Máquinas fotográficas digitais

Bem, ainda fiz melhor, medi 2 metros da maquina e do flash ( que estava um pouco mais para o lado mas sensivelmente a mesma distancia)

Agora fiquei sem perceber nada :confused:

Pois exactamente....há pouco fiquei surpreendido com o facto de a D50 dar com 1/2000 e flash que até fiquei a achar impossivel...enfim parvoice minha[8b] :sh)

Estes resultados agora eram o que eu estava á espera[;)]
e vou-te explicar o pk deles...

é assim:

o flash é uma luz a curta distancia fortissima e extremamente rapida... ou srja essa luz intensa pode ser captada a 1/2000 como a 1/1000 ou a 1/60 com a mesma intensidade pois ate se o tempo fosse um segundo a luz do flas era captada de forma igual pois é muitissimo rapida(mto mais rapida )que a 1/2000

Se fotografares num qurto com escuridao e usares o flash a 1/2000 ou 5 segundos a foto deve sair igual.[;)]

portando o que controla a "potencia" do flsh é os "f" o diafragma tal como já tinha dito....
e os resultados tao á vista[;)]

outra coisa se fotografares uma fogueira e alguem iluminado por ela com flsh a 1/2000 ou a 1/15 saiem resultados diferentes...a 1/2000 só se ve a luz dura do flash....e a 1/15 vesse o flash mas como levou mais tempo já ficou mais disfarçado pela pouca luz ambiente da fogueira...fica melhor portanto.[;)]

portanto já sabes o flash é regulado pelos F da tua camara visto que a camara n tem cortinas podes disparar a 1/2000 sem problema.

outra brincadeira gira é fotografares alguem na rua a 2 metros de ti...com flash e num dia nublado(de preferencia)....medes os F para o objecto a 2 metros e transformas o dia em noite...ficando o objecto iluminado(pelo flash) e o fundo escuro como a noite[:D]

Pois exactamente....há pouco fiquei surpreendido com o facto de a D50 dar com 1/2000 e flash que até fiquei a achar impossivel...enfim parvoice minha[8b] :sh)

Estes resultados agora eram o que eu estava á espera[;)]
e vou-te explicar o pk deles...

é assim:

o flash é uma luz a curta distancia fortissima e extremamente rapida... ou srja essa luz intensa pode ser captada a 1/2000 como a 1/1000 ou a 1/60 com a mesma intensidade pois ate se o tempo fosse um segundo a luz do flas era captada de forma igual pois é muitissimo rapida(mto mais rapida )que a 1/2000

Se fotografares num qurto com escuridao e usares o flash a 1/2000 ou 5 segundos a foto deve sair igual.[;)]

portando o que controla a "potencia" do flsh é os "f" o diafragma tal como já tinha dito....
e os resultados tao á vista[;)]

outra coisa se fotografares uma fogueira e alguem iluminado por ela com flsh a 1/2000 ou a 1/15 saiem resultados diferentes...a 1/2000 só se ve a luz dura do flash....e a 1/15 vesse o flash mas como levou mais tempo já ficou mais disfarçado pela pouca luz ambiente da fogueira...fica melhor portanto.[;)]

portanto já sabes o flash é regulado pelos F da tua camara visto que a camara n tem cortinas podes disparar a 1/2000 sem problema.

outra brincadeira gira é fotografares alguem na rua a 2 metros de ti...com flash e num dia nublado(de preferencia)....medes os F para o objecto a 2 metros e transformas o dia em noite...ficando o objecto iluminado(pelo flash) e o fundo escuro como a noite[:D]

Sem duvida tens toda a razão. Esse ponto de vista está certo. mas porque a vel de sincro de 1/500?

