Loja Amazon sem funcionários

Noto agora que nesta discussão, os defensores do "eu não arrumo" ingnoram sempre os outros clientes, mesmo nas argumentações, apenas o shopping e os trabalhos dos outros etc, para os outros clientes nunca uma palavra...

O terceiro que leva com o lixo deles, razão principal pela qual as pessoas arrumam, nunca interessa.
Sintomático?

relembro que eu disse várias vezes que acho que a mesa devia ser limpa depois da refeição, se deve ser limpa é para os outros clientes, aliás disse que se eu levar o tabuleiro a mesa não será limpa e o cliente a seguir terá de comer numa mesa mais suja, a base da minha argumentação sempre foi a falta de higiene que surge do facto dos clientes arrumarem os tabuleiros
há quem nao se importe de comer em cima dos restos de comida e perdigotos de meia duzia de clientes anteriores, mas eu não quero isso para mim, nem para o cliente que se segue
quem lucra ao arrumarmos o tabuleiro?
o cliente seguinte? no curto prazo "lucra", se não existirem mesas livres, se existirem está a ser prejudicado porque vai sentar-se numa mesa mais suja
as pessoas que fazem a limpeza? não, algumas perdem o emprego
no longo prazo apenas lucra o dono do shopping

por isso quando está tudo cheio e não há mesas livres levo o tabuleiro, quando há mesas livres deixo-o por la

Noto agora que nesta discussão, os defensores do "eu não arrumo" ingnoram sempre os outros clientes, mesmo nas argumentações, apenas o shopping e os trabalhos dos outros etc, para os outros clientes nunca uma palavra...

O terceiro que leva com o lixo deles, razão principal pela qual as pessoas arrumam, nunca interessa.
Sintomático?

Sabes pq é que os "não arrumo" empurram a responsabilidade para o shopping? Pq essa responsabilidade é precisamente de quem faz a exploração comercial. Do Shopping! Eu sou cliente. Não sou empregado, nem sócio, nem o shopping é uma associação sem fins lucrativos. Um espaço desses apenas existe para um fim. O lucro!

Last edited:
Vocês são mesmo casmurros porra. Se é para criar postos de trabalho vamos lá:

-meter o lixo ao lado do contentor, assim em vez de duas pessoas no camião com grua/mecanismo elevatório, teríamos mais 1 ou 2 pessoas para mandar os sacos 1 a 1 para o camião.
-mandar as beatas para o chão para os varredores de rua não perderem o trabalho... Oh wait, mau exemplo

Alguém tem mais ideias?

Sabes pq é que os "não arrumo" empurram a responsabilidade para o shopping? Pq essa responsabilidade é precisamente de quem faz a exploração comercial. Do Shopping! Eu sou cliente. Não sou empregado, nem sócio, nem o shopping é uma associação sem fins lucrativos. Um espaço desses apenas existe para um fim. O lucro!

Gostas de chegar a uma mesa e a mesma estar cheia de tabuleiros que te impeçam de colocar a tua comida?

Vocês são mesmo casmurros porra. Se é para criar postos de trabalho vamos lá:

-meter o lixo ao lado do contentor, assim em vez de duas pessoas no camião com grua/mecanismo elevatório, teríamos mais 1 ou 2 pessoas para mandar os sacos 1 a 1 para o camião.
-mandar as beatas para o chão para os varredores de rua não perderem o trabalho... Oh wait, mau exemplo

Alguém tem mais ideias?
Tantas.
Partir janelas, carros, comboios, ***** na rua, fazer buracos, deitar o lixo directo no caixote tudo junto areia para gatos com plastico ferro entulho das obras, andar a porrada para dar trabalho a medicos\dentistas\policias\advogados etc.

Não frequentas, porque não gostas, perfeito, és coerente.

O que raio têm as empresas de trabalho temporário a ver com a coisa? Não percebeste.
Falei em contrato de serviço, a empresa que presta limpeza tem que fornecer um serviço ao shopping, para os quais haverá parâmetros a cumprir.
Que, espante-se, devem ir muito além de "número de tabuleiros levantados"

Mas continuas a não ter lógica, se o pessoal é curto, mais uma razão para eu arrumar o meu próprio tabuleiro.

