Somente diesel, mais de 20.000 km anuais com condução muito expedita. Um skyactiv-G/X consegue ser poupado se conduzido de forma suave, pata na chapa, manda-se para os 10L à mesma. [

]
Espero que o 1.8 diesel não dê stresses com o FAP, mas como não é para fazer cidade, é para fazer percursos diários de 70km em IC, não deve ser problemático.
O diesel sai muito suave de baixas, e tem mais turbo lag do que eu desejaria, mas para a esposa (dona do carro), não existe qualquer problema com isso!

É que eu venho habituado ao 2.0 da BMW que sai parece um elétrico. Mas o Mazda gostei da linearidade e elasticidade das 2000rpm em diante, é um motor que gosta de subir além das 3000.
Aquilo ficava um mimo com uma eletrónicazinha com mais 30cv e uns 40/50Nm. [

]
Pelo que li, aquele motor é dos turbo diesel com menor taxa de compressão do mundo, precisamente para minimizar a emissão de NOx. É portanto um motor bastante castrado!