Loja Amazon sem funcionários

E o que fgazes aos humanos 'que sobram'? É que a quantidade de empregos qualificados que se criam é muito inferior à quantidade dos que desaparecem...

Partindo de um ponto de vista filosófico.

Se o ser humano se conseguir libertar da obrigatoriedade do trabalho para a garantia da sua subsistência. Entraremos num novo campo, em que o trabalho se começará a confundir com o lazer. Fazendo trabalhos braçais apenas por mera recreação e continuação de alguma tradição. Escolhendo as actividades quando queremos e desejamos para compensar o nosso rendimento incondicional. Talvez teremos mais tempo livre, tendo possibilidade para nos deslocar mais e usufruir mais do mundo. Assim, existindo uma maior oportunidade nos ofícios relacionados com o turismo.

Fazes perguntas para 1M e não consegues perceber as de 1 tostão se calhar devias começar por ai.. é constrangedor observar que não entendes algo tão básico.. É óbvio que se tu deslocalizas um trabalhador para outras funções ele lá continua, é tão óbvio como entender que se esse trabalhador está a fazer essas tarefas não pode ao mesmo tempo fazer outras..

Excelente para ti, daqui a bocado vais dizer que andaste na escola e arrumavas o tabuleiro...

Ah, então arrumar o tabuleiro = meto em risco trabalho, é treta?

Ok, obrigado por ter razão afinal. Com custo, mas afinal, chegam lá.

Então concluimos que nao arrumar um tabuleiro, pode ter muitas razões, mas que a desculpa que é para preservar empregos é simplesmente treta.

Sem mais, obrigado.

Claro que é excelente para mim, mas noto que a resposta não te agradou...

Então concluimos que nao arrumar um tabuleiro, pode ter muitas razões, mas que a desculpa que é para preservar empregos é simplesmente treta.

Sem mais, obrigado.

Exercício académico
1 shopping
200 mesas
2000 refeições almoço 2000 jantar
Metades dos clientes levantam tabuleiro outra metade não.
5 colaboradores para levantar tabuleiros, limpar mesas, despejar restos, separar tabuleiros e pratos por restaurante e entregar no respectivo restaurante.

Amanhã, todos os clientes 100% Levantam os tabuleiros.
Quantos funcionários reduz na praça de alimentação??
1 ou 2? Ou nenhum?

Sem mais, obrigado.

As tuas dificuldades de compreensão são confrangedoras :sh)

Qual resposta, tu não estavas apenas a descrever a tua aventura num restaurante num centro qualquer:sh)

mas alguém acha que os esquerda caviar querem que os filhos deles limpem retretes ou recolham tabuleiros?

querem é que sejam os filhos dos outros, não os deles, porque eles são os grandes educadores do Povo.

Mas por exemplo se forem todos para licenciados e afins, não tens ninguém para limpar retretes ou recolher tabuleiros. Esse teu pensar, é o pensar de muitos que pensam que o mundo gira nas profissões qualificadas, se não tiveres ninguém para recolher o lixo, limpar retretes etc. Quem é que o faz? O engenheiro informático? O engenheiro electrótécnico?

Os portageiros, houve muitos que foram extintos, mas ainda há uns quantos, e em muitos casos (por exemplo no meu caso, eu peço factura, coloco ticket, e carrego no botão de informação para pedir factura para o meu patrão, ele não tem via verde, no outro lado atende uma pessoa)

Exercício académico
1 shopping
200 mesas
5 colaboradores para levantar tabuleiros, limpar mesas, despejar restos, separar tabuleiros e pratos por restaurante e entregar no respectivo restaurante.

1 ou 2? Ou nenhum?

Nem é preciso ir em estudos e suposições.

No Alegro de Setúbal quase todos os clientes arrumam os tabuleiros. No Rio Sul Shopping do Seixal, quase ninguém arruma. No Rio Sul as mesas disponíveis são bem menos, mas há mais empregados a trabalhar na recolha dos tabuleiros e limpeza das mesas.

