menos bem foi o seguinte:
- na inspecção não verificaram o número de motor, colocando lá que não foi possível fazê-lo. Não sei se isto vai ter consequências, aliás, pergunto-me mesmo que número é que vai parecer no livrete. Nem quis perguntar na DGV com receio que o processo ficasse parado.
- o carro ainda tem os menus dos comandos dos mostradores e os manuais em alemão. Não sei quanto é que a BMW me levará para pôr aquilo em português e até tenho medo de perguntar. Alguém sabe onde é que isso se resolve barato ?
- O carro ficou-me em cerca de 17500 Euros e no guia do automóvel vale cerca de 27500. Como a diferença é de 10000 Euros pensei que se rachasse a coisa a meio (fizesse um desconto de 5000 e ficava com 5000 de lucro) facilmente encontraria comprador. A realidade é que pelos preços que vejo na net e pelo que oferecem pelos carros de alguns amigos meus nos stands não me parece que consiga rapidamente os 22500 Euros por ele (e é se arranjar comprador capaz de me largar essa soma a pronto). Claro que ainda ganharia 5000 Euros mas se levar muito tempo a vender o carro o lucro desvanece-se e fiquei com o cacau preso. Eu ia ficar com ele para mim, mas tenho outro carro em vista (exigências lá da patroa que não achou grande graça à surpresa de me ver de BMW) e preciso de me desfazer deste para ver se consigo chegar ao outro. Qual é que acham que é o melhor sítio para pôr o carro à venda ? Qual é o nosso equivalente ao mobile.de ? Acham que vendo o carro facilmente ?
Obrigado e um abraço,