Jaguar XE

Continua com um interior baratucho e um exterior esquecível como toda esta geração de Jaguares pós Tata. Pior mesmo só os pormenores bling da Range Rover a tentar dar luxo à coisa.

Depois admiram-se que não saem de um buraco financeiro.

Continua com um interior baratucho e um exterior esquecível como toda esta geração de Jaguares pós Tata. Pior mesmo só os pormenores bling da Range Rover a tentar dar luxo à coisa.

Depois admiram-se que não saem de um buraco financeiro.

Consta que a Range não anda a vender nada mal.

Velar e Evoque são, de longe os SUVs mais interessantes do mercado.

A Jag tem conseguido exemplarmente juntar elegancia e desportividade, sempre com um toque clássico nas suas linhas. Daí que em termos de visual este XE se aguente bastante bem ao longo dos anos. Mas como nos dias de hoje o mercado auto é inundado de novos modelos ás pazadas cada vez mais rápido, a coisa fica difícil.

Tenho saudades das marcas Britânicas em termos gerais, as marcas com mais carácter do mercado para mim com aquelas madeiras que lhes davam muita classe e aquele estilo clássico muito British, fazem falta do mercado.:(

Quanto ao XE, nunca gostei da traseira, a nova está bem melhor, em termos comerciais tem sido um fracasso, a Jaguar/LR precisa mesmo de sucesso financeiro já que a Tata anda com alguns problemas internos. São duas marcas muito importantes pela diferença que marcam em relação aos alemães principalmente.

Tenho saudades das marcas Britânicas em termos gerais, as marcas com mais carácter do mercado para mim com aquelas madeiras que lhes davam muita classe e aquele estilo clássico muito British, fazem falta do mercado.:(

Quanto ao XE, nunca gostei da traseira, a nova está bem melhor, em termos comerciais tem sido um fracasso, a Jaguar/LR precisa mesmo de sucesso financeiro já que a Tata anda com alguns problemas internos. São duas marcas muito importantes pela diferença que marcam em relação aos alemães principalmente.

Sempre vi a Jag como uma marca mais exclusiva e exotica em comparação com o trio germânico ou mesmo com a ALFA ou Volvo, que são mais mainstream.

Prova disso é que entre outras, nunca tiveram se quer um segm, C.

Dito isto, nunca esperaria que vendesse muito até pq isso mataria a tal exclusividade. Agora não sei se na realidade se ajusta a estratégia de produção implementada, trazendo problemas financeiros, se é isto que está a acontecer.

Sempre vi a Jag como uma marca mais exclusiva e exotica em comparação com o trio germânico ou mesmo com a ALFA ou Volvo, que são mais mainstream.

Dito isto, nunca esperaria que vendesse muito até pq isso mataria a tal exclusividade. Agora não sei se na realidade se ajusta a estratégia de produção implementada, trazendo problemas financeiros, se é isto que está a acontecer.
Também sempre vi a jaguar como mais exclusiva.

Mas tenho visto cada vez mais.

Sim o sucesso de um modelo não é definido apenas pelo número de vendas mas tenho ideia de ter lido que o XE não estava a ter uma grande performance comercial. É uma pena porque foi um carro revolucionário dentro da marca, plataforma nova, motores novos, carro totalmente desenvolvido pela Jaguar de raiz, espero que recuperem da situação financeira difícil, fazem falta ao mercado porque são diferentes do cinzentismo alemão.

É provável que safem a coisa com os SUVs, para variar.

Já na ALFA está a acontecer algo de semelhante com a fraca performance do Giulia, a anos luz das vendas previstas. Quando desaparecer o Giulietta lá para 2022 e com a suposta entrada da Stelvietta, vai ter uma gama composta por 2 SUV e um sedam moribundo, que seguramente dê num futuro SUV E para a coisa ser sustentável.

