Mazda CX-30

O skyactiv G 122 caixa manual. Têm em stock a cor que queria, por isso a entrega expectável é dentro de 2/3 semanas.
É para fazer bastante cidade, por isso nem pedi preço para o skyactiv D.

A proposta Diesel do Mazda que tenho está pouco competitiva, com pena minha. Provavelmente fruto da cilindrada.
Embora goste mais do Mazda, se calhar vai ser difícil ignorar os mais de 2000€ de vantagem que a compra do BMW S1 me dá, até porque o S1 é com caixa auto e o CX-30 é manual.

Mais um test drive desta vez mais intensivo e a decisão ficou tomada. Depois do dilema da cor vermelho vs branco, acabou por ser encomendado um branco, já que o vermelho parece ser extremamente sensível (pintura pouco robusta) , e o branco é mais tolerante.
Teve que ser um diesel, que achei que podia ter melhor resposta abaixo das 2000rpm para um 1.76cc, mas é mesmo assim, a filosofia daquele carro é de uma extrema sensação de conforto e relaxamento na condução.

O carro para uma família com filhos pequenos é mais que adequado.
Para o nível de equipamento de série é pelo design interior e exterior, o preço é convidativo depois de uns descontos!

Agora é aguardar a entrega.
O carro é para a esposa mas eu estou mais empolgado que ela!

Boa opção fjlour, este CX30 vai vender bem como vendeu o CX3.
Já agora, chegaste a fazer TD ao skyactive g, ou a única opção era mesmo o diesel?

Somente diesel, mais de 20.000 km anuais com condução muito expedita. Um skyactiv-G/X consegue ser poupado se conduzido de forma suave, pata na chapa, manda-se para os 10L à mesma. [:D]
Espero que o 1.8 diesel não dê stresses com o FAP, mas como não é para fazer cidade, é para fazer percursos diários de 70km em IC, não deve ser problemático.

O diesel sai muito suave de baixas, e tem mais turbo lag do que eu desejaria, mas para a esposa (dona do carro), não existe qualquer problema com isso! :D É que eu venho habituado ao 2.0 da BMW que sai parece um elétrico. Mas o Mazda gostei da linearidade e elasticidade das 2000rpm em diante, é um motor que gosta de subir além das 3000.

Aquilo ficava um mimo com uma eletrónicazinha com mais 30cv e uns 40/50Nm. [:cool:]

Pelo que li, aquele motor é dos turbo diesel com menor taxa de compressão do mundo, precisamente para minimizar a emissão de NOx. É portanto um motor bastante castrado!

Essa informação deve estar na tampa que dá acesso ao bocal de abastecimento de combustível do carro.

A avaliar por outros modelos da marca que utilizam esse bloco, será gasolina sem chumbo de 95 octanas.

Parece que vem aí uma nova motorização para o CX-30 (e para o Mazda 3): um 2.0 Skyactive-G Mild-Hybrid, de 150cv. Este novo notor tem sistema de desativação dos cilindros para a ajudar a reduzir os consumos.

Assim, passam a existir 3 níveis de potência disponíveis: 122cv e 150cv, no 2.0 Skyactive-G Mild-Hybrid, e 180cv no Skyactive-X. Se bem que me parece que este "novo" motor de 150cv deverá substituir o de 122cv, uma vez que é uma reprogramação do 122cv.

Last edited:
Parece que vem aí uma nova motorização para o CX-30 (e para o Mazda 3): um 2.0 Skyactive-G Mild-Hybrid, de 150cv. Este novo notor tem sistema de desativação dos cilindros para a ajudar a reduzir os consumos.

Assim, passam a existir 3 níveis de potência disponíveis: 122cv e 150cv, no 2.0 Skyactive-G Mild-Hybrid, e 180cv no Skyactive-X. Se bem que me parece que este "novo" motor de 150cv deverá substituir o de 122cv, uma vez que é uma reprogramação do 122cv.

Não percebo, este "150 cv" já existia com 160 cv mild hybrid em 2014, quando comprei o meu 3. Na altura ainda andei bem indeciso entre 120 ou 160 cv. Em que é que o 160 é novo? Porque é que não o disponibilizaram logo aquando do lançamento, nem que fosse com 160?

O skyactive G 122 cv já tem esse sistema de desactivação de 2 cilindros. A confirmar-se essa nova versão então deve ser mesmo para substituir esta versão de 122 cv, o que acho estranho porque esta versão ainda tem muito pouco tempo.
Entretanto o meu CX30 já chegou e dei umas voltas. O carro tem uma condução muito fluída (em cidade muitas vezes parece um eléctrico). E para mim os 122 cv chegam e sobram. Quando se quer mais animação, é uma questão de "baixar uma" e o carro responde muito bem.
Em termos de chassis/dinâmica em curva, é fantástico!

Parece muito interessante esse motor mas se for para substituir directamente o de 122cv então deverá ser por causa das emissões que tão a dar cabo da cabeça aos construtores. Mas com esse motor o Skyactiv-X deixara de fazer sentido em Portugal.

O skyactive G 122 cv já tem esse sistema de desactivação de 2 cilindros. A confirmar-se essa nova versão então deve ser mesmo para substituir esta versão de 122 cv, o que acho estranho porque esta versão ainda tem muito pouco tempo.
Entretanto o meu CX30 já chegou e dei umas voltas. O carro tem uma condução muito fluída (em cidade muitas vezes parece um eléctrico). E para mim os 122 cv chegam e sobram. Quando se quer mais animação, é uma questão de "baixar uma" e o carro responde muito bem.
Em termos de chassis/dinâmica em curva, é fantástico!

Correto. Também não disse o contrário, apenas que a versão de 150cv tem esse sistema. Daí que eu falei que se trata de um 122cv reprogramado. Acho que basicamente mexeram na ECU para ganhar mais uns cavalos e obter uma curva de binário mais favorável (dizem que agora está mais "cheio" até às 4000 rpm). Penso que esta acabará por ser a versão mais homogénea (relação preço/performance/consumos). Ainda não se sabe quando e se será comercializada em Portugal.

Parece muito interessante esse motor mas se for para substituir directamente o de 122cv então deverá ser por causa das emissões que tão a dar cabo da cabeça aos construtores. Mas com esse motor o Skyactiv-X deixara de fazer sentido em Portugal.

Eu não diria que o Skyactive-X deixa de fazer sentido. Continua a ser o mais económico dos três. Em termos de performance o Skyactive-G de 150cv deverá ficar muito próximo do Skyactive-X, o que poderá - juntamente com um preço mais acessível - retirar vendas ao Skyactive-X. Na minha opinião, deixa de fazer sentido manter a comercialização do Skyactive-G de 122cv, caso o Skyactive-G de 150cv venha a ser comercializado por cá. A não ser que a Mazda consiga colocar uma diferença de preço significativa entre os dois. Talvez deixar o 122cv para uma versão base (Essence), e comercializar o 150cv apenas nas versões mais equipadas (Evolve e Excellence), seja a decisão que venham a implementar.

Fosse este CX30 um Plug-in, e era uma opção para substituir a Skoda Octávia cá de casa, porque é uma carro fantástico

Assim, não...

Pois para mim um CX30 com 150cv vinha mesmo a calhar, apenas porque a tecnologia do x não me deixa descansado e 122cv parece-me pouco. Com 150cv estava no ponto.

Back