Le Mans 2015

Tens SPA p.ex, em 2015 a F1 ainda não passou lá, mas a volta mais rápida em corrida este ano nos LMP1 andou pelos 1:58, a volta mais rápida em corrida de um F1 em 2014 foi cerca de 1:50, não esquecer que os F1 de 2015 estão mais rápidos que 2014.
Este ano aposto numa diferença na casa dos 9s por volta em favor de um F1, num circuito como SPA.

Last edited:
melhor tempo de qualificação em 2014 nas pistas em que ambas as categorias participaram

Spa
LMP1 - 2:01.198
F1 - 2:05.591

COTA
LMP1 - 1:49.093
F1 - 1:36.067

Silverstone
LMP1 - 1:42.774
F1 - 1:35.766

Shanghai
LMP1 - 1:48.300
F1 - 1:53.860

Bahrain
LMP1 - 1:43.145
F1 - 1:33.185

Interlagos
LMP1 - 1:17.676
F1 - 1:10.023

Não esquecer as variáveis atmosféricas das qualificações ao olhar para esses tempos que o Siberiano disponibilizou.......
E também não tenho a certeza absoluta se todos os traçados indicados são exactamente iguais para ambos, mas julgo que sim.........

Mas obviamente que os F1 ainda são mais rápidos que os LMP1......

Isso já eu tinha na minha cabeça bem assente. Continuo é com a ideia que não seria assim tão irreal um F1 ganhar as 24h[:cool:]

Last edited:
A sério? Esta conversa está a soar a ridículo. Os tipos da resistência são um bando de nabos que desenham carros sem pés nem

cabeça, quando afinal a solução está à vista de toda a gente: desenhar um carro igual a um F1. Afinal, até é mais rápido (também

pesa menos), e pelos vistos aguenta com facilidade fazer 12 grandes prémios sem parar. Estou em crer que para o ano a Nissan vai

apresentar um F1 com tração no eixo do meio...

Ena que violência, não quero magoar ng [:D], eu só aproveitei o que um engenheiro de F1 disse e segundo ele até não é uma ideia assim tão ridicula, pq nós leigos e adeptos havemos de achar que é?[:D]

Argumentem com dados técnicos e partilhem os mesmos para não soarem a ridiculo............... o que eu quero com este exercicio é saber as vossas opiniões assentes em questões técnicas......

Afinal os tipos da resistência e da F1 desenham carros de acordo com o que os regulamentos permitem e pelos vistos o regulamento dos F1 atuais até permitiria porventura aos F1 ganhar uma corrida de resistência, p.ex de 4 horas tenho muito poucas dúvidas que não fosse possível, quiça de mais horas.......

Eu até sou da opinião que o motor nem seria o principal problema para a naioria das provas do WEC, pelo menos 1500 KM tem obrigação de aguentar segundo os regulamentos da F1.........isso é p.ex uma prova de 6h......

E estamos a falar de uma estimativa em que os motores levam mais porrada para serem mais rápidos que outros F1, com os LMP1 nem precisavam de se esforçar tanto, já que os LMP1 são mais lentos, apesar de os LMP1 possuirem uma relação peso potência melhor que os F1...........

Agora 24 horas obviamente que tenho mais dúvidas que não fosse necessário estrangular mais RPMs e não sei até que ponto não iriam perder a vantagem de rapidez face aos LMP1, que lhes desse alguma possibilidade de ganhar..............

Last edited:
Na parte da rapidez entre F1 e os LMP1, não se esqueçam de uma parte muito importante. Os pneus. O duro da F1 é muito mais mole que o soft dos LMP1.

Isso também influência os tempos por volta.

Pois os pneus seriam a minha principal dúvida no que toca a um F1 vs LMP1 numas 24h, mas mais no que toca a durabilidade, não sei até que ponto o F1 aguentaria um pace mais rápido que o LMP1 que lhe desse sempre vantagem durante 1 ou 2 stints mesmo usando os pneus mais duros [:D], mas estou convencido que sim.........
O problema seria exceder o uso de sets por corrida, em LeMans não sei quantos sets podem usar.......

Numa corrida de 6 horas pode-se usar 6 jogos de pneus, o F1 em pneus tb se aguentava.....

No que toca a velocidade pura, ambos com o mesmo composto, acredito que o F1 fosse sempre mais rápido embora a diferença não fosse tão significativa a favor de um F1.....

