Máquinas fotográficas digitais

NENHUMA canon EOS tem motor interno de focagem. [;)]

Pois nem sabia... Mas então como funcionam as Sigmas sem HSM? Sabes? Sempre ficava a saber mais um pouco sobre as EOS.

A questão é que como a Nikon mantém o F mount desde 1950 e troca o passo, há bastantes lentes no mercado que usam o motor de focagem da máquina. As de concepção mais recente têm todas motor proprio e por isso não precisam do motor da máquina para nada.
Pois aqui é a nem tudo é verdade. As novas lentes não têm todas motor próprio. Têm quase todas é verdade e será esse o futuro, não tenho dúvidas. Mas para já ainda há mta lente que não tem motor de focagem. Mesmo lentes que são "novas".

Agora, esta questão não vale a pena dramatizar. Da gama da Nikon só algumas primes não têm motor na lente. Da Sigma têm todas (penso eu) e da Tamron e Tokina penso que nenhuma tem. Pelo que na D40/D40x podem usar toda a gama de lentes zoom da Nikon e a gama da Sigma.
Não leste o meu post todo está visto!
Há MTAS lentes da nikon que não têm motor interno de focagem. E algumas delas são zoom e são bem importantes! A saber:

As zoom:

AF Zoom-Nikkor 18-35mm f/3.5-4.5D IF-ED
AF Zoom-Nikkor 24-85mm f/2.8-4D IF
AF Zoom-Nikkor 70-300mm f/4-5.6G
AF Zoom-Nikkor 80-200mm f/2.8D ED
AF VR Zoom-Nikkor 80-400mm f/4.5-5.6D ED

Só aqui são logo 5 zooms que estão à venda actualmente (fazem parte do lineup da Nikkor) e onde se incluem as importantes 18-35, 80-200 e 80-400!

Passando às micro:
AF Micro-Nikkor 60mm f/2.8D
AF Micro-Nikkor 200mm f/4D IF-ED

Logo duas em... três.

As "50":
AF Nikkor 50mm f/1.4D
AF Nikkor 50mm f/1.8D

O fisheye:
AF DX Fisheye-Nikkor 10.5mm f/2.8G ED
sp.gif

As tele:
AF Nikkor 85mm f/1.4D IF
AF Nikkor 85mm f/1.8D
AF DC-Nikkor 105mm f/2D
AF DC-Nikkor 135mm f/2D
AF Nikkor 180mm f/2.8D IF-ED
sp.gif

Dentro desta lista existem lentes importantissimas para um amante da fotografia que queira ir evoluindo à medida que pode ir comprando lentes. Lentes como a 50mm F1.4 ou F1.8, a espectacular 105mm Defocus-Control, o fisheye, etc...

É óbvio que se a máquina tiver motor interno melhor, porque ai podem usar algumas lentes interessantes como as 50mm F1.8, ou as Tamron e Tokina com focagem.. Mas se não tiver não me parece que fiquem com falta de escolha...

Pois eu bem sei que não fica com falta de escolha. Eu até se tivesse dinheiro tinha praticamente só AF-S. Só que a grande questão aqui é a 400D ser ligeiramente melhor à D40x e ainda tem a hipotese de ser compativel com as lentes todas da Sigma, Tamron, Tokina etc... Marcas essas que têm lentes excelentes e que são grandes escolhas face aos preços que custam.

Volto a frisar. A D40 é uma excelente aposta, a D40x não o é pq a Canon 400D fica ao mesmo preço e praticamente só tem vantagens...

Fuji F40fd e não penses mais nisso! [:D]

É uma máquina excelente, tira melhores fotos que essas opções que colocaste, principalmente em interiores e cabe perfeitamente no bolso. [;)]

Dentro das máquinas deste tamanho creio que não tem rival em termos de qualidade/preço... a menos que seja por uma outra fuji com um sensor semelhante...

Tem melhor imagem que muitas máquinas com o dobro do preço!

N sei se reparaste mas a máquina q referes custa + 120€ dos modelos escolhidos... isso ultrapassa em mt o meu orçamento. [:D]
São +50%... :(

Obrigado pela informação à mesma... acho q vou optar pela Olympus (200€ já com estojo e 1 cartão de 1Gb) [:p]

Edd :)

Não vou comprar máquina agora... Talvez só em Janeiro.
Será que é uma boa altura?
Passa a loucura consumista do Natal, aparecem os "saldos"... Será?

Também, Dezembro é um mês de enorme mudança para mim, e de enormes despesas também... Lá para meio ou fim de Janeiro, já devo estar "instalado", e já é melhor altura. Além disso, tenho que pesquisar por lá, porque os impostos lá são baixos(5% IVA, acho), e pode ser que haja preços bons em lojas ...

Se entretanto aparecer um modelo novo Canon para substituir a 400D, se calhar baixam a 400D para preços ainda mais simpáticos....

