ks34
New member
Bem, se é baseado no Mazda 2 e não no 3 já me desiludiu.. Afinal estamos a falar de um SUV que custará bem equipado e com motor a diesel perto dos 30.000€.. Nota-se que o espaço para pernas atrás é medíocre.. o que é pena.
Alguém sabe se o futuro Honda HRV basear-se-á no civic ou no JAzz?
O HR-V é baseado numa nova plataforma global (não é a do actual Jazz/Civic) e como o já foi explicado pelo crash o depósito de combustível está situado à frente por baixo dos bancos, o que permite mais espaço a bordo e maior versatilidade. No Japão tem sido um sucesso de vendas e estou convencido que também o será a nivel global. O preço deve ser ligeiramente inferior ao Civic.
Para a Europa ainda não foram definidos motores, nem o local de producão (México ou Japão como o Jazz), mas a versão de entrada deverá ser o 1.5 NA de 130 cv de injecção directa associado a caixa manual de 6 velocidades ou CVT. O 1.6 i-DTEC de 120 cv também deve fazer parte da gama. A dúvida prende-se com o facto da Honda oferecer ou não a versão híbrida com sistema i-DCD (70% das vendas no Japão), que debita no seu conjunto cerca de 150 cv e vem associado a uma caixa de dupa embraiagem de 7 velocidades acoplada a um motor eléctrico. A Honda tem tido problemas com o software da transmissão, o que já levou pelo menos a 4 "recalls" do Jazz e HR-V no Japão. Os motores 1.0 e 1.5 VTEC Turbo também estão "on hold" a pedido de antigos CEO da marca, pois a Honda tem revelado alguns problemas de controlo de qualidade por querer apressar o produto. É o que faz estar mais de uma década a dormir. Têm projectos muito interessantes mas devem apostar na qualidade e não quantidade.
O CX-3 tem um visual mais atractivo, a dinâmica de condução deve ser referencial, mas parece-me muito limitado em termos de espaço e versatilidade. A gama de motores a gasolina deve ser limitada e devem apostar no novo 1.5 diesel. Para além disso e com muita pena minha, a Mazda já está a seguir o caminho das bonecas matroshka.