Muito muito obrigado pelas excelentes ajudas.
Ainda por cima fomos pais de gêmeas logo é tudo a dobrar.
Psicologicamente tem sido muito exigente muitas variações de humor, tempo livre...pouco ou nenhum fds a dois...nem pensar..mas tudo faz parte...
Tempo para a marotice...pouco
A única experiência que tenho é estar casado com alguém que também tem uma irmã gêmea. E por aquilo que os meus sogros me contam realmente o desafio é a dobrar, enquanto que acabam de dar o leite ou mudar a fralda a uma e conseguir a tarefa hercúlea de a calar, já a outra está a começar a acordar, ou a pedir mama, ou a ter a fralda suja, ou simplesmente a chorar pela atenção da mãe que está ocupada com a irmã. As tarefas são a dobrar e o nível de cansaço e frustração é a dobrar.
E nesses casos mais que nunca é muito importante a ajuda da família, dos padrinhos e madrinhas (não devem de ser escolhidos só porque tem posses para dar boas prendas porque tem dinheiro).
Mas assim como num filho único, em gêmeos também é uma fase. Eventualmente crescem e vem outros desafios já mencionados, mas a nível físico e emocional acredito que os primeiros 2 anos sejam os mais difíceis.
Por isso acho muito importante, apesar de não haver tempo para as marotices, um simples mimo, uma festa, um sussurrar ao ouvido, um agarrar mais intenso na cozinha naquele momento que estão ocupados a fazer leites e papas, é muito importante para manter a chama acesa. Não dá para acabar o serviço naquele momento, aguentas a dor de tomates e acabas às 4 ou 5 da manhã depois de já estarem as 2 bebés a dormir, não podem é estar as três! [

] Mas mais importante que tudo é conseguirem trabalhar em equipa, e compreender que não é fácil para nenhum dos 4! Palavras bondosas, de compreensão podem fazer toda a diferença nessa fase da relação. Agora claro isto é uma vida de dois sentidos, tem que partir tanto dela como de ti.
Como disse, acho que é a fase mais difícil da relação, e é nestas alturas que vemos se estamos com aquela pessoa pelo seu físico, ou só pelo seu feitio, ou só porque aquela pessoa nos faz sentir bem, ou se é o conjunto de tudo! Se realmente a amamos, e tentamos compreender todo o estado emocional e físico pelo qual ela (mulher) passa.
É normal haver discussões, haver falta de paciência, ou até não haver sequer vontade para falar, mas mais importante saber em que ponto está a vossa relação pra conseguir superar isso.
E ainda na matéria do Pinanço, ou tempo de qualidade a dois, arranjem alguém em quem as confiem por duas ou três horas, ou até nem que seja por uma hora, deixem-nas lá só mesmo para isso.
Ainda ontem eu e a minha esposa sentimos essa necessidade de termos tempo só para nós, e deixamos os miúdos com os meus pais, e não é vergonha nenhuma eles saberem para o que vamos. Eles sendo nossos pais também sabem os desafios que enfrentamos, também sabem que não viemos da cegonha, pelo que entendem perfeitamente esses dilemas todos. Não hesitem em pedir ajuda!
Nota importante: Não pinei ontem, [s)]mas sentíamos uma necessidade enorme de falar um com o outro, que é difícil de o fazer com os miúdos por perto, e termos alguém em quem podemos confiar os nossos bens mais preciosos para o fazer pode ser uma lufada de ar fresco que faz toda a diferença. [kiss]
Podem achar que é uma ideia romantizada da coisa, mas é o meu ponto de vista sobre o assunto.