Caso triste, este, o desaparecimento desta criança. Infelizmente tenho começado a ouvir dizer que os pais da menina se estão a proveitar da filha para se auto-promoverem, para enriquecerem, etc. É triste constatar a indignidade que certas pessoas ostentam ao fazer tais afirmações. Inveja? Má formação? Mesquinhez?
Pelo que sei, o caso Maddie foi dado a conhecer à Europa e, eventualmente ao Mundo, pela solidariedade que se gerou na Grã-Bretanha. Foram os media britânicos que tomaram esta iniciativa, para mim louvável. O avião em que se deslocaram foi oferecido por um magnata britânico que assim se solidariazou com a dor dos McCann. Os donativos britãnicos para o caso Maddie não irão reverter para o bolso dos McCann, mas sim para uma instituição que se dedique a crianças desaparecidas. Louvo a força e coragem do casal McCann. Só quem passou pelo que eles estão a passar é que pode avaliar.
Também temos, infelizmente, crianças portuguesas desaparecidas. O que é que se fez por isso. Onde esteve a solidariedade? Onde está o tal "calor" português? E os brandos costumes? Os ingleses são frios? Não. Provaram-no com esta onda de solidariedade. São mais tenazes e perseverantes que os portugueses. Onde estão os capitalistas/influentes/media portugueses que muito bem se podiam solidariezar com as famílias dos desaparecidos portugueses e ajudá-las. Os portugueses (felizmente não todos) mostram que são mais bem frios que os ingleses. O que interessa é o seu egoismo, o seu umbigo: "desde que eu esteja bem, estou-me a ***** para o vizinho...".