Futuro estranho este. Jag e ALFA, marcas de SUVs. E é isto :sh)

Eu da Alfa não percebo as previsões de vendas feitas quando depois deixam de lançar novos modelos. E quando não fazem parceria para produção de Alfas na China.
Os números mencionados pelo Marchionne simplesmente não faziam sentido nenhum sem terem um parceiro na China para fabrico próprio dos modelos da Alfa para aquele mercado. A FCA chegou a andar em conversas com fabricantes chineses há um par de anos atrás. Se calhar houve aí negociações que deram para o torto?

Mas também deixaram de falar em objectivos de vendas já há bastante tempo. Esse tipo de declarações era uma das grandes burrices do Marchionne.

Já a Jaguar sofreu este ano. Até agora as coisas até estavam a correr bem. Mas acho a situação deles bem mais séria do que da Alfa porque enquanto a FCA tem lucros brutais na América do Norte - imprimem dinheiro com o Ram 1500, que até está prestes a ultrapassar a Chevy Silverado em vendas, e a Jeep - a Tata está em declínio, não apresenta lucros saudáveis e depende mesmo da Jaguar Land Rover para sobreviver.

Além disso a Jaguar Land Rover já tem presença no segmento C SUV com o E-Type e o Evoque e mesmo assim as vendas da Jaguar não andam famosas.
Que raio, a Jeep ultrapassou as vendas da Land Rover na Europa em dois tempos só por lançar o Compass! A Alfa vende mais que a Jaguar com um Giulietta geriátrico. E oq eu vai acontecer quando substituírem o Cherokee e o Grand Cherokee por modelos actualizados. E lançarem o Wagoneer e Grand Wagoneer que vão ser modelos de luxo? A Land Rover vai sentir fortemente nas vendas nos EUA e mesmo na China. Já terem deixado de fabricar o Defender foi uma burrice de todo o tamanho. Olhem o sucesso do Wrangler - tem uma fatia de mercado toda para ele a nível mundial porque a Land Rover andou a dormir.

Já nem vou falar da Volvo que anda a morder os calcanhares dos alemães em muitos segmentos aqui na Europa.

Last edited:
A Jaguar tem essa imagem, mas isso não corresponde minimamente à realidade actual nem há histórica.

A Jaguar para fazer frente à mercedes por exemplo sempre se fez valer do preço mais baixo. Por exemplo o jaguar E, para o segmento em que se inseria, era um carro barato.

Actualmente ainda tem de lidar com esta novidade da Mercedes se ter lembrado de vender em todos os segmentos. E entretanto ainda "nasceu" nova concorrência por parte de BMW e mais tarde Audi. Nesse contexto a Jaguar não tem qualquer produto que seja melhor do que o proposto pelo trio alemão, e mesmo pelo preço já não vai lá porque os mercedes também já não custam o que custavam há umas décadas.

Eu da Alfa não percebo as previsões de vendas feitas quando depois deixam de lançar novos modelos. E quando não fazem parceria para produção de Alfas na China.
Os números mencionados pelo Marchionne simplesmente não faziam sentido nenhum sem terem um parceiro na China para fabrico próprio dos modelos da Alfa para aquele mercado. A FCA chegou a andar em conversas com fabricantes chineses há um par de anos atrás. Se calhar houve aí negociações que deram para o torto?

Mas também deixaram de falar em objectivos de vendas já há bastante tempo. Esse tipo de declarações era uma das grandes burrices do Marchionne.

Já a Jaguar sofreu este ano. Até agora as coisas até estavam a correr bem. Mas acho a situação deles bem mais séria do que da Alfa porque enquanto a FCA tem lucros brutais na América do Norte - imprimem dinheiro com o Ram 1500, que até está prestes a ultrapassar a Chevy Silverado em vendas, e a Jeep - a Tata está em declínio, não apresenta lucros saudáveis e depende mesmo da Jaguar Land Rover para sobreviver.

