Ligar cabos de bateria

vê se os terminais estão bem apertados nos bornes

Tinhas razão. Um dos bornes não estava bem apertado, de qualquer forma tirei-os e limpei com uma lixa e voltei a apertá-los bem e borrifei com wd-40 (não tenho massa). O carro pegou mas não sei se a bateria vai recuperar, tal foi a descarga e os dias parado.

Fui andar com ele durante mais de 1h mas as baterias demoram imenso a carregar...amanha veremos se pega.

A bateria tem as seguintes referencias: 45 AH 12v 400A-EN

Por quanto andam estas baterias? Alguma dica especial ao comprar bateria (ha umas que não têm liquido não é..)?

Se for Mercedes tem cuidado com isso, passados poucos km pode-se incendiar. [:D]

Se for um carro de outra marca qualquer não há problema nenhum. Preto no (-) e Vermelho no (+).

Carro que dá a "mama" deve estar a trabalhar.

Dar à chave no outro e voilá.

Tinhas razão. Um dos bornes não estava bem apertado, de qualquer forma tirei-os e limpei com uma lixa e voltei a apertá-los bem e borrifei com wd-40 (não tenho massa). O carro pegou mas não sei se a bateria vai recuperar, tal foi a descarga e os dias parado.

Fui andar com ele durante mais de 1h mas as baterias demoram imenso a carregar...amanha veremos se pega.

A bateria tem as seguintes referencias: 45 AH 12v 400A-EN

Por quanto andam estas baterias? Alguma dica especial ao comprar bateria (ha umas que não têm liquido não é..)?

Bateria pequena, esse motor é gasolina certo?

Na casa dos 40€.

Por uma questáo de segurança , dos componentes eletrónicos, o negativo liga-se sempre a massa do motor ou se possivel diretamente no motor de arranque, nunca ao borne negativo. Tal como no desenho acima. Já foi referido atrás , uma troca de polaridade, atenção que é muito perigoso pode provocar a explosão da bateria.

Sinceramente não estou a topar a diferença entre ligar o cabo à terra ou ao negativo.

Sinceramente não estou a topar a diferença entre ligar o cabo à terra ou ao negativo.

Ao finalizar o contacto pode soltar-se uma ligeira faísca junto à última pinça a ser ligada. Como nas imediações da bateria pode haver vapores de electrólito (especialmente se o artista abriu as tampas para inspeccionar e não as fechou) mais vale que esse fecho de circuito não seja feito próximo da bateria.

Por outro lado, se houver alguma deficiência na ligação da bateria ao chassis, a ligação no motor assegura uma boa conexão ao negativo do motor de arranque (que é a sua carcaça).

Esse procedimento não está correcto!!!
Primeiro deve ligar-se o POSITIVO (Vermelho)!

How_To_Jump_Start_A_Car.jpg

Ver procedimento correcto aqui: Como usar os cabos de bateria
http://forum.autohoje.com/forum-ger...-de-um-sistema-de-arranque-de-emergencia.html

Errado? Tá bom

No manual do meu fala que tira-se o negativo, depois o positivo.

Aqui ensina o inverso

http://www.dblbaterias.com.br/dica.asp?nr=4

Errado? Tá bom

No manual do meu fala que tira-se o negativo, depois o positivo.

Aqui ensina o inverso

http://www.dblbaterias.com.br/dica.asp?nr=4

Sim, está errado!
Já expliquei porquê, mas, aqui fica novamente o procedimento correcto e a explicação: Como usar os cabos de bateria

Não acredito que o seu manual tenha isso...
Esse link, mostra como retirar a bateria, não como ligar cabos de um carro a outro!
Nesse caso, sim o procedimento correcto é desligar primeiro o negativo, pois o negativo está presente em quase todas a peças metálicas do veiculo!

Última edição:
Bateria pequena, esse motor é gasolina certo?

Na casa dos 40€.

Tks. Afinal não foi preciso comprar outra bateria, a bateria recuperou:D

Outra pergunta, faz mal colocar o carro em marcha sempre sem rodar a chave, ou seja, deixando-o numa descida e fazendo com que ele se ligue após ganhar balanço?

Nem sempre o positivo é vermelho e o negativo é preto, guiem-se pelos simbolos representados na bateria.

Por norma ligo o negativo primeiro e depois o positivo, com os carros desligados sempre.

O pior que pode acontecer? A mim foi um pequeno fumo vindo do alternador e o alternador foi-se à vida. Isto porque guiei-me pelas cores e não pelos simbolos.

Última edição:
Quem quiser ligar o último cabo ao terminal de massa (negativo) da bateria "doente", basta pensar que poderá haver vapores de hidrogénio nas imediações e que se irá provocar uma faísca. Por norma, hidrogénio e uma faísca dá uma explosão gira! Até inventaram a bomba H à conta disso!

Desde que não o façam no meu carro ou perto de mim... eu estarei seguro! [;)]

Quanto às cores dos cabos, eles até poderão ser um azul cueca e o outro verde com bolinhas amarelas ou cor-de-rosinha... desde que sejam ligados + com + e - com uma boa massa do outro carro (não o terminal - da bateria, pelos motivos referidos), tanto faz! A electricidade não é racista!

Boa tarde, hoje carreguei a bateria da mota e quando a coloquei, troquei os cabos positivo negativo, deu uma faísca muito pequena, depois reparei voltei a colocar bem os cabos e quando liguei a mota não deu sinal nenhum, não entendo o que se terá passado pois não ouvi mais barulho nenhum nem cheiro de queimado

alguém poderá me indicar o que será? vi fusíveis e estão bons. (é mota, o fórum é de carros mas julgo que baterias dá igual)

Boas pessoal .
O carro de um amigo não pegava e ele ligou um booster á bateria porque estava fraca só que inverteu os o positivo e o negativo , a bateria do carro parece que morreu de vez terá estragado mais alguma coisa ?

Voltar
Superior