Se fizerem isso com a D80, é certinho[;)] Um amigo meu comprou a D70s assim! Já em fim de vida, com um preço bem simpatico, segundo ele[;)]

Como vou para Tenerife, e não é a minha "casa", tenho que arranjar um hobbie para me ocupar o (pouco) tempo livre. Penso que a fotografia será uma boa opcção. Aquilo lá tem paisagens bem porreiras!

Já agora, em termos de leitura, o que recomendam para um aspirante a fotógrafo amador? Em papel, ou online...(pode ser em Inglês) Algo básico, para ajudar a entender melhor a parte "técnica" da coisa: As várias "regulações" da máquina, quais as situações em que se deve usar as mesmas, etc...

Esta semana fui finalmente buscar a minha SLR.

Depois de meses a ler reviews e a ver especificações e imagens de teste, a escolha recaiu sobre a Olympus E-510 com kit duplo. Em termos de especificações é excelente, a qualidade das imagens idem, vem com um dos melhores kits de lentes do mercado (Zuiko Digital 14-42 e 40-150mm), é pequena e, na minha opinião, dos melhores negócios do mercado [:cool:]

0143_olympus_e510_slr.jpg

O q me levou a escolher este modelo foi a panóplia de funções da máquina (estabilizador, filtro de limpeza do sensor, Live View, etc) aliadas à qualidade de imagem. Como contras, em ISO elevado faz mais ruído q os sistemas convencionais e é mais difícil (por agora) encontrar material no mercado de usados. Como não estou a pensar comprar mais lentes nos primeiros tempos e a Oly tem uma gama bastante completa, não foi facto q me chateasse [:cool:].

O pack de venda tb é mt interessante. O kit duplo, com estojo Olympus e cartão CF de 2GB ficou em 999€. E a Olympus ainda devolve 100€ em compras até 13 de Janeiro, portanto acaba por ficar em 900€ o conjunto.

Os menus são relativamente intuitivos, de qq forma está tudo à vista no visor, não é difícil mexer ... desde q se saiba no q se mexe, o q ainda não é bem o meu caso [:D]. Mas não é difícil desde já conseguir melhores resultados q na minha compacta, q ainda assim tirava óptimas fotos [kiss]

De resto, ainda ando às voltas a tentar compreender o mundo das Reflex e todas as configurações possíveis e imagináveis, mas agora é para ir mexendo e experimentando.

Uns exemplos dos resultados:

PB290170.jpg

PB290173.jpg

PB290194.jpg

PB290104.jpg

Já agora, em termos de leitura, o que recomendam para um aspirante a fotógrafo amador? Em papel, ou online...(pode ser em Inglês) Algo básico, para ajudar a entender melhor a parte "técnica" da coisa: As várias "regulações" da máquina, quais as situações em que se deve usar as mesmas, etc...

existem vários porreiros, pah:
Manual de Fotografia Digital de Tomang

É um livro interessante e completo para iniciação, pois além de falar da parte técnica relacionada com a lente, máquina, Flash etc etc fala dos princípios básicos que regem a fotografia nas várias situações.

Este tb é porreiro, pah: [:D]
Fotografia Básica de Michael Langford

Edge, bela escolha....

Estive quase quase para comprar o mesmo kit que tu.. Até porque tenho um grande amigo que tem uma E-500 e até agora está super satisfeito..

Já agora, uma questão, porque tiras as fotos das paisagens todas a F/5.6, que se não me engano é a abertura máxima no lado tele do zoom?

Essa lente não terá muito melhor nitidez ai um ou dois stops mais fechada? Já para não referir que fechando a lente ganhas mais depth of field o que em paisagens é essencial... Hás-de experimentar..

Última edição:

Vou só comentar esta foto...

Se tivesses aproximado mais a focal e tentado uma exposição um pouco maior terias conseguido criar vário planos distintos que dariam uma foto muito bem conseguida! Se tiveres o ficheiro RAW dessa foto experimenta manipula-lo um pouco compensado com + 0,5 ou 1 stop. [;)]

Tens a colina lá ao fundo que seria mais clara, depois tens a 2ª colina (2º plano) que ficaria bastante mais escura mas não tanto como está na foto, e por fim, tens um 1º plano que passa quase despercebido nesta foto e é o mais escuro... tinhas era de ter atenção ao ceu..

se conseguires fazer com que a foto mostra-se estes 4 planos que se separam e criam linhas de forma distinta, (mas que na foto quase que não se percebe) ficas com uma foto muito interessante. Uma focal maior (ou com um crop neste caso) daria mais dramatismo ao ampliares os moinhos em cima da colina em contraluz.

E parabens pela Olympus que é uma excelente máquina para este tipo de fotos!

Já agora, para paisagem de uma maneira geral fica melhor um formato mais panorâmico... o 4:3 da Olympus nem sempre resulta muito bem. Podes usar um crop para corrigir esse aspecto. [;)]

Última edição:
Já agora... Jacaré, já que estamos a comentar ventoinhas, que achas desta?

ultimossoprosdesolrc7.jpg

PS: Começo a ficar convencido que a minha Tamron tem um controlo dos flares e ghosts bastante mau.. Pelo que como lente para fotografar o nascer e por do sol deixa muito a desejar.. Ou então, sou eu que estou a fazer alguma coisa terrivelmente mal...

