há também motivações "ocultas", inconscientes ou não, para as pessoas defenderem que se deve retirar ou deixar os tabuleiros
uma delas é que os shoppings podem ser um símbolo
símbolo de quê?
da economia de mercado/capitalismo
quem defende a economia de mercado/capitalismo está disposto a adotar comportamentos que garantam o "triunfo" dessa economia, nomeadamente a trabalhar de graça, arrumar o tabuleiro para que o shopping possa aumentar os seus lucros e assim continuar a progredir
quem não gosta de grandes grupos económicos é mais avesso a isso
por mim gosto de espaços limpos e não gosto que me façam de parvo, a responsabilidade primeira é do dono do espaço, que astutamente tenta fugir a essa responsabilidade atirando-a para cima do seu cliente... depois há uns patos que acabam por cair na esparrelada e acham que sim, o responsável não é o dono, mas sim o cliente
pois sim, até o faço, mas só quando não há mesas vagas, de resto quem gere o shopping que assuma a sua responsabilidade e mantenha o espaço limpo, arrumando o tabuleiro ele escapa-se a isso
de bónus é verdade que se arranjam mais alguns empregos
esses empregos produzem algum valor?
produzem, além de pouparem tempo aos clientes (pouco, mas poupam) permitem manter niveis de higiene mais elevados
sem ter dados concretos para isso tenho a ideia dos espaços de restauração dos shopping como zonas pouco higiénicas, um grande aglomerado de pessoas, num espaço fechado, com ar condicionado a fazer circular possiveis agentes contagiosos, que se sentam sucessivamente nas mesmas mesas a comer, sendo que essas mesas apenas são limpas muito espaçadamente, uma bela porcaria para a qual muito contribui o facto desses clientes arrumarem os tabuleiros e assim as mesas só de longe a longe serem limpas pelos empregados
agora no inverno com indices de constipações e gripes elevados são espaços a evitar de todo