Loja Amazon sem funcionários

É melhor porque estás a ajudar o staff a desempenhar a sua função mais rapidamente! E o próximo cliente é servido mais rápido, Certo!
Aqui reside grande parte da hipocrisia. Porque só o fazes nesta situação.
Devias fazer o mesmo quando vais cortar o cabelo, no fim varrias o cabelo do chão enquanto o cabeleireiro lavava uma cabeça, era mais rápido para o próximo cliente.
Ou então, devias aspirar a parte de trás do carro enquanto o funcionário aspira a frente, era mais rápido para o cliente seguinte.
Entre outras coisas que devias.... Fuji prepositadamente à restauração a ver se é mais perceptível.

é pá ainda não te fartas-te de ser o bobo da corte homem, só escreves bacuradas atrás de bacuradas, vai lá mas é lavar as retretes e deixa a net, se não ainda vais para olho da rua ainda hoje...

Tudo o que eu digo é errado.
Porque faço o ultraje de levantar a porcaria de um tabuleiro que eu levei para lá e porque acho que se todos fizessem o mesmo seria melhor para todos os clientes.

Se és de Lisboa vai almoçar ao Monumental, almoçam lá centenas de pessoas todos os dias que não precisam de levantar o tabuleiro porque assim que acabam passa uma pessoa da limpeza que levanta e limpa a mesa... e pagas o mesmo que nos outros centros.

O ikea é um ótimo exemplo. Quando abriu um dos restaurantes, não tinham ninguém especificamente nessa função, de quando em vez lá ia um empregado da Cozinha a correr levantar tabuleiros, e era muito movimentado. Passado um ano, volto lá, e têm 2 pessoas com farda de uma Empresa de fora exclusivamente a tratar da praça da alimentação. Oi seja, tentaram que fosse os clientes a fazer o trabalho que lhes competia, mas como o cliente não fez 2 pessoas arranjaram emprego.
Ou seja, houve mais afluencia, logo gerou mais emprego e continuaram a incentivar o cliente a recolher o tabuleiro.

Obrigado por me dares razão, afinal, não é a recolha de tabuleiros que dita o fim de um emprego.

há também motivações "ocultas", inconscientes ou não, para as pessoas defenderem que se deve retirar ou deixar os tabuleiros
uma delas é que os shoppings podem ser um símbolo
símbolo de quê?
da economia de mercado/capitalismo

quem defende a economia de mercado/capitalismo está disposto a adotar comportamentos que garantam o "triunfo" dessa economia, nomeadamente a trabalhar de graça, arrumar o tabuleiro para que o shopping possa aumentar os seus lucros e assim continuar a progredir

quem não gosta de grandes grupos económicos é mais avesso a isso

por mim gosto de espaços limpos e não gosto que me façam de parvo, a responsabilidade primeira é do dono do espaço, que astutamente tenta fugir a essa responsabilidade atirando-a para cima do seu cliente... depois há uns patos que acabam por cair na esparrelada e acham que sim, o responsável não é o dono, mas sim o cliente
pois sim, até o faço, mas só quando não há mesas vagas, de resto quem gere o shopping que assuma a sua responsabilidade e mantenha o espaço limpo, arrumando o tabuleiro ele escapa-se a isso

de bónus é verdade que se arranjam mais alguns empregos
esses empregos produzem algum valor?
produzem, além de pouparem tempo aos clientes (pouco, mas poupam) permitem manter niveis de higiene mais elevados
sem ter dados concretos para isso tenho a ideia dos espaços de restauração dos shopping como zonas pouco higiénicas, um grande aglomerado de pessoas, num espaço fechado, com ar condicionado a fazer circular possiveis agentes contagiosos, que se sentam sucessivamente nas mesmas mesas a comer, sendo que essas mesas apenas são limpas muito espaçadamente, uma bela porcaria para a qual muito contribui o facto desses clientes arrumarem os tabuleiros e assim as mesas só de longe a longe serem limpas pelos empregados

agora no inverno com indices de constipações e gripes elevados são espaços a evitar de todo
Tanta coisa que a responsabilidade é do shopping, mas acabas por recolher quando não há mesas fazias? Ou seja, estás no fundo a te contrariar e a cair na esparelha que, do alto da tua moralidade superior, acusas os outros.

