Máquinas de fazer pão

Companheiro de armas, aqui vai

- Farinha T55 ....540 g

- Água ...300 ml

- Sal ...6 a 7 g

- Fio de azeite 10 g (a olho, deito um pouco ao redor de forma a untar sem grande preopcupação a forma e a pá com uns fios

- Fermento seco 4g a 5g

Dá 800 g de pão. E sai uma foto. Aqui o pão nem está muito crescido porque a minha mulher comprou fermento húmido e cá para mim perdeu eficácia durante as horas de espera de madrugada até a máquina arrancar. Seria de esperar mais uns 20% de altura.

Ver anexo 150224
attachment.php

(a foto aparece invertida vá-se lá saber porquê! eu carreguei uma foto direita)
Em que modo colocam a fazer este pão?

Enviado do meu Mi 9 Lite através do Tapatalk

Ontem fui ao supermercado e por acaso fui ver das farinhas para fazer pão. estavam todas esgotadas.
Lá terei que fazer pão com farinha "normal", e no forno ( não tenho maquina e não me apetece estar a gastar dinheiro).

Só tens de mexer tu, e convém o teu forno ter uma temperatura de fermentação. Há fornos em que o mínimo é 100°C, o que faz com que mate o fermento.

Ontem fui ao supermercado e por acaso fui ver das farinhas para fazer pão. estavam todas esgotadas.
Lá terei que fazer pão com farinha "normal", e no forno ( não tenho maquina e não me apetece estar a gastar dinheiro).

nunca usei farinhas para fazer pão

cheira-me a aldrabice para fazer as pessoas pagarem mais pelo mesmo

mas não sei

quanto a gastar dinheiro numa maquina, rapidamente fica paga

É verdade, não me canso de a usar.
Faço pão branco,
Pão com chouriço
Brioche
Pão de sementes
Massa para pizzas.

A minha máquina está avariada e faço à mão. Não é difícil. Na fase inicial uso a batedeira eléctrica com as pás para massa. A água fica ligada e não sujas tanto as mãos. Depois amasso um pouco à mão, mas já não suja tanto as mãos. Ligo o forno a 90ºC (minimo) durante 3-4 minutos e desligo. Ponho a massa no forno, tapada com um pano e deixo levedar.
Quando tenho menos tempo para deixar levedar, faço um pré-fermento. Diluo o fermento todo num pouco de água morna açucarada com um pouco da farinha. Deixo levedar 10-15 minutos, no forno morno. O fermento fica logo activado. Junto esse fermento ao resto da massa e amasso. Depois levedo mais um tempo.
A minha vida é tratar bem leveduras....esses fungos bem-feitores da humanidade. [:D][:D]

Fui hoje ao PD e tinha várias....

Enviado do meu Mi 9 Lite através do Tapatalk

Para apanhares o jeito nas quantidades começa por pão de trigo simples, é o mais fácil. Depois começas a fazer misturas de farinhas devagarinho.

Companheiro de armas, aqui vai

- Farinha T55 ....540 g

- Água ...300 ml

- Sal ...6 a 7 g

- Fio de azeite 10 g (a olho, deito um pouco ao redor de forma a untar sem grande preopcupação a forma e a pá com uns fios

- Fermento seco 4g a 5g

Dá 800 g de pão. E sai uma foto. Aqui o pão nem está muito crescido porque a minha mulher comprou fermento húmido e cá para mim perdeu eficácia durante as horas de espera de madrugada até a máquina arrancar. Seria de esperar mais uns 20% de altura.

Ver anexo 150224
attachment.php

(a foto aparece invertida vá-se lá saber porquê! eu carreguei uma foto direita)
Confere

095e6ad1600959d2573cf59dc9c190c4.jpg

Voltar
Superior