E até me provarem que isso fará com que reduzam drasticamente o pessoal, ou como isso irá absolutamente piorar o serviço, que duvido, pelas várias razões já apresentadas, o staff tem mais tarefas para fazer por exemplo, continuarei a fazê-lo, pois ninguém gosta de se querer sentar e ter lá o lixo dos anteriores convivas.

Se uma empresa tem um contrato e o shopping chega a conclusao que não é necessário tanto staff, na renovação renegoceia as condições e lá se vai um ou mais postos de trabalho, qual é a dúvida.
Já a argumentação das mesas limpas ndjdhsaanbhuuu se tu levantas o tabuleiro para outros se sentarem, ninguém limpa a mesa, porque não serás tu, preocupado com o próximo cliente, que irás limpar.

Acabar com uma função em dezenas, não é o mesmo que acabar um posto. Até se entender isto, não passamos do mesmo....

Eu tenho visto os empregados da limpeza a triplicar em número, dada a cada vez maior procura destes espaços. Enquanto não se entender isto, não passamos do mesmo.

O que tb n falta cada vez mais, são indivíduos convencidos que detêm uma qq superioridade moral, por uma qq razão sem qq lógica.
Preocupam-se mais se vão ficar em pé com o tabuleiro na mão, do que com as pessoas pouco qualificadas que podiam aproveitar este trabalho para garantir a sua subsistência.
Na verdade os superiores morais, apenas estão preocupados é somente com eles mesmos, não querendo saber se outro alguém irá passar mais dificuldades por isso.

Acabar com uma função em dezenas, não é o mesmo que acabar um posto. Até se entender isto, não passamos do mesmo....

A função di staff da praça da alimentação é levantar tabuleiros, limpar mesas, despejar restos, entregar tabuleiros e loiças nos restaurantes. Eventualmente limpar chão.
Se uma praça tem 5 em simultâneo, se deixarem de levantar tabuleiros em redor da praça, um ou dois vão de vela...

Eu não. Mas esse não é um problema meu.
Não gostas quando é contigo mas com os outros é tranquilo.

Eu tenho visto os empregados da limpeza a triplicar em número, dada a cada vez maior procura destes espaços. Enquanto não se entender isto, não passamos do mesmo.

O que tb n falta cada vez mais, são indivíduos convencidos que detêm uma qq superioridade moral, por uma qq razão sem qq lógica.
Preocupam-se mais se vão ficar em pé com o tabuleiro na mão, do que com as pessoas pouco qualificadas que podiam aproveitar este trabalho para garantir a sua subsistência.
Na verdade os superiores morais, apenas estão preocupados é somente com eles mesmos, não querendo saber se outro alguém irá passar mais dificuldades por isso.
Tinhas razão se o arrumar os tabuleiros, metesse empregos em risco, como já dito, não acontece.

A função di staff da praça da alimentação é levantar tabuleiros, limpar mesas, despejar restos, entregar tabuleiros e loiças nos restaurantes. Eventualmente limpar chão.
Se uma praça tem 5 em simultâneo, se deixarem de levantar tabuleiros em redor da praça, um ou dois vão de vela...

Podes repetir o mesmo N vezes, não passa a ser verdade, qualquer pessoa com lógica percebe isso. Assumes tanta coisa errada para chegar a essa conclusão que deixa de ser argumento, é teimosia só.

Já não peceber que:

1. o problema dos tabuleiros das mesas é um problema de picos, de maior afluência, razão pela qual o staff não chega naquelas alturas para manter as mesas livres de tabuleiros...

2. Os gerentes não vão metes mais gente só para fazer frente a esses picos,

3. Se essa premissa fosse verdade nunca haveria tempo de espera por estarem mesas com tabuleiros sujos, o que não acontece.

1- O "problema de picos" é um problema do Shopping, se não chega tem que meter pessoal nessa altura... será que as discotecas tem o mesmo numero de pessoas a trabalhar á terça a noite e ao sabado á noite? [:D]

De resto esse problema coloca-se nas mais diversas área de actividade, não existem e quem o fazem de borla em todo lado.

