linhas continuas

Já que foste ver isso ao código da estrada, vai lá ver os sítios onde não é permitido ultrapassar. [:D]

Não está em caso a ultrapassagem, mas uma via de transito reduzida, artigo 33º 1 a) do CE.

Infelizmente o CE não preve todas as situações que possam acontecer no trânsito e estas, foi uma que não foi prevista, haver condutores ou outros obstaculos que não permitam a passagem ao lado de um traço continuo.

Como o mundo tem que continuar a girar, não me parece haver alternativas, do que cometer essa transgressão (justificada)

Realmente há muita gente que prefere cair no ridículo do que admitir que não tinha razão:sh)

eu já o disse anteriormente, se o autor do tópico o que quis dizer foi que o carro parou e depois arrancou, não tem qq justificação.

Como podem constatar, tenho sempre falado em situações em que as viaturas estão imobilizadas na via, mas se quiserem coloquem lá pedras, obras ou outra qq porcaria que não permita a passagem sem pisar a respectiva marca.

eu já o disse anteriormente, se o autor do tópico o que quis dizer foi que o carro parou e depois arrancou, não tem qq justificação.

Como podem constatar, tenho sempre falado em situações em que as viaturas estão imobilizadas na via, mas se quiserem coloquem lá pedras, obras ou outra qq porcaria que não permita a passagem sem pisar a respectiva marca.

A única coisa que se diz é que é ilegal! Não interessa o que está parado se um carro, um tanque, uma árvore ou um gato!

A única coisa que se diz é que é ilegal! Não interessa o que está parado se um carro, um tanque, uma árvore ou um gato!

um gato permitia a passagem [;)]

Eu tb não disse que não estava a transgredir... mas ok cada um fica com a sua.

Última edição:
Ninguém disse que ficava imobilizado. Apenas se disse que ultrapassar naquela situação é uma transgressão. É assim tão difícl perceber isso?

Eu acho dificil é perceber o sentido de toda esta conversa, quando é tão fácil perceber que não está previsto na lei, mas que temos que contornar o obstáculo!

independentemente das vezes em que usem a palavra ridiculo [:D]

Olha que acho que enfiaste uma carapuça que se calhar não devias ter enfiado... ou pelo menos que não te servia[;)]

[:)][:)][:)]

Respondeste sempre aos meus posts[;)]

Geralmente quando estou errado reconheço, neste caso ainda não me provaram isso, pois basicamente estamos a dizer o mesmo que é uma trangressão...[;)]

á dias pisei uma linha para me desviar de um carro que estava parado em segunda fila sem pisca ligado... para evitar que ele me bate.se porque queria estacionar, fui obrigado a pisar a linha. tenho a carta a menos de 3 anos... ficaria sem ela nesta situaçao ? :confused:

Contra-ordenação Muito Grave-> Ficarias.

pois ficava [;)]

Nunca vi um carro parado ir bater em ninguem porque queria estacionar... cada vez mais autonomos estes carros... [:D] [:D] [:D] [:D]

Se o polícia quisesse...

Eu já tive na mão a multa mais estupida ao cimo da terra.. Que nem vou dizer qual é, para não me chamerem de mentirosa. Portanto, por mim o caso fica aqui arrumado.

este tópico está a levar o rumo de um outro qur falava da ultrapassagem pela direita em AE[:D]

simplesmente não há excepsões específicas ao pisar o traço quandó há um obstáculo...

mas simplesmente basta ter um pouco de bom senso...

Se o polícia quisesse...

Eu já tive na mão a multa mais estupida ao cimo da terra.. Que nem vou dizer qual é, para não me chamerem de mentirosa. Portanto, por mim o caso fica aqui arrumado.

Acredito que sim...

Mas isto tem que ser visto com bom senso, no ex. (que eu tenho falado, não tanto do autor do tópico) autuar - mesmo que de acordo com a lei - seria excessivo, pois não é possivel ou concebivel que perante um obstaculo na via, simplesmente se aguarde a presença da autoridade para os condutores continuarem a marcha.

Como disse, o meu instrutor disse-me antes do exame para acontecendo uma situação destas perguntar ao sr. eng. se podia ultrapassar ou se aguardava já que era proibido.

Não podemos encarar a lei cegamente, temos que a interpretar e aplicar ao caso [;)]

Claro que estamos sujeitos a apanhar quem a aplique cegamente (possivelmente o que passou no teu caso, mas para isso servem os recursos, etc) :sh)

Deixa-me adivinhar...

Circulavas na via central numa estrada com 3 vias para cada sentido, apareceu um carro vindo de trás, pediu-te passagem, não lha deste, ele passou-te pela esquerda e de seguida identificou-se e mandou-te encostar para te pedir o autógrafo. Acertei?
:)

A maior parte dos condutores em Portugal, gosta de se ficar pela via central independemente de terem a da direita livre. Daí a razão do meu palpite.

Michael

Deixa-me adivinhar...

Circulavas na via central numa estrada com 3 vias para cada sentido, apareceu um carro vindo de trás, pediu-te passagem, não lha deste, ele passou-te pela esquerda e de seguida identificou-se e mandou-te encostar para te pedir o autógrafo. Acertei?

A maior parte dos condutores em Portugal, gosta de se ficar pela via central independemente de terem a da direita livre. Daí a razão do meu palpite.

Michael

Bem grande palpite... se disser que foi essa a coima, vai a correr jogar no Euromilhoes [:D] [:D] [:D] [:D] [:D] [:D]

A questão que deu origem ao tópico é de simples solução.

Passar por cima de um traço contínuo para contornar um carro que está a estacionar, é natural que dê multa.

Passar o mesmo traço contínuo porque um carro está estacionado em segunda fila sem ninguém dentro, é uma situação totalmente diferente. Não acredito que haja algum agente da autoridade que multe um condutor numa situação destas.

Em qualquer das duas situações se provocar um acidente com um veículo que circule correctamente na sua mão é sempre culpado.

á dias pisei uma linha para me desviar de um carro que estava parado em segunda fila sem pisca ligado... para evitar que ele me bate.se porque queria estacionar, fui obrigado a pisar a linha. tenho a carta a menos de 3 anos... ficaria sem ela nesta situaçao ? :confused:

Já vão uns bons anos desde que tirei a carta, mas houve uma situação que nunca mais me esqueci.
Eu ia no banco de trás e uma colega minha a conduzir com o instrutor ao lado. Seguíamos uma via com risco continuo, até que encontramos um carro parado em 2ª fila a estorvar a passagem, a minha colega ia desviar-se a passar pelo lado pisando o risco, mas o instrutor não deixou dizendo que teria que esperar até que o sr. da viatura em 2ª fila o retirasse, pois pisar o traço continuo era uma contra ordenação grave, e assim foi, ficamos uma boa 1/2 hora a espera.

Voltar
Superior