Jaguar XE

Só sabes escrever isso? Fraquinho, muito fraquinho. hehehehe[/QUOTE]

Bem, quando vem alguém dizer exatamente o que eu diria , para que repetir tudo outra vez

Ok André. Portanto, se bem entendo e resumindo, o que tu está a dizer é que:

Uma pessoa média valoriza mais o Jaguar porque pensa que é "caro de adquirir e de manter" e que é um carro "de elite", e portanto fora do "seu mundo". Ok. Ainda que uma pessoa da elite na prática compre Mercedes porque não encontra na Jaguar uma proposta suficientemente boa para si.

Bom... Parece-me que há aqui um grande equivoco por parte da "pessoa média", mas... Tudo bem, acho que já percebi. :)

Last edited:
Tal como compra na mundana Porsche porque a Maserati não lhe consegue oferecer o mesmo.

Não deixam de significar coisas bem diferentes, ter um e outro badge à porta de casa [:p]

O problema no caso do Giulia é que as previsões iniciais serviram para apontar o investimento inicial, que não foi pouco, para acompanhar a passada do S3, com um volume previsivelmente menor.

Mas tb não era preciso ir tão longe para melhorar as vendas. Nos EUA, ao contrario do pensamento vigente por aqui, a ALFA é uma marca que mal se conhece, tirando os entendidos em carros e se não criam uma boa rede de venda, a coisa não dá para mais. Provavelmente gastaram de mais no projeto e depois não sobrou para mais nada e uma boa rede numa area da dimensão dos EUA não são amendoins.

Eles nem tiveram que fazer grande investimento nesse campo. Aí isso calha ás redes de concessionários. A Alfa foi colocada nos concessionários Fiat ou Maserati já existentes. Não é que também fossem muitos, mas já tinham uma rede estabelecida.
Mas do investimento anunciado duvido muito que o tenham feito todo porque o anunciado era para vários modelos além do Giulia e Stelvio. Muito do que está a ser feito agora faz parte desse investimento anunciado na altura.
Agora, resta ver se as vendas vão melhorar este ano, vão ter que adaptar as motorizações para o WLTP, se calhar lançar versões PHEV, etc...

Do outro lado, a Jeep em casa já tem uma base brutal e vende em grande volume worldwide tb pq tem preços mais populares que a LR/RR pelo que é normal que venda mais, sobretudo com o best seller Renegade. Já o base Evoque da RR, é um popó premium com PVP a condizer e seguramente terá uma rede de vendas que não tem nada a ver, sobretudo nos EUA.

Já a jag, qual é o cliente tipo: Homem de gostos conservadores dos 50 para cima, com bom poder adquisitivo e que dá prioridade á exclusividade. O típico English gentleman ou similar. E aí a Jag com a sua tentativa de ataque aos germânicos da praxe, se calhar esturricou-se.

Pois, a Jeep se calhar foi mais esperta. Mas mesmo tirando o Renegade tem grandes vendas.
Já o cliente típico da Jag, foram burros. Os germânicos comeram-lhes o almoço mas também percebem que grande parte das vendas são feitas para frotas. A Jaguar não conseguiu entrar nesse mercado (nem a Alfa diga-se).

Se Jag e Alfa querem ter sucesso têm que entrar nesse segmento de vendas para frotas. Mas os grandes mercados para isso são o britânico e o alemão. Um odeia marcas italianas (com alguma razão), o outro é extremamente nacionalista.
Em Itália esse mercado não é tão grande. Daí a Alfa ter apostado em lançar-se no mercado americano principalmente.

Tal como compra na mundana Porsche porque a Maserati não lhe consegue oferecer o mesmo.

Não deixam de significar coisas bem diferentes, ter um e outro badge à porta de casa [:p]
É que eu ainda percebia se referisses Lamborghini ou Ferrari... Mas maserati é mesmo carro de "pindérico armado ao pingarelho". hehehehe

edit: E que ninguém leve a mal o que escrevi porque isto é o que eu costumo dizer a um amigo que comprou um. [:D]

Last edited:
É que eu ainda percebia se referisses Lamborghini ou Ferrari... Mas maserati é mesmo carro de "pindérico armado ao pingarelho". hehehehe

edit: E que ninguém leve a mal o que escrevi porque isto é o que eu costumo dizer a um amigo que comprou um. [:D]

Lá porque tu ofendes os teus amigos, tem calma, sim? [:D] kidding

Fica lá com o Porsche que fica a matar ali ao pé da fábrica de moldes ou no centro de estágios do Benfica.

full.jpg

Eu fico com o pindérico [:D] que só fica bem ao pé de charcos charmosos [:cool:]

565c5205652e9.jpg

Achei que estavam no segmento dos carros... dos Aston Martin Rapid...

Mas afinal ainda andam nos que fazem de conta!

São giros... são económicos para a Maria ir ao Lidl.

Gostava de perceber se o pessoal que está a escrever sobre este tema, conhece de facto os actuais carros das marcas em questão ?