Obrigado pelos comentários [;)]

(...)
Já agora, uma questão, porque tiras as fotos das paisagens todas a F/5.6, que se não me engano é a abertura máxima no lado tele do zoom?

Essa lente não terá muito melhor nitidez ai um ou dois stops mais fechada? Já para não referir que fechando a lente ganhas mais depth of field o que em paisagens é essencial... Hás-de experimentar..

Em relação a essa foto específica, eu ainda andava em experimentações, e ainda não estou muito ciente dos melhores settings para cada caso. De qualquer forma, como ainda tinha o plástico à frente do visor, com profundidades menores dava-me a sensação q os planos mais longe estavam a ficar pouco nítidos, por isso usei a abertura máxima. Como também estava a escurecer mt rápido, não me deu tempo para "brincar" mais. Mas hei-de voltar a esse sítio e experimentar essa foto novamente com esses conselhos [;)]

Edge, bela escolha....

Estive quase quase para comprar o mesmo kit que tu.. Até porque tenho um grande amigo que tem uma E-500 e até agora está super satisfeito..

Porque dizes que as fotografias foram feitas a F5,6???

Sobre a nitidez:

A nitidez não é maior ou menor por estar em F5.6 , F1.8 ou F22...é a mesma coisa. Num teste rigoroso tv a maioria das lentes tenha a maxima qualidade a meio da abertura talvez F8 numa objectiva nrmal mas isto nem se `vê a olho nú.

Sobre fotografia de paisagens pode perfeitamente ser feita com a diafragta todo aberto assim de como todo fechado é relativo, depende da distancia da paisagem e depende do enquadramento do planto em relação ao plano da imagem.
Como já disse a distancia do objecto á camara é fundamental no control da profundidade de campo por isso se a paisagem for uma moldura no horizonte é praticamente igual se a objectiva estar aberta ou fechada a nivel de nitidez ou profundidade de campo.[;)]

ultimossoprosdesolrc7.jpg

PS: Começo a ficar convencido que a minha Tamron tem um controlo dos flares e ghosts bastante mau.. Pelo que como lente para fotografar o nascer e por do sol deixa muito a desejar.. Ou então, sou eu que estou a fazer alguma coisa terrivelmente mal...

Acho que os tempos e aberturas não sao os mais correctos para um contraluz dessa natureza.

Pessoal, estou a pensar sériamente comprar uma Fuji F40, vi num site a €177, será bom preço, eu acho que é, ainda não consegui encontrar mais barato em lado nenhum:confused:

Normalmente não sou grande apreciador de fotografias onde aparece o Sol... na minha opinião chama demasiado a atenção e nem sempre resulta bem... mas é uma opinião meramente pessoal e o teu exemplo talvez nem seja o caso.

O que me parece mais óbvio na tua fotografia é que as ventoinhas se perdem ... tens um céu demasiado grande que ocupa mais da metade superior e que não traz nenhuma mais valia ao ambiente que quiseste registar. No fundo elas perdem a força e tornam-se pequenas....

Por outro tens uma pequena estrada que parece ir em direcção à ventoinha que está em 1º plano e que ficou perdida com a exposição que lhe deste. Mas nestas fotografias de por de sol são complicadas de termos tudo completamente exposto sem que haja um pequeno toque em pós produção.

No site da Luminous-landscape vem este comentário no início de um artigo que vale a pena ler na integra:

"An old saying in photography has it that – "If your photographs aren't good enough, it's likely because you aren't close enough". This is often misunderstood to mean that one should be shooting with a long lens, or just doing close-ups. Not so. What is meant is that any photograph is of necessity about "something", and it is the photographer's task to hone the image so that it contains, to the greatest degree possible, only that which the photograph is intended to be about.

Assim, uma tomada mais apertada iria devolver importância aos moinhos, ao céu e dar um ambiente mais dramático ao registo.... assim como realçar a estrada que é um elemento que talvez não devesse ter ficado fora da "história".

Quando se tiram fotos de por do sol ou de exposições complicadas, deve-se usar o modo raw para garantir a máxima amplitude dinâmica possível.

deixo um exemplo do que refiro trabalhado às três pancadas e usando o monitor de um portátil...

Última edição:
Como isso se vê?:sh) ou melhor como ao ver na net uma foto sabemos os seus dados?

como fazes isso?[;)]

No Firefox instalei uma extensão que é o FxIF... Depois de teres esse plugin, em qualquer imagem, carregas com o botão direito, e escolhes a opção propriedades.. Além do tamanho da imagem e tal, passa a aparecer os settings principais do EXIF...

Por exemplo, na imagem que o Edge colocou das ventoinhas com o por do sol, quando vou as propriedades, directamente no Firefox vejo isto:

capturaecrapropriedadesox1.png

E fico a saber que ele usou F/22 e um exposição de 1/160..

Última edição:
Voltar
Superior