Mazda Mx5

Por acaso não estava a par disso no Civic "normal" ...sei que o Focus vem sendo referência faz muito mas não sabia isso do Civic.

Não sabias porque não é verdade.... Ou pelo menos não é uma verdade absoluta, sendo que é raro ou mesmo inexistente que exista alguma entidade de testes da especialidade que afirme que o civic oferece o mesmo dinamismo que o focus equivalente.

Não sabias porque não é verdade.... Ou pelo menos não é uma verdade absoluta, sendo que é raro ou mesmo inexistente que exista alguma entidade de testes da especialidade que afirme que o civic oferece o mesmo dinamismo que o focus equivalente.

Sim mas é factual que o Civic actual deu um passo grande no capítulo dinâmico (isto nas versões banais)

Não, quando comprei o MX-5 fiz as minhas contas e já sabia que ia sair sempre mais caro andar de MX-5 do que com o Mini e essa diferença de custo é suportável.
Saía-me mais caro ao fim do ano as despesas que tinha quando tinha a moto e usufruía bem menos do que com o MX-5. Basicamente troquei o "luxo" de andar de moto pelo "luxo" de andar de MX-5 [:D]

Ainda por cima quando fiz as minhas contas considerei que o MX-5 ia gastar à volta de 6,5 l/100 e a diferença de preço entre o gasóleo e a gasolina ser de 0,20 €/l e nem o MX-5 gasta tanto nem a diferença de preço de combustíveis é tão grande neste momento. [kiss]

O que está a estragar a minha carteira é a vontade de andar de MX-5, ainda hoje fiz 80km nele com a capota para baixo, só porque...sim! [:D][:cool:]
Ainda por cima nestas voltas "sem necessidade" o pé anda mais pesado. :sh)[:)]

Ao contrário do que muitos pensavam e tendo em conta a tua habituação a carros com mais binário e tecnologia, adaptaste-te muito bem ao petrol rasteiro.

Ao contrário do que muitos pensavam e tendo em conta a tua habituação a carros com mais binário e tecnologia, adaptaste-te muito bem ao petrol rasteiro.

O menor binário ainda é algo a que não estou 100% habituado, basicamente só se nota nas subidas, já tive que reduzir em AE algumas vezes para 5ª quando no Mini fazia na boa em 6ª velocidade, é uma questão de ter que embalar mais um pouco o carro antes, e noutras situações usar mais a caixa, que no caso do Mx-5 até dá gozo.

A nível tecnologico a unicas 2 coisas que fiquei a perder com o MX-5 relativamente ao Mini é na questão do GPS, que no MX-5 tem tendência a escolher rotas parvas e na questão dos sensores de pneus que o Mini dava o valor numérico da pressão de cada pneu e no MX-5 o sensor apenas avisa se eu tiver algum pneu vazio.
Para resolver a questão do GPS vou fazer o retrofit do Apple Carplay.

No resto o meu MX-5 até tem coisas que o meu Mini não tinha, por exemplo: entrada no carro sem chave, bancos em pele aquecidos, Leds adaptativos, máximos automáticos, detecção de veículos no ângulo morto, e....capota em lona! [:D]

Estou a gostar muito do MX-5 e nada arrependido da troca, gostava que a gasolina custasse o mesmo que o gasóleo, mas não se pode ter tudo. [:D]
Por outro lado ontem tive "necessidade" de puxar a 2ª até às 7.500 RPM e isso o Mini não fazia...[:)]

O menor binário ainda é algo a que não estou 100% habituado, basicamente só se nota nas subidas, já tive que reduzir em AE algumas vezes para 5ª quando no Mini fazia na boa em 6ª velocidade, é uma questão de ter que embalar mais um pouco o carro antes, e noutras situações usar mais a caixa, que no caso do Mx-5 até dá gozo.

A nível tecnologico a unicas 2 coisas que fiquei a perder com o MX-5 relativamente ao Mini é na questão do GPS, que no MX-5 tem tendência a escolher rotas parvas e na questão dos sensores de pneus que o Mini dava o valor numérico da pressão de cada pneu e no MX-5 o sensor apenas avisa se eu tiver algum pneu vazio.
Para resolver a questão do GPS vou fazer o retrofit do Apple Carplay.

