Le Mans 2015

em relação ás 24h nao tenho muito mais a dizer.

a porsche fez uma prova impecável, e isso fez com que a coisa ficasse decidida lá pelas 2 da manha.

nos GTEPro é que foi bastante mais animado, o problema da caixa de velocidades do 458 acabou com a luta.
mas a af corse acaba por faturar o maximo dos pontos do campeonato, está bem encaminhado para o resto da época (pontos de LM são a dobrar)

Uma coisa que me continua a fazer confusão é duas marcas do mesmo grupo a lutarem pela vitória. Sempre pensei que a entrada da Porsche seria para a saída da Audi mas não me parece que vá acontecer.

Uma coisa que me continua a fazer confusão é duas marcas do mesmo grupo a lutarem pela vitória. Sempre pensei que a entrada da Porsche seria para a saída da Audi mas não me parece que vá acontecer.

A Porsche tem a sua independência e tem de o mostrar, para bem da sua imagem. Se um dia as pessoas acharem que a VW lhe pôs uma trela, as vendas vão-se ressentir.
Dificilmente alguém verá a Bentley, Lambo e Porsche a lutar na mesma categoria, mas contra a Audi faz sentido, até para separar as águas.

Além disso a Audi é um multi-vencedor de LeMans, assim como a Porsche, o que aumenta o interesse e o foco sobre qualquer uma das marcas, quando entram em confronto direto.
'Olhem para nós. Dominamos com Diesel e com Gasosa'.
É bom para todos.

Last edited:
A partir do momento que chamas aos outros de inocentes, condicionaste as supostas previsões que se possam fazer.
A cada intervalo que a emissão da eurosport fez, levamos logo como primeiro anúncio a publicidade do Nissan. Certo? Certo!

Agora pergunto-te eu a ti, que chamas inocentes aos outros mas com a corrida em curso ao fim de 23 horas, como achas que esta publicidade seria melhor: com a Nissan a lutar pelo primeiro lugar, ou com a Nissan a fazer a vergonha que fez? Ainda dizes que os resultados publicitários foram semelhantes entre a Nissan e a Toyota? Isso é para rir, ou sou eu que sou inocente?

Agradecia que lesses os posts com atenção.

Sentiste-te incomodado com o termo, inocente, parece-me um termo perfeitamente adequado, hoje em dia é um fenómeno raríssimo um carro chegar e ganhar. Ainda por cima com as condicionantes que o Nissan tinha/tem. Por isso quem achava que o Nissan ia ganhar ou lutar pelo pódio é inocente, uma espécie de inocência automobilística.

Quando falamos em publicidade que a Nissan teve, falamos em publicidade não paga, falamos do interesse que gerou à volta do carro por parte dos media e fans da prova em geral. Que diga-se suplantou largamente o dos outros carros da prova.

Nunca mencionei que a publicidade (visibilidade se preferires) entre Nissan e Toyota foi iguais... Disse que foram totalmente opostas.

Repito, pois penso que não leste, que estas considerações já as tinha feito, antes da prova. Basta procurar.

Sobre isto penso ter sido esclarecedor o suficiente, não vou andar às voltas e voltar a responder ao mesmo.

Vide exemplo PSA no WRC. Marcas do mesmo grupo...mesmo segmento... a lutarem taco-a-taco....saudades.....

Eu não tenho nada contra isso....venham mais....

O Nissan tem 1.000 cv e puxa à frente ?

Os Nissan que correram as 24h só usaram o motor a gasolina, não usaram o sistema híbrido. Acredito que os 3 usaram configurações diferentes, mas sempre sem o uso do motor de inercia.

Só com o motor a gasolina penso que teriam à volta de 550cvs, com o híbrido especula-se que seriam mais de 1000.

O sistema híbrido inicialmente iria actuar sobre as rodas traseiras, mas há pelo menos 1 deles que está configurado para actuar sobre as rodas da frente, sendo puro tracção à frente.

