Jaguar XE

Tenho por principio só falar do que sei/conheço.

Mas se exiges "curriculum", não sendo da minha natureza ser cagão, devo-te dizer que logo quando nasci, em 1965, foi num 911 que vim da maternidade para casa. [:p] Considerei o XE quando há comprei o S4GC, mas infelizmente o XE nem motor decente tinha. [s)]

Então?! Mas isso é o que eu tenho vindo a dizer!

A gama actual da Jaguar não é competitiva e não apresenta qualquer mais-valia face à concorrência. Pelo contrário os Volvo parecem-me extremamente bem concebidos e coerentes. Não pretendem ser desportivos, pretendem isso sim ser suaves e bem construídos e são-no. Ao fim de um dia de intenso trabalho poucos carros me agradam mais do que os Volvo. E os que me agradam mais são bem mais caros. O modelo que tive foi o V80. Silencioso, bons bancos, excelente para viajar de casa para o trabalho, ao fim do dia, ouvindo por exemplo Bruckner. [:cool:]

Eu disso realmente percebo pouco.

edit: Ah! E não me exijam fotografias dos meus carros porque gosto de ser discreto. A única vez que o fiz foi para responder a um parvalhão que estava repetidamente a dizer que quem compra Golfs é pelo status. Como não há carro que ame mais do que o Golf, lá me piquei, e postei uma foto com os três carros que estão tinha. Para demonstrar que status no meu caso não seria certamente pelo Golf.

E para fazer essa fotografia tive um trabalhão porque encostei os três o mais que consegui, porta com porta. Foi há cerca de 10 anos e tinha então um Mercedes S350, um Boxter S e um Golf V 2.0TDI... Que saudades... Porque eu era então um rapaz com cerca de 40 anos! [:p]

Comprar golf por status é coisa dos anos 80/90 [:D]

Desde então é o Benz da praxe . A estrelinha no volante incha muito ego por ai. E como passaram a ser bastante afordables , anda ai tudo a pedir crédito para a encomenda. O problema é que se tornaram tão corriqueiros que nos dias de hoje, um Corsa é mais exclusivo :)

Comprar golf por status é coisa dos anos 80/90 [:D]
É o melhor carro de sempre. Tive o I GTI por via do pai. O meu II GTI. O III GT, IV 1.6 e V 2.0TDI por parte da minha mulher. E o VI 2.0TDI e a carrinha VII 1.6TDI por parte do meu filho mais velho. [:cool:]

Jaguar é que nunca tive porque não prestam. [:p]

Tenho por principio só falar do que sei/conheço.

Mas se exiges "curriculum", não sendo da minha natureza ser cagão, devo-te dizer que logo quando nasci, em 1965, foi num 911 que vim da maternidade para casa. [:p] Considerei o XE quando há comprei o S4GC, mas infelizmente o XE nem motor decente tinha. [s)]

O XE teve/tem um 3,0 turbo com 340 cv.

Creio que a versão com 380 cv não há no XE, mas apenas no F-Pace e XF.

Compreendo que alguém escolha um 435i GC sobre um XE de 340 cv, a marca é muito mais vendida e tem um passado mais estável, pelo que gera mais confiança, mas acredito que como produtos não estejam longe um do outro.

Há alguma coisa em que o BMW se destaque claramente ? na tua opinião ?

É o melhor carro de sempre. Tive o I GTI por via do pai. O meu II GTI. O III GT, IV 1.6 e V 2.0TDI por parte da minha mulher. E o VI 2.0TDI e a carrinha VII 1.6TDI por parte do meu filho mais velho. [:cool:]

Jaguar é que nunca tive porque não prestam. [:p]

Também tenho grande simpatia pelo golf.

O golf II GTI de 16v, que tinha 139 cv foi o primeiro carro em que conduzi a 200 km/h

O Golf hoje em dia tornou-se um bocado eletrodomestico, A malta que compra é por aquele mito de ser alemão e bem construído e que não dá chatices, valor seguro, etc e não querem saber do resto. Não há ali nada que se pareça a paixão ou emoçoes.

Nas duas primeiras gerações em modo GTI que eram mais ou menos acessíveis em termos de PVP e potencia, não como hoje em dia, esses sim tinham outra aura. Era a inveja de todos os putos.

Ah e tal nenhum XE presta, não há motores decentes, não são referencia... Vocês são é todos uns meninos sem coragem para meter tinta no cheque! Jbranco, tu também és um menino, sim um menino cheio de cabelos brancos, mas mostra lá a macheza e chega-te à frente! [:D]

https://www.jaguar.com/about-jaguar/special-vehicle-operations/project-8.html

O Mr Metcalfe que é rapazinho para ser da tua idade , não teve receio e passou o cheque! ;)

Agora mais a serio, conheço bem o XE, e gosto bastante do carro. E percebo que para quem não conheça nada de carros, ver um Jaguar, mesmo que seja apenas um Mondeo disfarçado, cria impacto.