Não percebi bem :confused:

imagima.. tens o teu quarto ou a sala (com media luz)e um pc ligado e queres fotografar a sala com flash e de forma que se veja o ecran do monitor e a sala .

e agora faz essa foto de forma a ficar uma foto a nivel de flash aceitavel da sala...mas que se veja o ecram do pc NITIDO.[;)]

Sem duvida tens toda a razão. Esse ponto de vista está certo. mas porque a vel de sincro de 1/500?[/quote]

Olha sinceramente não sei[:blush:] ...tenho que desvendar esse mistério...[:p] [:D]

sao coisas que vao surgindo e servem sempre para nos entreter.

Eu tenho uma nikom F60 analogica e tem uma sincronização a 1/125, mas como tem cortinas é logico pois as cortinas se abrem e fecham tão rapido não apanham a luz ainda mais rapida do flash e a foto sai preta.

Sem cortinas a historia é outra já dá a qualquer velocidade, mas dizer que é 1/500 e funcionar a 1/2000[:blush:] :eek: alguma coisa está mal[:cool:]

imagima.. tens o teu quarto ou a sala (com media luz)e um pc ligado e queres fotografar a sala com flash e de forma que se veja o ecran do monitor e a sala .

e agora faz essa foto de forma a ficar uma foto a nivel de flash aceitavel da sala...mas que se veja o ecram do pc NITIDO.[;)]

Basta usar uma velocidade alta? :confused:

Sem duvida tens toda a razão. Esse ponto de vista está certo. mas porque a vel de sincro de 1/500?[/quote]

Olha sinceramente não sei[:blush:] ...tenho que desvendar esse mistério...[:p] [:D]

sao coisas que vao surgindo e servem sempre para nos entreter.

Eu tenho uma nikom F60 analogica e tem uma sincronização a 1/125, mas como tem cortinas é logico pois as cortinas se abrem e fecham tão rapido não apanham a luz ainda mais rapida do flash e a foto sai preta.

Sem cortinas a historia é outra já dá a qualquer velocidade, mas dizer que é 1/500 e funcionar a 1/2000[:blush:] :eek: alguma coisa está mal[:cool:]

Mal não! Bem [:D]

mas a ver-se um monitor como? ele nunca vai ficar nitido por cauda da actualização do mesmo...

qual actualização?? tem de ser ver a sala (ou um espaço) e o monitor por exemplo com o forum mas nitido....(ou seja tem que ter a sala e o monitor ambos nitidos e bem equilibrados de luz....aí é que tá a questão[;)] )

Eu raramente uso flash...outro dia estava na sala, pouca luz, de maneira a que fotografava sem flash e com uma velocidade obturação que desse para ficar visivel o interior da sala, o proble é que a janela, com cortina, ficou queimada...fotografei com flash e ficou o interior e a janela muito bem, tinha luz no interior, e dava para ver bem o que tinha fora, pela janela...

Bem, eu não sei, mas em que situações se deve usar o flash?Qual a vantagem de comprar um flask externo?

[;)]

Só uma achega quanto à D50 e ao flash...

Nas máquinas da série D70/D70s e D50, que são em muita coisa iguais, a velocidade de sincronização máxima com o flash é 1/500, efectivamente como vem no manual.. Mas apenas por limitação electrónica decidida pela Nikon para garantir maxima compatibilidade com os flashes montados no hot shoe, e não por limitação física imposta pela velocidade que as cortinas levam a abrir completamente..

Mas, quando usadas com flashes não dedicados, e esse pela idade não deve ser reconhecido pela maquina como sendo um flash dedicado, podem sincronizar a qualquer velocidade.. E devido ao bom funcionamento do shuter electrónico é possivel sincronizar sem problemas a qualquer velocidade.. Embora acima de +/- 1/2000 já se possa perder alguma iluminação do flash...

Ora tal como o Nephillim já explicou um flash electrónico é muito rápido, o burst do flash terá no maximo 1/1000 de duração, e se considerarmos apenas o período de tempo em que o flash ilumina com a potencia maxima estamos a falar de algo em torno de 1/10.000 segundos.. Pelo que efectivamente o que controla a potencia de um flash desses é a distancia, a abertura da lente e o ISO.. O shutter speed não influencia a potencia do flash...