11430229_841640075927092_4337753103998592081_n.jpg

10371408_841639982593768_3329415514789114780_n.jpg

10420089_841640352593731_989154753571015278_n.jpg

10577021_841640372593729_3164125064362977760_n.jpg

10472850_841640402593726_1395298614765221474_n.jpg

11351267_841640445927055_3305144043645031315_n.jpg

11407101_841640495927050_1358573743145541544_n.jpg

10733973_841640512593715_7338035860960973802_n.jpg

A Porsche nunca ganhou campeonatos sozinha ou como marca oficial na F1[:D].
Os que ganhou foi com carros Mclaren e com dinheiro da TAG.......
A ferrari ganhou 9 edições de Le Mans como marca [:)]

E nos GT são dos carros que mais dominam nos ultimos anos....[:D]

BTW os F1 não possuem controle de tracção......
Uma coisa é a F1 estar numa fase um bocado má, outra é compararem em emotividade a maior corrida do mundo com 4 marcas oficiais e um dominador absoluto nos ultimos 15 anos com um campeonato de F1.....
Volto a repetir, para quem gosta de desporto automóvel existem corridas mais emotivas que a F1 ou Le Mans, mas não existe um campeonato mundial tão importante como a F1 e uma corrida tão mediática como Le Mans.....

E achas muito a Ferrari ganhar 9? Em LeMans isso significa praticamente nada, a Porsche fez o dobro disso.

A LeMans é mais emotiva que F1 sem duvida, sao 24h sempre a acontecer algo, sem politicas, sem controlos apertados sobre o andamento dos pilotos, com imensos de categorias diferentes com andamentos diferentes, uma pista espetacular, enfim... 2h de F1 nao se comparam com as 24h de LeMans, onde ate os Pilotos tem de ter uma resistencia e concentraçao maior e com mais liberadade, é outro mundo.

Não percebo esta história de se estar a comparar Le Mans com a F1. Cada coisa no seu lugar.

É como estarmos a comparar o Usain Bolt com o Mo Farah. Quem é melhor atleta? Cada um na sua especialidade.

Nem o Mo Farah ganharia os 100m, nem o Bolt ganharia os 5000m. Acho que é uma discussão sem nexo.

Gosto das duas disciplinas embora já tenha gostado mais da F1. Le Mans é Le Mans e é incomparável, agora,

não se pode comparar o WEC ao campeonato do mundo de F1. O WEC ainda é uma criança, que vai crescer,

penso eu. Há uma coisa que a F1 nunca terá, que é a beleza dos carros. Os LMP1 dão 10 a 0, nos F1. Devido

à sua forma, parecem deslizar colados à pista, enquanto os F1 parecem carros a quem parecem faltar peças.

Sempre achei os carros de resistência muito mais bonitos, desde os tempos do Grupo C, e até antes disso.

Cada qual no seu lugar e com a sua importância, embora eu pense que os nossos carros lucram mais

com as inovações da resistência que da F1, pois são máquinas para resistir e não para derreter.

Le Mans 2015

Aqui ninguém está a comparar o Usain com o Mo.

Estão a comparar a prova dos 5000m com os 100m. Qual delas é mais importante? Qual é mais mediática? Qual dá mais espectáculo?

Claro que faz sentido comparar. Tudo é comparável. E é obvio que são coisas diferentes!! Se fossem iguais não valia a pena serem comparadas...

Que mania de dizerem que nada pode ser comparável. SIM PODE E DEVE.

Já chega o pessoal que diz que o Aventador não se pode comparar ao F12 porque o motor não está no mesmo sitio!! segundo estes senhores, os 911 são incomparáveis com qualquer outro automóvel!

Last edited:
E achas muito a Ferrari ganhar 9? Em LeMans isso significa praticamente nada, a Porsche fez o dobro disso.

A LeMans é mais emotiva que F1 sem duvida, sao 24h sempre a acontecer algo, sem politicas, sem controlos apertados sobre o andamento dos pilotos, com imensos de categorias diferentes com andamentos diferentes, uma pista espetacular, enfim... 2h de F1 nao se comparam com as 24h de LeMans, onde ate os Pilotos tem de ter uma resistencia e concentraçao maior e com mais liberadade, é outro mundo.

Não exageres. 9 vitórias faz da Ferrari a 3ª marca com mais vitórias. Achas isso pouco?

Tendo em conta que a corrida tem quase 100 anos e a Ferrari já não corre com um protótipo à mais de 40,

e ainda é 3ª (até à chegada da Audi era a 2ª), imagina se corresse...

Last edited:
Um Fórmula 1 resistiria às 24 Horas de Le Mans?

Seria um Fórmula 1 capaz de resistir às 395 voltas que o Porsche 919 de Nico Hulkenberg precisou de completar para vencer as 24 Horas de Le Mans? A questão é de difícil resposta, mas o diretor técnico da Lotus, Nick Chester, acredita que sim.