O XE teve/tem um 3,0 turbo com 340 cv.

Creio que a versão com 380 cv não há no XE, mas apenas no F-Pace e XF.

Compreendo que alguém escolha um 435i GC sobre um XE de 340 cv, a marca é muito mais vendida e tem um passado mais estável, pelo que gera mais confiança, mas acredito que como produtos não estejam longe um do outro.

Há alguma coisa em que o BMW se destaque claramente ? na tua opinião ?
Se há nem sequer me foi proposto. Não percebo...

O XE perde logo em algo tão fundamental como seja o espaço nos lugares traseiros, é francamente mais acanhado do que o S3 e S4.

Ah e tal nenhum XE presta, não há motores decentes, não são referencia... Vocês são é todos uns meninos sem coragem para meter tinta no cheque! Jbranco, tu também és um menino, sim um menino cheio de cabelos brancos, mas mostra lá a macheza e chega-te à frente! [:D]

https://www.jaguar.com/about-jaguar/special-vehicle-operations/project-8.html

O Mr Metcalfe que é rapazinho para ser da tua idade , não teve receio e passou o cheque! ;)

Agora mais a serio, conheço bem o XE, e gosto bastante do carro. E percebo que para quem não conheça nada de carros, ver um Jaguar, mesmo que seja apenas um Mondeo disfarçado, cria impacto.
[:D][;)]

edit: Isso é menino para custar quanto?

Last edited:
Nas duas primeiras gerações em modo GTI que eram mais ou menos acessíveis em termos de PVP e potencia, não como hoje em dia,

Eram caros.

O primeiro se não me engano era de 1974 e não me lembro bem, era o 1,6 de 11o cv e 4 velocidades.

Depois houve um restyling aumentaram os faróis de trás e passaram para 1,8 com 112 cv e 5 velocidades e era muito caro e daí para a frente sempre caros.

O Menino JBranco já confirma [;)]

Também tenho grande simpatia pelo golf.

O golf II GTI de 16v, que tinha 139 cv foi o primeiro carro em que conduzi a 200 km/h

Sim, quando aparecia alguém com a carta recém tirada com isto, ganhava logo fama de super cool :)

Depois aparecia alguem com um ranhoso UNO turbo que cilindarava o GTI nos semaforos race e a coisa ficava mais chata [:D]. Mas GTI era status á seria.

Last edited:
Eram caros.

O primeiro se não me engano era de 1974 e não me lembro bem, era o 1,6 de 11o cv e 4 velocidades.

Depois houve um restyling aumentaram os faróis de trás e passaram para 1,8 com 112 cv e 5 velocidades e era muito caro e daí para a frente sempre caros.

O Menino JBranco já confirma [;)]
Eram caríssimos! Mas, em abono da verdade, nos anos 80 tudo era caro comparado com os dias de hoje. Uma TV a cores era um dinheirão.

O Golf I é do tempo da revolução dos cravos.

Depois aparecia alguem com um ranhoso UNO turbo que cilindarava o GTI nos semaforos race e a coisa ficava mais chata [:D].
O que dizes não corresponde à verdade. Os únicos que eram ossos duros de roer eram os 205 GTI e R5 Gt Turbo. Em todo o caso o GTI já andava cá há algum tempo quando esses chegaram, portanto durante vários anos essa questão nem se colocava. Especialmente o 5 GT Turbo era um carro extraordinário, dava um gozo do caraças.

Do Uno turbo apenas gostei da 1ª versão. Um dia foi roubado e nunca mais o vi. Diziam que andava a transportar droga do Algarve para Lisboa...

edit: E parece-me que já chega de off-topic. [;)]

Last edited:
Se há nem sequer me foi proposto. Não percebo...

O XE perde logo em algo tão fundamental como seja o espaço nos lugares traseiros, é francamente mais acanhado do que o S3 e S4.

[:D][;)]

edit: Isso é menino para custar quanto?

Este

https://www.youtube.com/watch?v=lYoRptWFMps

Começava pelos 60/70 mil euros como o 435i

Olha aqui um bem giro, mais que o 435i [:p]

https://www.standvirtual.com/anuncio/jaguar-xe-s-340cv-ID8MoXZ7.html#6461a6e331

102320669.png

Last edited:
Eram caríssimos! Mas, em abono da verdade, nos anos 80 tudo era caro comparado com os dias de hoje. Uma TV a cores era um dinheirão.

O Golf I é do tempo da revolução dos cravos.

O que dizes não corresponde à verdade. Os únicos que eram ossos duros de roer eram os 205 GTI e R5 Gt Turbo. Em todo o caso o GTI já andava cá há algum tempo quando esses chegaram, portanto durante vários anos essa questão nem se colocava. Especialmente o 5 GT Turbo era um carro extraordinário, dava um gozo do caraças.

