Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

Aqui tb não sabes o que comprasssssss.
Lá pelo menos vês o que compras, sem estar "adulterado". Cá podes desconfiar, mas...............

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Subscrevo o que o Luciano diz.

Antes de importar a minha carrinha, dei umas voltas por alguns stands nacionais de carros importados, até se encontram carros pouco mais caros do que lá, mas num deles, quando questionei o dono do stand pelo n.º de km, ele disse-me logo que não ligá-se a isso! Se calhar estava a querer dizer alguma coisa, não?

Cumps,

JS

ORA BEM

Nesta parte estou à vontade amigos. Eu fui comprar o carro directamente à Alemanha pois tenho um amigo que possui um stand na zona de Sintra em que vende carros de alta cilindrada (gama média alta entenda-se) e em que a maioria são importados. Em cada veiculo (REPITO, EM CADA VEICULO), a margem MINIMA de LUCRO é de 3500€ (700 CONTOS). MINIMA pois há veiculos em que chega a ser de 7500€ só de LUCRO. Ora, por 700 contos, que se lixe a garantia pois o carro tem que vir todo lixado para dar problemas e precisar de uma reparação que se aproxime sequer desses valores. O processo que ela utiliza é idêntico ao que eu utilizei, ou seja, pesquisa na NET (normalmente em stands da marca pois oferecem uma maior garantia/segurança de que tudo correrá como previsto), "manda" alguém de lá para ir ver/experimentar e manda vir um camião cheio deles. Quando chegam, dá-lhes uma lavagem, trata da documentação e VOILÁ.

Ora, face a isto, digam lá se compensa comprar cá.
Além disso, o processo de legalização é uma CÁCA. Não custa nada, é só perder umas horas durante uns dias.

Mas cada um é que sabe amigos.

Um abraço,
NMendes

Boas!

Andei afastado do fórum durante algum tempo, mas como bom filho que sou regressei!!
Como já disse há algum tempo, tenciono em Outubro ir buscar um carro à terra das salsichas e da cerveja.
Pedia por isso que alguém tivesse a pachorra de me explicar como se aplica o coeficiente de CO2, isto é, se todos os carros estão sujeitos a isso ou...????
Onde arranjo as tabelas???
Vou lendo para trás, na esperança contudo, que alguém me responda.

Obrigado!!
Fiquem bem

P.S.: Convém de vez em quando compactar a informação!!!

Boas...

A taxa a pagar de CO2 tá dividida em 4 escalões.
Vou partir do principio que vais comprar um veiculo a gasoleo. (para gasolina são outros valores)

ESCALÃO DE CO2 ............... TAXAS ......... PARCELAS A ABATER
Até 100 g/km ................. 1,00 Eur ........ 0,00 Eur
De 101 g/km a 150 g/km ....... 10,10 Eur ....... 900,00 Eur
De 151 g/km a 180 g/km ....... 28,71 Eur ....... 3.706,50 Eur
Mais de 180 g/km ............. 33,50 Eur ....... 4.568,70 Eur

Para calcular:
Imagina que o teu carro debita 143g/km, fazes:
10,10 Eur x 143 = 1444,30 Eur
Agora usas a coluna "Parcelas a Abater" e fazes:
1444,30 Eur - 900 Eur = 544,30 Eur

Ou seja, referente ao CO2 vais pagar 544,30 Eur.

Cumps

citação:Originalmente colocada por pmblourenco

Bom, ppl tou a ver que é só aventureiros a ir á alemanha comprar carros, e quando digo aventureiros é na verdadeira ascenção da palavra, pois tenho um vastissimo conhecimento de situações que aconteceram a pessoal que foi lá buscar. Uns correram bem e outros muito mal, agora a questão é: valerá apena ir lá busca-lo e ter esse trabalho todo ou não será mais facil comprar em portugal um carro tb importado? Pois assim não teremos esse trabalho todo e afinal fazendo as contas no final vai dar ela por ela.

Boas
Não sei quais os stands que costumas ver, mas comprar cá carros importados a stands nacionais pagas sempre mais 4.000€ a 5.000€ do que ires lá buscá-lo tu directamente, se isso é ela por ela....
Como todos os negócios lá tb há os que correm mal, mas para isso penso que a melhor salvaguarda é comprar a stands da marca ou a outros de grandes dimensões (ex.Autohus).