Como frágil são os vossos argumentos e como não conseguem ter sustentabilidade...

A mim não me parece que a inclinação partidária tenha influência.
A mim parece-me que há 2 grandes motivos para levantar o tabuleiro e que são transversais à esquerda e direita.
Quem levanta fá-lo porque por um lado isso passa uma imagem a ele próprio de moralidade e civismo e por outro, porque não entende que deva esperar por uma mesa porque o cliente não levantou o seu tabuleiro no final da refeição.

Eu entendo que, primeiro o cliente anterior não deve levantar a mesa porque eu estou à espera, tal e qual num restaurante qualquer, a limpeza do restaurante é função do próprio restaurante e a minha moral e civismo nestas áreas, é medida no espaço público e de usufruto gratuito por todos.
Eu levanto para depois poder dizer que pessoal que não levanta, são preguiçosos. Por exemplo...

Tu levantas para te sentires bem contigo mesmo.

Segurar a porta, dizer obrigado e facilitar a passagem é como já disse anteriormente domínio do civismo e convivência social do domínio público. Ninguém é pago para te segurar a porta ou dizer obrigado por ti.

O cliente que está à espera de mesa, que tu vagas e levantadas o tabuleiro, senta-se mais rápido e pode valorizar isso, como eu disse nos 2 pontos, ou então, mesmo valorizando isso, pode na mesma continuar à espera que a mess seja limpa, porque levantar o tabuleiro não limpa a mesa.

O espaço de restauração é comum a uma série de restaurantes, integrados num shopping, shopping esse que gere o espaço comum. Não é um parque de merendas público.
Há restaurantes dentro do shopping com espaços privados, há 1 em particular onde já comi que vamos ao balcão com tabuleiro buscar a comida e que, até pelo tamanho, não tem prateleira de tabuleiros. Ninguém levanta os tabuleiros, apesar de o poderem fazer e entregar na copa, uma abertura na parede, que é para onde o funcionário os leva. Porquê? Porque a tal percepção de civismo já foi satisfeita, não há prateleira não preciso levar.
Porteiros são pagos para segurar portas... Porque fazes então se há quem é pago por essa tarefa? Não faz sentido. Seguindo a tua lógica claro...

Entretanto enquanto continuam com esta discussão sem sentido deixa lá colocar mais umas encomendas online para receber tudo em casa sem ter de interagir com funcionários de lojas e senhoras da limpeza [:p]

Porteiros são pagos para segurar portas... Porque fazes então se há quem é pago por essa tarefa? Não faz sentido. Seguindo a tua lógica claro...

Nunca entrei num lugar que tivesse um porteiro para me abrir a porta.
Edit. Já entrei já, em discotecas, e deixei que abrissem.

Last edited:
Se és de Lisboa vai almoçar ao Monumental, almoçam lá centenas de pessoas todos os dias que não precisam de levantar o tabuleiro porque assim que acabam passa uma pessoa da limpeza que levanta e limpa a mesa... e pagas o mesmo que nos outros centros.

Se ao me levantar já estiver alguém pronto para recolher, obviamente que deixo-os fazer o seu trabalho. Nada contra.

Se fazem melhor gestão da limpeza, óptimo.

Mas sítio existem (shopping de Leiria por exemplo) em que é normal teres várias mesas ocupadas com tabuleiros vazios e malta à espera p/ se sentar de tabuleiro na mão

O bom senso aplica-se.

Ou seja, houve mais afluencia, logo gerou mais emprego e continuaram a incentivar o cliente a recolher o tabuleiro.

Obrigado por me dares razão, afinal, não é a recolha de tabuleiros que dita o fim de um emprego.

Que mais afluência, qual quê. Era a mesma coisa, o que eles fizeram foi colocar pessoas a agilizar a limpeza para servir melhor e mais clientes.

Tudo se resume a isto - notem que digo "pode"

Não levantar o tabuleiro
Pode influenciar negativamente os restantes clientes - Sim

Levantar o tabuleiro
Pode influenciar negativamente os restantes clientes - Não

Tudo se resume a isto - notem que digo "pode"

Não levantar o tabuleiro
Pode influenciar negativamente os restantes clientes - Sim

Levantar o tabuleiro
Pode influenciar negativamente os restantes clientes - Não

Já vi que escolheste não responder ao meu último post dirigido a ti, ok é lá contigo.

