TheProphecy
New member
NENHUMA canon EOS tem motor interno de focagem. []
Pois nem sabia... Mas então como funcionam as Sigmas sem HSM? Sabes? Sempre ficava a saber mais um pouco sobre as EOS.
Pois aqui é a nem tudo é verdade. As novas lentes não têm todas motor próprio. Têm quase todas é verdade e será esse o futuro, não tenho dúvidas. Mas para já ainda há mta lente que não tem motor de focagem. Mesmo lentes que são "novas".A questão é que como a Nikon mantém o F mount desde 1950 e troca o passo, há bastantes lentes no mercado que usam o motor de focagem da máquina. As de concepção mais recente têm todas motor proprio e por isso não precisam do motor da máquina para nada.
Não leste o meu post todo está visto!Agora, esta questão não vale a pena dramatizar. Da gama da Nikon só algumas primes não têm motor na lente. Da Sigma têm todas (penso eu) e da Tamron e Tokina penso que nenhuma tem. Pelo que na D40/D40x podem usar toda a gama de lentes zoom da Nikon e a gama da Sigma.
Há MTAS lentes da nikon que não têm motor interno de focagem. E algumas delas são zoom e são bem importantes! A saber:
As zoom:
AF Zoom-Nikkor 18-35mm f/3.5-4.5D IF-ED
AF Zoom-Nikkor 24-85mm f/2.8-4D IF
AF Zoom-Nikkor 70-300mm f/4-5.6G
AF Zoom-Nikkor 80-200mm f/2.8D ED
AF VR Zoom-Nikkor 80-400mm f/4.5-5.6D ED
Só aqui são logo 5 zooms que estão à venda actualmente (fazem parte do lineup da Nikkor) e onde se incluem as importantes 18-35, 80-200 e 80-400!
Passando às micro:
AF Micro-Nikkor 60mm f/2.8D
AF Micro-Nikkor 200mm f/4D IF-ED
Logo duas em... três.
As "50":
AF Nikkor 50mm f/1.4D
AF Nikkor 50mm f/1.8D
O fisheye:
AF DX Fisheye-Nikkor 10.5mm f/2.8G ED
As tele:
AF Nikkor 85mm f/1.4D IF
AF Nikkor 85mm f/1.8D
AF DC-Nikkor 105mm f/2D
AF DC-Nikkor 135mm f/2D
AF Nikkor 180mm f/2.8D IF-ED
Dentro desta lista existem lentes importantissimas para um amante da fotografia que queira ir evoluindo à medida que pode ir comprando lentes. Lentes como a 50mm F1.4 ou F1.8, a espectacular 105mm Defocus-Control, o fisheye, etc...
É óbvio que se a máquina tiver motor interno melhor, porque ai podem usar algumas lentes interessantes como as 50mm F1.8, ou as Tamron e Tokina com focagem.. Mas se não tiver não me parece que fiquem com falta de escolha...
Pois eu bem sei que não fica com falta de escolha. Eu até se tivesse dinheiro tinha praticamente só AF-S. Só que a grande questão aqui é a 400D ser ligeiramente melhor à D40x e ainda tem a hipotese de ser compativel com as lentes todas da Sigma, Tamron, Tokina etc... Marcas essas que têm lentes excelentes e que são grandes escolhas face aos preços que custam.
Volto a frisar. A D40 é uma excelente aposta, a D40x não o é pq a Canon 400D fica ao mesmo preço e praticamente só tem vantagens...