Cumprimentos

A minha experiência acabou agora e não correu mal. No fim digo o que correu menos bem. Antes de mais deixem-me agradecer a todos os forenses porque foi com base no que li aqui que tive informações bem valiosas e me decidi.
No mobile.de encontrei vários carros num raio de 50 km de Frankfurt (onde aterra a Ryanair). Os anúncios mais tentadores eram todos tanga. As histórias eram mirabolantes como aquela do tipo que tinha o carro em Inglaterra mas tinha que o vender mas lá valia pouco porque o volante não era à direita. Propus-me a ir ver o carro a Londres (pelo preço compensava a viagem e ainda ganhava um fim de semana em Londres) mas ele calou-se. Procurei outro carro tentador mas qual a minha surpresa quando recebi um mail com uma história idêntica. Enfim, quando a esmola é muita o pobre desconfia. Passados poucos dias os anúncios já tinham sido removidos por várias denúncias mas os pulhas estão sempre a meter novos e por isso há que desconfiar.
Limitei a minha procura apenas a carros que podia ver. Desconfiei dos carros que diziam “apenas para exportação” ou “IVA reclamável” pois também me pareceu um pouco obscuro, embora fossem mais baratos. Estes carros eram em geral vendidos por turcos.
Como não falo Alemão, andei sempre com amigos alemães. Mas não é fácil ter alguém que nos acompanhe durante tanto tempo. Tive que os ir rodando e acho que dei alguma seca a alguns. Este Natal tenho que mandar para lá umas garrafinhas de Porto. Ainda gastei umas massas na semana que andei por lá, mas como era com amigos não contabilizei tudo.
Quando escolhi o carro que me interessava num stand da BMW vi que eles vendem carros de particulares nos stands (como já foi dito aqui no forum). O carro que eu tinha visto estava lá mas o preço afixado no carro era cerca de 2000 Euros mais caro. Para mim era ao preço do mobile.de porque a venda era particular. Se pagasse o valor que estava chapado no carro tinha a garantia e a venda era pelo stand.
Quanto ao pagamento, tinha lá uma conta e fiz transferência bancária. Na CGD não cobram custos se a transferência for feita pela internet e for até 2500 Euros. O banco de lá cobrou-me 5 euros por cada transferência. A boa surpresa é que o cacau chegou sempre de um dia para o outro. Estava a contar com três dias úteis mas isto até correu bem. De qualquer forma tinha sido mais prático levar o dinheiro de cá. Lá não aceitam cheque para pagar o carro (pelo menos a estrangeiros) e tive que ir na mesma ao stand com uma pipa de massa no bolso que levantei no banco de lá.
Fui fazendo uma transferência por dia e ao fim de 5 dias já pude comprar o BMW 525 Touring (custou 11250 Euros, ano 2000 com 230.000 km mas revisões todas feitas na marca). As matrículas de exportação, já com seguro e válidas por um mês custaram-me cerca de 120 Euros mais uns 30 euros de papelada e execução da chapa. Fez-se tudo no mesmo dia.
A viagem para cá foi uma delícia, a saborear os 163 cavalos, o excelente som, ar condicionado, cruise control e que motor meu Deus !
Por cá foi o percurso do combatente a andar entre a alfandega, dgv e inspecção mas cerca de 5700 Euros depois (e alguns trocos em impressos) já tenho as matrículas portuguesas. A polícia até já me mandou parar e estava tudo em ordem com as guias que tenho. Estou à espera do documento único que devo ir buscar à conservatória daqui a umas três semanas.

O que correu menos bem foi o seguinte:

- na inspecção não verificaram o número de motor, colocando lá que não foi possível fazê-lo. Não sei se isto vai ter consequências, aliás, pergunto-me mesmo que número é que vai parecer no livrete. Nem quis perguntar na DGV com receio que o processo ficasse parado.

- o carro ainda tem os menus dos comandos dos mostradores e os manuais em alemão. Não sei quanto é que a BMW me levará para pôr aquilo em português e até tenho medo de perguntar. Alguém sabe onde é que isso se resolve barato ?

