Importação sem motor

Janado

New member
Boas pessoal.

Em conversa de café surgiu uma duvida a que talvez a colectividade possa responder.

A) é possível importar (da EU) um carro sem motor e legaliza-lo? Como é que fica o IA?

B) é possível importar e legalizar um carro com o motor partido?

Vamos lá ver as repostas :)

Como é que ele vai passar na Inspecção tipo B???
Ja pensaste nisso???. Como vão medir os gases Co2??? Se não tiver motor????

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Se não tem motor não é um carro, ora se não é um carro.. é a mesma coisa que comprares chocolates na suiça.. :D

Penso que não deve ser assim tão linear.. mas informa-te bem sobre isso.. ;)

hummm... este topico vai ser interessante de acompanhar..... não te esqueças de postar as informações que fores recolhendo.... ;)

Epah, até podia ter motor... Desde que não queiras circular com ele na via pública então a que te referes quando dizes "legalização"? É a compra de um bem puro e simples.

É que não percebi uma coisa. Queres comprar um carro para o ter em casa (ou numa qualquer propriedade privada)? Queres registar como veículo automóvel um carro sem motor? Ou queres comprar um carro, instalar um motor cá e registá-lo.

Na primeira opção é uma compra simples, não precisas de mais nada. Na segunda opção acho que é complicado... lol... isto não são os flintstones. Na 3ª opção vais ter de fazer uma inspecção tipo B. O IA não sei se será segundo a idade do chassis ou se será por inteiro. Suspeito que seja por inteiro.

No caso de um motor partido, acho que só vais conseguir legalizá-lo depois de estar reparado, de forma a que passe numa inspecção tipo B, a não ser que já existam dados sobre o carro (nomeadamente de um registo noutro país UE e pagarás o IA como normal numa importação comum).

podes comprar um carro inteiro como sucata, não necessita de livrete apenas da respectiva factura. esse carro cá servirá por exemplo para compor um salvado em que a reparação fique muito dispendiosa. Ajudei assim um amigo uma vez que estampou um ibiza e o preço de reparação valia mais que o carro.
Comprou-se um a gasolina e passou-se tudo o que tinha di diesel para lá, vai a uma vistoria própria e fica com o número de chassis alterado pela própria DGV ficando no livrete a ressalva (teve anteriormente número de chassi xxx)

No caso de um motor acontece a mesma coisa, há uns bons anos atrás o meu mano tinha um audi 80 1.6 a gasolina a alteramos para diesel a cilindrada é exactamente a mesma e não paga IA, o processo foi o mesmo comprar um motor lá fora com a respectiva factura et voila

é importado como sucata e a finalidade é mesmo essa sucata. vender peças só e apenas;) (é da procarro que estás a falar?)
citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

Epa mas eu conheço um tipo nos carvalhos que importa carros acidentados ... muitos concerteza com motor avariado ... como é que ele fará ?

citação:Originalmente colocada por Garrett

é importado como sucata e a finalidade é mesmo essa sucata. vender peças só e apenas;) (é da procarro que estás a falar?)
citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

Epa mas eu conheço um tipo nos carvalhos que importa carros acidentados ... muitos concerteza com motor avariado ... como é que ele fará ?

Ah pois ... nao sei se ele chega a vender os carros já arranjados . Provavelmente só vende ás peças ...
O nome nao faço ideia ... fica á entrada dos Carvalhos ( sul - norte)o dono chama-se Sr Américo . É uma casa enorme ... tipo tem lá prai 100 a 150 carros .

eu penso que seja assim:

por exemplo importas um audi 2.0tdi mas com o motor partido ou mesmo sem motor. aquela carroçeria/matricula corresponde somente a esse motor. logo se o queres legalizar mesmo com o motor partido penso que pagas imposto sobre esse motor.
caso contrario compras como se fosse um outro objecto qualquer com a finalidade de peças.

Obrigado pessoal, a ideia é naturalmente evitar ou pagar menos pela legalização.

A do motor partido faz sentido que pague o IA relativo a esse motor... mas será que posso tentar legalizar (a titulo de exemplo) um A4 ou A6 com o motor manco da VAG... é que de um 1.3 para um 2.0 vai muito imposto.

Isto será válido para qualquer marca... um MB classe C com o motor 1.5 ou 1.4 que se vê nos classe A, etc etc

A duvida do carro sem motor deve-se ao seguinte: A identificação do carro é o chassis. Se o tentar legalizar sem motor, posso dizer que têm um motor diferente, desde que esteja devidamente homologado para esse carro (como o manco ou coisa parecida) e depois montar outro.

É que há tanta plataforma que é igual e tanto motor que equipa os mesmos carros... dá que pensar.

Vai ficar registado com tendo o motor X.
Depois quando fores à inspecção eles podem detectar q tens o motor Y e podes ter chatisses.

Porque é q o TUGA tenta sempre ser mais esperto que o outro?????

não vais conseguir porque a partir de 96 é exigida a ficha de homolgação (vulgo COC certificado de conformidade) e como não existe nenhum modelo com essa motorização duvido seriamente que a marca autorize, pois para o legalizar necessitas autorização da marca com respectiva ficha de homolgação técnica.

citação:Originalmente colocada por lucianorato

Vai ficar registado com tendo o motor X.
Depois quando fores à inspecção eles podem detectar q tens o motor Y e podes ter chatisses.

Porque é q o TUGA tenta sempre ser mais esperto que o outro?????

Não se trata de tentar ser mais esperto, mas sim de explorar as maneiras legais</u> de evitar pagar um imposto injusto que serve para sustentar um bando de gente incompetente.

Não me conformo em ser governado desta forma e faço os possíveis para lhes demonstrar que, não só são burros e incompetentes, como lhes vou trocar as voltas sempre que puder.

citação:Originalmente colocada por Garrett

não vais conseguir porque a partir de 96 é exigida a ficha de homolgação (vulgo COC certificado de conformidade) e como não existe nenhum modelo com essa motorização duvido seriamente que a marca autorize, pois para o legalizar necessitas autorização da marca com respectiva ficha de homolgação técnica.

É verdade, mas isso significa que posso comprar um A4 1.6 sem motor e transforma-lo num 2.0tdi pagando o IA relativo ao 1.6?

há certamente centenas de carros que pifam os motores devido a falhas... quem sabe se não é um mercado a explorar.

Se a ideia é poupar no IA, essa solução não seerve.
Imaginando que se compra um carro sem motor (ou com o motor avariado), para proceder a sua legalização (ie poder circular em portugal legalmente...) será preciso fazer uma inspecção ao carro.
Nessa inspecção o carro terá que ter um motor (obviamente...).
E esse motor terá que ser igual ao que está nos documentos do carro...

Não vejo onde está a duvida.

(por exemplo num outro forum, houve um user que importou um 1.3, mas que veio com um 2.0 montado. tem que meter um 1.3 para poder legalizar, a não ser que o motor 2.0 ja constasse dos documentos do carro.)

Voltar
Superior