Máquinas fotográficas digitais

Lippe, já compraste o tripé? que tal é? eu depois de chegar a casa com uma data de fotos todas tremidas tou a pensar sériamente num "kit" desses [;)]

obrigado pelas respostas

obrigado pelas respostas

Comprei no Phtomaton no Porto, que tem estado fechado...no entanto já tenho ido à Colorfoto, e até já tenho lá coisas encomendadas...também trabalham bem, mas o Photomaton confiava mais [;)]

O Kit que comprei foi o da D80+Nikkor 18-135...1300Euros, depois uma bolsa, dois filtros(UV, Polarizador) mais um kit de limpeza, foi para os 1500...ainda levei um cartão de memoria como oferta [:cool:]

Qualquer pergunta, esteja à vontade [;)]

Obrigado pelas vossas respostas[;)].

A D80 tem algo que me cativa, não sei o que é, mas sempre admirei

a máquina. Talvez porque me recorda a F80 e a F4 que um primo meu

tem e que são belas máquinasapr:).

Apesar de gostar de fotografia os meus conhecimentos são

básicos e pretendo uma máquina que me permita evoluir para outros

patamares. Como mencionei anteriormente tenho um primo que tem

material da Nikon e que possui actualmente uma Fuji F3Pro pelo que

a partilha de lentes interessa-me.

Não sei se a D80 será dar um salto maior do que a perna mas acho que

a comprar uma máquina que não seja a D80 ficar-me-ía atravessada

na garganta :sh).

O problema é mesmo o preço, dar 1500€ seria assinar

a sentença de óbito cá em casa [:D] :sh).

Alguém sabe se está prevista baixar de preço?

A D40X também me parece interessante, tem algumas características

semelhantes à D80 mas está um patamar abaixo desta.

Como se portam as baterias da D80? a autonomia dá para quantas fotos?

(maldito €uromilhões que não me sai)

Obrigado e desculpem o testamento[;)].

Cpts e Viagens Seguras[;)].

A D200 é bem superiror a D80. a máquina não é so o sensor :sh)

Para já uma coisa muito boa é a possiblidade de usar medição de luz com lentes totalmente manuais. Nas outras advinhas no modo M e já vais com sorte. O balanço de brancos é dos mais precisos que por ai anda. + velocidade, ligações... por alg coisa o preço é o que é... Por onde ando vejo muita gente com D200 a fotografar.. [;)]

E quem vai usar as lentes todas manuais? provavelmente da F3 ou da FM2 da nikon?? se calhar puca gente... mas mesmo que o façam tem o modo M e até podem usar um fotometro externo para uma rigorosa fotometria[;)]
Qdo se sabe fotografar liga-se a mta coisas menos a certas mariquices perfeitamente contornaveis.[;)]

onde é feito esse balanço de brancos da D200? no sensor? ou é o fotometro que o faz?

E quem vai usar as lentes todas manuais? provavelmente da F3 ou da FM2 da nikon?? se calhar puca gente... mas mesmo que o façam tem o modo M e até podem usar um fotometro externo para uma rigorosa fotometria[;)]
Qdo se sabe fotografar liga-se a mta coisas menos a certas mariquices perfeitamente contornaveis.[;)]

onde é feito esse balanço de brancos da D200? no sensor? ou é o fotometro que o faz?

Eu ja usei lentes totalmente manuais na minha! compras baratas e a qualidade [br:)] ja usaste fotometro externo para fotografar um carro em movimento? [:D] Não sei onde é feito o balanço, mas sei que é dos melhores...

Eu ja usei lentes totalmente manuais na minha! compras baratas e a qualidade [br:)] ja usaste fotometro externo para fotografar um carro em movimento? [:D] Não sei onde é feito o balanço, mas sei que é dos melhores...

E pk não? o fotometro externo mede a luz tanto reflectida como incidente, pode se fazer medias que é o que acontece qdo se fotografa um carro de acordo com a cor do mesmo.