No resto o meu MX-5 até tem coisas que o meu Mini não tinha, por exemplo: entrada no carro sem chave, bancos em pele aquecidos, Leds adaptativos, máximos automáticos, detecção de veículos no ângulo morto, e....capota em lona! [:D]

Estou a gostar muito do MX-5 e nada arrependido da troca, gostava que a gasolina custasse o mesmo que o gasóleo, mas não se pode ter tudo. [:D]
Por outro lado ontem tive "necessidade" de puxar a 2ª até às 7.500 RPM e isso o Mini não fazia...[:)]

settings » "rota mais fácil"

O menor binário ainda é algo a que não estou 100% habituado, basicamente só se nota nas subidas, já tive que reduzir em AE algumas vezes para 5ª quando no Mini fazia na boa em 6ª velocidade, é uma questão de ter que embalar mais um pouco o carro antes, e noutras situações usar mais a caixa, que no caso do Mx-5 até dá gozo.]

não te chateies com o embalar - o carro vai-te morrer na mesma.

no gasolina que tive há uns anos era assim.. tinha mesmo de reduzir

no meu atual não noto, mas esse tem potência de sobra lol

à volta disso, sim.. mas também é mais pesado

por acaso nunca fiz uma subida íngreme a baixa velocidade.. suponho que nesse caso a caixa auto acabe por reduzir

não te chateies com o embalar - o carro vai-te morrer na mesma.

no gasolina que tive há uns anos era assim.. tinha mesmo de reduzir

no meu atual não noto, mas esse tem potência de sobra lol

Se embalares há uma maior probabilidade de não precisares de reduzir. Eu pessoalmente gosto desta ligeira preocupação, obriga-nos a estar atentos e consequentemente disfrutamos mais da condução. Claro que ter binário que sobra é óptimo, mas não ter tem também os seus encantos.

Se não for indiscrição, qual é o carro que tens actualmente?

Apple Carplay e tapetes de borracha colocados.
Os tapetes têm muito bom aspecto mas 67€ por apenas 2 tapetes é realmente caro...Espero que durem.

O Apple Carply parece fucionar bem, só é pena que o sistema da Mazda não permite o touchscreen com o carro em movimento, e fazer as coisas pela rodinha demora um pouco mais tempo a navegar entre menus, a integração do Carplay com o Apple Music é realmente muito boa. Agora tenho que explorar mais o sistema.

Com estas 2 coisas fiquei praticamente 290€ mais leve na carteira e afinal de contas ainda me falta fazer um upgrade para o carro ficar 100% ao meu gosto e não mexer mais nele, que é pintar os espelhos de preto, cujo orçamento tenho de 40€. A partir daí espero só gastar dinheiro em revisões e gasolina. [:cool:]

Upgrades que fiz:
- Antena curta.
- Aplicação de vinil nas capas dos espelhos (que não resultou muito bem) e escurecimento ligeiro dos farolins traseiros com película.
- Protecção de soleiras das portas da Mazda
- Colocação de suporte fixo de telemóvel.
- Retrofit Apple Carplay
- Tapetes da Mazda.
- Produtos de impermeabilização da capota

Até ao momento cerca de 570€ gastos nestas coisas.

E segundo o Spritmonitor já levou 290l de gasolina sem chumbo 95. [:D]

Para quem está a pensar em por o Android Auto no MX-5 hoje andei a experimentar e não me parece que funcione tão bem como o Apple Carplay, por exemplo com o carro parado o ecrã não funciona no modo touch como acontece com o sistema original e com o Apple Carplay, os comandos por voz também não funcionaram mas aí pode ser alguma coisa que me falte configurar, não pude perder muito tempo de volta disto.
Outra coisa chata é que o Android Auto não é plug and play como foi o Apple Carplay, tive que instalar a aplicação Android Auto que não está disponivel para Portugal, uma estupidez, assim tive que ir a um site arranjar um Apk para descarregar a aplicação.
Depois mesmo assim não funcionava, ligava o cabo ao carro, e só abria o Android Auto no telemóvel, mas lá descobri a razão, só funciona se o telemóvel estiver ligado ao carro por Bluetooth ao mesmo tempo, depois disto tudo feito lá funcionou.
Abri o Google Maps mas nem experimentei com o carro em andamento pois perdi muito tempo a conseguir por as coisas a funcionar.

Acho que no dia a dia vou acabar por usar mais o Android Auto pois o telemovel que a empresa me deu é Android e tem um plafond de internet de 10 Gb que é muito maior do que o meu, eu nem só uso aquele telefone para fazer chamadas e tirar fotos para o trabalho, nem sequer o tinha emparelhado com o MX-5, o que fazia quando ia a conduzir era por o Android no modo avião e reencaminhava as chamadas para o meu telefone pessoal, mas agora lá o emparelhei por BT ao carro para poder usar o Android Auto.

