Leitor OBD2-> ELM327 USB + Android + Torque

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início
mas para eu ver aqui por casa coisas esporadicas o elm 327 serve correcto? esses cabos é uma coisa mais «pro» certo?

estive a ver no ebay existem em 2 cores uns azuis outros pretos e laranja, uns tem a versao 1.5 outros 2.1 quais devo comprar? devo reparar nos telemoveis compativeis ou desde que seja android serve?

muito obrigado e desculpem a avalanche de perguntas
abraço

Sobre os cabos, sim já é mais pro..

Desde que seja Android e a ultima versão. Tenho a 1.5. Estes aparelhos em conjunto com o software disponível de momento, pode safar para coisas esporádicas.

Opa não consigo de modo nenhum ler aceder a ECU do meu jazz. Já experimentei vários prog (todos free) e o maximo que consegui foi ligar por PC(bluethoot) e lia apenas as rotações. No Android todos os programas utilizados não deu.... Será por serem aplicações free? Tenho 2 aparelhos bluetooth diferentes e nem um nem outro... Já tive para mandar vir um de cabo...

Boas,

Há algum tipo de leitores destes mesmo que mais caros, que possam ser utilizados na quase generalidade dos carros/modelos? a questão é saber se é mesmo fiavel, e se pode funcionar para trabalhar todos os dias numa utilizacao profissional.

O objectivo é comparar este tipo de leitores contra por exemplo um bosch de 2500 euros. talvez haja alguns que possam servir o mesmo fim, mas sem pagar estes balurdios de dinheiro por um sistema de autodiagnostico.

obrigado.

Boas,

Há algum tipo de leitores destes mesmo que mais caros, que possam ser utilizados na quase generalidade dos carros/modelos? a questão é saber se é mesmo fiavel, e se pode funcionar para trabalhar todos os dias numa utilizacao profissional.

O objectivo é comparar este tipo de leitores contra por exemplo um bosch de 2500 euros. talvez haja alguns que possam servir o mesmo fim, mas sem pagar estes balurdios de dinheiro por um sistema de autodiagnostico.

obrigado.
procura no ebay e encontras um sistema Pro por menos de 500€.

2 exemplos:
VAG/Mercedes: Prof Obd-2 Vehicle Diag. Device Error Detection Scan-Tool VAG (Audi VW) Mercedes | eBay

Renault Clip: Renault Can Clip V145 OBD2 Diagnostic Interface Scan Tool Scanner & Reprog V130 | eBay

Opa não consigo de modo nenhum ler aceder a ECU do meu jazz. Já experimentei vários prog (todos free) e o maximo que consegui foi ligar por PC(bluethoot) e lia apenas as rotações. No Android todos os programas utilizados não deu.... Será por serem aplicações free? Tenho 2 aparelhos bluetooth diferentes e nem um nem outro... Já tive para mandar vir um de cabo...
Verifica bem a configuração bluetooth e a configuração do programa.
Eu por experiência tenho uma aplicação 'free' em que parte das opções não funciona, mas penso não ser o teu caso

https://www.youtube.com/watch?v=Qa7rTowNR2M

Última edição:

É preciso, antes demais, distinguir os tipos de equipamento de diagnóstico que existem.

Os ELM327, assim como outros cabos/interfaces e 'máquinas' baratas, apenas fazem o diagnóstico genérico, ou seja, apenas acedem ao módulo do motor e geralmente apenas lêem/apagam os erros quando acende a luz de avaria do motor. Permitem também ler vários dados em tempo real. O mais acessível é precisamente o ELM327, com algumas funções extra devido a ser usado com um smartphone. Para uma utilização mais frequente, existem também 'máquinas' simples apenas para ler/apagar erros, e outras com descrição do erro e também leitura dos dados em tempo real. De notar que este diagnóstico genérico depende do protocolo EOBD (na Europa), e apenas funciona (geralmente) em motores a gasolina a partir de 2000 e diesel 2003.