Exercício académico
1 shopping
200 mesas

1 ou 2? Ou nenhum?
Nenhum.
As tuas dificuldades de compreensão são confrangedoras :sh)

Qual resposta, tu não estavas apenas a descrever a tua aventura num restaurante num centro qualquer:sh)
A resposta a tua pergunta, ou não sabes o que dizes já? Daí que te sintas constrangido... Compreendo.

no japão as escolas não têm funcionários para tratar da limpeza da escola, os alunos, por turnos, tratam da limpeza da escola
por cá os alunos não tratam da limpeza da escola, há funcionários que fazem essa tarefa

por acaso acho que seria uma boa ideia que em portugal os alunos passassem a tratar da limpeza da sua escola, o vandalismo desaparecia, era educativo, mas claro, isso tornava dispensáveis alguns funcionários que hoje desempenham essa tarefa
acho que vou criar um tópico/sondagem sobre isso, um destes dias

quanto à pergunta, se tens 4 funcionários a fazer essa tarefa e outras tarefas em acabando essa tarefa passa a ter 3 funcionários, ou seja há empregos que realmente desaparecem, o funcionário não pode ao mesmo tempo estar a limpar o WC, a arrumar tabuleiros e a limpar os restos de uma garrafa que uma criança deixou cair à frente da loja 43

Na escola onde andei cá em Portugal, nós alunos fazíamos limpezas à sala, e também ajudávamos na cantina.
Não é só no Japão [;)]

Mas havia empregadas para limpezas de WC's e afins.

A questão dos shoppings resume-se a isto.

Se é comum eu apanhar tabuleiros nas mesas deixados por terceiros. O que é que isto quer dizer !?!?
Isto é sinal de que o staff tem trabalho a mais ou que não estão a ser eficientes.

Perante isto tenho três opções

1. Levanto o meu tabuleiro para aliviar o staff e não causar o transtorno a terceiros
2. Deixo de ir comer ali pois não estou para isso
3. Levo o tabuleiro, não levanto, na vã esperança de "dar uma lição" a alguém ,mas que invariavelmente vai ser o desgraçado do staff sobre-carregado a limpar.

Eu escolho a minha, se calhar porque em miúdo aprendi a deixar as coisas como as gosto de encontrar.
Segundo alguns daqui é hipocrisia.

Last edited:
quando o "desgraçado" do staff estiver muito aliviado fica aliviado de vez, é dispensado, afinal se tem pouco trabalho para fazer podem ser menos pessoas a fazê-lo

o desgraçado do staff estará sempre sobrecarregado, garantir que o staff está sempre sobrecarregado é a forma do shopping maximizar os lucros
mesmo sacrificando a higiene, se os clientes não se importarem

o dono do shopping preocupa-se em maximizar os lucros, para isso ou diminuiu as despesas ou aumenta as receitas
para diminuir as despesas mantem as despesas com o pessoal no minimo possivel, logo mantem apenas o staff estritamente necessário, ora isso implica que esteja tendencialmente sobrecarregado ou perto disso, se não estiver é porque alguém não é necessário e se pode dispensar o seu trabalho
quando um empregado tem pouco trabalho para fazer está a um passo de ficar desempregado, isto numa empresa com a dimensão de um shopping aonde trabalham muitas centenas de pessoas é ainda mais verdadeiro

a responsabilidade primeira num centro comercial é dos seus donos, não dos seus clientes, claro que se os clientes fizerem o trabalho de graça, os donos aproveitam para aumentar os lucros, é óbvio
também mantem recepientes para recolher aparelhos eletricos, rolhas de cortiça, tampas de garrafa, óleos usados, etc, não porque se preocupem com o ambiente, mas porque são mais uns euros que ganham vendendo aquilo que recolhem
além disso é um markting favoravel, porque dá boa imagem perante alguns consumidores

é mesmo que vasculhar os livros da área da livraria (ou de uma loja de roupa) do hiper e depois arrumar cuidadosamente tudo de novo nas prateleiras, o trabalho que o cliente faz poupa tempo de trabalho aos empregados, mas para o empregador poupar tempo de trabalho aos empregados significa que pode ter menos empregados e assim ter mais lucro ou baixar os preços para ter mais clientes
mas apenas irá baixar os preços no minimo possível, pois é a forma de maximizar o seu lucro

para mim tanto me dá, é muito raro lá comer, e evito-o ainda mais quando estão muito cheios

Last edited:
acho uma piada este pessoal vir para aqui com a desculpa do staff que precisa de empregos como se importassem muito, mas depois no dia a dia estão-se completamente a borrifar ...[:D]

enfim isto já deu o que tinha a dar...

Tudo muito certo, teoria com fundo de verdade, mas...

Na práctica não arrumas/ajudas/facilitas por "princípio" e à conta disso o já sobrecarregado staff (pois como dizes e bem quem lhes paga só vê lucro) mais sobrecarregado fica. As mesas mais sujas e ocupadas ficam...
Queixares-te da higiene e dares mais trabalho, tem uma lógica ...