Mazda Mx5

Isso da app android auto não existir em pt não é problema do mazda.

Eu também não disse que é um problema da Mazda, é uma estupidez da Google.

A partilha da informação foi só porque acho que há aqui mais pessoas a pensar em instalar o sistema

Última edição:
Eu também não disse que é um problema da Mazda, é uma estupidez da Google.

A partilha da informação foi só porque acho que há aqui mais pessoas a pensar em instalar o sistema
Sim, uma vez também aluguei um carro com Android Auto e tive que andar a descarregar o apk por caminhos alternativos para poder usar.

Uma estupidez mesmo.

Sim, uma vez também aluguei um carro com Android Auto e tive que andar a descarregar o apk por caminhos alternativos para poder usar.

Uma estupidez mesmo.
Por acaso o verão passado fiz férias com um casal amigo e alugamos um Leon que tinha Android Auto e Apple CarPlay e não conseguimos por o Android dele a dar e na altura não sabíamos o porque pois apenas dizia que o SW não estava actualizado, agora já percebi a razão de não funcionar, e com o meu Iphone funcionou tudo bem à primeira, só que naquela altura Google Maps e Waze ainda não funcionavam no CarPlay e testei o Maps da Apple e era péssimo a calcular rotas, chegou a dar viagens com mais 40 minutos do que as outras aplicações, isto na ilha de Menorca em que até não havia muitas estradas para fazer confusão.
Se não tivesse havido update no CarPlay em que já podemos usar o Google Maps e o Waze eu nunca teria gasto o meu dinheiro a instalar o CarPlay no MX-5.
O Waze nem tenho contacto com ele, pois como raramente ando em cidade as informações do trânsito que pelos vistos são a mais valia dele, para mim não tinham importância mas vou começar agora a testar para ver se gosto mais do que o Google Maps.

Ja agora alguém sabe se alguma dessas 2 aplicações gasta mais dados do que a outra?
Por exemplo fazer uma viagem do Porto ao Algarve quantos dados è que gastaram essas aplicações, alguém faz ideia?
Eu já tenho usado o GoogleMaps dias inteiros mas é a andar a pé em cidades e aí o consumo de dados é realmente irrisório, mas numa viagem não faço ideia.

Por acaso o verão passado fiz férias com um casal amigo e alugamos um Leon que tinha Android Auto e Apple CarPlay e não conseguimos por o Android dele a dar e na altura não sabíamos o porque pois apenas dizia que o SW não estava actualizado, agora já percebi a razão de não funcionar, e com o meu Iphone funcionou tudo bem à primeira, só que naquela altura Google Maps e Waze ainda não funcionavam no CarPlay e testei o Maps da Apple e era péssimo a calcular rotas, chegou a dar viagens com mais 40 minutos do que as outras aplicações, isto na ilha de Menorca em que até não havia muitas estradas para fazer confusão.
Se não tivesse havido update no CarPlay em que já podemos usar o Google Maps e o Waze eu nunca teria gasto o meu dinheiro a instalar o CarPlay no MX-5.
O Waze nem tenho contacto com ele, pois como raramente ando em cidade as informações do trânsito que pelos vistos são a mais valia dele, para mim não tinham importância mas vou começar agora a testar para ver se gosto mais do que o Google Maps.

Ja agora alguém sabe se alguma dessas 2 aplicações gasta mais dados do que a outra?
Por exemplo fazer uma viagem do Porto ao Algarve quantos dados è que gastaram essas aplicações, alguém faz ideia?
Eu já tenho usado o GoogleMaps dias inteiros mas é a andar a pé em cidades e aí o consumo de dados é realmente irrisório, mas numa viagem não faço ideia.
Eu uso o Waze todos os dias e não noto nada no consumo de dados. Não faço ideia quanto gasta, mas não será muito. Eu normalmente ando é nos arredores de Lisboa, portanto ele até é capaz de tirar o mapa da zona só uma vez e depois fará apenas um uso residual da internet.
Mas olha que o Waze tem muitas mais valias para além da informação de trânsito. Mesmo em viagens eu uso sempre por causa de todas as notificações que os outros utilizadores deixam. Coisas como a presença de objectos ou animais na estrada, acidentes, carros parados na berma, radares, trânsito inesperado, etc.
Dá-te uma visão antecipada do que está lá à frente que contribui muito para a segurança.

Voltar
Superior