Nova comparação: Passat vs 6
O que preferiam no nível de equipamento do Passat? Confortline, Highline, Trendline? é que a subida no equipamento é proporcional à subida no preço...
Optei pela versão Confortline que está a meio termo.
VW Passat 2.0 TDI Confortline (€37100)
Mazda 6 MZR-CD 2.0 Sport (€34500)
Vantagem de €2500 no preço para o Mazda. Em performances o Passat leva ligeira vantagem com 210Km/h e 9.8 0-100 e tendo ligeira desvantagem no consumo. Acho que ficam empatados neste ponto. Na bagageira o Mazda tem mais 25l o que também não é significativo.
E chegamos ao equipamento onde mais uma vez o 6 leva a melhor mesmo sendo mais barato. Adiciona além do que tem o Passat:
-Bancos desportivos (do condutor com 3 memórias), apoio lombar e aquecidos.
-Carregador de CD's
-Estofos em pele
-Farois Bi-Xenon direccionais
-Jantes 18"
-Radio com mp3 e comandos no volante
-Sistema de som Bose com amplificador
-Sensor de luminosidade
-Tecto de abrir eléctrico
O Passat tem airbaigs laterais traseiros, follow me home e sistema de ajuda ao arranque em subidas.
Mesmo assim, o Mazda leva uma boa vantagem no equipamento e tem 2 pontos de avanço neste momento: preço e equipamento.
No conforto penso que o Mazda leva ligeira vantagem. O Passat é duro, já andei num e fiquei surpreendido apesar de ter estofos em pele e tudo era desconfortável em mau piso...
Comportamento equivalem-se com ambos a ter reacções muito saudáveis.
Na qualidade geral, o Passat está 1 ponto à frente do Mazda embora não seja uma grande diferença. No espaço equivalem-se, para quem pensa que o Passat é mais espaçoso, vá experimentar os carros. Eu experimentei e não notei diferenças, tanto atrás como à frente...
No somatório geral, andam próximos mas a vantagem tende para o Mazda porque a relação preço/equipamento o favorece. O Passat não se consegue distanciar suficientemente em nenhum outro aspecto que faça recuperar a desvantagem para o Mazda no equipamento e preço, 2 aspectos fundamentais.
Isto é a minha opinião, podem discordar mas tentei ser justo.
Além de que o 6 é mais bonito [

]
Alguma sugestão para outro comparativo?