Na práctica colocas o teu princípio à frente de outros clientes que têm que levar com o restos na mesa, ou esperar que o staff remova.
Eu não o faria.

Como já foi dito os empregados fazem bem mais que arrumar tabuleiros, mas se não o tiverem que fazer obviamente aceito que dispensem uns quantos (mas será marginal dadas as outras tarefas) mas os restantes não serão menos eficientes no que à higiene diz respeito.

Não queres ir, ok aceito.

Tudo muito certo, teoria com fundo de verdade, mas...

Na práctica não arrumas/ajudas/facilitas por "princípio" e à conta disso o já sobrecarregado staff (pois como dizes e bem quem lhes paga só vê lucro) mais sobrecarregado fica. As mesas mais sujas e ocupadas ficam...
Queixares-te da higiene e dares mais trabalho, tem uma lógica ...

Na práctica colocas o teu princípio à frente de outros clientes que têm que levar com o restos na mesa, ou esperar que o staff remova.
Eu não o faria.

Como já foi dito os empregados fazem bem mais que arrumar tabuleiros, mas se não o tiverem que fazer obviamente aceito que dispensem uns quantos (mas será marginal dadas as outras tarefas) mas os restantes não serão menos eficientes no que à higiene diz respeito.

Não queres ir, ok aceito.

O sobrecarregado staff mais sobrecarregado fica! no fundo, tal e qual qualquer outro trabalho em qualquer outra área, não há ninguém nos dias de hoje que não tenha sempre muito a fazer (sim jimbo, excepção aos fp).
Quando um serviço não é "bem feito" ou fica por fazer, das duas uma, ou continua assim mal feito e por fazer, ou se isso implicar no lucro do "dono" são contratados mais funcionários para o serviço.
Alguém que vá comer e apenas tenha mesas sujas disponíveis, apenas tem de solicitar ao staff a sua limpeza, no fundo solicitar exactamente aquilo que lhe garante o lugar.
Quando na verdade, nem deveria ser necessário solicitar, por defeito as mesas deveriam ser arrumadas e limpas no final das refeições, na pior das hipóteses aguardar uns minutos é o mínimo que se exige ao shopping para que continuemos a lá ir. Se não estás para isso e arrumado tu, ok é lá contigo, mas para seres coerente deverias fazê-lo no restaurante da rua também, ou nunca ficaste a aguardar que limpassem uma mesa num restaurante tradicional para te sentares?
Aquilo que se admite num shopping (praça de alimentação) é ridículo, por vezes, por bem menos num restaurante tradicional estão a pedir o livro de reclamações. Ou acham que um empregado de um restaurante tradicional está menos sobrecarregado que um dum shopping!

Fica lá com a teoria / utopia, e essas comparações disparatadas com restaurante de rua.
Vais ao Mac e chamas o empregado para vir à mesa? Gere lá essas expectativas

A tua teoria:
Se eu estou com um tabuleiro na mão, com fome, à procura de sítio para me sentar, e estão mesas sujas com tabuleiros de pessoas por levantar tenho duas opções:
1. Ficar a resmungar que o dono do shopping é um explorador e que não mete mais staff é muito lindo e coerente, e se depois para fazer valer o meu ponto de vista disso deixo também o meu tabuleiro lá, então é perfeito.
É coerente com a teoria, mas na práctica só passas o problema para o próximo, continua tudo cheio de tabuleiros e staff sobre-carregado.

2. Conformo-me, percebo que é assim que querem que funcione e arrumo o tabuleiro, pois não gostei de esperar para me sentar, nem de andar de tabuleiro à procura de um funcionário enquanto alguém ficou entretanto com a mesa. E pela lógica não vou fazer aos outros clientes (que esses não têm culpa nenhuma do dono do shopping ser isto e aquilo) o que me fizeram a mim, deixar a mesa cheia de restos.
Não me cai nenhum bracinho, perco pouco ou nenhum tempo, e não fico mais pobre. Afinal se pude ir buscar, posso ir colocar (que é a diferença de um restaurante normal como ainda não percebeste)

Fica lá com a teoria / utopia, e essas comparações disparatadas com restaurante de rua.

A tua teoria:
Se eu estou com um tabuleiro na mão, com fome, à procura de sítio para me sentar, e estão mesas sujas com tabuleiros de pessoas por levantar tenho duas opções:
1. Ficar a resmungar que o dono do shopping é um explorador e que não mete mais staff é muito lindo e coerente, e se depois para fazer valer o meu ponto de vista disso deixo também o meu tabuleiro lá, então é perfeito.
É coerente com a teoria, mas na práctica só passas o problema para o próximo, continua tudo cheio de tabuleiros e staff sobre-carregado.