Já havia boas fotografias de corridas de carros antes dos automatismos das maquinas e ate antes de se ter inventado os fotometros[;)]

A grande maioria das camaras de rolo compactas que se vendiam nem fotometro tinham.

Não sei onde é feito o balanço, mas sei que é dos melhores...

O balanço de brancos não tem nada a ver com o fotómetro.

É o próprio processador da máquina que tenta adivinhar qual o ponto "neutro" (ou sem cor) de uma imagem e aplica-o ao ficheiro em estado bruto gerado pelo sensor de maneira a gerar uma 2ª imagem trabalhada ou "revelada". Na película/dia positivo/negativo acontecia o mesmo, tínhamos negativos para várias temperaturas de cor, (sendo que o normal fosse para luz solar)...

A correcção do balanço de brancos é facilmente corrigido em pós produção principalmente se fotografarmos em modo "raw"...neste caso a correcção é feita nativamente.

A menos que se fotografe em jpg, não considero a correcção de brancos feita pela máquina algo de muito importante. Dou muito valor à pós produção no computador vs pós produção automática feita pelos fracos processadores das máquinas fotográficas.

Última edição:
Apesar de gostar de fotografia os meus conhecimentos são

básicos e pretendo uma máquina que me permita evoluir para outros

patamares. Como mencionei anteriormente tenho um primo que tem

material da Nikon e que possui actualmente uma Fuji F3Pro pelo que

a partilha de lentes interessa-me.

Não sei se a D80 será dar um salto maior do que a perna mas acho que

a comprar uma máquina que não seja a D80 ficar-me-ía atravessada

na garganta :sh).

O problema é mesmo o preço, dar 1500€ seria assinar

a sentença de óbito cá em casa [:D] :sh).

Alguém sabe se está prevista baixar de preço?

Como se portam as baterias da D80? a autonomia dá para quantas fotos?

(maldito €uromilhões que não me sai)

A questão dos conhecimentos de fotografia, vou adquirindo com o tempo, e ter a D80 também ajudou...

Bateria nunca tive quaquer problema, muito resistente [;)]

O preço, provavelmente existe mais barato, preferi comprar numa loja fisica pois sempre que tenho algum problema vou lá...e sempre se fica cliente [:cool:]

A questão dos conhecimentos de fotografia, vou adquirindo com o tempo, e ter a D80 também ajudou...

Bateria nunca tive quaquer problema, muito resistente [;)]

Sim, os conhecimentos vão-se adquirindo aos poucos[;)].

Perguntei pela bateria porque, com as devidas distâncias, a minha

V1 come bastante bateria:sh).

O preço, provavelmente existe mais barato, preferi comprar numa loja fisica pois sempre que tenho algum problema vou lá...e sempre se fica cliente [:cool:]

Basta ver nos sites da pixamania ou do rebelio para se encontrar

mais barato mas a minha grande preocupação é no que concerne

à garantia e ao serviço pós-venda. Uma máquina destas custa

muito € para arriscar e depois ficar à tôa...

Por enquanto ando a estudar o mercado [:D]

mas estou inclinado em adquirir na colorfoto.

O balanço de brancos não tem nada a ver com o fotómetro.

É o próprio processador da máquina que tenta adivinhar qual o ponto "neutro" (ou sem cor) de uma imagem e aplica-o ao ficheiro em estado bruto gerado pelo sensor de maneira a gerar uma 2ª imagem trabalhada ou "revelada". Na película/dia positivo/negativo acontecia o mesmo, tínhamos negativos para várias temperaturas de cor, (sendo que o normal fosse para luz solar)...

A correcção do balanço de brancos é facilmente corrigido em pós produção principalmente se fotografarmos em modo "raw"...neste caso a correcção é feita nativamente.

A menos que se fotografe em jpg, não considero a correcção de brancos feita pela máquina algo de muito importante. Dou muito valor à pós produção no computador vs pós produção automática feita pelos fracos processadores das máquinas fotográficas.