Eu já conduzi os actuais XF e F-Pace da Jaguar e parecem-me produtos perfeitamente ao nível dos seus concorrentes, nomeadamente Audis, Mercedes e BMWs.

A escolha terá a ver com imagem, percepção da marca, etc. e não tanto porque um produto é claramente melhor que os outros.

O mesmo para o Maserati Levante e sim já conduzi o Cayenne, X5, Q7, etc.

Lá porque tu ofendes os teus amigos, tem calma, sim? [:D] kidding

Fica lá com o Porsche que fica a matar ali ao pé da fábrica de moldes ou no centro de estágios do Benfica.

full.jpg

Eu fico com o pindérico [:D] que só fica bem ao pé de charcos charmosos [:cool:]

565c5205652e9.jpg

E Maserati é coisa que ainda se vê nos estágios da bola, já Jags, acho que nunca vi :)

E Maserati é coisa que ainda se vê nos estágios da bola, já Jags, acho que nunca vi :)

Jaguar é só para quem tem verdadeiro bom gosto e classe, não é para todos, o estilo Britânico é único[:p] Só os Suecos se chegam perto nesse aspeto.

Jaguar é só para quem tem verdadeiro bom gosto e classe, não é para todos, o estilo Britânico é único[:p] Só os Suecos se chegam perto nesse aspeto.

Foi basicamente o que eu disse [:p][;)]

Tirando essa agora dos suecos que são liga á parte

Last edited:
Nada contra os alemães mas tenho pena que o mercado europeu seja tão germanocêntrico mas é o que temos. Há tantas marcas premium com carros fantásticos por esse mundo fora que na europa têm vendas marginais ou nem sequer existem, os consumidores europeus perdem muita liberdade de escolha.

Last edited:
Gostava de perceber se o pessoal que está a escrever sobre este tema, conhece de facto os actuais carros das marcas em questão ?

Eu já conduzi os actuais XF e F-Pace da Jaguar e parecem-me produtos perfeitamente ao nível dos seus concorrentes, nomeadamente Audis, Mercedes e BMWs.

A escolha terá a ver com imagem, percepção da marca, etc. e não tanto porque um produto é claramente melhor que os outros.

O mesmo para o Maserati Levante e sim já conduzi o Cayenne, X5, Q7, etc.

Sim, as diferenças são de pormenor. E o XF e F-Pace são óptimas opções.
Na minha opinião a Jaguar até devia era lançar um G-Pace de tamanho superior ao F-Pace.

Foi basicamente o que eu disse [:p][;)]

Tirando essa agora dos suecos que são liga á parte

Pois eu tendo feito a defesa da Jaguar há uns posts atrás sou forçado a dizer que a actual gama não tem, na minha opinião, grande classe ou elegância e que lhe falta personalidade (e até bom gosto!). Mas também sei porque chegámos aqui.

A verdade é que a Jaguar estava numa posição péssima onde a sua fórmula, mesmo que numa base técnica evoluída, já não tinha interesse para o mercado. O XJ X350 provou bem isso. Alteraram a fórmula ao ponto de quase nada parecer ao velho look da Jaguar mas, a meu ver, não se encontrou nenhum novo rumo verdadeiramente elegante ou sequer minimamente identificável como britânico.

Já a Volvo tem feito um excelente trabalho na solidificação da ideia de luxo escandinavo e de um bom-gosto não ostensivo. Hoje parece-me ter uma imagem bem mais forte e desejável do que tinha há 20 anos. Nomeadamente com a banalização que estamos a ver da BMW e da Mercedes, está cada vez mais a tornar-se um player que joga de igual para igual (veja-se os XC face aos concorrentes premium germânicos). Mas o posicionamento da Volvo nunca foi o da Jaguar, sempre foi uma marca bem mais abordável.

Pois eu tendo feito a defesa da Jaguar há uns posts atrás sou forçado a dizer que a actual gama não tem, na minha opinião, grande classe ou elegância e que lhe falta personalidade (e até bom gosto!). Mas também sei porque chegámos aqui.

A verdade é que a Jaguar estava numa posição péssima onde a sua fórmula, mesmo que numa base técnica evoluída, já não tinha interesse para o mercado. O XJ X350 provou bem isso. Alteraram a fórmula ao ponto de quase nada parecer ao velho look da Jaguar mas, a meu ver, não se encontrou nenhum novo rumo verdadeiramente elegante ou sequer minimamente identificável como britânico.

Já a Volvo tem feito um excelente trabalho na solidificação da ideia de luxo escandinavo e de um bom-gosto não ostensivo. Hoje parece-me ter uma imagem bem mais forte e desejável do que tinha há 20 anos. Nomeadamente com a banalização que estamos a ver da BMW e da Mercedes, está cada vez mais a tornar-se um player que joga de igual para igual (veja-se os XC face aos concorrentes premium germânicos). Mas o posicionamento da Volvo nunca foi o da Jaguar, sempre foi uma marca bem mais abordável.