“Os atuais regulamentos ao nível dos motores significa que temos um motor e caixa de velocidades seriam capazes de completar as 24 horas de competição, o que não seria o caso no passado”, garante o responsável, lembrando as alterações feitas nos regulamentos.

Com a limitação a quatro, os motores e caixas a usar durante toda a temporada de Fórmula 1, a sua resistência mecânica aumentou consideravelmente, atingindo agora níveis comparados aos da Resistência.

Por isso, Chester acredita que: “os atuais Fórmula 1 poderiam facilmente participar numa corrida de resistência, pois estão preparados para uma durabilidade desta natureza para a maioria das suas partes”, acrescentou.

“No passado, com os V8 e as antigas caixas de velocidades, não seria possível. Talvez fosse interessante abordarmos o ACO e lançar o desafio", disse Chester, referindo-se ao organizador das 24 Horas de Le Mans.

“Seria divertido e eu adoro o desafio de engenharia de um carro de Fórmula 1 para uma corrida de 24 horas", admitiu.

Mark Webber, que trocou a Fórmula 1 para se dedicar a tempo inteiro ao Mundial de Endurance (WEC), com a Porsche, defende mesmo que o WEC ultrapassou a Fórmula 1 como a competição mais exigente da atualidade.

"Sobretudo para os pilotos”, garante. “Estão entusiasmados, vão o limite e é arriscado, o que é bom para o espetáculo e para o público", afirmou o ex-piloto da Red Bull ao «The Telegraph».

Webber reforça ainda que os melhores carros do Mundial de Endurance são "extremamente futuristas e verdadeiras feras à espera de serem domadas".

Aqui ninguém está a comparar o Usain com o Mo.

Estão a comparar a prova dos 5000m com os 100m. Qual delas é mais importante? Qual é mais mediática? Qual dá mais espectáculo?

Claro que faz sentido comparar. Tudo é comparável. E é obvio que são coisas diferentes!! Se fossem iguais não valia a pena serem comparadas...

Que mania de dizerem que nada pode ser comparável. SIM PODE E DEVE.

Já chega o pessoal que diz que o Aventador não se pode comparar ao F12 porque o motor não está no mesmo sitio!! segundo estes senhores, os 911 são incomparáveis com qualquer outro automóvel!
Tens o twingo!

Ainda em relação ao projecto da Nissan, acredito que em andamento possa ser viável quando estiver a funcionar em condições.

O que duvido muito é da competividade em 24h. O Audi e o Porsche quando tem uma batida (e isso acontece numa prova destas) trocam dois parafusos e tem o carro novo. Com o motor no sítio errado, o Nissan nunca vai conseguir uma operação destas em tempos semelhantes.

A Toyota também mostrou muitíssima fiabilidade, este ano, só que esqueceram-se da velocidade, embora o carro

deste ano seja mais rápido que o do ano passado e que limpou o WEC de forma avassaladora. Só não contaram foi

com a resposta dos alemães, que ainda foi mais avassaladora. Veremos a resposta da Toyota em 2016.

Quanto à Nissan, espero que consigam meter os 1200 cv que dizem ter, a rolar, e com 4 rodas motrizes, de preferência...

Aproveitando o que o Nick Chester disse recentemente e sabendo que apesar de possuirem mais tecnologia e de serem mais potentes, os carros de LMP1 ainda são consideravelmente mais lentos que os F1 em velocidade pura, diria que atualmente um LMP1 nunca ganharia uma prova de F1......

O inverso já não sei se seria assim tão linear ....seria efetivamente possível um carro de F1 ganhar as 24h?[:D]

Vai na volta seria mais fácil do que possamos pensar, p.ex o tanque de combustivel atual de um F1 é maior que o dos LMP1 [:D], logo teriamos stints muito parecidos aos LMP1 ou até superiores nos F1 [:)]já que os F1 nem precisavam de andar sempre a fundo para serem mais rápidos, o que poderia também prolongar o tempo de vida do motor o suficiente para aguentar aquele nº de voltas e distância e podiam até ganhar vantagem suficiente que lhes permitisse trocar outras coisas que eventualmente não aguentassem tanto como nos LMP1, como p.ex os travões [:D]

Last edited:
Aproveitando o que o Nick Chester disse recentemente e sabendo que apesar de possuirem mais tecnologia e de serem mais potentes, os carros de LMP1 ainda são consideravelmente mais lentos que os F1 em velocidade pura, diria que atualmente um LMP1 nunca ganharia uma prova de F1....

Há tempos de ambos no mesmo circuito ?

Back