- O carro ficou-me em cerca de 17500 Euros e no guia do automóvel vale cerca de 27500. Como a diferença é de 10000 Euros pensei que se rachasse a coisa a meio (fizesse um desconto de 5000 e ficava com 5000 de lucro) facilmente encontraria comprador. A realidade é que pelos preços que vejo na net e pelo que oferecem pelos carros de alguns amigos meus nos stands não me parece que consiga rapidamente os 22500 Euros por ele (e é se arranjar comprador capaz de me largar essa soma a pronto). Claro que ainda ganharia 5000 Euros mas se levar muito tempo a vender o carro o lucro desvanece-se e fiquei com o cacau preso. Eu ia ficar com ele para mim, mas tenho outro carro em vista (exigências lá da patroa que não achou grande graça à surpresa de me ver de BMW) e preciso de me desfazer deste para ver se consigo chegar ao outro. Qual é que acham que é o melhor sítio para pôr o carro à venda ? Qual é o nosso equivalente ao mobile.de ? Acham que vendo o carro facilmente ?

Obrigado e um abraço,

Caro Luis Ambrosio,

de facto, não me parece que seja muito fácil venderes o carrão (exclente opção quanto a mim). De facto, como já referi num outro post, o povo em Portugal prefere pagar mais mas comprar em stand do que poupar e comprar por particular (por causa das supostas garantias - enfim). Além disso, o povo Português quando olhar para os Kms vai logo dizer que não quer.
Mas espero estar enganado e desejo que faças negócio e saias a ganhar.

Em relação ao número do motor, também tive esse problema com a minha Renault Espace de 2004 (os tipos da inspecção não faziam ideia onde é que estaria o número). Mas a Renault Portuguesa foi espectacular e resolveram o problema numa manhã e não foi nada caro.

Boa sorte,

NMendes

No meu caso, os tipos da inspecção pediram-me o livro de revisões, e o n.º do motor constava numa folha agrafada à ultima página deste.

Cumps,

JS

Em Maio desloquei-me a Almenha e adquiri um Classe A 200 CDI.
A vantagem de comprar na Alemanha tem a ver que normalmente os carros estão mais estimados que em Portugal. O carro que comprei tinha apenas 8.900km e menos de um ano de matricula.
O carro veio com o certificado da marca comecei a legalização na terça feira e na sexta feira seguinte já tinha matricula portuguesa.
Acho que não se deve ir as compras a Alemanha sem conhecimentos, andei por lá dois dias e vi muita coisa e ouvi muitas historias.

boas estou a pensar comprar carro na alemanha, e a minha questão é a seguinte! se comprar carro hoje tenho de o registar logo que me acabe a data da matricula provisória? ou posso telo parado e quando quizer registo-o? isto pode ser benéfico para o carro ficar com mais 1 anito em cima e ficar mais barato no IA.
cumprimentos

Caro Silva,

penso que este assunto já foi aqui falado.

O que queres fazer parece que não é possível, dado que na factura de compra da viatura também consta a data da aquisição da mesma, e parece que é essa data que conta.

Cumps,

JS

se este assunto já foi debatido pesso desculpa por não ter visto, então quer dizer que tenho de legalizar o carro logo que ele dê entrada em portugal? se não o fizer corro o risco de me prenderem o carro?
cumprimentos

jdfs obrigado pela resposta

Boas a todos.
Parabens pelo excelente topico

Eu tenho aqui 1 duvida no IA
digam se é assim
IA= (cilindrada + CO2)- desconto conforme a idade

Certo?

Tou a pesquisar varias viaturas na net, e encontro as vezes por Ex: audi a4 avant tdi 130cv de 2003 ou mais reccente por cerca de 5000 euros..??? estes preços sao certos ou publicidade enganosa, é dificil de acreditar, mas como voces dizem deve ser mesmo 1 mundo á parte.

Obrigado pela vossa ajuda

Boas...

Isso do audi a4 de 2003 por 5000#8364; é banhada... é dakeles k kerem k pagues X #8364;'s antecipados...e dps nunca mais ves nada...

Quanto ao ia, IA = (cilindrada - desconto idade) + (co2 - parcela a abater)

Cumps

Caro Silva,

por lei tens 4 dias após o carro ter dado entrada em território nacional.