Existem também as máquinas de diagnóstico multimarca. É este o tipo de equipamento básico em qualquer oficina multimarca. São compatíveis teoricamente com todas as marcas e modelos comercializados, e permitem efectuar a maioria das funções disponiveis. Como em tudo, existem máquinas para vários preços, com mais/menos funções, que funcionam melhor em certos carros/modelos e pior noutros, etc. Regra geral, nos motores mais comuns, é possível efectuar desde o "diagnóstico básico", ou seja, aceder e verificar os erros/dados em todos os módulos (motor, airbag, ABS, ar condicionado, etc, etc), até funções como codificação de injectores, reset de adaptativos (por ex. MAF, EGR), regeneração e reposição do líquido do filtro de particulas, entre outras. Alguns exemplos das máquinas mais comuns são Bosch KTS, Hella Gutmann, Texa, Autocom/Delphi, entre outras.

Depois existe o sistema de diagnóstico oficial específico para cada marca ou grupo de marcas. É este o equipamento utilizado nos concessionários, e permite efectuar todas as funções oficiais.

Por último existe o diagnóstico dedicado a uma/várias marcas mas não oficial. O melhor exemplo disso é o VAG COM utilizado no grupo VW, com um simples cabo é possível efectuar bastantes funções.

Importa referir que 95% dos equipamentos de diagnóstico que se encontram à venda na internet são clones, principalmente máquinas multimarca/oficiais com preços de 2/3 dígitos. O próprio ELM327 é um clone. Não significa que funciona pior que o original, simplesmente não é original.

Última edição:
É preciso, antes demais, distinguir os tipos de equipamento de diagnóstico que existem.

Os ELM327, assim como outros cabos/interfaces e 'máquinas' baratas, apenas fazem o diagnóstico genérico, ou seja, apenas acedem ao módulo do motor e geralmente apenas lêem/apagam os erros quando acende a luz de avaria do motor. Permitem também ler vários dados em tempo real. O mais acessível é precisamente o ELM327, com algumas funções extra devido a ser usado com um smartphone. Para uma utilização mais frequente, existem também 'máquinas' simples apenas para ler/apagar erros, e outras com descrição do erro e também leitura dos dados em tempo real. De notar que este diagnóstico genérico depende do protocolo EOBD (na Europa), e apenas funciona (geralmente) em motores a gasolina a partir de 2000 e diesel 2003.

Existem também as máquinas de diagnóstico multimarca. É este o tipo de equipamento básico em qualquer oficina multimarca. São compatíveis teoricamente com todas as marcas e modelos comercializados, e permitem efectuar a maioria das funções disponiveis. Como em tudo, existem máquinas para vários preços, com mais/menos funções, que funcionam melhor em certos carros/modelos e pior noutros, etc. Regra geral, nos motores mais comuns, é possível efectuar desde o "diagnóstico básico", ou seja, aceder e verificar os erros/dados em todos os módulos (motor, airbag, ABS, ar condicionado, etc, etc), até funções como codificação de injectores, reset de adaptativos (por ex. MAF, EGR), regeneração e reposição do líquido do filtro de particulas, entre outras. Alguns exemplos das máquinas mais comuns são Bosch KTS, Hella Gutmann, Texa, Autocom/Delphi, entre outras.

Depois existe o sistema de diagnóstico oficial específico para cada marca ou grupo de marcas. É este o equipamento utilizado nos concessionários, e permite efectuar todas as funções oficiais.

Por último existe o diagnóstico dedicado a uma/várias marcas mas não oficial. O melhor exemplo disso é o VAG COM utilizado no grupo VW, com um simples cabo é possível efectuar bastantes funções.