Mas o shutter spped influencia a luz ambiente que captas, pelo que é muito útil para contrabalançar a luz ambiente com a luz do flash, então se o usares como fill flash, velocidades de sincronização como as que esse flash permite são uma maravilha, porque com as velocidades normais de 1/125 ou 1/250 muitas vezes a luz ambiente acaba por ser muita e o flash praticamente não faz efeito nenhum..

Última edição:
Eu raramente uso flash...outro dia estava na sala, pouca luz, de maneira a que fotografava sem flash e com uma velocidade obturação que desse para ficar visivel o interior da sala, o proble é que a janela, com cortina, ficou queimada...fotografei com flash e ficou o interior e a janela muito bem, tinha luz no interior, e dava para ver bem o que tinha fora, pela janela...

Bem, eu não sei, mas em que situações se deve usar o flash?Qual a vantagem de comprar um flask externo?

[;)]

acabaste de dizer uma situação em que serve o flash[;)]

em retrato de interior ou estudio...é extremamente util.
em fotografia publicitário com qualidade em interiores... rm fotografia de objectos é mto util... enfim quase todas as boas fotografias sem serem na rua sao feitas com flash e mesmo na rua mtas vezes é usado para prenchimento de sombras.

De salientar que nas fotos a P&B é preferivel mtas vezes a luz continua de um projectos ou cadeeiro mas na fotografia a cores o melhor é o flash.

porque com as velocidades normais de 1/125 ou 1/250 muitas vezes a luz ambiente acaba por ser muita e o flash praticamente não faz efeito nenhum..

concordei com o que disseste mas não com isso...pois a 1/125 ou 1/250 em objectos a curta distancia o flsh nota-se sempre pois é uma luz intensa... claro que para uma foto de paisagem nao se vai ver efeito nenhum.

o flash bem usado é qdo ilumina(preenche) sem ter o efeito "flashada" só é possivel mtas vezes isso em velocidades lentas tipo 1/30 1/15 e menos que isso.

qdo tiver tempo ponho aqui exemplos de fotos só possiveis com flash de resultados bastante aceitaveis.

Nephilim, depende das situações... Não estou a dizer que ele deve usar sempre velocidades de sincronização altíssimas, estou apenas a referir que há situações em que 1/125 ou 1/250 não chegam e nesses casos ter mais opções é uma maravilha..

E quanto à potencia do flash, depende muito da distancia a que estás do objecto, porque o alcance dos flashes também é relativamente limitado.. Se estamos a tirar um retrato de rosto é pacifico, mas se for uma foto de um grupo relativamente numeroso a uma certa distancia, sem velocidades altas não vais lá...

Última edição:
Nephilim, depende das situações... Não estou a dizer que ele deve usar sempre velocidades de sincronização altíssimas, estou apenas a referir que há situações em que 1/125 ou 1/250 não chegam..
não chegam para quê?
E quanto à potencia do flash, depende muito da distancia a que estás do objecto, porque o alcance dos flashes também é relativamente limitado..

Mto limitado...um flash potente é raro ultrapassar uma dezena de metros...a maioria é para iluminar 3 ou 4 metros

no entanto vesse mta malta a até no futebol a fotografar á noite coisas ao longe com flash mas isso é pura ignorancia[:cool:]

Mto limitado...um flash potente é raro ultrapassar uma dezena de metros...a maioria é para iluminar 3 ou 4 metros

Por isso é que eu digo que se tiveres velocidade de sincronização maior podes jogar melhor com o flash, podes em situações de sol intenso querer por exemplo menos luz ambiente e mais flash do que aquilo que 1/125 permite, de forma a quebrar as sombras.

Mas confesso que a minha experiência com flashes é limitada.. Conheço a teoria e tal, mas pronto..

De qualquer forma de duas coisas tenho a certeza, 1/125 em muitas situações não chega para congelar o movimento.. E mais opções é sempre bom [;)]

Voltar
Superior