Do Uno turbo apenas gostei da 1ª versão. Um dia foi roubado e nunca mais o vi. Diziam que andava a transportar droga do Algarve para Lisboa...

edit: E parece-me que já chega de off-topic. [;)]

Nos semáforos o Uno papava o GTI na boa. Turbo/peso rules ! depois em estrada aberta, já era outra historia

Sim o 5 GT turbo era uma bela besta tb.

Pois [:D], um gajo empolga-se com os tempos de juventude e dá nisto :)

Este

https://www.youtube.com/watch?v=lYoRptWFMps

Começava pelos 60/70 mil euros como o 435i
Gosto imenso, mas não me foi proposto. Começo a perceber porque fechou o agente...

Nos semáforos o Uno papava o GTI na boa. Turbo/peso rules ! depois em estrada aberta, já era outra historia

Sim o 5 GT turbo era uma bela besta tb.
pronto, tá bem, sabes mais do que eu que tive os carros.

edit: Mas eu explico. Para andares para a frente tinhas de conseguir pôr os cavalos no chão, o que no Uno era um quebra-cabeças.

Ainda assim do Turbo i.e Mk I gostei... Foi o úncio de que gostei... Durante o curto espaço de tempo que o tive. [s)]

Last edited:
Gosto imenso, mas não me foi proposto. Começo a perceber porque fechou o agente...

pronto, tá bem, sabes mais do que eu que tive os carros.

Eu na altura andava de 33 ti a carburadores [:D]. Do resto sei pq andei nessa vida. Não esquecer que os turbos eram mexidos por 2 tostões

Eu na altura andava de 33 ti a carburadores [:D]. Do resto sei pq andei nessa vida. Não esquecer que os turbos eram mexidos por 2 tostões
Sobre isso tenho de esclarecer uma coisa. Estava-me a referir a versões não alteradas. Mas mesmo que mexesses nos turbos permanecia a dificuldade em passares a potencia ao alcatrão. Patinavam que era uma coisa doida. [s)]

Outro carro que dava água pela barba por ser rápido era o AX... Genericamente os Franceses eram todos muito bons... Até o Citroen Visa era uma grande pedra!

O Uno, desculpa lá, mas na minha opinião só era bom para andar em frente. E mesmo para isso... Mas, pronto, não foi carro que apreciasse. Tal como o G40 também era uma bela trampa.

E agora, voltando ao XE... [:cool:]

Last edited:
Sobre isso tenho de esclarecer uma coisa. Estava-me a referir a versões não alteradas. Mas mesmo que mexesses nos turbos permanecia a dificuldade em passares a potencia ao alcatrão. Patinavam que era uma coisa doida. [s)]

Outro carro que dava água pela barba por ser rápido era o AX... Genericamente os Franceses eram todos muito bons... Até o Citroen Visa era uma grande pedra!

O Uno, desculpa lá, mas na minha opinião só era bom para andar em frente. E mesmo para isso... Mas, pronto, não foi carro que apreciasse. Tal como o G40 também era uma bela trampa.

E agora, voltando ao XE... [:cool:]

Os cavalos para o chão nos turbos gerem-se :) A seguir ao 33 mandei logo vir um Punto GT quando saiu, que por sua vez tinha uma resposta similar ao Uno ( mais burras mas mais peso, pelo que sei bem do que falo [:p]

Sim o Uno era só para drag de semáforos. Por isso especifiquei essas condições mais urbanas. Aquilo não tinha estrutura para o Kick [:D].

O Punto era mais do mesmo mas digo-te que era mais divertido que um carro com comportamento impec como o Golf. Fazer o cabo da Roca com o pé direito a mandar em tudo ali no fio da navalha era adrenalina da boa :)

Já o AX jogava a cartada do peso. Pesava menos que o condutor [:D]

Last edited:
Na minha opinião esta é das melhores frentes do segm. Power com simplicidade de linhas. [:cool:]

No segmento continua a ser o carro que acho mais giro.

Há uns 3 anos tive um amigo na dúvida entre um XE 340 cv, um 335/40 i (não me lembro qual era) e um 335d.

A BMW com as empresas é a Sacoor Brother dos carros, acabou por enfiar num orçamento de 70 mil euros, um M3, pagando ele próprio alguma coisa, mas relativamente pouco.

Jaguar é só para quem tem verdadeiro bom gosto e classe, não é para todos, o estilo Britânico é único[:p] Só os Suecos se chegam perto nesse aspeto.
Se a jaguar ja nao tivesse feito certos carros malparidos isso ate seria verdade, hoje é apenas mais uma... nao confundir Jag actual nem o posicionamento desta, com a Jag ate aos anos 80.
O unico que tem o seu que de Jag é o falecido XJ8, de resto estao muito pouco jaguar.
Ainda estes dias ia atras de um XE julgo eu e a tirar as medidas á traseira, pneus fininhos, jipose, duas ponteirinhas tamanho S... É isto um Jaguar? Tinha menos presenca que um Audi A4.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Last edited:
Back