Mazda CX-30

Alguém sabe se está planeado os CX-30 Skyactiv-X obterem o upgrade para os e-Skyactiv-X com mais binário e cv? Parece-me que o estão a fazer no Japão e trata-se apenas de uma reprogramação.

Ainda não se sabe. Até agora, ninguém se quis comprometer com uma resposta definitiva.

Para além disso, o E-Skyactiv-X também tem umas diferenças para a primeira geração do Skyactiv-X que apareceu por cá, nomeadamente na taxa de compressão (que passou de 16:3 do original para 15.1 do E-SX) e também no formato da cabeça dos cilindros, pelo que o update na Europa de uma versão para a outra provavelmente não se ficará apenas pelo software.

No Japão, as coisas são mais fáceis porque as duas versões do motor são virtualmente idênticas, pelo que o update pode ser feito só a partir de software.

Last edited:
Por acaso não sabia isso. Obrigado pela informação.
Hoje fiz atualização dos mapas GPS e ficaram em inglês, estando os restantes menus do infotainment em português. Já aconteceu com alguém?

Boa tarde.
Aos utilizadores do CX30 skyactive G, já repararam que o IUC subiu de €204 para €240 ???
Pelo que vi acho que é pelas emissões de CO2 serem 141 g, por 1 g subiu €40!!!

Boa tarde.
Aos utilizadores do CX30 skyactive G, já repararam que o IUC subiu de €204 para €240 ???

Já li algures que isso está a acontecer com quase todos os carros dos últimos 2 anos no IUC 2021.
Aparentemente as viaturas homologadas no regime WLTP, devido às discrepâncias comparativamente ao anterior NEDC, tinham uma taxa de redução para as equiparar, e agora em 2021 "pela calada" retiraram essa redução e a malta está a ser apanhada de surpresa [:D]:sh)

Já li algures que isso está a acontecer com quase todos os carros dos últimos 2 anos no IUC 2021.
Aparentemente as viaturas homologadas no regime WLTP, devido às discrepâncias comparativamente ao anterior NEDC, tinham uma taxa de redução para as equiparar, e agora em 2021 "pela calada" retiraram essa redução e a malta está a ser apanhada de surpresa [:D]:sh)

É o que podemos esperar deste governo...

Pensava que o governo não podia alterar o IUC desta maneira...

Boa tarde.

Não pagues antes de verificar bem a situação, esse aumento não é normal.

No meu caso felizmente vi um tópico aqui no fórum que me alertou para o erro que a AT estava a cometer e apresentei a reclamação.
Basicamente estão a aplicar a tabela NEDC a carros com homologação WTLP, tens de reclamar no e-balcão e rapidamente corrigem.
Encontras mais infos no referido tópico:

https://forum.motorguia.net/forum-geral/165734-iuc-de-dacia-duster-aumenta-para-dobro.html

Andei a ver o DUA do cx30 e aparece emissões co2 wltp 141 g, e em baixo co2 wltp após redução 110 g.
Ora, se for os 141 g que se deve considerar, pelo simulador deveria pagar €239, que é o que me aparece no portal das finanças, mas então porque é que o ano passado paguei €204, que corresponde ao escalao de emissoes abaixo de 140g?

Andei a ver o DUA do cx30 e aparece emissões co2 wltp 141 g, e em baixo co2 wltp após redução 110 g.
Ora, se for os 141 g que se deve considerar, pelo simulador deveria pagar €239, que é o que me aparece no portal das finanças, mas então porque é que o ano passado paguei €204, que corresponde ao escalao de emissoes abaixo de 140g?

Tu próprio respondes à questão [;)] nem sabia que no dua vinha essa informação...

Tal como já disseram, faz reclamação, deverás pagar menos os tais 40€ ou coisa que o valha.

Tens de consultar no Portal das Finanças, menu Veículos Atuais>Veiculos Automóveis> detalhe do veículo em causa e verificar as emissões e a norma, só pode ter um valor.

O vosso CX-30 só abre a bagageira quando está desligado? Às vezes quero que alguém abra a bagageira e tire as coisas, enquanto estou a conduzir, mas tenho de desligar o carro para que o possam fazer.

Por vezes o carro não tranca as portas, mas ainda não percebi ao certo o porquê. Penso que se ele não tiver sido ligado totalmente, por exemplo, ele não chega a fechar as portas. Também acontece com mais alguém?

O vosso CX-30 só abre a bagageira quando está desligado? Às vezes quero que alguém abra a bagageira e tire as coisas, enquanto estou a conduzir, mas tenho de desligar o carro para que o possam fazer.

Tens de colocar em caixa em P, senão estou em erro.

Por vezes o carro não tranca as portas, mas ainda não percebi ao certo o porquê. Penso que se ele não tiver sido ligado totalmente, por exemplo, ele não chega a fechar as portas. Também acontece com mais alguém?

Com o carro ligado só abre com o travão de mão acionado, é uma medida de segurança.

Eu já no ano passado paguei 239€, devia ter pago menos?????

O ano passado (2020) foi quando comprei o carro, e paguei €204, que aliás até é o que aparece como IUC a pagar nas várias reviews portugueses se vires na internet.
Estranhei agora ter passado para €240.

O Skyactiv-G emite 141-142 g/km
140 nunca será digo eu pois esse DUA diz mais coisas que o meu...

O meu tem
(V.7) CO2 (em g/km) - XXXX

nem WLTPs nem NECAS nem nada... carro de maio 2019. top :sh)

Bom dia, sou um potencial comprador do Mazda cx 30, mas estou um pouco apreensivo porque no blog do canadá que eu pesquisei na internet eles queixam-se da desativação dos dois cilindros afeta o carro em termos de vibração, sabem alguma coisa deste problema?

Back