2. Conformo-me, percebo que é assim que querem que funcione e arrumo o tabuleiro, pois não gostei de esperar para me sentar, nem de andar de tabuleiro à procura de um funcionário enquanto alguém ficou entretanto com a mesa. E pela lógica não vou fazer aos outros clientes (que esses não têm culpa nenhuma do dono do shopping ser isto e aquilo) o que me fizeram a mim, deixar a mesa cheia de restos.
Não me cai nenhum bracinho, perco pouco ou nenhum tempo, e não fico mais pobre. Afinal se pude ir buscar, posso ir colocar (que é a diferença de um restaurante normal como ainda não percebeste)

Não ficas a resmungar com o dono! Quer dizer, podes reclamar formalmente, que é algo que se faz pouco em Portugal.
Podes então, solicitar que te arrumem e limpem a mesa, reclamar formalmente, ou deixar de frequentar. Todos elas podem ter implicações positivas para os funcionários.
Arrumas tu porque não estás para esperar, resolves o teu problema, mas não facilitas o trabalho do staff, porque eles estão lá até às 23h quer tu arrumes ou não, se eles deixarem ter ter o que fazer de tu facilitas é menos um funcionário ao final do mês para o shopping pagar, deixando os que lá ficam sobrecarregados na mesma.
Mas o teu problema de te sentares rapidamente fica resolvido, e o pseudo dever cívico também. Pseudo porque não é teu dever fazer esse trabalho.

Não ficas a resmungar com o dono! Quer dizer, podes reclamar formalmente, que é algo que se faz pouco em Portugal.
Podes então, solicitar que te arrumem e limpem a mesa, reclamar formalmente, ou deixar de frequentar. Todos elas podem ter implicações positivas para os funcionários.
Arrumas tu porque não estás para esperar, resolves o teu problema, mas não facilitas o trabalho do staff, porque eles estão lá até às 23h quer tu arrumes ou não, se eles deixarem ter ter o que fazer de tu facilitas é menos um funcionário ao final do mês para o shopping pagar, deixando os que lá ficam sobrecarregados na mesma.
Mas o teu problema de te sentares rapidamente fica resolvido, e o pseudo dever cívico também. Pseudo porque não é teu dever fazer esse trabalho.

E tu já reclamaste formalmente?
Sim, receber uma reclamação da limpeza deve ser uma alegria para os funcionários... [:D] até têm direito a bónus, pois só assim o patrão vê que eles estão carregadinhos de trabalho...
Que utopia.

Eu arrumar o meu próprio tabuleiro não facilita?Não ajuda a que haja mesas livres na altura de pico?
Vale tudo para ti, até mandar o bom senso às urtigas...

Prefiro que todos arrumemos o nosso próprio tabuleiro, em vez de andar eu a arrumar o dos outros, ou à espera que alguém arrume (não me interessa se a culpa é do shopping ganancioso, do empregado relaxado ou do cliente que não se importa) para me conseguir sentar.
Interessam-me as consequências prácticas e reais, e o não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti.

Continuas a dizer que se eu arrumar tiro o trabalho a alguém... repetes essa falácia até à exaustão, como se eles não fizessem mais nada, como se em altura de pico, eles dessem conta do recado, que não dão.

Não arrumes, vive nessa utopia que estás a dar trabalho a um pobre desgraçado.
Consigo fazer paralelismos fantásticos com essa mentalidade.

Engraçado que, não arrumem:

A mesa fica suja, uma pessoa tem de ficar a espera, é chato, desagradável, não facilita o funcionário antes pelo contrário, só dá mais trabalho que ele não consegue lidar. Como eu não gosto de esperar para comer porque a mesa está suja, no final, vou a outro lado, perde-se afluência, e isso como sabemos gera empregos certamente, há menos pessoas, menos clientes, logo mais funcionários...

Siga a marinha, quem não percebe como estes sítios funcionam, como são geridos, vai continuar a não perceber... e continuar a atirar falasias para o ar.

quando vou a esses locais, como, levanto o tabuleiro e coloco o na prateleira. até agora ainda não me caiu nenhum parente ao chão

A tua teoria:

E porque não ir ao apoio a cliente do shopping/serviços e fazer uma reclamação por escrito? :confused:

Back