monicamelo
New member
Se levarem com um carro de frente, que ocupou a vossa faixa de rodagem (e passou por cima de um contínuo) porque estava a ultrapassar um veículo que estava parado, de quem é a culpa?
Espera.... Essa é díficil! [
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Se levarem com um carro de frente, que ocupou a vossa faixa de rodagem (e passou por cima de um contínuo) porque estava a ultrapassar um veículo que estava parado, de quem é a culpa?
é nossa, porque devemos ter cuidado ao passar a linha....
Mas é um caso de excepção em que podemos pisar a linha, mas estes tópicos vão sempre dar as marias amélias que cumprem o código...[][
]
Nunca passam dos 50 em cidade, esperam que a estrada esteja desimpedida nem que demore uma eternidade, e mais que 120 na auto-estrada é crime[][
][
]
A questão é se é ilegal ou não!!!é nossa, porque devemos ter cuidado ao passar a linha....
Mas é um caso de excepção em que podemos pisar a linha, mas estes tópicos vão sempre dar as marias amélias que cumprem o código...[][
]
Nunca passam dos 50 em cidade, esperam que a estrada esteja desimpedida nem que demore uma eternidade, e mais que 120 na auto-estrada é crime[][
][
]
A questão é se é ilegal ou não!!!
A questão não é saber quem é mais chico-esperto[8b]
mas estes tópicos vão sempre dar as marias amélias que cumprem o código...[][
][
][
]
Portanto se pisarmos devagarinho, com pisca, etc... é permitido! Se o fizermos rápido e sem cuidado já é proibido?Não é ilegal no caso que o karma falou, apenas temos que ter mais cuidado por não estarmos na nossa faixa...Nunca se esqueçam a manobra deve ser feita com o maximo de cuidado.Qual a duvida?:sh)
Não é andar a pisar a linha feito doido[]
Claro que estás a infringir, no entanto é justificavel:
Imagina um Camião que está a fazer descargas, o que podes fazer? Apenas pisar, em principio tb não poderás fazer inversão de marcha (por causa da linha continua).
O que é que acontecia? Um fila interminável até o camião acabar a descarga, imaginemos 3 horas :sh)
Eu sendo multado, contestava esta coima... Mas repito duvido que alguem seja autuado numa situação destas (a não ser o gajo do camião)[]
Portanto se pisarmos devagarinho, com pisca, etc... é permitido! Se o fizermos rápido e sem cuidado já é proibido?
Repara que a acção é a mesma, mas muda de legalidade conforme o estado de espírito[][
][
]
Às vezes tenho dúvidas se as pessoas não "tiraram" efectivamente a carta.
Nunca disse o contrário[Todos transgredimos o código ocasionalmente. Nâo é isso que está em discussão. O que está em discussão é o seu conhecimento.
Porque uma coisa é transgredir, consciente que estamos a fazê-lo, outra totalmente diferente, é fazê-lo por desconhecimento. ...isso é meio-caminho andado para o acidente.
Michael
Já agora, não sei se os veículos podem parar em vias assim de qualquer maneira, e ainda por cima junto a uma linha contínua... Mas se poder, cabe ao bom senso do camionista, neste caso, de não o fazer. Por uma razão de bom senso e de segurança.
Fui e o instrutor disse explicitamente que nesta situação o que legalmente deve ser feito é esperar que um agente da autoridade permita pisar o traço contínuo.Realmente estás com duvidas, obviamente o pisar da linha continua nesse caso tem que ser feito com cautela....Porque se for feito sem cuidados pode ter consequências desastrosas, mais alguma duvida?
e tu foste as aulas de código?[]
Nunca disse o contrário[]
E concordo com o teu post...
Mas no caso que o autor do tópico enunciou não estás a transgredir nada.
Isso não tem a ver com o facto de ser uma linha continua mas sim de um erro de realização de manobra.Se levarem com um carro de frente, que ocupou a vossa faixa de rodagem (e passou por cima de um contínuo) porque estava a ultrapassar um veículo que estava parado, de quem é a culpa?
Meu caro, aqui não se trata o facto de o que se faria ou deixava de fazer...
Trata-se de saber se está a cometer uma transgressão ou não.
Nunca disse o contrário[]
E concordo com o teu post...
Mas no caso que o autor do tópico enunciou não estás a transgredir nada.
Isso não tem a ver com o facto de ser uma linha continua mas sim de um erro de realização de manobra.
Artigo 38.º
Realização da manobra1 O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.
Artigo 146.º - Contra-ordenações graves
(...)
j) A transposição ou a circulação em desrespeito de uma linha longitudinal
contínua delimitadora de sentidos de trânsito ou de uma linha mista com
o mesmo significado;
(...)
Claro que não estás estacionado nem parado... estás imobilizado!
Para a próxima que perderes tempo a olhar para o Código da Estrada aproveita para o ler todo... pode ser que aprendas mais qualquer coisa[]
Não é paragem nem estacionamento, logo não é proibido estar imobilizado na situação em causa! Venha o próximo argumento rídiculo!!!!
Meu caro amigo, ridiculo era deixares o carro imobilizado na estrada, assim como todos os outros condutores atrás de ti, apenas porque o cód da estrada não prevê na lei uma situação dessas []
mas como eu já disse, por mim, podes ficar lá imobilizado, e assim não levas multa nenhuma![]