Mas agora faz o mesmo exercício para : varrer o chão no cabeleireiro.

Ainda estão a discutir os tabuleiros???

Por isso é que este pais não avança um tema muito pertinente, mas o que interessa e discutir os tabuleiros.

Já vi que escolheste não responder ao meu último post dirigido a ti, ok é lá contigo.

Já o fiz mais que uma vez.
Se não estou lá a fazer nada, o homem está lá sozinho a trabalhar, porque não ajudá-lo?
É como apanhar o lixo na praia, há pessoas que ficam de boca aberta...

Que mais afluência, qual quê. Era a mesma coisa, o que eles fizeram foi colocar pessoas a agilizar a limpeza para servir melhor e mais clientes.
Então mas... Incentivam a recolha dos tabuleiros. Pela tua lógica, devia de retirar funcionários e não colocar.

Lógico que a restauração do ikea começou a ser mais frequentada, mais famosa, tiveram necessidade de reforçar funcionários, isto é básico, menos para ti pelos vistos.

Queres, ok... nem me ia dar ao trabalho

É melhor porque estás a ajudar o staff a desempenhar a sua função mais rapidamente! E o próximo cliente é servido mais rápido, Certo!
Aqui reside grande parte da hipocrisia. Porque só o fazes nesta situação.

Faço-o nesta situação, pois é algo que está previsto, há sítios para os colocar, é algo que ajuda e que pouco ou nada me condiciona ou atrasa, mas que ajuda bem mais terceiros.
Tu chamas a isto hipocrisia porque não o faço noutras situações que erradamente chamas de análogas?

Vale tudo...

Portanto eu fazer algo que acho que ajuda e que não me condiciona em quase nada... é hipócrita.
Caso não te recordes já aqui dei outros exemplos que eu e outros fazemos como ir pagar o MB ao balcão para ser mais rápido (pouco ou nada incomoda e facilita) ir beber o café ao balcão, deixar passar alguém no supermercado só com um artigo. Isso sim são analogias válidas, meu caro.

Devias fazer o mesmo quando vais cortar o cabelo, no fim varrias o cabelo do chão enquanto o cabeleireiro lavava uma cabeça, era mais rápido para o próximo cliente.
Ou então, devias aspirar a parte de trás do carro enquanto o funcionário aspira a frente, era mais rápido para o cliente seguinte.
Entre outras coisas que devias.... Fuji prepositadamente à restauração a ver se é mais perceptível.
Completo disparate de analogia, e depois admiras-te porque não quero responder.

Nunca entrei num lugar que tivesse um porteiro para me abrir a porta.
Edit. Já entrei já, em discotecas, e deixei que abrissem.
Por nunca teres entrado, não quer dizer que não existam, não sejam pagos para segurar e abrir a porta, algo que tu vês como cívico mas que rouba empregos, tal como a tua lógica de arrumar tabuleiros. Dual Standard?

É realmente o vale tudo...

Até podias ter um tópico interessante, se não fosse essa tuas palas de teres sempre razão mesmo quando sabes, que já não tens argumentos, é o disparar para todas as direções. É pena... Mas o pessoal anda entretido a te ver espernear argumentos.

Queres, ok... nem me ia dar ao trabalho

Faço-o nesta situação, pois é algo que está previsto, há sítios para os colocar, é algo que ajuda e que pouco ou nada me condiciona ou atrasa, mas que ajuda bem mais terceiros.
Tu chamas a isto hipocrisia porque não o faço noutras situações que erradamente chamas de análogas?

Vale tudo...

Portanto eu fazer algo que acho que ajuda e que não me condiciona em quase nada... é hipócrita.
Caso não te recordes já aqui dei outros exemplos que eu e outros fazemos como ir pagar o MB ao balcão para ser mais rápido (pouco ou nada incomoda e facilita) ir beber o café ao balcão, deixar passar alguém no supermercado só com um artigo. Isso sim são analogias válidas, meu caro.

Completo disparate de analogia, e depois admiras-te porque não quero responder.

Disparate de analogia!!! Pois...

Back