Pois obrigado pela explicação , tinha ideia disso, mas na ultima frase disseste tudo aquilo que acho tambem.[;)]

Mas tb pensei que o sensor da D80 e da D200 fosse o mesmo.

Quanto dinheiro me devo mentalizar que tenho gastar, eu, que sou um amador mas quer um nível mínimo de qualidade nas suas fotografias (a minha máquina actual não me satisfaz), e talvez até começar a aprender mais sobre fotografia?

Sobre a "discussão" D80 vs D200...

Também ando nesta guerra, e apesar de saber que não preciso de uma D200 para nada, tenho lido alguns reviews da D80 no Dpreview que me fizeram pensar.

Alguns deles falam de uma "falha" que não é bem uma falha, é feitio, mas que prejudica as imagens. São os "sensores de medição" (não sei se é a tradução mais correcta). A D80 tem 420 contra 1005 da D200 o que resulta em fotos com muitas áreas sem definição, com sobre-exposição.

Será que vai haver uma D80X num futuro próximo?

Enter Sandman, em relação à Pixmania, comprei lá a FZ5. Entretanto teve um problema, deixei-a na loja em Lisboa e, depois de reparada, foi uma transportadora levar a casa.

Enter Sandman, tens a D80 com a 18-135 cartão de 2Gb, bolsa e tripé por 1.245€ na ColorFoto, sempre são menos 250€ do que dizias!

Em relação à bateria não te preocupes! Eu tb tenho uma V1 e sei o que é sofrer com cerca de 60m de autonomia.

A D200 gasta um pouco, mas por exemplo a D50 dura mais que um dia e uns 500 disparos.

Já agora sabes que nas DSLR o visor só serve para ver as fotos já tiradas! E não como ecrã em real time! Só por isso poupa-se imensa bateria.-

Enter Sandman, em relação à Pixmania, comprei lá a FZ5. Entretanto teve um problema, deixei-a na loja em Lisboa e, depois de reparada, foi uma transportadora levar a casa.

Ok, obrigado[;)].

Enter Sandman, tens a D80 com a 18-135 cartão de 2Gb, bolsa e tripé por 1.245€ na ColorFoto, sempre são menos 250€ do que dizias!

Sim, coloquei o link na minha resposta anterior[;)].

Obrigado na mesma[;)].

Em relação à bateria não te preocupes! Eu tb tenho uma V1 e sei o que é sofrer com cerca de 60m de autonomia.

A D200 gasta um pouco, mas por exemplo a D50 dura mais que um dia e uns 500 disparos.

D200 ou D80? :confused:

A V1 chega a ser desesperante. Tenho duas baterias, carrego as duas

e encho um cartão de 256mb...

Já agora sabes que nas DSLR o visor só serve para ver as fotos já tiradas! E não como ecrã em real time! Só por isso poupa-se imensa bateria.-

Referes-te ao ecrã (lcd), certo? O visor é para tirar as fotos :).

E pk não? o fotometro externo mede a luz tanto reflectida como incidente, pode se fazer medias que é o que acontece qdo se fotografa um carro de acordo com a cor do mesmo.

Já havia boas fotografias de corridas de carros antes dos automatismos das maquinas e ate antes de se ter inventado os fotometros[;)]

A grande maioria das camaras de rolo compactas que se vendiam nem fotometro tinham.

Sim já houve uma altura que era tudo manual, mas nessa altura sacavas uma foto e estava bom, hoje em dia acho que se requer um pouco mais de eficacia. já mesmo a focagem manual é uma desvantagem, mas a qualidade dessas lentes (pelo menos de uma que exprimentei) aliada ao preço pode conpensar para algumas coisa...[;)]

Ja exprimentaste tirar 3 mil fotos num fds? garanto.te que o raw se torna bem menos apelativo [;)]

Voltar
Superior