Nephilim, no meu lugar, escolhias o d40 ou 400d ???
Help :sh)
A questão é simples... A 400D é uma máquina que se posiciona a par da D40x.. Isto em termos de funções, velocidade e afins.. A D40 é de um segmento ligeiramente abaixo porque é uns meses mais antiga, tem menos resolução e menos umas funções de software...
Agora.. Com qualquer Nikon ou Canon vais bem servido. São todas máquinas excelentes.. É mesmo só uma questão de escolher para que lado queres cair e ver o teu orçamento.
Aquilo que eu digo e que alguns contestam tão veementemente é para não te iludires com questões menos importantes, como ver se tem 6 ou 10 megapixels. Ou se tem ISO 1600, ou 3200 com boost.. Porque não é esse tipo de questão que te vai ajudar a tirar melhores fotografias.
Aquilo que é importante é a ergonomia da máquina, o metering, a velocidade, as cores, e as lentes.. Porque essas são as coisas que te ajudam a não perder o momento mágico e a capta-lo com os tons e as cores correctas. Que é o que faz uma grande fotografia...
E em quase todos esse items a D40 é tão boa ou melhor do que a D40x ou a 400D...
Agora a questão é.. Se fossem as 3 ao mesmo preço, dizia-te para comprar a D40x ou a 400D.. Mas não são, e por isso, muito honestamente, acho que se o orçamento for limitado, como deve ser para estares no mercado à procura de uma SLR entry level, vai para a D40 e com o resto do dinheiro compra lentes melhores, acredita que nas tuas fotografias fará MUITO mais diferença uma lente melhor do que os 4 megapixels que a D40x e a 400D têm a mais.
Já agora, antes de comprares vai ao jumbo, ou à fnac ou afins, pega nelas e vê qual assenta melhor na mão.. Isso é um aspecto importante e que pela net não consegues ver..