Apesar da alfândega não ter como provar o dia em que deste entrada, podes não conseguir devido à data da factura, ou seja, para eles o que conta deve ser os anos que o carro tinha quando o compraste.

Tenta informar-te, porque também não tenho a certezas.

Nos últimos dias, foi noticia, a ocorrência de várias apreensões por parte da alfândega, de viaturas importadas não legalizadas. Penso que terão sido stands, dado que têm os carros expostos por legalizar até aparecer comprador.

Cumps,

JS

Acabei de regressar da Alemanha,onde adquiri uma carrinha bmw 320 d touring E 90, de set 2005, com 30.000 km. Tem exactamente um ano, tem sist. navegação profissional, pdc (park distance control - frente e atrás, volante em pele.
Alguem me sabe dizer de usado em Portugal, já com estes extras incluidos???

PS

Descobri este fórum quando pesquisava no google o que havia sobre legalização de carros importados novos ou usados e fiquei surpreendido com o sucesso deste tópico e com o espírito de iniciativa do luciano num país onde parece que as únicas pessoas a terem iniciativa são as do governo a procurarem maneiras de sacar mais impostos aos automobilistas.
A importação é uma boa resposta, basta comparar preços entre carros novos em Portugal e nos restantes países da UE e entre usados com características similares.
Este fórum já deu preciosas indicações sobre todo o processo, inclusivé as companhias de aviação mais económicas.
Falta saber quais as empresas de rent a car que os companheiros de fórum utilizaram, se as recomendam e como as contactaram.

Cumps

MAT

Caro Silva,

Penso que o que conta não é a data da factura, mas sim a data da primeira matrícula do carro (a original).
O problema é que o carro não pode circular com matrícula provisória e não sei se haverá problemas com a caducidade dessa matrícula, apesar de parado.
Se a matrícula comunitária fosse definitiva, seria sempre possível dizer "acabei de entrar há 2 dias no país".
Vê o que diz a legislação:

(...)
Veículos automóveis Percentagem Redução
Com 1 a 2 anos de uso - 20%
Com mais de 2 anos e até 3 anos de uso - 28%
Com mais de 3 anos e até 4 anos de uso - 35%
Com mais de 4 anos e até 5 anos de uso - 43%
Com mais de 5 anos e até 6 anos de uso - 52%
Com mais de 6 anos e até 7 anos de uso - 60%
Com mais de 7 anos e até 8 anos de uso - 65%
Com mais de 8 anos e até 9 anos de uso - 70%
Com mais de 9 anos e até 10 anos de uso - 75%
Com mais de 10 anos de uso - 80%

8 - (Redacção dada pelo n.º 1 do artigo 34.º da Lei n.º 32-B/2002, de 30 de Dezembro) Para efeitos de aplicação dos nºs 6 e 7, entende-se por ‘tempo de uso’ o período que decorre desde a atribuição da primeira matrícula e respectivos documentos, pela entidade competente, até ao termo do prazo para apresentação do pedido de regularização da situação fiscal do veículo, fixado no n.º 4 do artigo 17.º do presente diploma.

(...)

Artigo 19º
1 - O procedimento de liquidação e cobrança do IA relativo a veículos novos ou usados originários ou em livre prática noutro Estado membro, ou originários de países terceiros à Comunidade, introduzidos no País, sem matrícula, por um operador não registado, bem como o relativo à admissão ou importação do mesmo tipo de veículos, quando portadores de uma matrícula provisória, será o estipulado no artigo 17º.
2 - Os veículos abrangidos pelo presente artigo não poderão circular em Portugal sem que lhes seja atribuída uma matrícula nacional.
3 - Constitui contra-ordenação aduaneira a circulação dos veículos automóveis portadores de matrículas provisórias sem que tenha havido emissão da guia de circulação referida no n.º 1 do artigo 17º.

Cumps

MAT

boas mat ,obrigado,e jdfs igualmente, a lei diz que não posso circular com a viatura com matricula provisória, mas eu referia-me ter o carro parado no garagem até me decidir legaliza-lo.
a matricula provisória tem de ser entregue a alguma entidade?
cumprimentos

Voltar
Superior