Last edited:
Se o tempo voltasse para trás, gostava de ver o Alonso com o seu poderosíssimo Mclaren a tirar as teimas nas 24h Le Mans. Será que era capaz de completar uma volta ao circuito? [:D]

Mais ainda, gostava de ver lá o Pastor Maldonado, seria um marco histórico na mudança da modalidade para sempre: as "24h de sobrevivência"![:)][:)][:)]

Cálculos de peso potência tendo em conta um Red Bull e um 919 p.ex :

F1 - 702kg com piloto + 220kg de gota vs 850cv = 1.08
LMP1 - 870kg + 65kg piloto + 68kg de gota vs 1000cv =1.03

Óbvio que isto é um bocado uma aproximação tendo em conta os dados que as marcas dizem e fazendo uma estimativa à gota que um F1 deve levar por prova.....
O 919 p.ex pode ter mais ou menos que 1000cv o Renault idem, a gota do F1 pode ser menos, o peso do piloto do LMP1 pode ser mais ou menos.........

Enfim o que interessa é que genéricamente a diferença não é muita a favor de quem seja......

Last edited:
Vocês estão a esquecer uma coisa muito importante, a aerodinâmica. Um F1 é um autentico tijolo a nível aerodinâmico, um F1 tem um coeficiente de penetração (CX) altíssimo ou seja cria muito resistência ao ar e não há nada que faça disparar mais os consumo que a resistência aerodinâmica e quanto maior for a velocidade mais o problema se agrava.
Os LMP1 só pelo simples facto de terem as rodas tapadas ganham uma eficiência enorme em relação ao F1, como Lemans é um circuito de alta velocidade os F1 até podiam ter andamento para os LMP1 mas iam se tornar muito gastadores.

Depois há os pneus, não estou a ver um a fazer tantas voltas como um LMP1 com o mesmo jogo de pneus.

A sério? Esta conversa está a soar a ridículo. Os tipos da resistência são um bando de nabos que desenham carros sem pés nem

cabeça, quando afinal a solução está à vista de toda a gente: desenhar um carro igual a um F1. Afinal, até é mais rápido (também

pesa menos), e pelos vistos aguenta com facilidade fazer 12 grandes prémios sem parar. Estou em crer que para o ano a Nissan vai

apresentar um F1 com tração no eixo do meio...

Quem desenha os carros não são os engenheiros: 'são os regulamentos'.
Basta ver o que os regulamentos mais apertados fizeram da F1 (vejam-se as diferenças que havia nos carros dos anos 70/80 e aquilo que se passa da há 20 anos para cá, em que são quase todos iguais).

Last edited:
Cálculos de peso potência tendo em conta um Red Bull e um 919 p.ex :

F1 - 702kg com piloto + 220kg de gota vs 850cv = 1.08
LMP1 - 870kg + 65kg piloto + 68kg de gota vs 1000cv =1.03

Óbvio que isto é um bocado uma aproximação tendo em conta os dados que as marcas dizem e fazendo uma estimativa à gota que um F1 deve levar por prova.....
O 919 p.ex pode ter mais ou menos que 1000cv o Renault idem, a gota do F1 pode ser menos, o peso do piloto do LMP1 pode ser mais ou menos.........

Enfim o que interessa é que genéricamente a diferença não é muita a favor de quem seja......

Não estão limitados a 100kgs?

Basta ver o que os regulamentos mais apertados fizeram da F1 (vejam-se as diferenças que havia nos carros dos anos 70/80 e aquilo que se passa da há 20 anos para cá, em que são quase todos iguais).

Não é tanto assim, principalmente no caso dos LMP1. Os regulamentos não proíbem carros abertos, nem carros com rodas destapadas como os formulas e os engenheiros abandonaram essas soluções porque aerodinamicamente são pouco eficazes.

No caso dos motores da AUDI nem são os regulamentos nem um engenheiro que os desenha é um arquitecto.

Não foram os regulamentos que fizeram os protótipos dos anos 60, 70, 80 e 90. Houve uma evolução que levou a que os carros ficassem com o desenho actual.

Uma opção que deve ter as suas razões e que nunca passou por se aproximar do desenho dos "fórmula". O ACO, apenas regulamentou essa evolução respeitando

a opção das marcas. Os protótipos já foram barchetas e nem assim tiveram a tentação de se aproximar dos "fórmula". Talvez porque seja melhor assim, não sei.

Back