Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
procura no ebay e encontras um sistema Pro por menos de 500€.Boas,
Há algum tipo de leitores destes mesmo que mais caros, que possam ser utilizados na quase generalidade dos carros/modelos? a questão é saber se é mesmo fiavel, e se pode funcionar para trabalhar todos os dias numa utilizacao profissional.
O objectivo é comparar este tipo de leitores contra por exemplo um bosch de 2500 euros. talvez haja alguns que possam servir o mesmo fim, mas sem pagar estes balurdios de dinheiro por um sistema de autodiagnostico.
obrigado.
Verifica bem a configuração bluetooth e a configuração do programa.Opa não consigo de modo nenhum ler aceder a ECU do meu jazz. Já experimentei vários prog (todos free) e o maximo que consegui foi ligar por PC(bluethoot) e lia apenas as rotações. No Android todos os programas utilizados não deu.... Será por serem aplicações free? Tenho 2 aparelhos bluetooth diferentes e nem um nem outro... Já tive para mandar vir um de cabo...
procura no ebay e encontras um sistema Pro por menos de 500€.
2 exemplos:
VAG/Mercedes: Prof Obd-2 Vehicle Diag. Device Error Detection Scan-Tool VAG (Audi VW) Mercedes | eBay
Renault Clip: Renault Can Clip V145 OBD2 Diagnostic Interface Scan Tool Scanner & Reprog V130 | eBay
Há algum tipo de leitores destes mesmo que mais caros, que possam ser utilizados na quase generalidade dos carros/modelos? a questão é saber se é mesmo fiavel, e se pode funcionar para trabalhar todos os dias numa utilizacao profissional.
Mesmo os diagnósticos de marca, requerem actualização permanente (novos modelo, novas repros (Bug fix), etc...)É preciso, antes demais, distinguir os tipos de equipamento de diagnóstico que existem.
Os ELM327, assim como outros cabos/interfaces e 'máquinas' baratas, apenas fazem o diagnóstico genérico, ou seja, apenas acedem ao módulo do motor e geralmente apenas lêem/apagam os erros quando acende a luz de avaria do motor. Permitem também ler vários dados em tempo real. O mais acessível é precisamente o ELM327, com algumas funções extra devido a ser usado com um smartphone. Para uma utilização mais frequente, existem também 'máquinas' simples apenas para ler/apagar erros, e outras com descrição do erro e também leitura dos dados em tempo real. De notar que este diagnóstico genérico depende do protocolo EOBD (na Europa), e apenas funciona (geralmente) em motores a gasolina a partir de 2000 e diesel 2003.
Existem também as máquinas de diagnóstico multimarca. É este o tipo de equipamento básico em qualquer oficina multimarca. São compatíveis teoricamente com todas as marcas e modelos comercializados, e permitem efectuar a maioria das funções disponiveis. Como em tudo, existem máquinas para vários preços, com mais/menos funções, que funcionam melhor em certos carros/modelos e pior noutros, etc. Regra geral, nos motores mais comuns, é possível efectuar desde o "diagnóstico básico", ou seja, aceder e verificar os erros/dados em todos os módulos (motor, airbag, ABS, ar condicionado, etc, etc), até funções como codificação de injectores, reset de adaptativos (por ex. MAF, EGR), regeneração e reposição do líquido do filtro de particulas, entre outras. Alguns exemplos das máquinas mais comuns são Bosch KTS, Hella Gutmann, Texa, Autocom/Delphi, entre outras.
Depois existe o sistema de diagnóstico oficial específico para cada marca ou grupo de marcas. É este o equipamento utilizado nos concessionários, e permite efectuar todas as funções oficiais.
Por último existe o diagnóstico dedicado a uma/várias marcas mas não oficial. O melhor exemplo disso é o VAG COM utilizado no grupo VW, com um simples cabo é possível efectuar bastantes funções.
Importa referir que 95% dos equipamentos de diagnóstico que se encontram à venda na internet são clones, principalmente máquinas multimarca/oficiais com preços de 2/3 dígitos. O próprio ELM327 é um clone. Não significa que funciona pior que o original, simplesmente não é original.
Mesmo os diagnósticos de marca, requerem actualização permanente (novos modelo, novas repros (Bug fix), etc...)
Sei que o Renault Clip online (versão com atualizações automáticas - como um antivirus no nosso PC) custa ~2600€/mês...
Nas máquinas BOSCH um DVD de atualizações também custa o preço de um carro usado...
Os ELM327 não lêem/apagam erros ligados a airbag, ABS, ar condicionado, etc...
Depois existem os softwares de repro que permitem 'editar' os mapas ECU...[]
Exacto, e depois rezar para que este conecte à ECU. Digo isto porque tenho o meu lá perdido por casa porque perdi horas e horas para o por a funcionar correctamente e só por uma vez o consegui fazer ligar à centralina. Fui logo dar uma volta para experimentar e tava tudo ok até desligar o carro e no dia seguinte nunca mais o consegui conectar. AbraçoBoas malta chegou hoje o leitor, agora o que tenho de fazer ao certo?
Fazer o download da app do torque, ligar o elm327 ao carro e ligar o bluetooth do smartphone?