2- Se tiverem quem faça esse trabalho de graça obviamente que não, se o shopping pode facturar 515K por ano porque não vão contratar mais 2 pessoas para fazer o trabalho e faturar só 500K, dá para trocar os pneus no Ferrari.

3- este ponto é ridículo demais.

3- O tempo de espera existe como existe nas mais variadas coisas

Sintomático?

Ou seja os clientes é que se tem que preocupar com os outros clientes [:)][:)]

Podes repetir o mesmo N vezes, não passa a ser verdade, qualquer pessoa com lógica percebe isso. Assumes tanta coisa errada para chegar a essa conclusão que deixa de ser argumento, é teimosia só.

Já agora trabalhas para quem? Para aqueles que dizem para arrumar o tabuleiro e assim ajudar o ambiente? Até hoje ainda procuro perceber como ajudo eu o ambiente, ao arrumar eu o tabuleiro no meio de todos os outros.

Ao menos sejam mais honestos como o IKEA. Esses pelo menos recomendam arrumar o tabuleiro, para lhes reduzir os custos do restaurante e manter as refeições mais baratas.

Last edited:

Já agora trabalhas para quem? Para aqueles que dizem para arrumar o tabuleiro e assim ajudar o ambiente? Até hoje ainda procuro perceber como ajudo eu o ambiente, ao arrumar eu o tabuleiro no meio de todos os outros.

Ao menos sejam mais honestos como o IKEA. Esses pelo menos recomendam arrumar o tabuleiro, para lhes reduzir os custos do restaurante e manter as refeições mais baratas.
Quem falou em ambiente?

Tu é que podes repetir n vezes Ehehehe, menos trabalho o mesmo número de pessoas só mesmo na tua cabeça.

O ikea é um ótimo exemplo. Quando abriu um dos restaurantes, não tinham ninguém especificamente nessa função, de quando em vez lá ia um empregado da Cozinha a correr levantar tabuleiros, e era muito movimentado. Passado um ano, volto lá, e têm 2 pessoas com farda de uma Empresa de fora exclusivamente a tratar da praça da alimentação. Oi seja, tentaram que fosse os clientes a fazer o trabalho que lhes competia, mas como o cliente não fez 2 pessoas arranjaram emprego.

há também motivações "ocultas", inconscientes ou não, para as pessoas defenderem que se deve retirar ou deixar os tabuleiros
uma delas é que os shoppings podem ser um símbolo
símbolo de quê?
da economia de mercado/capitalismo

quem defende a economia de mercado/capitalismo está disposto a adotar comportamentos que garantam o "triunfo" dessa economia, nomeadamente a trabalhar de graça, arrumar o tabuleiro para que o shopping possa aumentar os seus lucros e assim continuar a progredir

quem não gosta de grandes grupos económicos é mais avesso a isso

por mim gosto de espaços limpos e não gosto que me façam de parvo, a responsabilidade primeira é do dono do espaço, que astutamente tenta fugir a essa responsabilidade atirando-a para cima do seu cliente... depois há uns patos que acabam por cair na esparrelada e acham que sim, o responsável não é o dono, mas sim o cliente
pois sim, até o faço, mas só quando não há mesas vagas, de resto quem gere o shopping que assuma a sua responsabilidade e mantenha o espaço limpo, arrumando o tabuleiro ele escapa-se a isso

de bónus é verdade que se arranjam mais alguns empregos
esses empregos produzem algum valor?
produzem, além de pouparem tempo aos clientes (pouco, mas poupam) permitem manter niveis de higiene mais elevados
sem ter dados concretos para isso tenho a ideia dos espaços de restauração dos shopping como zonas pouco higiénicas, um grande aglomerado de pessoas, num espaço fechado, com ar condicionado a fazer circular possiveis agentes contagiosos, que se sentam sucessivamente nas mesmas mesas a comer, sendo que essas mesas apenas são limpas muito espaçadamente, uma bela porcaria para a qual muito contribui o facto desses clientes arrumarem os tabuleiros e assim as mesas só de longe a longe serem limpas pelos empregados

agora no inverno com indices de constipações e gripes elevados são espaços a evitar de todo

Back