Além disso a Jaguar Land Rover já tem presença no segmento C SUV com o E-Type e o Evoque e mesmo assim as vendas da Jaguar não andam famosas.
Que raio, a Jeep ultrapassou as vendas da Land Rover na Europa em dois tempos só por lançar o Compass! A Alfa vende mais que a Jaguar com um Giulietta geriátrico. E oq eu vai acontecer quando substituírem o Cherokee e o Grand Cherokee por modelos actualizados. E lançarem o Wagoneer e Grand Wagoneer que vão ser modelos de luxo? A Land Rover vai sentir fortemente nas vendas nos EUA e mesmo na China. Já terem deixado de fabricar o Defender foi uma burrice de todo o tamanho. Olhem o sucesso do Wrangler - tem uma fatia de mercado toda para ele a nível mundial porque a Land Rover andou a dormir.

Já nem vou falar da Volvo que anda a morder os calcanhares dos alemães em muitos segmentos aqui na Europa.

O problema no caso do Giulia é que as previsões iniciais serviram para apontar o investimento inicial, que não foi pouco, para acompanhar a passada do S3, com um volume previsivelmente menor.

Mas tb não era preciso ir tão longe para melhorar as vendas. Nos EUA, ao contrario do pensamento vigente por aqui, a ALFA é uma marca que mal se conhece, tirando os entendidos em carros e se não criam uma boa rede de venda, a coisa não dá para mais. Provavelmente gastaram de mais no projeto e depois não sobrou para mais nada e uma boa rede numa area da dimensão dos EUA não são amendoins.

Do outro lado, a Jeep em casa já tem uma base brutal e vende em grande volume worldwide tb pq tem preços mais populares que a LR/RR pelo que é normal que venda mais, sobretudo com o best seller Renegade. Já o base Evoque da RR, é um popó premium com PVP a condizer e seguramente terá uma rede de vendas que não tem nada a ver, sobretudo nos EUA.

Já a jag, qual é o cliente tipo: Homem de gostos conservadores dos 50 para cima, com bom poder adquisitivo e que dá prioridade á exclusividade. O típico English gentleman ou similar. E aí a Jag com a sua tentativa de ataque aos germânicos da praxe, se calhar esturricou-se.

Last edited:
A Jaguar tem essa imagem, mas isso não corresponde minimamente à realidade actual nem há histórica.

A Jaguar para fazer frente à mercedes por exemplo sempre se fez valer do preço mais baixo. Por exemplo o jaguar E, para o segmento em que se inseria, era um carro barato.

Actualmente ainda tem de lidar com esta novidade da Mercedes se ter lembrado de vender em todos os segmentos. E entretanto ainda "nasceu" nova concorrência por parte de BMW e mais tarde Audi. Nesse contexto a Jaguar não tem qualquer produto que seja melhor do que o proposto pelo trio alemão, e mesmo pelo preço já não vai lá porque os mercedes também já não custam o que custavam há umas décadas.

Acho que estás a confundir posicionamento e imagem.

A Jaguar teve sempre (veja-se nos últimos 50/60 anos) um posicionamento mais exclusivo que a Mercedes. Contudo a imagem da Mercedes sempre foi superior. Confuso? Não. Se pensarmos bem pode perfeitamente acontecer.

O grau de acesso define essencialmente o posicionamento. Contudo, como marca, a Mercedes sempre foi superior porque tem décadas de uma imagem muito mais forte como referencial transversal na indústria de engenharia/qualidade/tecnologia/segurança.

Historicamente o posicionamento da Mercedes sempre ("nos últimos 50/60 anos"/pós-WW2) foi mais generalista. No final dos anos 90 quando a Mercedes já propunha um segmento B/C MPV para as cidades, a Jaguar nem ao segmento D tinha chegado exactamente porque a Jaguar, contrariamente à Mercedes, não se "democratizou" a partir dos anos 60 e ainda tinha esse processo para fazer.

Há outros exemplos na indústria, mesmo que menos evidentes.

O posicionamento da Maserati é superior à Porsche, contudo a imagem de marca da última é muito superior e é difícil à Maserati competir se colocar um produto balizado para um determinado Porsche com as mesmas características gerais.