Sim. A Jag tentou uma mainstreamização QB para aumentar volume na tentativa de alcançar aquele equilíbrio improvável entre vender a outro nível mantendo algum pedigree. Mas mesmo com isto continua a manter algum exotismo em relação ás best seller. Sobre tudo em animais donos dum rabo só comparável a um 8C da ALFA

Quanto aos suecos. São uma estirpe aparte.

Tem como conceito principal a praticidade e a robustez e não a classe ou a elegancia. O que se passa é que neste momento conseguem juntar estes conceitos com grande eficácia.

Last edited:

Quanto aos suecos. São uma estirpe aparte.

Tem como conceito principal a praticidade e a robustez e não a classe ou a elegancia. O que se passa é que neste momento conseguem juntar estes conceitos com grande eficácia.

Ambos fazem uma apreciação apenas superficial, estética e de imagem.

Eu concordo que a Volvo consiga fazer carros com interiores interessantes e de qualidade, também concordo com a imagem de solidez, mas onde a Volvo falha é na dinâmica e principalmente nos motores.

O posicionamento muito virado para o conforto não é recente e ainda se aceita, mas nota-se que são genericamente menos bons que os seus concorrentes e principalmente menos interessantes de conduzir.

Mas limitar toda a sua oferta a motores de 4 cilindros, é na minha opinião um tiro no pé. Quando conduzi um XC90 na sua versão 2,0 diesel de 225 cv, gostei muito do carro estáticamente, foi este o carro do grande salto qualitativo da marca, muito requintado, com excelentes bancos, pele fantástica, cheio de equipamento, etc. depois em movimento a forma como se relaciona com a estrada é só razoável, ou seja nota-se um bocadinho barco e não é um primor no mau piso (comparando com outros do segmento) e por fim o motor que até estava muito bem adaptado ao carro, mas que nitidamente é o elo mais fraco do conjunto.

Tenho por principio só falar do que sei/conheço.

Mas se exiges "curriculum", não sendo da minha natureza ser cagão, devo-te dizer que logo quando nasci, em 1965, foi num 911 que vim da maternidade para casa. [:p] Considerei o XE quando há comprei o S4GC, mas infelizmente o XE nem motor decente tinha. [s)]

Então?! Mas isso é o que eu tenho vindo a dizer!

A gama actual da Jaguar não é competitiva e não apresenta qualquer mais-valia face à concorrência. Pelo contrário os Volvo parecem-me extremamente bem concebidos e coerentes. Não pretendem ser desportivos, pretendem isso sim ser suaves e bem construídos e são-no. Ao fim de um dia de intenso trabalho poucos carros me agradam mais do que os Volvo. E os que me agradam mais são bem mais caros. O modelo que tive foi o V80. Silencioso, bons bancos, excelente para viajar de casa para o trabalho, ao fim do dia, ouvindo por exemplo Bruckner. [:cool:]

Sim, estavamos a falar só da parte da imagem/estilo
Eu disso realmente percebo pouco.

edit: Ah! E não me exijam fotografias dos meus carros porque gosto de ser discreto. A única vez que o fiz foi para responder a um parvalhão que estava repetidamente a dizer que quem compra Golfs é pelo status. Como não há carro que ame mais do que o Golf, lá me piquei, e postei uma foto com os três carros que estão tinha. Para demonstrar que status no meu caso não seria certamente pelo Golf.

E para fazer essa fotografia tive um trabalhão porque encostei os três o mais que consegui, porta com porta. Foi há cerca de 10 anos e tinha então um Mercedes S350, um Porsche Boxter S e o referido Golf V 2.0TDI que estava a ser denegrido... E eu não aceito que se fale mal dos Golf!! Com isso perco as estribeiras!! :mad:

Last edited:
Ambos fazem uma apreciação apenas superficial, estética e de imagem.

Eu concordo que a Volvo consiga fazer carros com interiores interessantes e de qualidade, também concordo com a imagem de solidez, mas onde a Volvo falha é na dinâmica e principalmente nos motores.

O posicionamento muito virado para o conforto não é recente e ainda se aceita, mas nota-se que são genericamente menos bons que os seus concorrentes e principalmente menos interessantes de conduzir.

Mas limitar toda a sua oferta a motores de 4 cilindros, é na minha opinião um tiro no pé. Quando conduzi um XC90 na sua versão 2,0 diesel de 225 cv, gostei muito do carro estáticamente, foi este o carro do grande salto qualitativo da marca, muito requintado, com excelentes bancos, pele fantástica, cheio de equipamento, etc. depois em movimento a forma como se relaciona com a estrada é só razoável, ou seja nota-se um bocadinho barco e não é um primor no mau piso (comparando com outros do segmento) e por fim o motor que até estava muito bem adaptado ao carro, mas que nitidamente é o elo mais fraco do conjunto.

Conduzi o actual XC90 na variante D4 (FWD e 190cv) e concordo com o que dizes, achei o motor francamente pobre para o preço do carro e o conforto estava longe de ser referencial (as jantes eram enormes de 21 ou 22in acho eu). Enquanto o conduzi tive mesmo saudades da suavidade, elasticidade e sonoridade do antigo motor de 5 cilindros.

Back