Importa referir que 95% dos equipamentos de diagnóstico que se encontram à venda na internet são clones, principalmente máquinas multimarca/oficiais com preços de 2/3 dígitos. O próprio ELM327 é um clone. Não significa que funciona pior que o original, simplesmente não é original.
Mesmo os diagnósticos de marca, requerem actualização permanente (novos modelo, novas repros (Bug fix), etc...)
Sei que o Renault Clip online (versão com atualizações automáticas - como um antivirus no nosso PC) custa ~2600€/mês...:(
Nas máquinas BOSCH um DVD de atualizações também custa o preço de um carro usado...

Os ELM327 não lêem/apagam erros ligados a airbag, ABS, ar condicionado, etc...

Depois existem os softwares de repro que permitem 'editar' os mapas ECU...[;)]

Mesmo os diagnósticos de marca, requerem actualização permanente (novos modelo, novas repros (Bug fix), etc...)
Sei que o Renault Clip online (versão com atualizações automáticas - como um antivirus no nosso PC) custa ~2600€/mês...:(
Nas máquinas BOSCH um DVD de atualizações também custa o preço de um carro usado...

Os ELM327 não lêem/apagam erros ligados a airbag, ABS, ar condicionado, etc...

Depois existem os softwares de repro que permitem 'editar' os mapas ECU...[;)]

A maquina da bosch é a que conheço melhor, e a que estava a pensar em adquirir, devido a funcionar muito bem em oficinas que conheço, sem bugs, fiavel, e muito completa.

Ora agora chegamos ao problema, sao 2760+ iva o modeloque estive a ver ( o 2o mais barato da gama ) e as atualizacoes sao salvo erro 500 ou 600 euros anuais. por esses valores pois estou a analisar a opcao mais barata, mas que sirva um uso profissional e diario.

Boas malta chegou hoje o leitor, agora o que tenho de fazer ao certo?
Fazer o download da app do torque, ligar o elm327 ao carro e ligar o bluetooth do smartphone?

Boas malta chegou hoje o leitor, agora o que tenho de fazer ao certo?
Fazer o download da app do torque, ligar o elm327 ao carro e ligar o bluetooth do smartphone?
Exacto, e depois rezar para que este conecte à ECU. Digo isto porque tenho o meu lá perdido por casa porque perdi horas e horas para o por a funcionar correctamente e só por uma vez o consegui fazer ligar à centralina. Fui logo dar uma volta para experimentar e tava tudo ok até desligar o carro e no dia seguinte nunca mais o consegui conectar. Abraço

Já entreguei o carro senão fazia outro video [:D]
Certifica-te que configuraste o Torque para o aparelho em questão quando fazes pesquisa de objectos bluetooth. Penso que aparece como "OBD2". Por defeito, o Torque vem com a opção wi-fi e não a bluetooth.

Têm que criar um perfil na app, depois ligar o bluetooth, com o ELM327 emparelhado com o telemovel, e ligar também a localização/GPS do telemovel.

Última edição:
pois eu as vezes so mesmo com videos[:D]

fiz o seguinte, com o carro ligado coloquei o elm na ficha do carro, de seguida liguei o bluetooth do smartphone e iniciei o torque e automaticamente procurou o elm tendo pedido o pin que foi 1234.
ja reparei que em definiçoes da para selecionar wi-fi ou bluetooth mas esta como bluetooth.

procurei erros mas diz que nao ha erros na ecu, e de vez em quando diz que nao comunica com a ecu para confirmar se tenho a igniçao ligada.

no elm ao encaixar acendeu uma luz verde de seguida amarela e depois uma vermelha que ficou fixa.

nunca acerto nada a primeira[8b]

Obrigado pela atençao e ajuda eblase

Ok.. diz que não tem erros........ que falta fazer afinal? Podes aceder alguns dados em tempo real com o motor ligado e é só.

Mas fui dar uma volta com o carro e nao me mostra qualquer valor, nem velocidade, rotaçoes sensor acelerador nada, dai eu dizer que acho que nao comunica com a ecu

Voltar
Superior