Last edited:
Acho que estás a confundir posicionamento e imagem.
Não compliques! [:D]

O que sempre aconteceu, e ainda hoje acontece, é que a jaguar nem sequer tem propostas nos segmentos mais altos. A Mercedes sempre foi a todas, concordo, desde carros a furgões. Mas não é a isso que me refiro. O que refiro é que hoje como há 50 ou mais anos, se tu queres o melhor não é na jaguar que o encontras. A vantagem da Jaguar, hoje como há 50 anos, tem sido sempre o que oferece vs. o preço que pede.

Maserati vs. Porsche acontece o mesmo.

Last edited:
Contudo JBranco, ontem tal como hoje, continua a ser mais exclusivo ter um Maserati do que um Porsche, tal como ter um Jaguar vs um Mercedes. E percepcionado de forma completamente diferente.

Se apareces com um Porsche numa festa, entras num determinado perfil. Que é necessariamente bem mais banal do que se apareceres num Maserati. E quem não percebe isso ou finge não perceber, está apenas a enganar-se...

Andar a passear-se "em mais um" Classe C é diferente de num XE.

Contudo, vai ser incomparavelmente mais fácil vender os primeiros exemplos das comparações, vai-se perder menos dinheiro e racionalmente são a escolha no-brainer. Tudo porque a imagem da marca é superior e isso torna-a um valor seguro (e não exótico como os segundos exemplos).

Contudo JBranco, ontem tal como hoje, continua a ser mais exclusivo ter um Maserati do que um Porsche, tal como ter um Jaguar vs um Mercedes. E percepcionado de forma completamente diferente.

Se apareces com um Porsche numa festa, entras num determinado perfil. Que é necessariamente bem mais banal do que se apareceres num Maserati. E quem não percebe isso ou finge não perceber, está apenas a enganar-se...

Andar a passear-se "em mais um" Classe C é diferente de num XE.

Contudo, vai ser incomparavelmente mais fácil vender os primeiros exemplos das comparações, vai-se perder menos dinheiro e racionalmente são a escolha no-brainer. Tudo porque a imagem da marca é superior e isso torna-a um valor seguro (e não exótico como os segundos exemplos).

É isso II :)

A portugal admito que possa ser assim, mas apenas porque a maioria da malta não percebe nada de carros. [:D]

E como não percebem nada de carros deixam-se conduzir pelo marketing.

Quando é que a jaguar teve um 600 ou um 540k? Não brinquem comigo! [;)]

edit: E já agora gostava de dizer que penso ser bastante distante e desapaixonado na minha análise porque, embora o meu pai e o meu avô tenham sido bons clientes da Mercedes lá pelos anos 50 a 80, eu nunca fui grande freguês da dita. [:p]

E também não percebo a tua "obsessão" com a Porsche porque fui rever o que escrevi e só referi a Mercedes a BMW e a Audi. Se referi essas três e não a Porsche, por alguma razão terá sido. Não é? [;)]

É isso II :)
Só sabes escrever isso? Fraquinho, muito fraquinho. hehehehe

Last edited:
Exactamente o oposto. Quando a malta tem pouca cultura automobilística reconhece reconhece mais, ou apenas, os padrões mais comuns.

Para alguém médio um Jaguar é um carro carro, de elite, caro de adquirir e de manter e que nem sequer equaciona porque nem sequer é equacionável no seu ou para o seu mundo. Para alguém médio um Mercedes é o carro a ter como significado de sucesso.

Olhas para a frota de uma equipa de futebol e rapidamente percebes isso [:D]

O sucesso dos germânicos nos segmentos superiores é exactamente o componente racional que trouxeram ao luxo com base na consistência do produto. Diria quase que isso é o resultado de ser caracteristicamente alemão. Isso fá-los mais mundanos, mais palpáveis, mais atingíveis e mais valorizáveis. Produtos que em 2ª mão serão mais confiáveis e possíveis de manter.

Isto não impede nada que a Mercedes não tenha ao longo da sua história tido produtos mais caros ou até de segmentos ou capacidades mais altas que a Jaguar e acho estranho não entenderes isso [;)]

Last edited:
Back